O verdadeiro risco para o STF
Um dos maiores especialistas em Judiciário do país, o jurista Joaquim Falcão diz que a liturgia da Suprema Corte brasileira está sendo atacada
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Acesso exclusivo ao programa semanal LATITUDE, com discussões sobre geopolítica
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no TELEGRAM
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A aposentadoria do ministro Celso de Mello após 31 anos de atuação no Supremo Tribunal Federal e a posse de Luiz Fux na presidência da corte alteraram o jogo de forças na cúpula do Poder Judiciário. A chegada iminente do primeiro ministro escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro também elevou a expectativa sobre mudanças de comportamento e guinadas jurisprudenciais. Há, ainda, outros elementos no horizonte. Se confirmada a nomeação, o desembargador Kassio Marques vestirá a toga do STF desgastado por inconsistências vexaminosas em seu currículo e pelo apoio de padrinhos políticos para lá de enrolados. Para o jurista Joaquim Falcão, fundador da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, no Rio, e um dos maiores especialistas nos tribunais do país, a necessária liturgia da Suprema Corte brasileira está sendo atacada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
luiz
2021-07-02 12:38:40Qual a idoneidade de um Poder ( dependente ) composto por gente que ajoelha-se perante corruptos para a obtenção do cargo ? Sobral Pinto declinou o convite para não submeter-se à humilhação. Tão lá compromissados com a corrupção , não com a Nação. Agem contra a prova e a lei em benefício de ladrões. Prorrogação , Arquivamento e prescrição : Ativos financeiros para essa gente...
Ivan
2020-10-24 16:13:02Com todo o respeito ao dr Falcão, entendo que a Alta Corte Constitucional de um País, não obstante os ditames litúrgicos observados deve, sempre, ter um bom relacionamento com o povo e os outros poderes. Se tiver membros sérios, honestos e capazes, em nada alterará a liturgia em seus julgamentos. O que está faltando em nosso stf é por em prática essa trilogia acima enumerada. ICC
Cleidi
2020-10-20 23:06:43como é bom ouvir gente inteligente e proba
Nelson
2020-10-20 18:59:13Pelas razões do artigo publicado na Folha de São Paulo, pelo eminente articulista Professor André Ramos Tavares, tenho sugerido reiteradas vezes, inclusive aqui nesta CRUZOÉ, EC, com engajamento da imprensa e uma cruzada nacional, para alterar a composição e os critérios de acesso do STF para 27 membros, um por cada UF, eleitos por colégio eleitoral, abrangendo a OAB, o MP Estadual e Federal e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Federal e Estadual, para mandato de 10 anos. Namastê!
Dalila
2020-10-19 00:17:07Excelente, esclarecedora de alguém que entende.
Hildebrando
2020-10-18 22:13:02O professor Falcão reúne todas as condições de ser escolhido pelo presidente Bolsonaro como o próximo Ministro do STF para a vaga do Min. Marco Aurélio. Nosso processo de escolha dos Ministros foi copiado por Rui Barbosa da Constituição dos EE.UU. Acho que emenda constitucional deveria ser votada para regular a idade mínima de ingresso na Corte Suprema: 60 anos.
Clarice
2020-10-18 21:08:15Gostei muito do artigo! Expõe o que é cero ! Principalmente na parte final do artigo em que fala do jogo democrático entre poderes que devem se contrapor para se fiscalizar e aí gerar a real democracia! Só falta menos compadrio!
Odete6
2020-10-18 19:15:26😱😱😱😱 🤯🤯🤯🤯 🤮🤮🤮🤮 ESSA É DE HOJE: https://flip.it/p3VthP
Mito
2020-10-18 16:20:51Simples: Ministros da SUprema Corte somente da Magistratura e com 20 anos de exercício da profissão.
André
2020-10-18 14:48:23Só qdo. Explodir um safado desses do STF, teremos realmente Ministros. Por enquanto temos bandidos a serviço do crime e dos criminosos, a quem devem favores.