SergioMoro

O campeão voltou?

23.10.20

Recordo-me do cântico “o campeão voltou”, que se tornou comum nos estádios de futebol quando um time, depois de atravessar uma fase ruim, retorna vitorioso aos gramados. Aconteceu, por exemplo, com a seleção brasileira de futebol na marcante vitória nas Olimpíadas de 2016 após a triste derrota na Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Já sem motivos para comemorar, leio, nos jornais da semana, sobre os dados consolidados da segurança pública no primeiro semestre de 2020 que revelam um aumento de cerca de 7,1% no número de assassinatos, em relação ao mesmo período do ano passado.

O aumento da violência destoa das quedas expressivas havidas nos anos de 2018, 13,5%, e de 2019, 19%, e que inverteram a curva crescente até 2017.

É cedo para dizer se esse crescimento será agora uma constante ou se foi algo apenas episódico. Ele parece estar associado, em parte, às turbulências decorrentes dos movimentos de paralisação das forças de segurança havidos no início do ano, como, por exemplo, no Ceará. A paralisação levou ao óbvio incremento dos crimes no período de suspensão das atividades policiais. O mal estar decorrente do movimento, especialmente o estremecimento entre as forças de segurança e o governo, pode durar meses e afetar a qualidade dos serviços policiais.

Em contrapartida, alguns estados apresentaram decréscimo, entre eles o Pará. Desde meados do ano passado, o governo federal tem auxiliado substancialmente o Pará na redução da criminalidade, com o programa Em Frente Brasil e com o envio de força de intervenção penitenciária do Depen. Inegável também é o mérito das forças de segurança do próprio estado e dos municípios.

A ilustrar como a ação conjunta das forças de segurança pode fazer a diferença, Ananindeua, cidade da região metropolitana de Belém, na qual os governos federal, estadual e municipal estão juntos no Em Frente Brasil, vem apresentando sucessivas quedas nos indicadores de criminalidade desde o ano passado. Foram 371 homicídios em 2018, 151 em 2019 e 48 no primeiro semestre de 2020. Em junho de 2018, houve 31 homicídios, praticamente um por dia; em 2019, 16, a metade; em 2020, apenas 6. São bons resultados. Lembro que, ano passado, quando visitei a cidade, um morador me disse orgulhoso que já estavam havia dez dias sem um homicídio, o que era um cenário bem diferente do verificado no passado.

Apesar dos bons resultados do Em Frente Brasil em Ananindeua, a grande dificuldade sempre foi universalizar o programa para todos os grandes municípios brasileiros, já que, em princípio, a ação integrada demanda a presença da Força Nacional de Segurança Pública.

Nesse cenário, é importante não vacilar em relação a medidas de cunho geral que são importantes para prevenir e diminuir a criminalidade.

Infelizmente, desde 2019, foram tomadas algumas medidas contraproducentes para o setor. A aprovação da nova lei de abuso de autoridade, a 13.869/2019, foi um marco negativo. Claro, ninguém é a favor de abuso de autoridade. Mas vários dispositivos da nova lei, querendo ou não o legislador, têm um efeito de intimidação contra magistrados, promotores e policiais. A lei contém algumas garantias contra o crime de hermenêutica, mas ela permanece pairando como uma ameaça de aplicação arbitrária contra aqueles profissionais que não se acomodam diante do desafio do enfrentamento do crime.

Dispositivos inseridos pela Câmara dos Deputados no projeto de lei anticrime, que resultou na lei número 13.964/2019, também não tiveram um efeito positivo. O recente episódio envolvendo a soltura e a fuga da liderança criminosa André do Rap é ilustrativo. Os dispositivos inseridos – e que poderiam ter sido vetados, mas não o foram – tornaram mais difícil a decretação da prisão preventiva, tanto para crimes de colarinho branco como para crimes de outra natureza, bem como dificultaram o emprego da colaboração premiada, método de investigação tão valioso, como se demonstrou na Operação Lava Jato, para desmantelar grupos criminosos encastelados ou não no aparelho estatal.

Mas talvez o pior tenha sido a mudança jurisprudencial no Supremo Tribunal Federal, quando do julgamento do mérito das ADCs 43 e 44, em 7 de novembro de 2019, que passou a entender que a condenação criminal só pode ser executada após o trânsito em julgado, revertendo o precedente do HC 126.292, de 17 de fevereiro de 2016. Claro que a interpretação que levou à mudança é razoável e ninguém acusa os ministros de agirem mal. O efeito da mudança de entendimento é, não obstante, inegável: a perda substancial de eficiência do sistema de justiça criminal, não só para crimes de colarinho branco, mas também para outros delitos, o que infelizmente também foi ilustrado pela soltura e pela fuga do referido André do Rap, já que ele havia sido condenado na segunda instância.

Para alguns crimes, como os de colarinho branco, será improvável ter prisões antes do julgamento, em vista das restrições decorrentes das leis 13.869/2019 e 13.694/2019, e agora também depois do julgamento, já que o trânsito em julgado é uma possibilidade remota em nosso sistema de justiça criminal. Não é por acaso que as operações mais recentes da Polícia Federal contra corrupção envolvem, na maioria das vezes, somente buscas e apreensões e não mais prisões cautelares. Há um risco não desprezível de que isso possa se estender para crimes de outra natureza praticados por poderosos, aprofundando a seletividade arbitrária do sistema de justiça criminal.

Mais recentemente, todos foram surpreendidos com uma operação da Polícia Federal na qual foram descobertos milhares de reais ocultados nas vestes íntimas de um senador da República. O episódio ainda está em apuração, mas contribuiu para o aumento do ceticismo quanto ao fim ou mesmo à redução da corrupção desde a Operação Lava Jato.

As causas da criminalidade são as mais diversas e nem todas são controláveis. O próprio envelhecimento da população, por exemplo, contribui para a queda do número de crimes violentos. Mas é inegável que o cometimento de um crime, salvo os passionais, envolve um juízo racional de risco e de oportunidade. Se o risco é maior, há uma tendência de diminuição da criminalidade. Se as oportunidades decrescem, idem. Entendo, particularmente, que estamos brincando com a sorte já há algum tempo, ao tomarmos tantas decisões equivocadas e que mandam mensagens contraditórias para o mundo do crime.

Com as condenações no mensalão e na Operação Lava Jato, o Brasil vinha fortalecendo sua imagem mundial de combate à corrupção, assim como sendo reconhecido pelas vigorosas iniciativas, a partir do início de 2019, contra o crime organizado, como, por exemplo, o isolamento das lideranças de organizações criminosas em presídios federais. Não podemos permitir que retrocessos ou mensagens em sentido contrário possam mudar essa trajetória anticrime do país. Haverá um preço decorrente a pagar e ele poderá vir na forma de aumento dos crimes de corrupção e da criminalidade em geral.

Claro, espero que essa possibilidade não se concretize, mas andaríamos melhor se retomássemos uma forte agenda contra a corrupção, o crime organizado e a criminalidade violenta. O crime não pode voltar como campeão.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Foi a maior perda no governo Bolsonaro a saída de Moro , uma descrença total em saber que Moro não está na lava jato e nem no ministério . E voltar a pensar que tudo volta a zero . Criminalidade aumentou , e o crimes de colarinho branco continuam sem medo . A minha esperança é de Muitos e Moro ser candidato a presidente da República . Tem que fazer uma ação forte estratégica para fazer ver as pessoas se conscientizarem . Meu forte abraço ao Moro e dizer que sou fiel a sua candidatura 100%

  2. É uma vergonha o atual e também os governos anteriores. Há que ter uma mudança brusca, uma ruptura para que o Brasil seja remodelado e possamos, o povo brasileiro, ter esperança de crescimento igualitário, não como o que está posto onde aumenta demasiadamente a desigualdade social.

  3. O Congresso Nacional, junto ao Poder Executivo e Judiciário, obviamente com raras exceções, é uma empresa na qual àqueles que dela fazem parte legislam somente em causa própria, visando seus e os interesses dos que o apoiam. Vejamos o cumprimento da pena a partir da 2ª instância; a Lei de Abuso de Autoridade; a escolha do PGR; do ministro do STF; etc.

  4. Excelentíssimo S.r. Sérgio Moro, concordo com o artigo, porém há uma quadrilha incrustada no Congresso Nacional, como também no STF, onde o Presidente da República, no qual infelizmente votei, comanda. O senhor é prova viva disso. Largou a toga onde fez um maravilhoso serviço ao Brasil e foi paulatinamente e implicitamente expulso da função na qual também estava executando com maestria.

  5. Sérgio Moro não desiste de nós!! Você sabe que é o único capaz de vencer Bolsonaro e a esquerda em 2022. Sei que é uma tarefa muito difícil enfrentar tantas forças ruins mas você já fez o trabalho mais difícil que foi enfrentar os ricos e poderosos corruptos e assim mudar a percepção do povo brasileiro. Foi por isso que elegemos Bolsonaro e agora precisamos de ti para tirá-lo e dar continuidade à Lava Jato, única esperança desse país .

  6. Não sou bandido, eis que pessoa enraizada na sociedade. Todavia, num pais onde o crime compensa -ao menos financeiramente -, como aqui, certamente o crime se espalha de forma virtiginosa. Aliás, todos nós somos criminosos, ao menos pela omissão, pois vemos a corrupção trilhar seu caminho impune e vitorioso e nada fazemos.

  7. Informações altamente esclarecedoras, Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO, que nos situam com precisão na realidade nacional e, mais uma vez, atestam a sua competência plural. Em acréscimo, nos fazem deduzir que, o ocorre na verdade não é um "abuso DE autoridade", mas um "abuso DAS autoridades" legítimas e probas pelos marginais de todos os naipes com os sucessivos, impertinentes e criminosos ataques à legislação anti-crime!!!

    1. O CAMPEÃO voltará sim, Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO, embora nunca tenha nos deixado e, este CAMPEÃO não será o crime com sua estarrecedora estatística..... mas, o CAMPEÃO que É VOSSA EXCELÊNCIA, NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA com o seu TIME DOS NOSSOS SONHOS, a escrever e desenhar páginas novas, decentes e consistentes da futura iluminada HISTÓRIA DO BRASIL, num novo tempo de verdadeiros ORDEM E PROGRESSO!!!.

  8. Dr.Moro, tenho 66 anos e 2 netos. O senhor é o grande herói deles, o modelo de herói de carne e osso que podemos dar aos nossos filhos e netos. Que Deus o abencoe

  9. Primeiro passo é expurgar da política, àqueles com conduta perigosa. São muito. Se não, centenas. Cleptocratas. Quem tem poder pra isso? O povo. Mas antes, é envolver-se com política e não obstante, desnormalizar a imoralidade. Que na sua grande extensão, envolve corrupção. Como uma arma química, a corrupção, mata em massa e aos poucos. Estaguina a saúde, segpub e a educação. Esse último, o pilar pra uma sociedade saudável capaz de pensar. É, muita gente, ao que tudo aparenta vai morrer. Ainda!

  10. Colocações claras e oportunas. Por contrapor-se ao interesse dos cidadãos de bem os legisladores só criam obstáculos ao trabalho de quem quer um Brasil para esses brasileiros de bem.

  11. Vai reclamar na a fábrica de habeas corpos, com os garantistas que impede as ações policiais com desculpa de pandemia, que soltam corruptos e o que mais puderem inventar. Que triste! Calado é um poeta. Vive de passado quando o presente é muito maior. Diga-se de passagem.

  12. Ah, Dr. Moro! Que bela esparrela foi esta eleição do Jair. Muito melhor teria sido se o povo tivesse se unido em torno da candidatura do Amoedo. Ali, creio, teríamos muito mais compromisso, honestidade e inteligência. Sinto que este governo é um dos piores que já tivemos: a outra face do PT, apenas começando a mostrar suas garras. Um governo despreparado, ignóbil e totalmente perdido. Voltado apenas para os próprios interesses. Não respeitam sequer seus aliados. Minha esperança: MORO 2022!

  13. Se o Congresso Nacional quisesse combater a corrupção o pacote anti crime não seria alterado para ajudar os criminosos de colarinho branco. Ressalta-se também a luta da maioria do STF contra a lava jato, alterando o entendimento da prisão após o julgamento em Segunda Instância, e alguns jabutis como do réu julgado se pronunciar após o réu delator. É muita coisa sem vergonha para a sociedade de bem aceitar. É a luta a favor da impunidade, por quem se diz promover a Justiça.

  14. Dr.Moro,Parabéns pelo seu artigo esclarecedor e sem demagogia,porém o "Camelo,com todo o respeito ao nobre animal,de dez corcovas "em que transformaram a Constituição (apesar dos louváveis avanços na área social e de respeito ao direitos humanos) só um muito pequeno grupo de "nobres...e talvez nem tanto...o consegue montar e manter-se montado! Esse emaranhado nem GPS consegue identificar o que realmente o País precisa...lembra-se do que fizeram ao seu pacote anticrime?Siga enfrente

    1. Ainda que fora do poder nos indica um caminho. Agradeço por esta coluna!

  15. Pois 'e, a população esta adormecida. Talvez por conta da pandemia. Mais deixar esse governo acabar com o combate a corrupção calado 'e alarmante para o Brasil. Temos que ter o povo na rua com o apoio ao combate a corrupção e a volta da condenação após a segunda instância. Sergio Moro para Presidente...

    1. Assinei a Crusoé por causa do Diogo Mainardi (ajudou a derrubar o Lula) e por Moro (vou trabalhar para a sua campanha) Moro 2022! In Moro I trust!

  16. sem o povo se indignar esqueça Dr Moro. e vão fazer ainda pior. bandidos que nos governam formam maioria nas casas legislativas

  17. O principal motivo para assinar a Crusoé é poder ler a opinião de Sérgio Moro e confirmar o quão elegante e correto é o seu discurso! Muito diferente do que temos visto sair da boca dos nossos presidentes nos últimos anos! Ainda é um sonho imaginar eleger em 2022 um Presidente realmente respeitado pelo que fala e pelo que pensa em convergência com os anseios da população brasileira, sem ataques gratuitos à imprensa e sincronizado com a moralização da administração pública! Que se torne real!

  18. Esse Moro é o cara! Seu artigo com a metáfora do cântico de futebol "O Campeão voltou" com o crime é muito brilhante ! Infelizmente, ele tem muitos inimigos do colarinho branco , mas "Mexeu com Moro, Vai ter Choro!"

  19. Concordo! Em gênero, número e grau. Toda a nossa atenção será pouco, frente ao cipoal que se transformou o governo Bolsonaro. Pobre país!

  20. Momento triste e sem muita esperança. Os bandidos institucionais estão se unindos em todos os setores. Os poucos legisladores honestos não conseguem grandes coisas. O povo impedido de ir para as ruas. E o governo comprando conciência.

  21. Esta dificil mudar alguma coisa, com a queda de prisão em segunda instância, e os tribunais superiores, cada vez piores!! Não vão punir ninguém!!

    1. Qdo não houver Justica, a lei da selva prevalece. Os capacitados se entregam ao sabor do povo, almejando cargos políticos, jogando fora seus conhecimentos e grandeza de lucidez para o equilíbrio com os malfeitores em que lá já estão. Estamos no fim da Liberdade, troca-se cultura por ideologia, bom senso por ma fé e liderança por ganância ... enquanto a Justiça anda de quarto a razão abre falência sem volta.

  22. Nós temos duas castas de criminosos no país que precisam urgentemente ser eliminadas: - Os que legislam em favor do crime e os que o praticam literalmente. Infelizmente os primeiros se apresentam como desafio maior que os segundos. É nessa perspectiva que me parece óbvio que a necessidade de uma profunda renovação política é bem mais urgente que novas políticas de segurança. Mas como conseguir isso com as figurinhas políticas que habitam o Congresso??? A resposta é uma só: Renovando o álbum!

  23. Dr. Sergio Moro, até hoje não entendo como o Sr. foi fazer parte desse governo, o seu futuro me preocupa, más só não deixe o País, é o único em quem tenho esperança.

  24. cada julgamento nos nossos tribunais Superior e Supremo, deixa o País apreensivo porque não sabemos se é para melhor para a população

  25. Dr. Sergio Moro. Me ajude pelo amor de Deus. O Bolsonaro e ruim em tudo e tudo que prometeu nao cumpriu. O senhor como ex juiz pode me responder? Ja que tem varios videos de Bolsonaro para combater a favor da corrupçao, nao entrar na velha politica, forlacer os meios de combate a corrupçao e o combate ao foro privilegiado. Com isso tudo ele no poderia ser penalizado devido o nao cumprimento da sua palavra,volto a dizer atraves dos videos. Isso eu nao vejo ninguem comentar. Tem como me responder?

  26. O Sr. Moro é uma possível liderança política pela honradez e caráter demonstrados na vida pública. Precisa entretanto alargar sua visão dos problemas gerais do Brasil, olhando-o necessariamente de fora. Acredito que ele é a esperança de milhões de brasileiros(as) honestos.

  27. O episódio de soltura de chefes traficantes via STF, a desmoralização pública de dois generais do Exército sem reação da corporação, a nomeação de sabujos para altos cargos com aprovação do Senado , mostram claramente que , diferente de Tombstone, o país precisa muito mais de uma grande liderança política que de um Wyatt Earp. Este virá necessariamente em seguida.

  28. Bolsonaro se abraçou com os corruptos, corruptores e tudo o que há de pior na velha política. Fomos enganados por uma criatura grotesca que se dizia honesta, dotada de autoridade moral e princípios republicanos. Pura enganação. Hoje, temos um governo que mais se parece com um sepulcro caiado, sob o comando do Capitão Cloroquina.

  29. É uma pena q a sociedade fique tão desprotegida. Com tantos recursos naturais, bom clima...é triste q ñ consigamos sair desse círculo vicioso q nos fere e constrange. Excelente artigo.

  30. Campeonato de ESTUPIDEZ maior que o delinquente pres., impossivel. Fui pioneira aqui em afirmar : "Ele é hors concours"

    1. parabéns 👏👏👏👏👏👏 como sempre está certíssimo , só não vê quem não quer! estamos caindo no mar de lama. Lena

  31. Caro Sérgio Moro, Continuo inconformada com o desfecho de sua passagem pelo Ministério da Justiça, q acabou por prejudicar o Brasil inteiro e não apenas sua carreira e vida pessoal. Não consigo entender sua boa vontade com um STF de bandidos q anulou sua sentença em um caso de incontestável correção de sua parte. Não consigo entender sua placidez diante do complô sórdido desses criminosos no poder, principalmente no Judiciário e no Legislativo. Gostaria q, pelo menos, se defendesse...

  32. Parabens Dr Moro, mas uma visao perfeita da segurabça publica , com suas falhas , conte com a gente , sempre em frente com sua moralidade !!

  33. Parabéns Moro como sempre brilhante, análise perfeita. Vejo aqui comentários ignorante, querendo e quase exigindo que Moro fale sobre tudo, é esse tipo de gente que deve acreditar em político picareta que fala uma coisa e faz outra veja esse PR aí. Temos só agradecer Moro pelo que fez e que deverá fazer muito mais

  34. O império criminoso e corrupto contratação, foi tudo friamente planejado, começando pelo convite para que o senhor assumisse um ministério e uma vez lá foram tomadas medidas para seu enfraquecimento, infelizmente o senhor não percebeu a tempo que o Bolsonaro era um embuste, um cavalo de troia criado pelos corruptos para a retomada do poder. Não desanime com decepções e traições pois no final a verdade prevalecera.

  35. Senhor,Sérgio Moro! Nós, o povo brasileiro clama por mudanças, mas mudanças de verdade, vimos o quão competente o senhor é, tanto na Lava Jato quanto no MJ. Precisamos do senhor em 2022, precisamos do senhor ditando esse jogo, só assim haverá mudanças. Próximo presidente indicará 4 ou 5 ministros no STF caso eleito e reeleito. Essa é a chance do senhor mudar o STF de forma democrática e ainda mais, poderá indicar pessoas competentes para o cargo de PGR etc. Contamos com o senhor.

  36. Ufaaa.. parabéns Sergio Moro. Enfim, tomara tenha acabado sua fase de "bom miço". Essa sua recente declaração sobre Lula e Bolsonaro, dizendo "Eles que se matem", espero, tenha sido uma nova atitude, em que chega de contemporizar com seus inimigos. É por aí, campeão. Não dê moleza pros mequetrefes qye querem lhe eliminar. Alvaro Costa (@brasilia_urgente)

  37. Que o povo possa recitar nos quartos o versículo bíblico: "Senhor, que eu possa ver!!!!", para resultar em ações concretas em praça pública!!!!! Frei Caneca, quem é mesmo? Nome de um Shopping Paulista, hoje, apenas isso. Não sei o que se passa, a imensa maioria quieta, calada, contando com a própria sorte?!?!? Quer mais violência do que os preços nos supermercados? Esse governo ultrapassa todos os limites do bom senso... empatia e governança então, nem se fale!!!!

  38. Dr Sérgio Moro, sempre de cabeça erguida e seguindo, estamos com muita gente em apoio a #Moro2022, muitos grupos nas redes sociais, vamos juntos!!!

  39. Atribuir o aumento de homicídios a decisão de só prender após o trânsito em julgado mostra que o senhor não tem nenhum conhecimento da realidade das periferias das grandes cidades brasileiras ,de como ocorrem lá os homicídios e tenta encaixar os fatos a maneira dos editoriais da Globo as suas teses preconcebidasxe que corroboram sua extremada ambição política Parece de pensar em sua biografia Sr Moro e tente conhecer um pouco mais da realidade brasileira de quem são esses homicidas,

    1. Se Fernão! Desculpe mas o senhor leu o artigo todo?Se leu estou seguro que entendeu pois a compreensão do mesmo não é difícil ! Talvez o que o Sr Fernão queira sugerir sejam palestras ministradas por filhos milicianos (de outrem) ou eventualmente pcc's ou cv's para entendermos melhor o que se passa nas periferias abandonadas? Posso sugerir que credite este abandono ao descaso de contínuos " demagogos e incompetentes que em vez de escolas deram esmolas gerando zumbis em vez de formar do Cidadão!

    2. Nossa, você conhece assim tão a fundo a realidade da criminalidade no país? Mais do que alguém que dedicou toda a sua vida profissional nessa área, com brilhantismo?

    3. Caro Sergio. Ignore esse tipo de comentário. A intenção do cara é tão somente FUSTIGÁ-LO. E com 100% de certeza que é gente da tropa inimiga, na vã tentativa de provocar alguma reação sua. São uns fagócitos, uns micróbios, não merecem qqer reação. Alvaro Costa/df

  40. Gostaria muito que Moro lesse estes comentários. Se nem todos somos abalizados como fontes de inspiração direta para tomada de decisões, pelo menos temos aqui certo termômetro do pensamento de muito brasileiros. O prezado Sérgio Moro não se posiciona como articulista por ego. Ele tem uma chama para manter acesa porque sabe que o rumo de sua vida pode o levar à política partidária. Nem tanto por intrínseca vontade própria, mas por dever de consciência referendado pelo clamor popular.

    1. Meu chapa. Se vc escrevesse qqer coisa que fosse pública, e rendesse comentários, vc ignoraria? Pois então..a sua resposta, com certeza, é a mesma do Sergio. Alvaro Costa/df

  41. Excelente artigo de Moro! Nos leva a refletir sobre as bandalhas dos legisladores endossadas pelo executivo. Precisamos caminhar rumo a 4a via em 2022! Vamos salvar o Brasil, ainda há tempo!

  42. Todos sabemos da capacidade e da firmeza do ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro quando se trata de combater o crime . Gostaria que ele se pronunciasse sobre outros assuntos, como educação, saúde, desigualdade social, pois o espero como candidato a presidente em 2022 e não pode se apresentar com uma pauta única

  43. Esse governo já disse com todas as letras que não irá trabalhar para diminuir a corrupção, pelo contrário. Infelizmente a Lava Jato está sendo desmontada, somos uma democracia esquizofrênica.

  44. Com esse atual governo não podemos contar que haverá agenda anti corrupção e anti crime, pois faz exatamente ao contrário. Contamos com o senhor Sérgio Moro em 2022!

  45. Caro Sérgio. Observo, via de regra, que seus textos nesta revista, privilegiam mais das vezes a tecnicidade jurídica, e quase invariavelmente, autoreferindo-se a primeira pessoa do plural - nós. Permito-me, com sua licença, sugerir-lhe duas observações:1)mude o tratamento do "nós" para a 1ª pessoa do singular(eu) 2)comece a tratar de assuntos mais responsivos ao grande público, seus admiradores.Verá que obterá melhores resultados nas manifestações dos comentários. Alvaro Costa(@brasilia_urgente)

  46. SÉRGIO FERNANDO MORO, de cujo prestígio na luta contra a corrupção o presidente eleito apoderou-se mentindo e fingindo, o Brasil 🇧🇷 decente não desistiu de você para ser nosso PRESIDENTE EM 2022!

  47. É muito triste ver e sentir os retrocessos da Lava Jato. Temos que aproveitar as próximas eleições e escolhermos bem novos vereadores e prefeitos. Por isso, Votarei no Partido Novo, que não usa dinheiro público. Na esperança q os outros partidos sintam que isso tudo precisa mudar.

  48. Dr Moro invejo o seu equilíbrio mas o Sr precisa ser mais incisivo e dar os nomes do GIL e AMIGODOAMIGODOMEUPAI que mudaram de voto na cara dura c/relação a prisão em 2ª INST e questionar a “imparcialidade” deles e os rolos em que esses caras estão metidos! O Sr precisa contra atacar, essa gente é perigosíssima para o País! Cuide-se e obrigado por tudo 👏🏽👏🏽

  49. Dr Moro, o PRESTRAIDOR no desespero de salvar-se da cadeia junto da família abriu as portas para a corrupção e demais crimes!Agora até a questão do armamento que sempre apoiei foi p/o lixo pois um rico/poderoso pode ter a sua arma puxar no meio do trânsito atirar/matar e nunca ficará preso!Olha o que esse TRAIDOR irresponsável fez!Td contra o que ele mesmo defendia..bom, vai ver ele quer isso mesmo,seus amigos corruptos/ricos armados e impunes!

  50. Com a sua passagem pelo Ministério da Justiça, constatamos q é possível reduzir os índices de criminalidade! Pena q tantas Leis sancionadas neste governo estão dificultando o combate à corrupção. Segunda a Dra. Eliana Calmon este retrocesso nós custará uns 30 anos. Mas assim como ela, também acredito q um dia recuperaremos todas estas perdas...

    1. Ariadne, do geito que a coisa vai, só mesmo o impacto contra a Terra de um mega asteroide lá pelo ano 2176 dará geito no Brasil ( vai acabar a civilização atual ). No mais, excelente artigo, mas gostaria que o articulista fosse mais incisivo e deixasse de tantos salamaleques com os pilantras que infestam o legislativo e o judiciário. É isso.

  51. Dr. Moro sempre cristalino em seus artigos. Sempre apontando para o norte verdadeiro a ser seguido. Visando o melhor para o Brasil. Precisamos construir uma alternativa de direita para 2022. Infelizmente o Moro não pretende se candidatar.

  52. Sérgio Moro é um cidadão muito bom, por isso foi traído pelo Bolsonaro. A corrupção infelizmente é muito forte em nosso país.

  53. Prezado Moro, a coisa vai de mal a pior. Infelizmente as forças políticas contrárias a melhoria do País vem predominando, a começar pelo trupe Bolsonarista. É uma triste constatação!

  54. Infelizmente Bolsonaro não está preocupado com o Brasil, o único interesse dele é livrar os filhos e amigos dos processos que correm na justiça e a eleição de 2022. É um presidente medíocre e autoritário.

  55. Excelentes pontos, Moro. Infelizmente, as evidências de retrocesso na agenda anticorrupção e de combate ao crime organizado, são gigantes. Vamos ter de reconstruir o consenso na sociedade que o combate à corrupção é fundamental para o desenvolvimento do Brasil.

  56. Texto excelente e bem construído. O colunista, ex-juiz e ex-ministro, Sérgio Moro recapitula cirurgicamente os eventos mais recentes de criminalidade como efeitos de decisões, no mínimo, claudicantes do STF e do governo federal, após a saída do então ministro Sérgio Moro.

  57. Dr. MORO, você é o meu voto certo no dia em que se candidatar, #Moro2022. Herói Nacional da Lavajato, quero que você seja o nosso Presidente em 2022.

  58. Sempre preciso nas suas análises! Todos os cidadãos de bem desse país o apóiam e estão a seu lado. Muito obrigada por tudo o que já fez por nosso país... E não foi pouco!!!!

  59. Cao Moro, vivemos no país dos picaretas e salafrários. Aqui, pessoas de bem e preparadas não tem vez. Minha dica p vc: preserve-se. O Brasil não te merece. Abs

  60. Nossa quantos comentários! Que bom que minha assinatura termina em novembro! Acho que não sou o único que está abandonando essa revistinha!

    1. Sr Jean!vamos sentir sua falta pois Novembro está aí! Quem nos vai lembrar da quantidade e não do conteúdo dos artigos e comentários ....a revista e seus leitores vai sentir-se órfã com a sua ausência! Bom 2021

    2. kkkk como tem burro nesse país. Quem assina o Crusoé e não gosta, é só não ler....kkk

  61. PC. Análise realista. Parabéns. Infelizmente, os campeões voltaram: o crime violento e o de colarinho branco. Pior: com esse governo, a tendência é piorar. Brasil: república de bananas chefiada por um aspirante a tirano cercado por bajuladores e por corruptos.

  62. triste país em que se assiste um general ser humilhado por um MENTECAPTO , e no dia seguinte o general paquiderme diz "um manda o outro obedece" é de se perguntar ao pazuello-sancho-pança : e a defesa da população general ??????????

  63. Com o congresso espúrio blindando os comparsas e com as altas cortes contaminadas quase impossível o avanço de combate à corrupção.

  64. Foi um ótimo juiz. Não se pode dizer o mesmo do ministro. Frustrou os brasileiros que depositaram tanta confiança no Senhor! Levamos uma disparada mk

    1. Sr.Domingos! o juiz ,o ministro e o indivíduo não mudaram.....quem nos atingiu com uma fedorenta e imunda cusparada foi o grande demagogo que agilizando alianças inviabilizaram o projeto anticrime do Ministro. Tudo começa quando o COAF demostra a existência da rachadinha e outros truques no círculo familiar do ...aí o demagogo deixou cair a máscara!Desculpe Sr Domingos ...mas a cusparada veio de outro lado.

    2. em tempo: uma cusparada em nossas caras! NÃO venha agora com grandes idéias!!!

  65. Parabéns Sergio Moro!! Excelente análise. Infelizmente, é fato inegável que desde 2019, caminhamos a passos largos na contramão do combate à corrupção e a criminalidade. Claramente, você estava sozinho nessa batalha. A leitura que as pessoas de bem e lúcidas fazem é de que parte substancial do Executivo, Legislativo e Judiciário estão unidas e alinhadas para consolidação da impunidade. Lamentável!

  66. Moro, o senhor se inseriu no sistema e constaria ou sua tibieza e podridão. A classe política tb é, generalizando, uma organização criminosa q se apropria dos recursos públicos pra os fins mais mesquinhos. Ou se encontra uma forma de governar q alije essa mesma classe das grandes decisões do país ou estaremos para sempre condenados a viver com as migalhas q sobram do banquete. Moções populares podem ser uma saída.

    1. Caraco.. nunca vi tamanho desperdício de tempo e não-argumentos em 18 longas linhas, completamente sem nexo. Meu chapa, diz agora, de onde decupou texto tào singelamente desconexo? Não dá nem pra interpretar. Cáspite! Apscosta/df

  67. Não temos um plano estratégico de estado, pensado com a participação da sociedade civil e q deva ser implementado seguindo metas e prazos bem definidos. Só teremos alguma mudança a partir do momento q a classe política começar a ser driblada por moções populares q decidam os grandes temas nacionais.

  68. Sr. Moro, o preço que nossa sociedade irá pagar, já se desponta na cidade do Rio de Janeiro, onde 57% das localidades, estão sob o domínio das milicias. Será necessário que a criminalidade incomode os poderosos, para que esses mesmos, que tantos sinais contraditórios emanam, só assim irão se mexer algum dia... Vai demar, mas não vai tardar... Para essa gente, sempre haverá no final, a porta do Galeão como saída...

  69. O Brasil parecia que tinha jeito, cheguei a conclusão que não...Dr.Moro o Sr. era a nossa esperança no STF...vá para o senado e se junte ao muda Brasil. Ao lado do Kajuru vocês fariam um excelente trabalho. Fora Bolsonaro!!!!

  70. Dr Sérgio Moro , brilhante artigo. O Brasil tem uma eterna dívida com o Sr. e os cidadãos de bem estarão sempre ao seu lado. Parabéns pelo seu trabalho grandioso e pelo exemplo de conduta ética. Somos eternamente gratos e queremos vê-lo como lider deste país

  71. Uma questão que me intriga. É sobre armar a população. O que o digníssimo articulista pensa sobre o assunto? Eu já o vi defender a posse ( não o porte ) de armas em algumas circunstâncias. Porém isso enquanto servia como ministro deste governo. Talvez o senhor não tenha, à época, se aprofundado nessa questão por dever de oficio. Como convicta desarmamentista que sou, por motivos bem fundamentados, interesso- me em saber como o senhor se posiciona agora, livre das amarras do cargo.

  72. Grande cidadão brasileiro, Sérgio Moro! O Brasil tem uma dívida de gratidão com vossa excelência. Mas só as pessoas de bem sabem disso. A caterva toda não pensa assim, evidentemente

  73. Os militares que se meteram de cabeça e alma nesse governo, tem sido a maior decepção de todos os tempos. Nada fazem, a não ser endossar, com medo de perder a boquinha que passaram a se lambuzar nos adicionais nos seus contracheques!! Tem sido uma verdadeira vergonha o estamos assistindo vindo do Palácio do Planalto. A população está jogada a própria sorte. Toda a esperança da nação que existia há 2 anos atrás, está sendo jogada na lata do lixo.

    1. Discordando, pois no meu ponto de vista, os militares estão segurando as rédeas da boçalidade e da bestialidade que, democraticamente, colocamos no topo do poder da República. Por trás do fanatismo, do "nacionalismo", do fundamentalismo evangélico, das alianças espúrias com a escória, percebe-se que estão dispostos a se perpetuar no poder, eliminando todos aqueles que sejam considerados obstáculos ao seus objetivos ditatoriais, como foi o caso do DIGNO MORO. Basta um cabo e dois soldados !

    2. PARABÉNS SERGIO. RESUMIU MUITO BEM. INFELIZMENTE OS NOSSOS SONHOS MORRERAM. HAJA VISTA QUE TEREMOS QUE AGUENTAR O KASSIO (TOFOLLI 2) ATÉ O ANO DE 2043. DÁ PARA TER ESPERANÇA?....

  74. Esse presidente É DO MAL. VEM DAS TREVAS. Coloca o país abaixo do que é saudável. Nosso país está caindo no sub- mundo. É triste viver nas trevas.

  75. Dr. Sergio Moro, espero que o sr. esteja disposto ao sacrifício de entrar de vez na carreira política. O sr. representa valores e princípios muito raros nesse meio. Acredito que o sr. tem chances reais de dar um novo rumo ao país. É claro que a população precisa fazer a parte dela e varrer os políticos profissionais que vivem da corrupção do Congresso (acho que essa é a parte mais difícil) para que o sr. não tenha tanta resistência em "fazer o certo sempre". Vamos tentar?

  76. É óbvio que um presidente corrupto como o Bolsonaro, que comanda, junto com os filhos, um sistema grande de roubo do dinheiro público atravéz de servidores fantasmas, não vai tomar nenhuma medida contra o crime organizado ou o do Congresso.

  77. Dr. Moro, estamos indo ladeira abaixo em todos os sentidos . Nuvens escuras no horizonte. Senado inoperante, Supremo baixo nível, beco sem saída!

  78. Parabéns Moro !!!! Não desista do país !!! Seja candidato em 2022, o país precisa de pessoas dignas, os 3 poderes estão repletos de bandidos

  79. Acredito em tudo exposto acima e em tudo que já fez a este País. Mas só posso acreditar que não pode se expressar de acordo com os fatos. E ao que parece, é que os fatos são que a criminalidade já ter tomado conta do governo.

  80. Infelizmente, no momento, estamos sem expectativas e receosos em decorrência dos eventuais ocorridos ultimamente. A impressão é que, estamos tão longe de alcançarmos o que desejamos para o nosso país. Mas também sei que não devemos esmorecer, porque em meio a tantos revés, ainda há uma esperança. Parabéns dr. Sergio Moro, suas palavras nos anima! Nossas expectativas estão em você.

  81. Moro presidente em 2022, porém vai ter que engolir muitos sapos, cobras e etc, a política brasileira é assim, não vai mudar por ter um homem como Dr. Moro candidato.

  82. Como já tive a oportunidade de escrever em outros comentários, será muito bom para o amadurecimento político brasileiro, que o Senhor seja candidato, pois mostrará aos extremistas que temos uma opção racional, que tem bom senso e princípios. Muitos o chamam de traidor, mas na realidade o que o Senhor fez, foi ser fiel aos seus princípios, como dizia o grande presidente norte-americano Abraham Lincoln: "Os princípios mais importantes, podem e devem ser inflexíveis." 2022 Moro Presidente!

  83. Meu campeão, o Sr. voltará em 2022 como nosso presidente. Aí os homens e mulheres de bem deste país cantarão "Oh, o campeão voltou". Mantenha-se firme. Estamos ao seu lado. Precisamos de gente como o Senhor. Não esmoreça.

  84. Não poderíamos esperar nada diferente de um governo que flerta o tempo todo com a ilegalidade! A sinalização dada pelo governo é a de que o crime compensa!

  85. Dr. Moro, de um país que tem uma família como essa no poder, Câmaras e Senado repletos de indivíduos investigados, envolvidos em algum mal feito, condenados em alguma instância, com processos engavetados por seus pares, ou engavetados no STF e STJ, que conta com seus famigerados “ garantistas “, que, na verdade, só “ garantem “ os poderosos e as grandes bancas de advogados, geralmente de filhos de algumas das Excelências, O QUE PODEMOS ESPERAR? Somente DERROTAS. Só DEUS para nos salvar.

  86. A tristeza e o desalento não podem nos abater. Temos de continuar a luta. O povo está vendo tudo isso. Estejamos preparados para 2022. Bata forte Moro.

  87. O campeão está voltando! Dr Sérgio Moro os brasileiros que anseiam por um país mais puro, com crédito e sem corrupção aguarda 2022 o Senhor na "Presidência do Brasil"

  88. Li há instantes o comentário de um leitor, categórico: “urge mudar a Constituição”. Entendo que é pré-requisito para retomar o combate à corrupção de maneira eficaz.

  89. Nunca senti tanto desalento em relação ao Brasil como agora. Terminei de ler o artigo e me perguntei: Alguma chance disso tudo mudar? E a resposta óbvia é: Nenhuma. O sopro de esperança vindo de Curitiba esvaiu-se em meio ao esforço do establishment em manter tudo como dantes. A salvação desse país seria os eleitores trocarem 90% dos políticos atuais por gente com o padrão moral do autor do artigo, só que nosso sistema eleitoral foi desenhado para que isso jamais aconteça. Adeus, país de m....

  90. Desejamos que o Presidente Fux, contrate como assessores, 3,4 grandes juristas, para respaldar suas decisões e estratégias, entre eles, o ex juiz Moro.

  91. aula de italiano/brasileiro: decotelli um falso,falsificador-pazuello significa milico gordo bem pago-bolsonaro significa escremento,stronzo TRAIDOR

  92. Avançando na leitura do artigo, o sentimento é um só: indignação. Indignados, não só com o avanço da criminalidade, mas com a falta de vontade política das autoridades em dar continuidade aos bem-sucedidos projetos de combate ao crime. Indignados com a atuação leniente e cúmplice do Legislativo (capitaneados pela Câmara e o Senado), do Judiciário (à frente, os senhores ministros do STF) e do Executivo Federal (cujo titular parece sofrer de amnésia). Parabéns, Dr. Moro.

  93. Diferentemente das torcidas de futebol que cantam "o campeão voltou" sorrindo, o povo brasileiro, no caso da criminalidade, diz isso chorando.

  94. Não há mensagem contraditória alguma: a era é de fortalecimento da criminalidade. A nomeação de um ministro para compor a ala pró-crime do STF, o aparelhamento do MP e da PF, as sanções das leis de falso abuso e jabutis do projeto anti-crime, a proteção aos criminosos da família presidencial e o controle do executivo por parte do Centrão deixam uma mensagem clara: é a hora de delinquir.

  95. O triste é que as excelências da república parecem mais preocupadas em não correr riscos do que implementar uma política anticrime eficaz.

  96. Excelente! Seu trabalho no judiário havia sido primoroso, mas o pouco tempo que esteve no Executivo no MJ foi muito importante para organizar nossas forças de segurança e eu sinceramente estava colocando muita fé nesse projeto Em Frente Brasil, que é bem audacioso e começou muito bem planejado, pequeno, no ritmo adequado e com métricas de acompanhamento. Planejamento raro de se ver nessa área. Sua ausência no setor público é muito sentida por todos nós. Ainda faço votos que retorne... Obrigado!

  97. Dr Moro foi muito elegante ao afirmar que foi encontrado dinheiro nas vestes íntimas de um senador... Na verdade, encontraram dinheiro dentro do rabo do tal fulano... No ânus mesmo...

  98. Qual a profundidade do " alicerce " que sustenta o crime no Ceará ? Desde a década de 80 , grandes apreensões de drogas em seus portos. Troca de etiqueta de malas, poder dos traficantes sobre a sociedade , o irmão do Marcola , condenado , vivia tranquilo em Fortaleza , assassinato de Gegê do Mangue. O que há de verdade por trás deste " Império do Crime " baseado Ceará ?

  99. Estamos esperando o Sr!!! ⚽️⚽️⚽️ Monta seu time e vem pro campo, esse time de várzea que está aí está nos levando para a desclassificação do mundial!!! A camisa 10 do time do Brasil te espera ansiosamente!!👍👍👍

    1. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  100. É uma boa discussão. E não se esqueça de acrescentar a necessidade de políticas públicas educacionais para combater e prevenir a violência. O trabalho educacional aliado ao cumprimento das leis é a única saída para que um país possa se desenvolver economicamente, culturalmente e humanamente.

  101. Os campeões voltaram! Fazem leis pra se proteger, nomeiam juizes pra os julgar eventualmente, afastam juizes e investigadores honestos, cancelam investimentos em forças de combate à corrupção. Até Renan surgiu a bater palmas aos campeões.

  102. O movimento de retomada da agenda contra a corrupção fica fortalecido com as suas palavras Dr. Moro, cabe a nós todos conseguirmos nos mobilizar como população e entendermos de uma vez por todas: O nosso inimigo não é o petista ou o bolsonarista, em qualquer extremo que esteja, ele é um prejudicado como nós mesmos. Precisamos de uma liderança que promova o engajamento contra os criminosos. Que Deus nos conceda a oportunidade da sua liderança!

  103. Me sinto feliz por saber que ainda existem homens honrados, éticos e dignos em nosso País. Parabéns Dr. Moro pelo seu belo trabalho como juiz e como ministro. Só me resta👏🏼. #Moro_2022!

  104. E o exemplo que temos no Executivo não ajuda em NADA!! Armas/ indicações no Stf/ Rachadinhas/ um perfeito idiota despreparado.. e Não honesto...

  105. Perfeito. Que Deus continue abençoando e protegendo sempre e sua família. Extraordinário Futuro Presidente.. Dr. Sérgio Moro.

    1. Dr.Sergio Moro, o senhor continua sendo a nossa esperança, sabemos que é um sacrifício muito grande lutar contra todas estas pessoas que só pensam em seu bolso e levar vantagem . Não vão para a vida pública pensando e querendo fazer algo para melhor a vida dos brasileiros , sim para viver das mordomias dos pobres trabalhadores/pagadores de impostos.

  106. Gostei do artigo, achei as reflexões bem mais ponderadas q o anterior. Falou da responsab. do Presidente, sem deixar o STF de fora, lembrou a importância dos estados sem negar o papel crucial da Força Nacional (deixando nas entrelinhas seu mérito pessoal no combate à corrupção, sem ser arrogante). Só discordo da parte q diz q as mensagens p/ o crime são contraditórias, me parece q a mensagem é cada vez mais clara. A gde pergunta é: tudo isso dito e esclarecido, vc vem ou não vem?

  107. A guerra pelo controle do tráfico. O Avião apreendido em Portugal. " liberdade " do André. legislação favorável. Afastamento do Moro ... métodos da Ndragheta ? O livro " Cosa Nostra no Brasil " e informações na lava jato , cotejadas , poderá iluminar as " forças ocultas " por trás de tudo ? NDRAGHETA ? Os métodos são idênticos - Guerra na fronteira , assassinatos dos líderes do tráfico na baixada santista e o André ( Ndragheta ) incólume ?

  108. Dr. Sérgio Moro, com a devida vênia, se o Sr. fosse eleito Presidente da República, como seria o seu relacionamento com o congresso nacional, repleto de víboras corruptas? Provavelmente, pediriam o seu impeachment... Triste Brasil !!!

    1. Basta convocar o povo para as ruas. Se você detém a confiança do povo, ele pressiona o congresso e as coisas acontecem. Basta lembrar da Dilma. Mas se você não tem essa confiança, vai se juntar as víboras e ser uma delas e o povo que se exploda, como diria o personagem de Chico Anysio

  109. Dr. Sérgio Moro, com a devida vênia, fico imaginando se o Sr. fosse eleito Presidente da República, como seria o seu relacionamento com esse congresso nacional, repleto de víboras corruptas? Provavelmente, pediram o seu impeachment. Triste Brasil!!!

  110. Infelizmente, Dr. Moro, nossas excelências estão mais preocupadas com suas reeleições, em como se "blindar" de processos criminais, etc... O combate ao crime organizado é para "só Deus sabe quando".

  111. Excelente artigo, joga luz sobre esse grave problema e as deformidades ao projeto da Lei anticrime perpetradas pelos deputados... e não vetadas.

  112. Parece que ninguém governa, no país, sem os criminosos de colarinho branco, presentes em todos os partidos que, por sua vez, favorecem os demais criminosos com suas leis esdrúxulas, que sempre os beneficiam. Deixamos essa estória ir longe demais...só renovando 100% o Congresso e mudando a investidura no STF poderemos ter alguma esperança.

    1. Governa, sim, se tiver o apoio do povo! Agora, quando o sujeito só quer uma desculpa pra cair nos braços do Centrão, aí ele faz tudo o que os corruptos (e "curruptos") querem, "em nome da governabilidade" que, antes das eleições, ele condenava... Aí, ele só vai ter o apoio do gado cego, surdo e ignorante, que acredita em qualquer conversa mole...

    1. Sim, Djalma, o Sérgio Moro é minha última esperança! O Brasil virou uma ilha, governada e rodeada de corruptos em todos os Poderes e Instâncias! Se bobear, já devemos estar no mesmo nível de corrupção dos países africanos! Quem rouba mais, ganha os maiores postos e é mais festejado...

  113. Sim Dr Moro,infelizmente a bandidagem está voltando por meio da cumplicidade dos Congresso Nacional, das declarações nada republicanas do PR e tb pela nossa inércia como eleitores!Triste e lamentável momento de nossa trajetória!

  114. Bom dia, Dr. Moro. Excelente artigo, reflexões p/ quem quer melhorar o país. A corrupção fragiliza qq projeto de nação. Artigo que escrevas um livro sobre o alto preço da corrupção. O qto poderíamos ter de investimentos em Educação, saúde, infraestrutura e consequentemente o Brasil teria melhores índices de qualidade de vida. Infelizmente, não tenho esperanças, pois quem está no parlamento tem o ter esse que tudo fique favorável ao sistema e, além de tudo, vivemos o estelionato eleitoral.

  115. A pena tem dupla função, a preventiva e a repressiva (Carnelutti em "As Misérias do Processo Penal"). No Brasil, uma das grandes causas de impunidade chama-se STF, notadamente no que refere-se aos delitos dos poderosos, e isso se verifica desde o "Mensalão", quando em sede de criativos embargos infringentes, o Plenário absolveu todos os réus do crime de formação de quadrilha (art. 288, CP), em detrimento da condenação originária, também - pasme-se - do próprio Plenário. Corte de horrores...

  116. Se o STF não te barrar agora com o novo ministro declaradamente contra você e a favor da corrupção, colocado lá para acobertar toda a podridão da classe política e do PR, querendo fazer uma lei que vai barrar sua candidatura caso for a sua vontade, eu estou pronto a ver de tudo e mais um pouco desse governo atual mentiroso e inescrupuloso

    1. A que ponto chegamos, o STF querendo legislar. Qual será o próximo passo?

  117. Uma das consequências dos dislates do capadócio é o aumento do banditismo. As ações impensadas do elemento que rosna "o presidente sou eu", ignorando as opiniões contrárias têm causado prejuízos enormes à Nação.

    1. Ô meu chapa dá pra explicar o que é ou o que significa "dislates do capadócio"? apscosta/df

  118. Infelizmente é fato o retrocesso ao combate à corrupção e ao crime violento no nosso país . Sinto vergonha dos nossos legisladores , do poder executivo

  119. O campeão voltou, mais forte e cada vez mais imbatível, Conta com o apoio da CBF, do STJD, dos presidentes de clubes, do VAR, dos cronistas esportivos, e até dos jogadores. E a torcida, como sempre, vai ficar na arquibancada, como sempre só resta a ela assistir ao jogo...

  120. "o crime não pode voltar como campeão" Infelizmente algumas leis aprovadas , conseguiram desviar o rumo, que a lavajato, tão amplamente apoiada pelo povo brasileiro, conseguiu, no combate a impunidade!!! Que em 2022 , retomemos esse rumo!!!!

  121. Muito bem,dr. Moro. Infelizmente com esse boçal na presidência e certos laxantes no STF não vislumbramos um futuro melhor. O Brasil precisa de MOROS pra luzir uma luz no fim do túnel.

  122. "Não podemos permitir que retrocessos..." como não, Dr. Moro? O que nós pobres mortais podemos fazer contra maus congressistas "et caterva", sem falar em Gilmar Mendes, MAM, Toffoli, o que podemos fazer?

  123. O Doutor sabe das coisa, e honesto, gosta do Brasil e da coisa certa. o Brasil só tem futuro com pessoas como Sergio Moro, se for com: Centrão; PT, Família Bolsonaro, Gilmar Medes entre outro câncer do Brasil, o futuro e negro.

  124. Infelizmente, seu último parágrafo do artigo é desolador. Perdí toda esperança que os 3 Poderes de Brasilia querem realmente mudar o Brasil, para melhor. E acho que tudo de ruim voltou com mais intensidade em Brasilia. Um verdadeiro tsunami de imoralidades, falcatruas, mediocridades, cinismos e autoritarismo dão a tônica deste governo. Só um milagre para mudar tudo isso.

  125. Aumento da criminalidade: efeito (evidente, gritante!) da pandemia, STF laxante soltando milhares de bandidos, Fachin proibindo ações policiais nos morros. O senhor pulou fora quando a coisa foi ficando desafiadora! Por outro lado, nunca vimos como agora a Polícia Federal mais ativa!

    1. A distorção dos fatos era manobra bem manjada pelo pt. Você só está plagiando. Moro 2022!

    2. Você está certa Leila e agora Moro esta apoiando Doria querendo tornar a vacina obrigatória mas aos poucos a máscara esta caindo.

    3. Moro não pulou fora, foi forçado pelo PR corrupto, protetor de filhos corruptos, a pedir demissão. O PR não teve coragem de fazê-lo explicitamente - além de corrupto desde os tempos da CD, é covarde e dissimulado. A PF que está fazendo bom trabalho não o faz polo PR, nem pelo MJSP puxa-saco que está no cargo. O faz por amor à profissão. E a PF que segue cartilha do PR está fazendo M.

  126. Caminhamos para o passado, ao invés de avançarmos! Não há como negar! Infelizmente, o Brasil e sua elite estão dominados pela corrupção, que está nas entranhas do poder!

  127. Com os poderes todos tomados de simpatizantes e praticantes de tantos crimes, temos que orar muito pedindo misericórdia a Deus.

  128. O Brasil só teve postura de combate às màs condutas quando o Dr. Moro ocupou assento nos cargos públicos. Eu não perco a esperança por causa disso: Moro2022.

  129. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE” é nossa resposta ao ACORDÃO de BOLSONARO com o ESTABLISHMENT! Não seremos LUDIBRIADOS com o “velho plano de MELHORAS NA ECONOMIA!” Triunfaremos!

  130. na presidencia temos o jair DILMO-MENTECAPTO-TRAIDOR-ESCREMENTO-PAI DOS ZEROS-CUECÕES-STRONZO. Em 2022 MORO x JUDAS

    1. Paulo, faço minha sua manifestação: "100% Moro!!! 100% Brasil!!

    1. Joaquim deve estar em overdose de vermífugo...

    2. traidor nao merece vaga no stf o Brasil nao precisadisso.

  131. Dr Moro , sempre lúcido e coerente ! Com clara intenção de dar proteção aos corruptos de colarinho branco , os “Poderes” da União , em conjunto, põe em risco a vida de cidadãos comuns como a soltura de bandidos de alta periculosidade . Reabriram as porteiras para corrupção ! Sem punição , prisão em segunda instância, corruptos se sentem livres para roubar . Muita luta pela frente !

  132. Triste cenário. As medidas didaticamente listadas no texto acabam subvertendo o combate ao crime e expondo a sociedade. Só a pressão sobre a classe política e escolher melhores quadros pode nos ajudar de alguma forma.

  133. Moro, vc faz falta atuando como juiz!! Uma pena que acreditou na retórica de combate à corrupção do Bolsonaro e abandonou a Magistratura. Agora, concordo com sua família que o lugar mais seguro para vc é fora do Brasil, pelo menos enquanto o Bolsonaro e sua Milícia continuarem no poder.

    1. Dr. Moro,eu tenho convicção que Gilmar Mendes é quem dá as cartas e que Bolsonaro será chutado assim que convier Dessa forma, e com toda as ferramentas que o Gilmar já tem, ele é capaz das piores coisas para tornar o sr. inelegível da forma mais sórdida. Infelizmente tenho que concordar com sua família. Obrigada Dr. Sérgio Moro.

  134. Infelizmente, no Brasil, são poucos os que lutam contra o crime e a corrupção. E esses poucos são sempre colocados de escanteio pelo jogo dos bandidos poderosos. Sinceramente, espero que consigamos mudar este time nas próximas eleições.

    1. Parabéns Dr. Moro. Lamento muito o Sr. ter sido "obrigado " a sair do ministério. Fico muito infeliz ao pensar como o Sr. está numa encruzilhada. Ir para a vida política seria uma solução se os brasileiros escolhessem os melhores. Acontece que os melhores não se candidatam ou mais são reconhecidos como tal. É um dilema, ainda mais, seus adversários irão dizer que o Sr. só saiu da magistratura para ter oportunidade de entrar para a Política. O que posso desejar: Luz em seu Caminho. Gratidão.

    2. Acordo triste todos os dias pensando o quanto Dr Moro foi injustiçado e enganado por essa pessoa que nao gosto de dizer o nome.Enganou tambem 57.000.000 de pessoas.Dependemos dos lideres dos movimentos de rua para protestarmos.Com milhares de veiculos com buzinaco

    3. I Desgraçadamento a Camara dos Deputados e Senado embutiram no texto do PL anticrime, do Ministro Moro, estes dispositivo que enfraqueceram o combate, com eficiência, a criminalidade no Brasil. Foi uma clara forma de se proteger, os políticos enrolados com os crimes de corrupção. Ao invés de ajudarem fizeram o pior para os infelizes dos Brasileiros Isto tem que mudar

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO