MarioSabino

Não faça como o Google

16.10.20

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Caro Sabino. Não devemos esperar reconhecimento e justiça em um mundo imperfeito, pior, em um país de cínicos, de sórdidos e de ordinários. Também “já virei a curva”, porém tive a lucidez de não fazer filhos. Quando chegar minha hora, irei com paz total de espírito, quem sabe até com um esboço de sorriso no canto da boca. Seguirei com Crusoé desde que vocês não caiam na teia do corporativismo e passem a defender a imprensa das meias-verdades e das mentiras inteiras.

  2. Acho que o Sabino tem razão para orgulhar-se do seu trabalho. Mas, há um aspecto desse caso que está me deixando confuso: falamos tanto desse dinheiro na cueca e fizemos tantas piadas à respeito que não sei, afinal, quanto foi encontrado na casa desse tal senador. Como ultimamente só ouvimos falar de roubo de milhões e bilhões, trinta mil parece troco de bar. Foi só isso que encontraram? No início eu havia entendido que eram 500.000 na casa e 17.000 no cofrinho. Procede?

  3. E apesar de tudo continuamos inertes, sem fazer nada, reclamando em um canto. Vamos pedalar parados ainda por um bom tempo.

  4. Que bom que apareceu a Crusoé. O país precisa e nós cidadãos desamparados também. É bom saber que nossa indignação tem uma voz. A voz das evidências, dos fatos que não deixam que as mentiras se propaguem. Não desanimem...

  5. Vcs são Charlie Hebdo. Vou continuar acionista. Só não consigo adicionar o combo com o Antagonista +. Algo não funciona. Me procurem por email.

  6. Parabéns à Crusoé e ao Antagonista. O Brasil precisa, e muito, do vosso trabalho e dedicação. E nós, leitores, para darmos nossa parcela de contribuição mantendo-os com nosso quinhão, até que permaneçam isentos, como sempre foram. Parabéns!

  7. Mario Sabino, dou 10, dou 100, dou 1000 a sua denúncia, sua revolta em relação ao Google, pela falta de respeito para com uma revista tão importante como é a Crusoé. Em relação ao senador "calipígio", meu Deus, que vergonha! Que esse mal não atinja a todos os políticos de nosso país. Força, Sabino, continue pedalando, para ganhar mais energia, quem sabe um dia você sai do lugar.

  8. Eu cansei desse Bananão e troquei a “ergométrica” por uma bicicleta de corrida, fibra de carbono, tubeless e câmbio electronico. Acabei parando em terras Britânicas. Mas não consigo para de ler sobre esse tal país e vocês são tão bons que não tenho a menor chance de acabar com esse meu vício.

  9. Sabino, Crusoé e O Antagonista conseguiram sintetizar a esperança de uma dia ver este país um pouco mais decente. Jornalismo sério é perseguido por amigos do rei, mas também é aclamado por quem vive no mundo real. Faça exercícios e se cuide bastante, o Brasil precisa mto de vc. Obs.: sensacional o "senador calipigio". mto bom!!!!

  10. Parabenizo esta revista. Merece confiança, muito embora, em algumas matérias tenha opiniões diferentes. Assim, sinto-me confortável. Desejo que esse periódico tenha longa existência.

  11. Me tornei assinante há pouco tempo. Parabenizo o trabalho de vocês. Gosto de jornalismo investigativo e vocês são bons nisso. O avô aqui continua pedalando.

  12. sou avó, faço exercício em esteira ergométrica, acompanho a luta de Diogo Mainardi desde os tempos que ele escrevia na revista Veja e era praticamente a única voz contra Lula e previa a tragédia que seria o governo petista e só não desisto do Brasil porque temos jornalistas como vocês e uma nova geração que chega querendo passar este país à limpo

  13. Parabéns Em todas as áreas tem os que pedalam incansavelmente! Este país não acerta o "prumo / nível" de jeito nenhum. A única esperança que resta são as informações das novas mídias digitais como vocês. Por favor, não parem de pedalar.

  14. Mudança de algoritmo coisa nenhuma, é o algoritmo da Silva mesmo. Não é à toa que os americanos estão apertando eles. Theodore Roosevelt já sabia dessas coisas quando mandou os cabras atrás de Rockefeller.

  15. Mudança de algoritmo coisa nenhuma, é o algoritmo da Silva mesmo. Não é à toa que os americanos estão apertando eles. Theodore Roosevelt já sabia dessas coisas quando mandou os cabras atrás de Rockefeller.

  16. Cirúrgico e eficaz em seus comentários e cheio de esclarecimentos do alto de sua bike ergométrica, parabéns pra você Mário Sabino e para nós assinantes da Crusoé que temos o privilégio de encontrá-lo e a seus brilhantes jornalistas ao menos uma vez a cada semana...

  17. País da "piada pronta", como diria o macaco Simão. Na Bahia, quando Fulano ta muito irritado com uma coisa, e Beltrano pergunta: "Fulano kd aquele negócio?!" Fulano costuma responder: "Tá no teu chico!" Desnecessário dizer o que é "chico" neste belo diálogo, certo? Agora, supunhetamos que, de repentelho, o tal senador fosse baiano e alguém fizesse a pergunta pra ele...que diria o senador, como bom baiano e praticante dos bons e maus costumes? "Tá no seu chico..." Certo, mas ELE é o tal Chico...

    1. Nesse último caso, levando em consideração o primeiro, em vez de "Tá no seu chico..." não seria "Tá no chico do seu Chico" ?

  18. Perfeito seu comentário. Aos 86 anos eu pedalo essa bicicleta ergométrica e gostaria de ver a tão sonhada faxina no Brasil. Mas, cada dia que passa, a esperança se esmorece.

  19. Mario, já que está por aqui, gostaria de fazer um pedido. Faça uma reportagem com o Kim Kataguiri. Rapaz inteligente, perspicaz, bem articulado. Precisamos de jovens com coragem, ideais e idéias na política, chega dessa velharia patética e rançosa. Mas eles precisam de chance.

  20. Prezado Sabino, a bicicleta ergométrica não sai do lugar, mas exercitar-se nela permite manter suas coronárias abertas. O seu trabalho e de toda equipe Crusoé traz saúde à República: pode parecer que não sai do lugar, mas este trabalho abre as artérias da boa informação, essencial no tratamento da isquemia causada pela corrupção.

    1. Apoiadíssimo, Fernando. Eu tb faço a minha e sinto-me a cada dia melhor. Como diz meu ortopedista "Está cansada? Muito cansada? Ande mais 1 minutinho". Isso vale para a revista. Está difícil? Vontade de desistir pq o Brasil não tem jeito? Continue mais um pouquinho. Água mole em pedra dura ....

  21. O Google não mostra o nome de vocês, mas o Guardian (Inglaterra) e o Spiegel Online (Alemanha) mostram. Do Spiegel Online postei ontem o link no Antagonista. Repetindo: www.spiegel.de/politik/ausland/brasilien-mutmasslich-veruntreutes-geld-in-unterwaesche-von-vertrautem-bolsonaro-gefunden-a-723dada0-98d2-4f4e-8ed2-5b17adce-0248#

  22. Perfeito Mario! Parabéns a Crusoé e a Antagonista pelo excelente trabalho jornalístico investigativo de qualidade. Sem vocês, ficaríamos sabendo menos ainda do que ocorre nessa república. Um dia a bicicleta andará.

  23. Mário, compartilho tuas tristezas como brasileiro. E, como assinante e leitor assíduo de Crusoé, sou grato por vocês existirem e fazerem esse jornalismo de tanta importância. Parabéns!

  24. Você traduziu meus sentimentos como nem eu conseguiria fazer Mário. Sei que está batido dizer isso, mas sinto vergonha de ser brasileira. Vcs da Cruzoe e de O Antagonista são, atualmente, um dos pouquissimos motivo de orgulho que ainda temos

  25. Parabéns, Mario! E parabéns à moçada de Crusoé e d’O Antagonista! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  26. Oh dia, oh hora. Que desânimo, essa bicicleta hergumétrica não sai do lugar. Tudo parece ter sido feito para não andar. Não avançamos nunca para o país ser de 1⁰ mundo. Cansado de esperar, avô que sou nunca me senti assim com tanta desesperança. Quando será que a limpeza realmente começará a ser feita? Professor aposentado, morando em cidade pequena, tenho que fazer meus exercícios por recomendação médica sem sair de casa, falta segurança, sem perspectivas de melhoras. Como ser otimista?

    1. Quando adolescente (há muitas e muitas décadas!) costumávamos dizer: "O Brasil é o país do futuro que vive no presente os problemas do passado". Até hoje nada mudou. Como disse o ministro da Fazenda do governo Café Filho, Eugenio Gudin, nos 100 anos, só os nomes mudaram.

    2. Sou otimista por natureza, até pela profissão. Mas agora se sentindo em desânimo real. Vai passar, como tudo na vida.

    1. Tenho orgulho de ser assinante da Crusoé e acompanho o Antagonista há tempos. A qualidade do trabalho dessa equipe faz ter esperança que a bicicleta ergométrica vai muito além de apenas movimentar, mas de fazer mudanças, de acontecer. Amei o texto.

    1. É o melhor jornalismo do Brasil! Pago com gosto! Ler Mário Sabino é privilégio.

  27. A bicicleta deixará de ser ergométrica. Rodará por avenidas, ruas , ruelas e becos. Essa é a luta. Essa é a esperança. Continue pedalando.

  28. Além do jornalismo independente, Crusoé nos proporciona uma sessão semanal de terapia na realidade caótica em que nos encontramos.

    1. O quê vocês plantaram estão brotando...Parabéns Crusoé. Parabéns O Antagonista. O jardim vai florir lindamente...Fé e foco .

  29. Mario, baita orgulho da Crusoé e O Antagonista! A revista não é perfeita, mas eu também não sou. A gente erra mas querendo acertar e está tudo certo. Parabéns pela coragem apesar da sensação de pedalar e não sair do lugar. Essa obstinação só é possível para quem tem propósito naquilo que faz.

  30. Incrível como tenho o mesmo sentimento que o Sabino, em relação ao meu país ergométrico e à revista Cruzoé. O primeiro me desanima e da segunda sinto orgulho. Na atual conjuntura são as únicas fontes boas de informação. Com a mesma idade do autor me vejo também no direito de sentir asco por político que "guarda" dinheiro na bunda, e como o Sabino, ainda tenho esperança de que um dia a bike deixe de ser ergométrica.

  31. Pedalar é preciso e muito precioso; não parar jamais. Vida longa a Crusoé e ao Antagonista - e suas benditas fontes! Obrigada

  32. A Crusoé e O Antagonista compõem uma réstia de sol em país escuro. O sol da liberdade está obliterado pela injustiça produzida pela maldição da falta de verdadeiros líderes. Os cidadãos pobres e espoliados seguem inertes pela própria miséria. Keep it up, guys!

  33. Prezado Mário Sabino, eu, com meus setenta anos, também me sinto, às vezes, cansado de pedalar, mas não podemos desistir, em nome justamente de nossos filhos e netos. Abraço.

    1. Eu, com 66 anos, faça minhas as palavras do Eustáquio. Embora algumas vezes cansados temos que continuar pedalando porque tem muita coisa em jogo e ainda bem que vocês também não desistem, Sabino! Obrigada sempre!

  34. Uma curiosidade: assinei a Crusoé por engano, clicando no link errado. Havia sido fisgada pelas 'pílulas de informação' enviadas pelo Antagonista para o meu email. Não me arrependo. Talvez se tivesse assinado a revista certa, já teria cancelado a assinatura...

  35. Bela metáfora! Compartilhamos da mesma frustração. Por uns 5 anos (2013-2018) achei que iria chegar a pedalar uma bicicleta de verdade antes de pendurar as chuteiras...

  36. Muito bem, Mario. É preciso, urgente até, desmontar a farsa ou as muitas farsas do Google. Bola pra frente. Estamos com Crusoé e com O Antagonista.

  37. Sabino, na Bahia você seria chamado de um jornalista porreta. Parabéns a você e a toda a equipe da Crusoé e do Antagonista. Em tempo, não é de agora que me sinto como esse ciclista da bicicleta aí. Na luta contra tantas safadezas só espero não morrer na praia.

  38. Alberto (Belém-Pa). Muito oportuna e sábia a afirmação do articulista quando diz : "Não precisa concordar com tudo que publicam, claro, mas reconheça a relevância do trabalho do pessoal". Concordo literalmente com tal afirmação, nem sempre comungo da mesma opinião de Crusoé, porém aplaudo o esforço do periódico em trazer à tona fatos que a concorrência não ousa publicar.

  39. Mario Sabino, assino Antagonista e Crusoé e atesto, é o jornalismo mais sério do Brasil hoje, gosto muito do Estadão também , mas já vejo por lá alguns jornalistas de coque do PSOL.

  40. Texto verdadeiro, as vezes desanimamos. Porém já foi pior, muitos escândalos vem a luz desde a lava jato e falta apenas o povo acordar, sem o povo na rua eles continuarão como sempre foram.

  41. A Crusoé é hoje a principal fonte de informação de que dispõe o brasileiro interessado em política nacional. Desbancou os jornalões tradicionais na capacidde de publicar furos de reportagem e tem um corpo de analistas da melhor qualidade. Sou assinante e estou extremamente satisfeito.

  42. Parabéns! Vocês muitas vezes me irritam, mas não posso deixar de reconhecer a contribuição de vocês para um Brasil melhor.

  43. Mário Sabino reconhecer o trabalho jornalístico feito pela excelente equipe do O Antagonista e da Crusoé é justamente não concordar com tudo que é publicado, afinal de contas, não há nada mais salutar nas relações humanas que a respeitosa divergência de pensamento, de credo, de ideologia, de tudo. Parabéns, mais uma vez, pelo brilhante artigo.

  44. Bravo !!! Bravíssimo !!! Disse tudo ...Também eu que não uso bicicleta ergométrica mas esteira ,sinto que ando quilômetros sem sair do mesmo lugar .Ai de mim !!! De todos nós ! Pior que não sair do mesmo lugar, é sentir que andamos para traz ! 2022!!!! Chegue logo . Porque este governo , vai sangrar até o fim já anunciado , sepultando nossas esperanças . Mas é tempo de aprender e renovar-se . Participando e votando sempre . Anular voto é dar espaço aos ruins.Bom anotar estes nomes .Ruins

  45. Sabino, parabéns à moçada da Crusoé de quem também nós, assinantes, reconhecemos a competência! Quanto ao Google, releve, está ruim até para buscar meias. Quanto às bicicletas, persistir sempre. Sou mais velha que você e mantenho a esperança. Vejo luz no fim do túnel e vocês são uma das lanternas. Ânimo!

    1. Quando leio o noticiário diário, inclusive o do Antagonista/Crusoé, tenho a impressão de que a luz no fim do túnel é a de um trem e de que não dá tempo de correr.

  46. Parabéns Mario Sabino, pelo "triple hat"! As reportagens da Crusoé são sensacionais e são um marco na história do jornalismo brasileiro. Parabéns por ser um dos fundadores dessa maravilhosa equipe. Nesta época de poderosos corruptos, vocês são a fonte de informações corretas e seguras! Vocês ajudam nossas instituições tão contaminadas por bandidos.

  47. Acabei de renovar minha assinatura por dois anos !!! Vale cada centavo!!! É uma das minhas colaborações para que a vida do povo brasileiro venha a ser melhor!!!!

  48. Mario Sabino, faço minhas todas as suas palavras! Essa noticia sobre um senador da República ser flagrado como foi, de repente me deu um cansaço, uma tristeza, uma sensação de desamparo - após um riso meio histérico - que sei, demorarão a passar. Mas passarão, assim como todos esses seres desprezíveis que abundam (o verbo aqui nunca antes foi tão providencial), proliferam, emporcalham a política brasileira.

    1. Eles passam,mas deixam os filhos,os netos,e outros aceclas que rezam pela mesma cartilha.As OLIGARQUIAS,nossa maior desgraça.

  49. Acompanho o Antagonista desde sua primeira edição, praticamente. Sou testemunha das aflições e incertezas financeiras por que vc e o Diogo passaram. Vcs. Venceram.Parabéns!

  50. 💥💥💥👏🏼👏🏼👏🏼💯💯💯👌🏼👌🏼👌🏼. Gostaria de enviar para muitos este seu texto. Posso? Quem sabe consigo alguns assinantes.

  51. Parabéns a Crusoé pela independência e coragem! A democracia é barulhenta,aparecem absurdos e verdades,palpites consistentes e outros irrelevantes ,mas com a exposição atual ,tudo vai depurando e a verdade aparece! A bicicleta vai andar,com certeza

  52. Não esmoreça...estaremos aqui...leitores assíduos a apoia-los...o relógio anda de segundo em segundo...mas a hora sempre chega...continuemos a pedalar...

  53. A Crusoé pode , enquanto continuar com essa linha de jornalismo independente e corajosa , vai poder contar sempre com meu apoio.

  54. Excelente.... também muito cansada disso tudo!!!! Mas por favor, continuem esse trabalho esse trabalho essencial para quem realmente se importa com a dignidade ! Um abraço

  55. Oh Mário, continuo pedalando a ergométrica a seu lado, exausta, desiludida, mas confiando que algum dia sairemos do lugar e chegaremos Lá.

  56. Vocês merecem serem cancelados pelo Google, tem faltado com a verdade em suas reportagens e análises, na maioria das vezes vocês não apresentam o contra ponto. No final das contas perderam a credibilidade infelizmente.

    1. Esse chapa aí é o protótipo do "espião fajuto, do time do "novededos"..acha a revista péssima mas tá firme e forte como assinante.. é o famoso tipo do "inocente inútil".. quaquaqua.. apscosta/df

  57. Sorte que assino os dois e infelizmente não tem Google que explique tanta impunidade,mal caratismo e roubalheira nestes poderes.

  58. Mário, eu sei que vc está cansado mas a história do dinheiro na cueca já é antiga e desprovida de qualquer originalidade. O autor genuíno da ideia foi o irmão do Genoíno ,Ops..🤭 ! Não consegui evitar !!

    1. Com uma brutal diferença jovem, as notas do irmão do genuíno, não estavam sujas de merda.. que tiveram de ser lavadas (não é trocadilho quQuaqua) pra serem apreendidas..apscosta/df

    1. Afinal, qual é a tua? É dioguista ou mariozista? Quaquaqua..apscosta/df

  59. Parabéns a toda a equipe de O Antagonista e Crusoé, vocês são fantásticos. Vocês realmente são um ilha de jornalismo independente e investigativo no meio de tanta merda, literalmente.

  60. Mário, belíssimo texto! Ele expressa os sentimentos de uma geração que jamais viu "o país do futuro" e, provavelmente, não verá. Aos queridos Antagonistas, ficam os parabéns pelo incansável e hercúleo trabalho. Se vocês não têm importância ao Google, têm para nós leitores.

  61. Ao menos a cena do dinheiro encontrado naquele lugar simboliza tudo o que vivemos: dinheiro sujo como manifestação de regressão primária à fase anal. Tudo a ver; essa imagem retrata perfeitamente a situação de políticos que materializam no poder a representação política e emocional de suas necessidades bestiais manifestas em seus excrementos literais e simbólicos. Freud explica muito bem!!!

  62. Tenho 61 anos e meu sentimento é o mesmo. Uma vida inteira sendo enganado, esperando o país do futuro chegar. E cada vez me sinto mais triste e desesperançoso com o Brasil. Uma política suja, um judiciário falso, uma economia puramente para pagar o próprio estado. Parabéns pelo trabalho.

  63. Excepcional o trabalho de todos vocês, mais ainda, são as motivações que levam a tal. Caráter e inteligências são necessários para fazer a diferença. E pelo visto a outra metade sendo consumida por um "buraco negro".

  64. Sou assinante de carteirinha e indico para todos ao redor. No mais, também estou cansada de pedalar e não sair do lixo que são os poderes deste país.

  65. sou assinante desde o dia do lançamento das revistas, já tive crises de aceitação de matérias logo na guinada do confronto editorial com JB. mas continuei acompanhando diariamente essa incansável equipe. HOJE sinto orgulho de ser um dos pioneiros no consumo de tão dedicado e valoroso e ético trabalho. parabéns Crusoé e antagonistas+

  66. Parabéns Crusoé e Antagonista, a imprensa livre sempre será um dos pilares mais importantes da Democracia. Eu sou pai e avô, acho que precisamos voltar para as ruas. Por mais nojento que este país seja tenho esperança que no final o bem vencerá.

  67. Parabéns ao Mario e a todos ! Vces sao maravilhosos !! Tb me sinto assim, pelo menos tenho vces p consolo de q não estou sozinha nesse barco furado

  68. muito bom Sabino , sou leitor desde a primeira edição e é isso mesmo nem sempre concordo com tudo que dizem mas acerca do STF concordo 100% até hoje !

  69. Pedalamos em falso... renovamos Executivo, Congresso, Senado,... e a corrupção ficou ainda mais nojenta, o dinheiro ficou ainda mais sujo.

  70. Por algoritmo leia-se grana. Crusoé pagou o Google? Se não pagou, vai continuar assim, escondida na 3a. página de qualquer busca. O site deveria chamar-se G$$gle.

  71. Tem de pressionar o Google. Sei lá, "entrar na justiça", denunciar (onde?). Seria obra da imprensa tradicional? Inveja de poderosos causam um estrago!

  72. Tenho 58 também, não tenho condições para sair desse país, infelizmente não querer mais viver na sua terra, é porque a elite desse país somente pensa nos seus.

  73. Você Mário continua fantástico. Não concordo com algumas posturas da revista e do antagonista +, porém acho fundamental o jornalismo investigativo. Procurar e escancarar a corrupção é necessário. Parabéns a equipe!

  74. Peço que cada um faça sua pequena parte. Espalhemos a informação. Só assim passaremos de poucos a muitos e então teremos chance de melhorar este país. Quando pessoas de bem se calam coisas ruins acontecem.

  75. Também com 58 anos é sem sair do lugar, assim que me sinto... ou remando contra a maré. Me pergunto : como mudar esta situação catastrófica brasileira ?

  76. Não desista "vovô" rsrs! Precisamos de jornalistas como vocês, mesmo com tantas bundas sujas por aí se ninguém fiscalizar e denunciar, acreditem, ainda poderia ser pior. Obrigada pelo trabalho de vocês que nos 'alimenta' todos os dias! :)

  77. Excelente texto. Tenho 64 anos e me pergunto se terei tempo de vida suficiente para ver a bicicleta deixar de ser ergométrica.

  78. Marivilhoso texto e infelizmente verdadeiro.Pedalamos todos os dias e não saímos do lugar.Nojo desses políticos corruptos e sem um pingo de piedade dos pobres e desvalidos que são os que mais sofrem,é desanimador!

    1. Essa patética figura aí em cima, chega a ser engraçada e histriônica. Eu já li umas trocentas vezes seu ódio pela revista (ou é uma bozista-chulé, ou uma imbecil seguidora do "novededos"). Mas tá Qui toda 6ª. Destilando sua raiva e feito o senador chico, merdando dua cantilena que vai cancelar a assinatura. Ô perua o que fazes ainda por aqui? "Sarta fora, depauperada".. quaquaqua. Apscosta/df

    2. Essa retardada aí, com esse nome estrambótico, é daqueles que pagam uma assinatura só pra tentar desmoralizar a revista. E passam raiva toda semana vendo o sucesso da revista. E toda semana anunciam "vou cancelar blablabla".. que triste destino.. quaqua.. apscosta/df

    3. Quaquaqua.. essa aí, ou deve ser uma ignorante de pedra, ou da tchurma do gado bozonarista, que paga assinatura só pra passar raiva, toda semana..e essa porra toda semana bosteja aqui com sua "vou cancelar".. quaquaqua..apscosta

    4. Acho que a recalcada aqui é vc! Defenda seu presidente Bolsolula com argumentos e não com violência

  79. Como sempre, concordo com você. Espero ansiosa sexta feira pra ver "o que a Crusoé descobriu agora?". E também triste por saber que não vai dar em nada.

  80. Crusoé e Antagonista... TOP, NOTA 1.000. INCOMPARÁVEIS, vale cada Real pago. Tenho a mesma sensação, de estar a correr em uma esteira. Todos vocês são demais... estão fazendo história no jornalismo MUNDIAL!!!! Não parem por favor. Nossa fonte segura, imparcial e destemida. 4o poder da república, pilar da democracia.

  81. Será necessário mais quantos furos pra Crusoé ser reconhecida por outras publicações de plantão? Parabéns, continuem seu trabalho.

    1. MÁRIO SABINO tem razão. Esse país está dando cansaço aos homens de bem, que pretendem fazer que nossa vida melhore a cada dia. Mas a corrupção e desfaçatez dos políticos parecem ficar mais fortes para nos levar a um grande precipício. Crusoé e Antagonista continuarão como dois baluartes contra os que saqueiam nossa Pátria! José Roberto.

  82. Parabéns pelo seu desabafo. Continue meu amigo ....algum dia seremos mais dignos e os políticos mais honestos se não tomarão pontapés na bunda ,para não ser indelicada com seus assinantes omiti a palavra correta!

  83. Que seria de nós brasileiros de bem se não fosse as informações e atualizações q encontramos apenas no Antagonista e na Crusoé. Ambos fazem parte da minha rotina diariamente. Sou grata ao excelente trabalho prestado por toda equipe.

  84. Eu também estou cansado. Me sinto, algumas vezes, um velho ranzinza que não para de reclamar. Principalmente quando alguns amigos passam pano dos feitos dos seus brandidos favoritos. Aí mesmo é que eu me sirvo da Cruzoé, do Antagonista e outras publicações sérias e independentes e municio minhas críticas nas redes sociais. Já sou avó de duas lindas crianças, mas prefiro pedalar na minha bicicleta de 28 marchas na Lagoa Rodrigo de Freitas.

  85. Mario, mas não tá fácil manter a animação. Estou vendendo minha empresa e daqui quero partir. Corrupção tem em todos lados, mas aqui superamos todos limites, ou melhor achamos isso até aparecer um escândalo novo. E tenho certeza que milhões se puderem vão embora tbm.

  86. Assinei a Crusoé, mas confesso, não acessar o site... cada notícia que leio, tanta podridão, tanta corrupção, me deixam extremamente deprimida...

  87. A metáfora da bicicleta ergométrica é perfeita! Essa é a sensação de todo cidadão brasileiro de bem! Os que ainda acham que o país pode mudar devem se exercitar de uma outra maneira e talvez vislumbrem paisagens que o nosso olho não consegue alcançar do alto da nossa bike doméstica. Tenho inveja da esperança deles.

  88. O Antagonista e a Crusoé são minha leitura diária. Jornalismo de alto nível e confiabilidade. Parabéns, Mário Sabino e demais jornalistas pelo brilhante trabalho que vocês desempenham.

  89. No buscador Duckduckgo que uso no lugar do Google o antagonista aparece para a busca "dinheiro nas nadegas". O Google tem interesses próprios cuidadosamente gerenciados por algoritmos configurados por contrapesos pessoais, políticos e econômicos.

  90. Também estou cansada. Cansaço de bisavó, Entretanto, agradeço o trabalho incansável de vocês. Ainda acredito no futuro para aqueles que vão ficar no mundo e isso depende de pessoas como vocês, construindo este futuro nas três linhas de informações, dia a dia, mês a mês, ano após ano. Um dia eles vão cair e vamos ter um país melhor.

  91. O jornalismo de que vocês fazem é de orgulhar qualquer cidadão brasileiro!!! É imprensa de verdade sempre mostrando os fatos e avaliando o que é bom ou ruim para o país, sem se preocupar com os poderosos do momento!!!

  92. Uma dica é não usar o Google Chrome; usar o Firefox e busca pelo DuckDuckGo, cai no Antagonista e Cruzoé em primeiro lugar, com todas as notícias fresquinhas. Os internautas precisam ser menos comodistas e passar usar todos os ótimos programas e sistemas alternativos; desta forma sairemos das mãos dos bandidos!

  93. chorei de dar risada com os episódios da semana...talvez de desespero...tão absurdamente surreal que só rindo. Ótimo texto e continue na esteira.

  94. confesso que me emocionei...fiquei melancólica.... pensando no nosso país, em nós. Balanço a cabeça e continuo a leitura da edição dessa semana e, assim, sabendo que não estamos sozinhos. .......Ainda há esperança ...avancemos.

  95. Perfeitooooo. Tenho 58..netos..e acho que ando para trás na minha bicicleta Brasil. Todo dia levanto e penso, ñ vou ver o Antagonista..só coisa ruim...mas estou viciada...antas das 7hs lá vou eu no +++..daí a noite penso , chega..mas cadê o Claudio que ñ entra? Então assim..eu tb tenho orgulho de vcs.

  96. Como assinante das mais antigas, fico orgulhosa dos meninos da Crusoé e Oantagonista. Eles literalmente têm a mesma idade ou menos do que meus filhos. Parabéns a todos.

  97. Mario, o entusiasmo de vocês é transformador e referencial, ainda que possa parecer lento demais como a bicicleta ergométrica. Quando tudo parece turvo, vocês apresentam um pontinho de inspiração. Vida longa para vocês.

  98. Pensando aqui como cheguei na Cruzoé...Não é relevante para o Google. Não é relevante para o Bozolulismo. E eu aqui. Faz um bom tempo. Deus é pai, não é padrasto!!!!

  99. O jornalismo sério e imparcial da Crusoé e OAntagonista vêm salvando a imprensa brasileira. Parabéns Mário e equipe. Estamos juntos !

  100. Excelente! São artigos como este, cada vez mais restritos a sua lavra, Mário, que me fizeram assinante. Infelizmente matérias como a da capa dessa edição, cada vez mais presentes, tem dado o tom da revista.

  101. Muito bom!!! Pedalar sem sair do lugar é muito mais que chato!!! 1 hora até que dá, pela saúde etc... mais a vida toda, quem aguenta?!?!?

  102. Senti muito orgulho por ser assinante de Cruzoé. Esta semana, Cruzoé disse a que veio. Mostrou que investiga e publica sem medo. Uma pedra no sapato de quem esconde falcatruas. Mesmo que em lugares inéditos. Parabéns ! Vcs sao minha fonte de informação.

  103. o dono do Google é muito malandro. ele interfere pesado na política de vários países. ele já tem poder econômico e quer ter poder político. não adiantam multas milionárias, pois ele tá podre de rico. os mandatários têm medo dele. só o trump para enfrenta-lo.

  104. Mario, vc é muito bom! Quem assina a Crusoé sabe de tudo isso e repercute. É um alento. Água mole em pedra dura. Uma hora, fura.

  105. Talvez o Google não expõe a Crusoé e Antagonista logo no início da busca, justamente por ser relevante. Relevância não é critério do marketing na internet. Isso já percebi faz tempo! Sou assinante da Crusoé desse o primeiro número e posso dizer que ela já começou com boa qualidade mas agora... está arrebentando! Jornalismo competente e "índice zero" em hipocrisia. Pra mim, uma leitura que informa com efeito terapêutico. Obrigada! Parabéns a todos vocês.

  106. Caro Mário, Não desanime!!! Também tenho 58 anos, as vezes me sinto impotente diante tamanha destruição do país, mas como dizia Dom Quixote " o meu descanso é o pelejar". Vamos em frente Irmão.

  107. Parabéns ao Antagonista/Crusoé pela qualidade do jornalismo. Registre-se que, enquanto o eleitor insistir em votar em partidos corruptos como o DEM, seja qual for o candidato, a bicicleta não sairá do lugar.

  108. Referência muito pertinente ao monopólio de fato do Google. Algoritmos de mecanismos de busca podem ser alterados com base em critérios comerciais e feedback de usuários (resta saber se os histriônicos levam vantagem). Quanto à bicicleta estacionária, todavia, sou obrigado a discordar do colunista: essa verde e amarela jamais sairá do lugar. Corre o risco de andar para trás.

  109. Pedale..continue pedalando...a indignação e o nojo pode e vão ser motor de mudança....você,vocês do Crusoé nos dão certeza que não estamos no mesmo lugar..vocês ,grandes jornalistas ,iluminam está sala escura e fetida em que estamos todos nós. A Hora do sabão,vassoura,detergente chegará..continuem fortes e destemidos...Precisamos de vocês.

  110. A metáfora da bicicleta ergométrica é perfeita, há dias que tenho vontade de parar de ler as notícias. Mas não consigo, já estou viciada em O Antagonista e Crusoé, são várias vezes por dia entrando nos sites. Sem falar no Gabinete de Crise que eu não perco por nada (o Papo Antagonista é mais difícil devido ao horário). Talvez sejamos masoquistas, mas é sem dúvida melhor do que ser alienado passapanista.

  111. Força! Continuem! Vcs são geniais e expressam o meu sentimento de maneira clara! Precisamos saber e, só através de vcs, conseguimos! Parabéns e obrigada a toda a equipe!

  112. Mario, também me sinto como vc. É lamentável tudo isto e, sinceramente não sei onde isto vai parar. Tenho muito medo. Parabéns à todos vcs, pois sou assinante desde edição zero.

  113. O desânimo às vezes pega pesado e nem vontade de " pedalar " eu tenho. E penso em deixar para as novas gerações descascarem esse abacaxi. Não sem sentir que minha geração, embora bem intencionada, falhou. Só continuo por hábito. E porque reconheço o esforço de vcs em fazer a roda continuar girando. No meu cansaço de avó, temo que não chegarei a ver a ergométrica sendo passado.

    1. Eu também sinto assim. Mesmo Que dê raiva e nojo e mesmo q eu ñ viva pra ver alguma coisa mudar contínuo aqui. Bravo Crusoé!!!!

  114. Sou jornalista aposentado. Assino o Antagonista + e a Crusoé desde o primeiro número e continuarei assinante enquanto viver. Com o maior orgulho.

  115. Parabéns. Sou um eterno revoltado de 70 anos, q ainda não se cansou , em boa parte por estímulos vindos do jornalismo investigativo q vcs praticam. Pense na bicicleta subindo uma ladeira, pq lá na frente vamos descê-la , ou nossos netos. Abraço.

  116. Xará, devo confessar, que eu, com meus 58a, também cansei desta 'brasilidade'! Como diz o vídeo da época da anta: - "tava bão...não tava tão bão, tava ruim!...agora, parece que piorou!" Nada no bananão melhora nem evolui! Não sou avô, mas estou cansado! O que salva, é a Cruzoé e O Antagonista! Taca-lhe pau Marião!

  117. Mario - ALERTA sobre como anunciar na CRUSOÉ Creio que o site de Vocês na sessão CENTRAL DE AJUDA o item ANUNCIE NA CRUSOÉ não esteja funcionando, Tento enviar uma mensagem para o Departamento Comercial pedindo a tabela de preços para anunciar a minha Empresa, e assim colaborar com o aumento de receita de Vocês, mas não consigo. Peço verificarem. Grato Alberto Mendes

    1. Muito obrigado pelo alerta, Alberto. Entraremos em contato com você. Abraços.

  118. Vocês mostram o Brasil nu, como ninguém nunca mostrou. Os políticos sabem disso e leêm. O Google sabe. Os bolsonaristas e lulistas também. Confesso que é cansativo ver este país nu e melecado, mas não parem de mostrar, por favor! Muito obrigado.

  119. Parabéns Crusoé e Antagonista. Continuem assim. Para mudar esta bandalheira toda precisam rolar cabeças, a começar pelo STF, a turma dos solta bandidos e ladrões, STJ e judiciário em geral. Como podem pessoas assim "julgar" e "sentenciar" os outros?

  120. Mari,o tenho um orgulho imenso de ser seguidora, depois assinante, tanto do Antagonista, como da Crusoe. Vcs me fazem sentir que não estou e estamos sós, nessa luta para um país melhor em tudo. Tb tenho uma espécie de enfado qdo vejo do alto dos meus 63 anos e literalmente 50 anos de engajamento nas questões politicas. Mas acredito que os novos tempos e essa moçada podem mudar tudo isso. O Google ainda vai pedir água.

  121. Magnifico artigo. Oantagonista e Crusoé deveriam ser lleituras obrigatorias das escolas de jornalismo só assim, quem sabe, os jornalistas passassem a fazer jornalismo.

  122. Mario, tenho a certeza que hoje a Crusoé e o Antagonista são as fontes mais confiáveis de notícias no Brasil. Vocês publicam verdades doam a quem doer. Parabéns pelo trabalho que vem realizando!!! Aqueles que não gostam de Vocês estão entre os Petistas e o Gado Bolsonarista. Bola pra frente !!!!!!

  123. A dupla Crusoé e Antagonista faz eu ter a certeza de que não estou sozinha no mundo, existindo, ainda, pessoas que compartilham os mesmos valores e possuem os mesmos anseios que eu!

  124. Não pode deixar o pessoal da Crusoé e do Antagonista parar de pedalar não! Cidadãos de bem, estamos ENOJADOS de sórdidos juristas, políticos, empresários e também alguns cidadãos. Parece que o poço não têm fundo, o poço da sordidez humana brasileira está sem limite. Mas mesmo assim, vocês tem meu apoio para continuar pedalando. Também sou um avô cansado...

  125. Espero que a bicicleta saia do lugar rapidinho, quanto ao Google que vá pro inferno, aqui até a corrupção tem feições especiais, guardar dinheiro no fiofó sujo, deve ser inédito.

  126. Perfeito. Assino as duas publicações. Assinatura longa, de dois anos. Não solicitarei devolução mesmo que o STF censure definitivamente Crusoé e O Antagonista. E o Google? Que se f...

  127. Confesso que, por muitas vezes, pensei em parar de entrar no site do O Antagonista para ler as notícias, pelo fato de sentir asco com tudo que acontece nessa podridão de Brasília e Brasil afora. E nada muda. Escandalos em todos os Poderes, mas eles não estão nem um pouco preocupados. Eles se defendem, eles se protegem. Mas a revista e o site, pelo menos me fazem ter uma opinão mais robusta, quando, nas poucas vezes, que converso sobre política com alguém. Obrigado a todos pelo exemplar trabalho.

  128. Parabenizo à equipe da Crusoé e de O Antagonista pelo excelente trabalho jornalístico. Tornaram-se realmente indispensáveis.

  129. Como sabemos brasileiro é insano. Por que insano? Porque a melhor definição de insanidade que já deram é quando um indivíduo repete a mesma coisa dezenas de vezes e espera um resultado diferente. Brasil é insano, brother, muito insano!

  130. Mário , é com prazer que pedalamos juntos , mesmo não saindo do lugar , mas nos divertindo !! Continuem com força total!!Com certeza muitos da imprensa vendida gostariam de estar por aqui e não podem ou têm coragem...vamos nessa!🚲🚲🚲🚲🚲🚲🚲🚲🚲

  131. Perfeito vovô! Estou uma década à sua frente: entendo seu cansaço. Mas sigamos pedalando em homenagem às gerações que vêm atrás de nós, como os jovens jornalistas da Crusoé e Antagonista e nossos amados filhos a quem não podemos legar as coisas como estão. Ao menos deixemos para eles um processo em movimento, uma bicicleta descente!

  132. Parabens e obrigado Sabino, nao fossem a coragem e competencia da equipe Crusoe/ Antagonista nao teriamos jornalismo isento e confiavel no Brasil. Continuemos a pedalar !!!

  133. Parabéns Sabino! Não desista de pedalar com tanta excelência jornalística. Assim podemos manter o sonho desse "gigante" acordar! Vamos em frente na busca de um país melhor e de brasileiros mais lúcidos como vocês da Crusoé e Antagonistas.

  134. Perfeito Mario.Pedalemos. Compartilho os mesmos sentimentos de indignação e sou muito grata à Crusoé e Antagonista que pago com gosto. Tenha mesmo orgulho do trabalho de vocês , se incomodam até a gigante google é porque vcs estao no lugar certo e no caminho certo. Pensei nisto na quarta : Se nao fosse Crusoé esta historia da cueca nao chegaria até nós.

  135. Parabéns pelo trabalho de vcs, tenho mto orgulho de ser assinante Crusoe, no meio de tanto absurdo uma ilha de lucidez!!!! Por favor continuem.

  136. MS e demais time brilhante: não parem. Se precisar eu puxo na subida. Realmente triste nossa condição e mais ainda pra quem conta dinheiro molhando o dedo na boca (essa foi pra relaxar).

  137. Kkkk... só o Sabino para fazer a gente rir diante se tanta sacanagem. BATOM NA CUECA substituído por DINHEIRO NO RABICÓ. "PEDALAR" como CORRUPÇÃO ENDÊMICA. Muito bom. Só isso já vale eu ter pago sem querer 2x a mesma assinatura por engano... kkk

  138. Na Gnews vi somente 1 reporter se referir aos colegas da Crusoé.. Conquistar certos espaços com decência não é fácil, por isso mesmo é uma virtude que se empenhem nisso. Parabéns à equipe!

    1. Não entendi lhufas o que essa leitora aí debaixo quis externar, ou demonstrar. Se criticou a revista, ou reconheceu seu sendo de oportunidade. Agora, essa de "governo eficiente", tenha santa paciência minha senhora..extrapolou! apscosta/df

    2. O governo é extremamente eficiente ! 😩😩😩Sem verba , a mídia desprovida de caráter e coragem sucumbe ao terrorismo imposto : como criticar o governo sem autonomia????Já vimos esse filme!!😩😩😩😩

    3. Detalhe, assim que a Crusoé publicou o dinheiro nas nádegas do senador, com detalhes escatológicos, esperei para ver o JN. A notícia foi veiculada, claro, mas todos os detalhes sórdidos ocultados, justo a parte mais constrangedora da notícia. Fiquei em dúvida, o horário era impróprio para menores ou justo a Rede Globo, tão feminizada, está passando pano para o Bozo? 🤔

  139. DE fato, acabo de fazer o teste no google e foi absurdo! O antagonista aparece depois de brasil 247 ao pesquisar "dinheiro nádega senador" Ei Google, voces são c a n a l h a s!!!

  140. Sabino é um poeta que me emociona toda sexta feira. Obrigada por pedalarmos juntos, afinal podemos não sair do lugar mas estamos sempre em boa companhia.

  141. Como tem outro Roberto aqui - que faz ótimos comentários, aliás - vou me identificar: sou Roberto Bruzadin. Tenha certeza, Mario Sabino, de que você e seus sócios, fundaram os dois mais importantes veículos modernos da mídia brasileira. Com quase 80 anos de idade, que completarei em fevereiro, fui assinante (até da Fanfulla) e li as principais publicações editoriais brasileiras desde 1959. Vocês são top. Espero ansioso a chegada da sexta-feira. Abro O Antagonista a todo momento. Continuem assim

    1. Excelente, sr. Roberto Bruzadin !! >> Eu aumento minha dosagem de Diazepam na virada da quinta para sexta-feira. ... Esperando o que quero ler. -- Welington Heringer

    2. 👏👏👏👏👏👏👏 Parabéns Sr. Roberto!!! Orgulho de ter um companheiro leitor como o Sr. aqui , prestigiando o que temos de melhor hoje no jornalismo . Esse time é invejado por seu profissionalismo , competência e coerência! 👍👍👍👍👍

  142. O monopólio do Google deve ser quebrado. Diversas reportagens já provaram a existência do Algoritmo da Silva, a última no WSJ

  143. Incrivel o poder investigativo dessa revista, nao consigo parar de ler, melhor que qualquer serie, filme ou novela. Pena q é no nosso Brasil, poderia ser na Venezuela ou Argentina.

  144. Muito bom Mario, O Antagonista e a Crusoé são a minha fé.A moral tanto bate até q fura esses eternos bandidos políticos.Parabéns aos times da revista e site.

  145. Tenho orgulho de ser assinante de primeira hora! Podemos até ser do clube da ergométrica, pedalando sem sairmos do lugar, mas saiba que você não está sozinho!

  146. sensacional Mario! "orgulho de pai e cansaço de avo"...cansaço e indignação...conciso e lúcido...como o Antagonista e Crusoé...parabéns continuem a luta mesmo que "cancelados" pelo Google...força e obstinação, sem vcs tudo estará perdido parabéns!!

  147. Agora, ande de bicicleta real, Mario, a ergométrica não contém poesia nem liberdade nem vento na cara. Me preocupo com sua saúde, precisamos d mais jornalistas como vc

    1. Eu recomendo bicicleta elétrica. Ao contrário do que acreditam os que nunca experimentaram, é um excelente exercício (minha frequência cardíaca chega a 170 bpm - não, elas não têm acelerador - tem que pedalar!). Mas sem a chatice que são as subidas fortes numa bicicleta convencional. E com todo o prazer de um passeio de verdade. Nada de ficar pedalando no mesmo lugar.

    2. Penso da mesma maneira... Vá de bike de verdade, Mário. Saúde!!!

  148. E eu me orgulho de ser assinante das duas publicações! ( parabéns a moçada cheia de fôlego, mas acho que sem os “quase avôs “ que pedalam ergométricas não teríamos nada. É preciso muita coragem, muito caráter e, assim como os policiais federais, muito estômago pra aguentar os canalhas deste país). Vida longa e muitos assinantes para O Antagonista e a Crusoé!

  149. Mário, meus parabéns! Crusoé é o único periódico investigativo do Brasil e o lugar em que podemos examinar os fatos a luz do dia, sem viés político ou patrocínio.

  150. Infelizmente não creio que verei o dia em a bicicleta ergométrica vai deixar de sê-lo. Parabéns, Antagonista e Crusoé! Vocês me enchem de orgulho

  151. Felizmente temos ainda bons jornalistas independentes nesse país. O nosso reconhecimento é verdadeiro e duradouro para manter estas duas publicações de pé e nos levar a um país mais justo.

  152. sou assinante desde o nascimento do antagonista e segui com a Crusoe. também avó e cansada, mas o que fazer? manter-se bem informada pelo menos ajuda a tentar seguir

  153. Eu sou fã demais da Crusoé e do Antagonista, são os únicos em que confio! Dá tristeza ver toda essa roubalheira ficar por isso mesmo e eu não sei se um dia vai ser melhor. Parabéns pelo trabalho, Mario e equipe!

  154. Em frente vovo Mário. Em frente Crusoé. Em frente Antagonista. Pode não parece, mas as pedaladas são fortes e a bicicleta está rodando pra frente. Mesmo que o Google não dê o devido destaque à bike. Em frente, levando a informação e a formação de seus eleitores e de seus netinhos.

  155. Cada vez que te leio Mario me sinto correndo atrás da tua bicicleta. E ela anda devagar mas anda pois consigo te acompanhar e pego vento no pala em algumas descidas. E não preciso pesquisar no Google para acompanhar vocês. Tenho Crusoé e Antagonista bem assinados e pago adiantado. Abraço

  156. Vou curtir meus netinhos, ler minha edição da Crusoé e as notinhas do Antagonista Mais de fora do Brasil. Assim quem sabe me pareça um pouco com o Diogo. Desculpe, Mário. Volte a Paris.

    1. Jogar confete nao faz meu estilo, mas abro exceção para a Crusoé e Antagonista Como poderíamos nos informar das verdadeiras noticias sem estes valentes repórteres investigativos da Crusoé e Antagonista. Para que Ler Estadão, Folha de Sao Paulo, o Globe, estes com seus Editoriais fisiologicos e ideológicos torcendo para o quanto pior melhor. Exagerei mas é verdade. 🥱

    2. Mario , seu desanimo de avô e tambem o de muitos de nós, mas não desamine senão estaremos no vazio e sem norte .

    3. Calma Rodolfo. Precisamos muito do Mario aqui no Brasil. 😅🙋🏼‍♂️

  157. Ah Mário, como te entendo. Às vezes fico semanas sem acessar e não é por falta de tempo, a pandemia demoliu minha agenda e somente uma vacina pode reerguê-la mas por falta de estômago. Admiro imensamente a equipe, imagino que tenham estômago de avestruz para suportar tanta nojeira. O Brasil chegou num grau de baixaria inimaginável. Sabe aquele papo de economista que atingimos o fundo do poço e aí descobrimos que ainda há um alçapão, pois é, estaríamos sem força para reagir a todo esse escárnio?

Mais notícias
Assine
TOPO