Adriano Machado/CrusoéGilmar Mendes ainda é o ministro predileto dos advogados e dos réus da Lava Jato

Os caminhos que levam a Gilmar

Por que, afinal, muitos dos habeas corpus de investigados na Lava Jato vão parar nas mãos do ministro Gilmar Mendes
23.10.20

Na véspera da posse do ministro Luiz Fux como novo comandante do Supremo Tribunal Federal, há pouco mais de um mês, aportou no gabinete da presidência um daqueles pleitos que os magistrados costumam repelir para não criar animosidade com os colegas de toga. Após serem alvo de uma reclamação no STF, procuradores da Lava Jato do Rio de Janeiro encaminharam à corte um pedido para que o ministro Gilmar Mendes fosse declarado impedido de julgar ações relacionadas à investigação que apurou desvios milionários de verba pública por meio de contratos fraudulentos da Fecomércio fluminense com bancas de advocacia ligadas a políticos e juízes. Entre os fatos apontados pela força-tarefa que tornariam Gilmar suspeito para decidir sobre o caso, do qual ele é relator, dois saltam aos olhos: o instituto fundado pelo ministro recebeu patrocínio da entidade investigada durante a gestão do delator Orlando Diniz, como Crusoé revelou ainda em 2018, e um dos advogados acusados de lavagem de dinheiro é casado com uma sobrinha da mulher de Gilmar e fez transações financeiras com o cunhado do ministro nos últimos anos.

Até hoje, Fux ainda não decidiu se engaveta o pedido de suspeição ou se o leva para análise do plenário, algo raro na corte. Gilmar, por sua vez, não se inibiu mesmo diante da exposição dos seus vínculos pessoais com os envolvidos. No primeiro sábado de outubro, em uma canetada, o ministro suspendeu tudo, incluindo a ação penal já aberta na Justiça Federal do Rio contra 26 réus, entre os quais os advogados do ex-presidente Lula, e as denúncias em curso, como a que envolve Frederick Wassef, ex-advogado da família Bolsonaro.

O caso da Fecomércio se assemelha em gênero, número e grau a outra controversa decisão de Gilmar de três anos atrás contra a Lava Jato fluminense. Em agosto de 2017, o ministro concedeu um habeas corpus soltando o empresário Jacob Barata Filho, dono de um conglomerado de empresas de ônibus que havia sido preso sob a acusação de pagar propina a políticos do Rio. Na ocasião, o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, concordou com os investigadores e pediu a suspeição de Gilmar no caso porque o ministro foi padrinho de casamento da filha de Barata com um sobrinho de Guiomar Mendes, a mulher do ministro — o contato dela estava registrado na agenda telefônica do empresário, que também mantinha negócios com mesmo cunhado de Gilmar. Pelo Código de Processo Penal, o juiz não pode atuar em um processo no qual ele próprio, seu cônjuge ou parente até o terceiro grau seja parte ou diretamente interessado no feito. A queixa ficou parada no gabinete da então presidente do STF, Carmen Lúcia, que solicitou uma nova manifestação da PGR assim que Raquel Dodge substituiu Janot. À diferença do antecessor, Raquel ficou em cima do muro e a solicitação acabou nos arquivos do Supremo. No caso da Fecomércio, o procurador-geral Augusto Aras discordou do pedido de impedimento de Gilmar feito pela força-tarefa, por falta de “pressuposto processual subjetivo”. O recurso que chegou ao ministro para travar a investigação alegava que a Lava Jato vinha investigando autoridades com foro privilegiado sem a devida autorização. Gilmar acolheu a tese e travou tudo.

STFSTFFux baixou normas para dar mais transparência à distribuição de processos
A decisão, mais uma de uma série que soltou políticos e empresários presos e paralisou apurações, suscitou uma questão pertinente: como os recursos contra a Lava Jato vão parar na mesa do ministro que se arvora como o protagonista do movimento contra a maior operação de combate à corrupção já feita no país? Crusoé revisitou todos os principais processos distribuídos a Gilmar para saber como o ministro virou o relator prevento — aquele que recebe automaticamente todos os recursos que guardam conexão com casos decididos por ele anteriormente – de muitos processos relacionados à operação.

No caso do Rio, onde os advogados direcionam há três anos os pedidos de habeas corpus de seus clientes diretamente para Gilmar, a fim de anular decisões do juiz federal Marcelo Bretas, o titular da Lava Jato na primeira instância, a prevenção do ministro remonta a um habeas de março de 2017, que tirou o empresário Flávio Godinho da cadeia. Braço-direito de Eike Batista, Godinho foi preso em janeiro daquele ano na Operação Eficiência, um desdobramento da Lava Jato fluminense, acusado de pagar 16,5 milhões de dólares de propina ao ex-governador Sergio Cabral. O curioso é que esse HC, que inaugurou a prevenção de Gilmar como relator de todos os recursos contra as decisões de Bretas, foi distribuído por meio do sistema eletrônico de sorteio de processos do STF para o ministro Luiz Fux, entusiasta da Lava Jato. O magistrado, nascido e criado no Rio, contudo, se declarou impedido para analisar o caso, sem explicar o motivo. Na redistribuição, o caso caiu com Gilmar. Nas palavras de um advogado de réus da operação, esse foi um “efeito borboleta” que alterou sensivelmente o destino da Lava Jato fluminense: “Imagine se o Fux fosse o prevento da Lava Jato do Rio: muita gente ainda estaria na cadeia”.

Foi com base nesse HC concedido a Flávio Godinho em 2017 e em outras decisões posteriores de Gilmar que a defesa de Alexandre Baldy recorreu diretamente ao ministro do STF para soltar o ex-ministro e secretário do governo de João Doria em São Paulo da cadeia, em agosto deste ano, após o alvará de soltura ter sido recusado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A reclamação feita a Gilmar dizia que a prisão decretada por Bretas a pedido do Ministério Público Federal não tinha fundamento porque os crimes imputados a ele enquanto atuou como secretário estadual e deputado federal por Goiás e depois como ministro das Cidades no governo de Michel Temer eram antigos e que seriam uma forma de burlar um entendimento de 2018 do Supremo que havia proibido a condução coercitiva de investigados — essa decisão, aliás, foi tomada após o episódio envolvendo a condução do ex-presidente Lula, em 2017, para prestar depoimento na Polícia Federal por decisão do ex-juiz Sergio Moro. Ou seja, a defesa sustentou que a Lava Jato trocou a condução de Baldy, que passou a ser proibida, pela prisão. Gilmar mandou soltar Baldy no mesmo dia. Depois, suspendeu a ação penal por corrupção e lavagem de dinheiro contra o ex-ministro e determinou o envio do processo para a Justiça Eleitoral de Goiás. Todas decisões monocráticas, ou seja, sem passar pelo crivo dos demais ministros da corte.

Lucas Tavares/Zimel Press/FolhapressLucas Tavares/Zimel Press/FolhapressInvestigadores da Lava Jato do Rio: pedido de suspeição do ministro do STF
Nem sempre os caminhos usados para chegar até Gilmar já estão devidamente “pavimentados” pela prevenção dele como relator por causa de processos conexos já julgados por ele. Em setembro de 2018, a defesa do ex-governador Beto Richa, do Paraná, usou uma artimanha jurídica para conseguir com que o ministro “garantista” tirasse o tucano da prisão pela primeira vez, acusado de corrupção pelo Ministério Público estadual. Em vez de entrar com um habeas corpus no STF que deveria ser distribuído aleatoriamente entre os dez ministros da corte — o presidente não participa dos sorteios de processos –, os advogados de Richa peticionaram dentro dos autos da ADPF 444, aquela Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental mencionada pela defesa de Baldy dois anos depois que questionava a legalidade da condução coercitiva e estava sob a relatoria de Gilmar. O ministro decidiu como de hábito: soltou Richa. A decisão, classificada como “teratológica” pela então PGR Raquel Dodge causou enorme desconforto dentro do Supremo por causa do subterfúgio usado para fugir da livre distribuição de processos e escolher o juiz notoriamente mais alinhado ao réu. Em 2019, após Richa ter sido preso novamente e solto pelo STJ, Gilmar deu um salvo-conduto ao ex-governador tucano, proibindo que ele e seus parentes fossem presos pelos mesmos crimes.

A distribuição de processos para os ministros do Supremo é feita de forma aleatória, por meio de sorteio eletrônico feito por um sistema de computador, conforme previsto em lei e no próprio regimento interno da corte. O objetivo é garantir que os recursos sejam distribuídos de forma isenta e equânime entre os magistrados, para evitar direcionamento de ações e que um gabinete acumule muito mais processos do que outros. Os casos só não são levados para a distribuição comum, pelo sorteio eletrônico, quando há a chamada prevenção de um determinado ministro para julgar um recurso, por guardar relação com outro caso já analisado por ele. Nesse momento da tramitação do processo, há intervenção humana. Quem avalia se um determinado caso tem relação com outro que já tramitou na corte sob relatoria de um determinado ministro são os analistas judiciários da Coordenadoria de Processamento Inicial, um departamento que conta atualmente com 26 servidores. Entre eles, há, inclusive, um funcionário que já passou pelo gabinete de Gilmar. Servidores do STF disseram a Crusoé, sob a condição do anonimato, que na maioria das vezes os recursos são encaminhados diretamente para o gabinete do ministro que os próprios advogados citam como prevento, sem uma análise mais criteriosa. Se o magistrado não devolve o processo, fica confirmada a prevenção, a não ser que outro ministro questione a distribuição, o que também é raro dentro da corte.

Os registros no sistema de acompanhamento processual sugerem que foi isso ocorreu, por exemplo, com uma reclamação feita pelo ex-ministro Guido Mantega contra a tramitação do inquérito no qual ele é acusado de ter recebido propina da JBS junto à 13ª Vara Federal de Curitiba, onde correm os processos da Lava Jato no Paraná. A petição foi autuada na Coordenadoria de Processamento Inicial às 14h03 do dia 26 de agosto de 2019. Às 15h14, ela já dava entrada no gabinete de Gilmar, por prevenção. Na ocasião, a defesa de Mantega alegou que cabia ao ministro analisar o recurso porque ele guarda conexão com outro processo do qual Gilmar assumiu a relatoria após o relator original, o ministro Edson Fachin, ter sido voto vencido na 2ª Turma do STF. Relator da Lava Jato no Supremo, Fachin era contra o envio do processo de Curitiba para a Justiça do Distrito Federal. Perdeu por três a um. No julgamento que garantiu a prevenção de Gilmar, em agosto de 2017, o próprio ministro disse que quase faltou à sessão porque chegou atrasado de uma viagem internacional, mas que correu para participar do debate “diante da relevância do caso”. Foi no curso dessa reclamação de Mantega que Gilmar anulou parcialmente a operação envolvendo o ex-ministro, em 2019, e as buscas feitas pela PF no prédio do antigo escritório do advogado José Roberto Batochio, onde Mantega teria recebido pagamentos ilícitos da Odebrecht, segundo delação de Antonio Palocci.

Geraldo Magela/Agência SenadoGeraldo Magela/Agência SenadoO senador José Serra está entre os beneficiários das decisões de Gilmar
Uma pesquisa feita por Crusoé no acervo do Supremo constatou que Gilmar é o campeão em decisões monocráticas entre os atuais ministros da corte, com mais de 2 mil reclamações e 3.800 habeas corpus julgados sob sua relatoria desde 2017. As coincidências na distribuição de processos a Gilmar envolvendo investigados que são reconhecidamente amigos do magistrado, como o senador José Serra e o ex-ministro Aloysio Nunes, especialmente após as megadelações da Lava Jato, chegou a levantar suspeitas sobre o grau de confiabilidade do sistema eletrônico do STF, que deve distribuir os feitos de forma aleatória. Os dois tucanos já foram beneficiados por uma série de decisões de Gilmar, com quem trabalharam no governo de Fernando Henrique Cardoso.

As suspeitas causaram barulho a ponto de a ex-presidente da corte Cármen Lúcia encomendar em 2018 uma auditoria no programa de distribuição a pesquisadores da Universidade de Brasília. Por mais que os técnicos não tenham apontado falhas no sistema, o parecer divulgado em setembro daquele ano fazia recomendações importantes para aumentar a transparência do procedimento e diminuir a chance de fraudes. Uma das providências seria tornar público o código-fonte que assegura a aleatoriedade do sistema, assim como um relatório detalhado sobre o processo de distribuição, incluindo os nomes dos ministros eventualmente excluídos do sorteio. Mais importante ainda, na visão dos pesquisadores, seria que o STF passasse a seguir uma lei de 2015 que determina que o juiz sorteado pela primeira vez fica como o prevento para todos os casos relacionados a ele mesmo se o requerente desistir da ação. Isso evitaria, por exemplo, o que ocorreu com o HC do traficante André do Rap, solto por decisão do ministro Marco Aurélio depois que a defesa dele, formada por ex-funcionários do ministro, desistiram de recursos que caíram com outros magistrados.

Na semana passada, após a polêmica envolvendo o caso do traficante, o presidente Luiz Fux publicou uma resolução para “aprimorar a segurança e a transparência” da distribuição de processos no Supremo, estabelecendo normas como a proibição de que estagiários e empregados terceirizados distribuam processos – a função fica restrita aos servidores efetivos – e a validação formal da distribuição por prevenção pelo chefe do setor, pelo secretário judiciário e pelo presidente da corte. O despacho também limita o horário para a distribuição de processos e determina o cumprimento de um artigo do Código de Processo Civil que define como prevento o primeiro juiz sorteado para o processo, mesmo naqueles casos em que os advogados das partes desistem – uma medida que limita a estratégia de ingressar com vários recursos até que o caso caia para o ministro que a defesa quer. As mudanças devem inibir possíveis tentativas de burla ao sistema ou de artimanhas jurídicas para o direcionamento de processos. É possível que as alterações pelo menos dificultem a abertura de novos picadas que levam a Gilmar.

Com reportagem de Luiz Vassallo
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Somos lenientes com a corrupção e não temos nada á reclamar ! Ou alguém neste país tem peito para entrar com uma ação pedindo investigação dobre as diversas quadrilhas do stf ?

  2. Bela reportagem. Está tudo claramente escancarado. É impressionante a tolerância da sociedade com estas condutas, em diversas esferas. Algo grave deverá acontecer para que os poderes entendam que servem ao povo? Quanto eles ainda provocarão? Eu tenho impressão que na fosse esta pandemia, nosso país estaria em caos nas ruas contra os abusos à nossa dignidade de cidadãos corretos. Tolerância tem limite.

  3. se alguém tiver peito, entra logo com impeachment contra o Gilmar Mendes. Alguém da Crusoé poderia fazer isso. Nos leitores ę que não podemos. O Diogo Mainardi não é fodăo ?

  4. Coisas estranhas acontecem em nossa Justiça! Tanto o Código de Processo Civil de 1973 como o atual e a jurisprudência de nossos tribunais consideram prevendo o Juiz que oficiou no processo extinto por desistência ou por quando houve extinção sem julgamento do mérito. Não há como uma petição inicial ser distribuída e haja sucessivas desistência da parte até encontrar o seu Juiz predileto. Isso é fraude e a lei é expressa a proibir essa prática de traspassa forense.

  5. Grande Crusoé nossa ilha e farol de referência! Lição de jornalismo para a tal grande imprensa vadia e malandra - editora de releases oficiais e manchetes enviesadas para ganhar clics.

  6. Bela investigação sobre a manipulação dos meandros da burocracia judiciária. Trabalho como analista judiciáiro num tribunal: é assim mesmo que funciona em muitos casos. Gilmar merecia um impeachment por chutar tantas vezes o devido processo legal e suas regras de suspeição.

  7. Gilmar, pq vc nunca prendeu ninguém? Fica com esse discurso vazio de combate à corrupção, mas sempre solta td mundo e suspende as operações. Qdo eu verei vc prender algum político corrupto?

  8. quando pandemia acabar. VAI SER UMA REVOADA. o brasil vai finalmente ser entregue aos ratos. Os voos só de ida vão ter overbooking....run; run for lives braziliannus.

  9. Primeiro parabéns pela matéria. Agora fica cada vez mais evidente no Brasil que existe um grupo de seres extraordinários, composto por juízes, advogados, políticos, empresários, que criaram uma rede de proteção para manterem o status quo. É inadmissível que vc trabalhe num lugar que tem questões que qualquer leigo enxergue desvios de conduta e não tome nenhuma providência. Sendo assim, todos os ministros do supremo para mim, são hipócritas. Extraordinários acordem, nós ordinários cansamos.

  10. O sujeito chamado Beiçola agora quer pautar as votações do Supremo e o ministro Lux é quem deve comandar todas as mudanças e ter um papel fundamental nisso tudo. Precisamos ficar atentos pois essas alterações teve aval da OAB e aí que mora o perigo, uma vez que está em curso um único objetivo de melar os avanços da Lava Jato. Realmente aquele que se acha - presidente da corte - não tem descanso.

  11. O STF é uma farsa! Causa desordem a população, em saúde, educação e segurança pública. A corrupção, acobertada pela instituição gera vergonha e repugna àqueles que acordam cedo pra sustentar essa economia de gente Cleptocrata.

  12. STF é uma vergonha!!! Aqui neste país, não passam de juízes fakes, indicados por Políticos, para garantir a continuidade da corrupção, injustiça e impunidade!!!

  13. Muito bom trazer à luz os detalhes das maracutaias. So ouvimos falar em sorteio, vê-se que tudo funciona como no jogo do bicho.

  14. Com atitudes como esta, vindas da mais alta corte do país, ser honesto no Brasil é sinônimo de ser trouxa. O crime por aqui mais que compensa.

  15. O verme do Gilmar chorou quando na despedida de Celso de Mello de remorso, eis que não é digno da TOGA, haja vista o desserviço que faz para o Brasil com as suas decisões em prol da corrupção e em detrimento da Lava jato

  16. Vergonha. Poder JUDICIÁRIO empregnado de fisiologismo. Onde iremos parar? Penso que o povo tem que sair às ruas e mostrar o poder. Só assim mudaremos o cenário corrupto que está presente em todos os poderes

    1. Os senadores são culpados por esses ministros advogados de bandidos a maioria dos senadores tem rabo preso no STF e querem um ministro pra chamar de seu! vergonha! Lena

  17. gilmar outro dia deu uma lição de intelectualidade, ao citar os alemães ele disse com voz empostada: como dizem os alemães "ein grande confutzion" os alemães estão até hoje procurando dicionario, este é o nível.

  18. Ao ler a reportagem,muito bem feita,constato como o Brasil ainda tem muito a caminhar para ser levado a sério. Não vai dar certo com esse STF vitalício. Temos que mudar.

    1. Concordo Maria, mas o que temos, agora, é isso, e precisamos melhorar nosso voto, induzir nomes como Dr Sérgio Moro, Dra. Janaina Paschoal e muitos outros, menos conhecidos, mas de igual estatura, a ocuparem as vagas no senado. O proletariado tem o voto, a inteligência e agora, a internet, vamos usá-los.

  19. Esse Gilmar é o verdadeiro presidente do país. Manda e desmanda. Ninguém faz nada. O bozo e seus filhinhos são um bando de patetas.

  20. Boa André....ótimo comentário, parabéns pois esses Ministros do infame STF não merecem set chamados de Juiz, eles são verdadeiros vermes que estão destruindo o Brasil.

  21. O desespero é ver que até crimes envolvendo diretamente a vida estão sendo tratados desta maneira. E, sem expectativa de melhora, chega o substituto... Mais do mesmo...

  22. STF. Sao todos inimigos do Brasil. Más, e acho que isso vai mudar. O povo brasileiro está acordando. Muito devagar, mas, está. Quem viver verá.

  23. Com esse rosário de solturas de encrencados com a Lava Jato onde não existe distinção de partidos envolvidos, paro para pensar o seguinte: o elemento Gilmau (é Gilmau mesmo) teria coragem suficiente para colocar em votação a suspeição do ex- Ministro Sérgio Moro? Ademais, o próprio Sérgio Moro poderia jogar na cara do Beiçola essa reportagem da Crusoé que retrata que o nefasto age nas sombras do poder indefinidamente. Sai Satanás.

  24. Qdo acabei de ler a matéria , precisei vomitar. O artigo é cristalino, Gilmar Mendes não tem pudor em julgar todos os casos que lhe interessa . É um homem sem nenhum caráter, protege descaradamente quem lhe interessa e coloca o Supremo como um poder não confiável. É um ditadorzinho, faz o que quer pq conta com a complacência de alguns colegas e a covardia de outros.

    1. A ala pró-corrupção do STF tem nesse pilantra seu principal representante. #STFVergonhanacional.

  25. Imagine explicar essa situação de altíssima corrupção no STF para Angela Merkel. Ela está acostumada a lidar com os grandes criminosos desse mundo (Erdogan, Trump, Bashar al-Assad, Putin e outros), mas entender q ministros da Suprema Corte de um país ocidental estejam afundados no lodo da corrupção como alguns do Brasil, é demais para a chanceler com QI acima de 140.

  26. Lamentavelmente ñ temos uma corte suprema isenta e técnica. Uma ala mto forte está a serviço dos "criminosos" travestidos de representantes do povo com poder de nomear "seus juízes" e assim perpetuar o assalto ao $ público. Bolsonaro aliou a essa banda podre.

  27. Essa é a quadrilha de Toga!! Quem desconhece essa realidade pôdre que não permite que o Brasil ande? E quem julga esses canalhas? Os digníssimos bandidos do senado! Assim não dá! O povo tem que explodir esse sistema de corrupção!! E os pares do STF?? Não falam nada? Não dão o Grito? Não vem a público falar? Então são coniventes... MORO 2022!!!!

  28. Ministro Fux, estamos aguardo " o que" para declarar conflito de interesse do Ministro Gilmar Mendes. Esta situação nos causa enjoos e nojo e mostra a 'JUSTIÇA DO STF" que é diferente da sociedade brasileira

  29. O stf é uma VERGONHA! Num país sério, há muito tempo o tribunal, e principalmente o gabinete de Gilmar, já teriam sido objeto de severa e rigorosa correição.

  30. A suspeição de Gilmar Mendes para participar de julgamentos procedentes da Operação LAVA JATO é clara e evidente. Seu declarado ódio ao SERGIO MORO, ao Deltan Dallagnol e demais procuradores da República que combatem a corrupção impune é público e notório. Caberia um processo de Impeachment, mas o Senado não cumpre seu dever. Infelizmente, o farisaísmo ainda prevalece.

  31. Este blá-blá-blá de falar mal de corrupção no Brasil, chegou onde "eles" queriam: cansou a beleza do cidadão. Todos sabemos que existe corrupção e contra-corrupção no governo (executivo, legislativo e judiciário) e que tudo dará em nada. Como dependemos de o povo mudar isto pelo voto, esqueçam ! Não vai ter... vamos continuar o país dos mais corrupto e consequentemente dos mais desiguais do planeta.

  32. é muito triste uma nação falar em volta de uma intervenção militar , mas hoje com um congresso e principalmente um senado composto em maioria por investigados oligarcas eleitos com minorias de votos em Currais eleitorais , sem a minima condição de investigar nada e com seu presidente engavetando sem nenhum incomodo todos os pedidos de impeachment de ministros do STF ,o Brasil infelizmente hoje vive uma ditadura muito pior , e feita nas brechas da lei com os jabutis dos corruptos.

    1. Lucio esqueça MORO rapaz, apesar do bom trabalho que fez na Lava Jato ele não tem condições de exercer o cargo de Presidente da República. Como POLÍTICO ele foi e é um excelente JUIZ. Infelizmente.

    2. Voto distrital e Canditatura avulsa!!!!! Esses partidos não podem definir as regras. É como os sindicatos. Não é possível dar tanto poder e dinheiro para esses "MERDAS". Daí só corrupção!!! MORO 2022!!!!

    3. Não escolhemos os nossos candidatos.Apenas refere damos aqueles que "os donos dos partidos " escolhem.Somos usados para justificar ares democráticos.Voto distrital Já!

  33. Laços como apadrinhamento e sociedade econômica com parentes ou relacionados ao reu deveriam ser automaticamente impedimentos para o magistrado julgar determinado caso, visto que temos Gilmar Mendes e Marco Aurélio no STF ! E criar critérios técnicos para a escolha de novos ministros, teremos sucessao de Marco Aurélio em breve.

  34. São ministros como esse, que provocam essa avaliação medíocre a que o supremo se submete em todas as pesquisas de opinião.

  35. Aguardemos! Kássio vem aí. Alguns ministrinhos do STJ e STF, devem lustrar bem, com óleo de peroba, sua cara de pau, todos os dias, para ter tanta desfaçatez Tudo isso é uma farsa.

  36. O que pensar de um STF que tem um Gilmar, um Toffoli e agora um Kassio (com K) como Ministros? Pobre Brasil!!! 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  37. Não é possível com tantas evidências não haja uma séria investigação, sobre este ministro. Eu diria, que este caso é pior do que a corrupção dos legisladores e do executivo. Ter pessoas assim no supremo realmente é um perigo imenso, além de ser uma vergonha

  38. Isso só acirra as suspeitas d q o beiçola trabalhas a soldo daqueles enrolados com a justiça. Deveriam investigar seu patrimônio...

    1. Luiz, completando sua frase: Gilmar protege amigos. Amigos molham a mão de Gilmar.

  39. Pessoa, desista dessa historia de militares arrombarem a porta e assumirem isso aqui, eles não querem nada com a hora do Brasil. Estamos fudidos!!!

  40. Parabéns pela excelente matéria que esclarece como vem funcionando o mecanismo de distribuição de processos e a esperteza calhorda desse ministro em estar sempre provento para livrar a cara de seus amigos corruptos, em goleada contra a justiça e o Brasil 🇧🇷. Ministro sempre PREVENTO...

  41. Infelizmente neste pais não existe um FDP de um general para ter culhões e exigir respeito da corte com a população brasileira. Todos se empolgaram em mamar nas tetas do país. É a maior decepção o que está ocorrendo em nossa nação. Todos ficamos órfãos de respeito e autoridade e ninguém se impõe ao respeito. Verdadeira degradação moral. Como dizem, tempos sombrios nos esperam.

  42. Democracia bastante consolidada, instituições em perfeito funcionamento,os três poderes na mais bela harmonia.Alguém pode me dizer onde fica esse Brasil? E tem gente que acredita!!!!Rssrsrs

  43. GM é uma figura sórdida como jamais vista. Não deve satisfação para ninguém com seus desmandos e muito menos para a sociedade. Todo mundo vê a sua eloquência em defender políticos e empresários poderosos e ninguém faz nada. Por essas e outras sou da opinião que o STF precisa ter uma corregedoria e que os Senadores que não fazem nada a respeito precisam ser varridos da política nacional. Com um Senado serio quem sabe o GM possa ser afastado e punido?

  44. Lamento informar,amigos,mas para esse ministro o povo brasileiro é apenas um aborrecido detalhe.A Seara dele são as elites políticas,as poderosas OLIGARQUIAS,de preferência com rabos Presos.

  45. Admirável a coragem e cara de pau desse Ministro . Será que seus pares se conformam com todas essas liminares soltando políticos corruptos e bandidos. Nao ficam envergonhados? Saudade do Joaquim Barbosa único capaz de enfrentar esse ministro. Me lembrei tem o Senador Kajiru ....

    1. A política é impessoal, meu chapa.. o problema são os políticos..ministros..governadores.. prefeitos..jornalistas..povo..presidente..vice.. leitores.. descobridores..i la nave va..apscosta

  46. Está constrangedor ser brasileira! Dá vergonha! As Instituições da República, parece, viraram instrumentos utilitários para uma casta de parasitas do contribuinte. Está nauseante ler noticias no Brasil.

  47. Reportagem esclarecedora das artimanhas que ocorrem no STF, para livrar os amigos dos amigos. Que as novas medidas do Ministro Fux, venham de encontro a coibir os absurdos que temos visto.

    1. La vem vcs com essa história mequetrefe de "militares, a solução final".. qta ingenuidade.. hj é tudo farinha do mesmo saco.. haja vista os generais do planalto.. já temos os militares no poder..ou ex-militares..ou até os que foram expulsos e ainda se julgam. Apscosta

  48. um dia a casa cai!! esse bandido ainda vai ser desmascarado!! O STF está corrompido! será que todos são corruptos? Existe um acordo de não delação entre os ministros?

  49. Lamentavelmente está chegando mais um pilantra para se associar com Gilmar, Tofoli, Levandovski e Marco Aureío. Estamos no pau da goiaba.

  50. Com tudo o que já se sabe e foi noticiado, a SRF e a PF ainda não investigaram onde o ministro garantista manda, ou esconde, o dinheiro?

  51. Chega de mostrar as trevas, façamos luz! Pelas mesmas razões do artigo do Prof. André Ramos Tavares, publicado na FSP, tenho sugerido reiteradas vezes, inclusive aqui na CRUZOÉ, EC, cruzada nacional, para alterar composição e critérios de acesso do STF para 27 membros, um por cada UF, eleitos por Colégio Eleitoral, abrangendo a OAB, o MP Estadual e Federal e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Federal e Estadual, para mandato de 10 anos. Namastê!

    1. OAB? Essa é a gênese de tudo mal. Vivemos numa ditadura do judiciário. A corja de Legisladores são, na sua maioria, composta por rábulas que criam leis para beneficiar bandidos e enricarem com os processos. A OAB seria uma entidade séria se ela procurasse aprovar uma lei q julgasse aqueles defensores q são pagos com o dinheiro da corrupção e da bandidagem. Veja. o atual presidente...

  52. Esta associação de alguns ministros do STF (Gilmar Mendes, Dias Tofolli, Marco Aurélio e agora Kassio), com "escritórios de advogacia" laranjas e o Aras, libertando políticos corruptos e agora, traficantes envergonha o Brasil, é o quadrilhão de Brasília em ação embolsando milhões.

  53. Ministro do STF tem que ser concursado .teríamos menos EXCRECENCIAS da estatura ética do amigodoamigodomeupai ,do protetor de baratas ,entre os mais óbvios

    1. Tudo tem origem no voto obrigatório. Quem vence as eleições são as pessoas dependentes de bolsas e sistema público de saúde e educação sem limites. Votam por medo, e para não serem multadas. Este ano pediria ao ministro Barroso, que anistiasse multa pra quem não for votar. Teríamos votos de pessoas mais qualificadas.

  54. Pelas mesmas razões do artigo publicado nesta Folha de São Paulo, pelo eminente articulista Professor André Ramos Tavares, tenho sugerido reiteradas vezes, EC com engajamento da imprensa e uma cruzada nacional, para alterar a composição e os critérios de acesso do STF para 27 membros, um por cada unidade federativa, eleitos por colégio eleitoral, abrangendo a OAB, o MP Estadual e Federal e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Federal e Estadual, para mandato de 10 anos. Namastê!

  55. Adorei o trecho que diz que o Suprime deveria seguir uma lei de 2015. A pergunta é: o Suprime não deveria obedecer às leis?

  56. O que deixa o cidadão médio fulo de raiva é a constatação que esse corrupto ainda tem muitos anos de STF. É um dos patos que suja o poleiro.

  57. Se isso acontece no stf, assim, escancaradamente, imagina o que não acontece nas instâncias inferiores que têm menos visibilidade. Alguém falou em Lava Toga aí?

  58. Interessante, mas enquanto não se revelar quanto e como Gilmar Mendes recebe por esses serviços, será apenas mais uma reportagem cheia de suspeitas. É duro, mas é assim.

  59. Quanta maracutaia, tem muito assessor que ficou milionário eu estimo, salvar bandidos da gola branca da cadeia dá muito dinheiro.

  60. Vamos decidir já! Se o CPP proíbe atuação em processo cuja "parentalha" e amigos façam parte, das duas uma: ou o "poderoso" se declara IMPEDIDO a partir de hoje ou o brilhante, honrado, capaz e digno Ministro FUX solicita apreciação da CORTE. Porque, do jeito que esse "cara" e mais uns TRÊS estão DEBOCHANDO dos HONESTOS e COMPETENTES JUÍZES e PROCURADORES além de nós brasileiros de bem, o Brasil será em breve um novo MÉXICO. Pra quem não sabe: BANDIDAGEM GERAL.

  61. Excelente reportagem, parabéns. É nojento saber como esse sistema de cartas marcadas funciona, mas é preciso jogar luz sobre isso. Agora entendo o "algoritmo" que leva os bandidos (endinheirados e poderosos) a se safar.

  62. A declaração de impedimento atesta o caráter do magistrado. O Gilmar não tem nenhum caráter, é um todo poderoso que faz o que quer e está pouco se lixando para o que é justo, muito menos com a opinião pública. Ele quer é atender ao interesse dos amigos, certamente muito bem remunerado por isso. Vai passar para a história como uma das figuras mais repulsivas da República

    1. Pois bem. Agora me responde: e por que nenhum dos "outros" colegas de toga nada fazem, a não ser alguns "muxoxos"?..muito de vez em qdo..apscosta/df

  63. O Corporativismo e o compadrio no STF, que se assemelha a uma CONFRARIA DE TOGA, e não consegue se ver livre de qualquer sentido de uma justiça partidária e dependente de interesses pessoais.

  64. Se o congresso não fosse frouxo e corrupto este safado do Gilmar já teria sido impichado.Fatos relevantes para isto nào faltam.

  65. Gilmar só age dessa maneira por causa da conivência dos demais ministros, inclusive do próprio Fux. Que carta na manga tem o Gilmar para conseguir a conivência do Fux, Barroso, Weber, Carmen Lúcia, Fachin? Mas fiquem tranquilos, pois vai "melhorar" com Kássio Marques e a próxima indicação de Bolsonaro. O Brasil não tem jeito!

    1. É simples, José, todos têm o rabo preso. A Carmen foi indicada pelo primo pra ocupar a vaga deixada... pelo próprio primo. O Fachin era acompanhado no Senado pelo Ricardo Saud. O Fux fez a "campanha" mais vexaminosa para conseguir a vaga. O Barroso pagou um pedágio para entrar, que foi livrar a cara do Dirceu no mensalão. A Rosa não tinha qualquer competência (foi a pior sabatina da história). Dos demais nem é necessário falar. O fato é que todos possuem um carimbo de antirrepublicanismo.

  66. Não entendi: afinal de contas, os processos são escolhidos aleatoriamente por via eletrônica ou são os estagiários e funcionários de gabinete que distribuem? Se é por meio eletrônico, como sempre se disse, como é que estagiários e funcionários terceirizados estavam distribuindo processos?

    1. O que o jornalista disse se resume assim: os processos são distribuídos aleatoriamente, salvo nos casos em que os advogados escolhem qual juiz (Ministro) querem como julgador. Quando o advogado especifica, aí não tem sorteio, o processo é distribuído por "preven$ão". Entendeu?

  67. É por reportagens como esta, que não lemos em nenhuma outra revista, é que me faz continuar assinando a Crusoé! parabéns, mais uma vez, pela excelente e esclarecedora reportagem, que, com coragem incomum, joga luz sobre a caixa preta do Supremo Tribunal Federal!

  68. Sao reportagens como essa da Crusoé que me fazem ter esperança em um Brasil mais digno e justo e orgulho de profissionais da área tão gabaritados e empenhados em mostrar os caminhos tortuosos aos quais os advogados dos criminosos encontram para burlar as leis e fazer de alguns ministros do STF seus “gigolôs” de toga. A cada dia fico mais satisfeita com a assinatura da Crusoé e O Antagonista. Bravo, Bravíssimo!

  69. DÁ VONTADE DE VOMITAR! Inocentes aqueles que imaginam o STF como guardião maior da Constituição e do interesse da sociedade. Milicianos e traficantes são "fichinhas" perto dos marginais, cânceres malígnos metásticos, que putrefatam o corpo do STF. Só a ignorância e alienação política de um povo explica tamanha tolerância à presença tão maciça de CORRUPTOS, LIBERTADORES DE BANDIDOS, na Suprema Corte. Com "ministros de merda", só TIRO DE 12.

  70. Vcs tem que ir "para cima" do senado para o pilantra do Davi Alcolumbre pautar a CPI da lava Toga e o de Gilmar- Tóffoli e Leawandwisk. Ainda, vcs tem que publicar quem foram os 10 senadores que votaram contra esse novo ministro indicado pelo bobo da corte Bolsonaro ai saberemos quais foram os 57 senadores que compactuaram que essa indicação abestada.

    1. Mas o senado não tem interesse nenhum em detonar o STF. Maioria dos senadores estão com o pé na jaca da corrupção, e o STF é do esquema. As coisas só mudarão se houver uma ala patriota nas FFAA...

  71. Em nada se parece com uma corte de justiça da mais alta esfera. Eu diria que Mário Puzo (autor) de o poderoso chefão e Ford Coppola (diretor do filme) ficariam com vergonha de colocar algo assim no roteiro. Mais uma vez, o Brasil mostra o que tem de pior, os brasileiros poderosos.

  72. Nossa, triste ver que precisamos confiar no sistema para tirar processos da mão de um ministro do supremo, como confiar em qualquer decisão dele?

  73. Falta coragem e iniciativa para políticos e sociedade civil clamar pelo impeachment desta figura que comprovadamente não tem as mínimas condições ,perfil e dignidade para continuar no cargo que ocupa . Os próprios membros do STF precisam reagir ... é tudo tão escancarado que respinga ... Permitir é ser conivente ! E alguns , poucos é verdade, demonstram muito incômodo com a situação . Vergonhosa , escandalosa, criminosa...

  74. Fico imaginando qual seria a "desavença" entre Gilmar e Marco Aurélio, que não se falam. Talvez uma disputa de poder no STF ou seria a disputa por uma vaga melhor no estacionamento?

  75. Há muito que ministros como Gilmar, Lewandosky, Tofolli e Alexandre de Morais fazem, no meu entender, o STF um enorme prostíbulo! E o pior é que logo chegarão dois novos meretríssemos!

    1. Não só de cada ministro, mas de centenas de políticos.

    2. Sem dúvidas!!! Recentemente ele até falou em plenário sobre "telhado de vidro" se dirigindo ao Fux. Foi uma ameaça clara. E é usando desta tática suja de ameaças, que ele consegue ter os políticos corruptos como aliados e intimidar os seus próprios pares do STF.

    3. Exatamente!!! Ele faz ameaças não só aos políticos enrolados, mas também aos seus pares do STF. Vide a última frase que ele falou para o Fux, sobre "telhado de vidro". Uma ameaça escancarada e foi usando desta tática suja que ele tomou para suas mãos a "Justiça" do Brasil.

  76. Parabéns Vassalo e todos da Crusoé/Antagonista! Reportagem primorosa com detalhes sórdidos que todos sabíamos existir, mas que agora temos dados para argumentar e pedir a verdadeira JUSTIÇA! #ForçaPresFux! O “píto” dado no ministro marco aurélio (minúsculas propositais) já me deu grande esperança de mudança tão necessária no nosso STF! Last bit not Least: PRECISAMOS VOTAR SIM! ANULE! Rio à 4 anos atrás foi assim! E crivella acabou eleito com só com 20% dos votos válidos! E a mídia abafou...

  77. Que fazer quando a última instância da justiça está contaminada pelo crime organizado. Bolsonaro teve a chance de começar a virar o jogo, mas por problemas pessoais e familiares com a justiça indicou um desconhecido e obscuro cidadão. Parabéns a CRUSOÉ por retomar sua linha independente de nossa imprensa contaminada e cheia de fezes na cueca, viciada em dinheiro público suprido pelas esquerdas e algumas direitas.

  78. O GM deveria ser interditado, impichado do STF! Fica evidente que todas as ações da Lava Jato, nas mãos dele, serão anuladas ou engavetadas, com exceção do processo que envolve o ex-juiz Sérgio Moro, que os advogados do ex-presidário alegam a parcialidade do ex-juiz de Curitiba. #ForaGM! #ForaGM!

  79. Fica cada vez mais difícil acreditar e ter esperança no Brasil. Ao invés de evoluir para o progresso, para uma democracia sólida e igualitária para todos, o País retrocede em direção à Idade Média em termos de Justiça. Nenhum povo, de qualquer país democraticamente forte, aceitaria 1/10 das coisas que este Gilmar faz. Ele é descaradamente um político que usa a fantasia de ministro do STF. Ele nem disfarça seus golpes e suas manobras sujas, perdeu totalmente o medo e o respeito pelo povo.

  80. Um ministro Garantista da corrupção. Se vivesse num país sério já estaria fora do STF. Se porta como um serviçal com os criminosos do colarinho branco. Há esperança que o presidente Fux dê um freio de arrumação e corte esse elo entre os advogados criminalistas e servidores do STF.

  81. Incrível a crise moral e ética que se revela a partir dos episódios de distribuição de feitos no STF. Fossem certos julgadores pessoas de reputação genuinamente ilibada as falhas procedimentais seriam detalhe desprezível; mas quando se está lidando com gente princípios e caráter duvidoso, que procura se impor de forma arrogante, ríspida e descortês em relação aos próprios pares, só mesmo a crise permanente das instituições da república para justificar a manutenção das coisas como estão.

  82. Para quem, como eu, tem formação jurídica, é inacreditável o que o STF – por seus ministrecos – vêm, de há muito, fazendo. E de modo orquestrado, ninguém se engane. Eles são tão olimpicamente arrogantes frente à sociedade, e pouco se lixam para a opinião pública. E onde está a sempiterna OAB, que não protesta veementemente contra esse estado de coisas? Capaz que vá fazer algo, com este seu Presidente escandalosamente ativista. E o Senado, então? Leniente. Corrupto. Imprestável.

  83. Como pode um sistema ser tão blindado ao ponto de que tudo é feito por este ministro na cara dura, milhões de reais de propinas, um país à beira de um caos, e ele com certeza com sua conta bancária recheada em paraíso fiscal. Povo na rua em 2021, vamos fazer greve e passeatas quantas forem preciso.

    1. Concordo! Assim que tivermos a vacina, vamos fechar a av. Paulista!

  84. Gilmar Mendes (câncer do Brasil), STF (vergonha nacional), Presidente(Traidor dos seus eleitores e comparsa do políticos podres). Estamos ferrados!.

  85. Como diz o ditado, "todos os caminhos, levam ao STF"! No fundo, o picareta bozo tem razão, o STF é um aglomerado de interessados. Esse bando, está com o 'puder' nas mãos, e o palhaço bozo se tornou um marionete. Só queria perguntar ao bozo, onde estão o cabo e o jipe??? cambada de fdp!

  86. O País precisa de uma VERDADEIRA Suprema Corte para proceder uma limpeza no legislativo.”As milícias cariocas já controlam 25,5%dos bairros do RJ, num total de 57,5%do território da cidade”. As milícias cariocas financiam o poder político que retribui favorecendo-as de várias formas.uma via de mão dupla. No STF tem ministros tirando proveito do cargo e da capa preta,são poucos . No comando com o ministro Fux espero que os de caráter façam coro com ele, para limpar o Legislativo dos corruptos

  87. Quem o PR BolZonaro foi consultar para indicação do min. Kassio Nunes ??? Quem ? Quem ? GILMARZÃO !!! Ele é o poder da República, para onde todas as pedras rolam.

  88. Trabalho minucioso de pesquisa e análise, parabéns Fábio Leite e Vassalo. Assusta a omissão dos demais ministros que em todo esse tempo fizeram nada. Tomara que Fux tenha força para conter essa manipulação da distribuição e que não caia na última manobra da proposta do GM de tirar de Fachin os processos da Lava Jato.

  89. Vassalo muito obrigada por seu espetacular trabalho. Impressionante existirem todas essas provas e nada acontece para mudar. Sinto uma profunda tristeza de constatar tanta bandidagem com poder. Me sinto a beira de um precipício sabendo que vou cair e sem salvação. Minha fé é a CRUSOÉ.

    1. Exatamente. E devem ser usadas todas as armas possíveis pra isso.

  90. Aí está a manifestação real de uma Besta, com toda sua natureza ímpia, belial, iníqua e obscura dentro do sistema de justiça do país. Somente homens da hierarquia superior têm poderes para este combate. De duas, uma: ou ela será abatida ou dominará sobre todos.

  91. Este Gilmar Mendes é simplesmente um sujeito "podre", cujos atos tem contribuído para que este sistema de corrupção se perpetue. Tem certas matérias, à exemplo desta, que a Crusoé deveria liberar para que seja circulado para o público, além dos assinantes.

    1. Tão podres quanto são os seus pares, que tudo veem e nada fazem. Covardia, conivência ou excesso de corporativismo?

  92. Caso típico de justiça manipulada de forma a prevalecer decisões do tipo “cartas marcadas” com o magistrado “garantista”, termo este que deixa de se referir à “letra fria da lei” para representar a “garantia de decisão pro réu” influente em qualquer dos Poderes da República e/ou endinheirado que contrate “bancas amigas”. Isso sim, um GOLPE na ORDEM, na JUSTIÇA e na DEMOCRACIA do Brasil. 🇧🇷

  93. Desde que Fux deu bau-bau para os "ritos e protocolos" , colocando e mantendo o pau na mesa, Gilmar tem andado com as perninhas juntinhas, será por que????🤣🤣🤣🤣

  94. Minha nossa!!!!!!! Assinei Crusoé este mês. Estou assustado!!! Não sabia da grandeza desta falta de responsabilidade. Dos 3 poderes era o único que acreditava. Estava enganado.

  95. Os DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! No EXECUTIVO e no LEGISLATIVO promoveremos a RENOVAÇÃO com as URNAS! E com este JUDICIÁRIO? O QUE FAZEMOS? Temos de ALTERAR a CONSTITUIÇÃO, exigir CONCURSO PÚBLICO para TODOS MINISTROS de TRIBUNAIS SUPERIORES e estabelecer MANDATO de 10 ANOS! Exigimos MERITOCRACIA, INDEPENDÊNCIA e ALTERNÂNCIA! SÉRGIO MORO em 2022 será nosso “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos!

    1. Claiton, e qual é a ideia que vc tem para a renovação do legislativo e do executivo? Nas eleições de 2018 houve uma renovação substancial nesses dois poderes. vc viu alguma mudança? Vc tem visto as pesquisas para as eleições para prefeitos e vereadores? Observe os partidos que lideram as pesquisas. É desanimador.

  96. Lamentável!!! não há outro adjetivo pra exprimir todo o meu desânimo com os 3 poderes que tudo podem e podem tudo! Parece que nada se pode fazer contra isso. Creio que poderíamos fazer algo, contudo, a ideia é utopia!!! O que nos leva outra vez ao ponto Zero: Nada! REVOLUÇÃO POPULAR: ATIVA: REUNIR AQUELES QUE SONHAM COM UM PAIS MELHOR E TOMAR BRASILIA DE ASSALTO. ENFIAR O PÉ NESSA CORJA E BOTAR O PODER NAS MÃOS DAS FORÇAS ARMADAS. EXIGIR NOVA CONSTITUIÇÃO. 2) PASSIVA: DEIXAR DE VOTAR NA PROX.

  97. Coordenadoria de Processamento Inicial com 26 servidores aptos a ler o nome do magistrado pleiteado pelos reclamantes. Brasília tem cada instância... qual salário se paga por essas competências?

  98. Como é descarado o interesse dos advogados para que seus pedidos cheguem na mão do GM! garantista declarado poderia garantir a segurança dos brasileiros, condenando bandidos. acho que aí é querer demais. Que pena!

  99. Não adianta espernear, Gilmarvado vai anular a condenação do ladrão Lula. Ele quer, ele faz e, não há macho, que o impeça. Está escrito e se cumprirá...

  100. O ideal seria reduzir a distribuição de ações ao STF e eliminar as decisões monocráticas. O STJ deve ser a última instância para discutir o mérito das questões. No Supremo, devem prevalecer as decisões colegiadas. Menos deuses e mais ministros.

  101. Esse câncer (Gilmar) ainda vai acabar com o Brasil, e Bolsonaro ainda coloca um ministro indicado pelo centrão, o que esperar de uma nação que tem uma corte desse nível. As pessoas de Bem estão ferradas.

  102. Ora vejam só... A pergunta que não quer calar: por que, denúncia após denúncia referente a este senhor e a seu eminente par Dias Toffoli, apresentadas frequentemente - por mais escabrosas e impensáveis para um cidadão de bem - , nunca são concluídas de acordo com a justiça. Denúncias sempre relegadas às calendas gregas... O que se pode fazer em uma republica onde indicado ao SupremoTribunal toma tubaína com o pai de investigados??? Conduta suspeita??? Ainda assim será nomeado...

  103. Se os bons se calam (ou se omitem) os maus deitam e rolam. ...e a nação em estado de CHOQUE. cada vez mais uma venezuela.

  104. O absurdo já começa pelo fato do STF em vez de ser uma corte constitucional ser uma corte de julgamento de recursos de processos subjetivos aumentando o congestionamento de processos. Quanto ao ministro mencionado na matéria dispensa comentários, é um notório amigo dos corruptos do PSDB.

  105. Até a Carmen Lúcia , auto-proclamada a Paladina da justiça, metida nessa podridão moral ? Lamentável viver o tempo do mais vil STF de todos os tempos. E agora chega um novo reforço, plagiador emérito. Se o inferno é aqui na Terra, sua sede é no STF. Um conselho para Diógenes: nem pense em ir à Praça dos Três Poderes, pois irá perder tempo...e bateria.

  106. Ora, manter o primeiro relator para quem foi sorteado é básico e já existe em todos os ramos da Justiça. Curioso que na Corte Máxima não existisse. No mais, alguém precisa provocar e Fiz precisa rever os atos praticados por GM sem distribuição aleatória

  107. Parabéns Luiz Vassalo e Crusoé! Sou assinante há pouco tempo, mas reportagens como essa me fazem no acreditar que ainda existe jornalismo investigativo nesse país! Quanto à notícia: não há dúvidas de que, em qualquer outro país civilizado, a suspeição e mesmo o impedimento desse ser já teria sido reconhecida há muito tempo! Na lei processual já está! Só falta alguém da Corte tomar a iniciativa para que o pessoal decida ler e aplicar a lei. Vergonhoso!

  108. Em algum outro lugar da galáxia uma corte suprema desrespeita artigo de seu código penal? E ainda falta uma maneira de análise prévia e isenta das suspeições.

  109. Que o Presidente FUX tenha a coragem necessária para fazer do STF uma instituição digna da confiança do nosso povo. Ficaria na história.

  110. O que seria do brasileiro sem essas informações. Obrigada, Crusóe é Antagonista. A cada informação fico mais enojada dessas excelências.

  111. Parabéns ! O caminho das trevas foi desvendado! É uma vergonha!!! E pensar que agora terá mais um para fazer parte do sistema, nos assusta e nos causa mais preocupação!

  112. Faltou a Crusoé trazer alguma novidade. Tudo isso nós já sabemos. O que nós precisamos saber, a Crusoé não traz. enfim mais a matéria pra "encher linguiça"

    1. Porra Paulete.. tu.. nào te mancas mesmo né? Qusl é a tua mané?

  113. O melhor a fazer é defenestrar ministros que cometem crimes de desobediência às leis. Assim teríamos um STF bem diferente do atual.

  114. Segue o baile. A putaria não acaba. Parece suruba, todos são contra devido a repulsa aos maus costumes, porém, basta adentrar ao recinto e todos se aboletam. E ninguém faz nada! Nossa repulsa: Não vote, fique em casa! Essa corja tem que nos ouvir!

    1. Penso da mesma forma, NÃO VOTAR, o sistema é corrupto, somos os bobos da corte.

  115. Parabéns pela excelente matéria. As providências tomadas por Fux ainda são tímidas pq conter os tentáculos de GM em prol dos corruptoras.

  116. Há no STF as manjadas laranjas podres - GM, JADT, RL e MAM. A estes frutos cítricos, que apodrecem rapidamente e contaminam os que estão próximos, outro juntar-se-á no dia 05 próximo - o nada ilibado e também nada douto como Crusoé provou - KÁSSIO NUNES MARQUES, que já vem apodrecido pelo contato com as laranjas podres Ciro Nogueira e sua cambada. Que LUIZ FUX evite a podridão geral do STF é o que os bons brasileiros esperam. E parece que começou bem no exercício da presidência. Torçamos.

  117. É público compadrio que envolve certos ministros do STF. Esses ministros devem ter mandatos limitados e escolha não pode ser por políticos. Temos vergonha dessa corte.

    1. Tipos como o Gilmar estão por toda parte dos órgãos que governam o país. Não podemos ter fé na justiça se ela é direcionada a favor de investigados ricos . Fora Gilmar.

    1. Tudo culpa de uma pessoa . Sr Jose Sarnento. Esse foi o que aquele mandou para destruir a nação e enriquecer poucos malandros. FHC , deveria ser preso por indicar essa praga para o STF

    2. Intolerável a parcialidade do STF, agora fortalecida pelo ingresso de Kássio Nunes. Como o Tribunal Constitucional do país tem falhas administrativas desse porte? Como artimanhas desse calibre se implantam desabusadamente sem nenhum crivo? Que conivência espantosa!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO