Carlos Fernandodos santos lima

Obrigado, Deltan!

04.09.20

Deltan Dallagnol representa o melhor do Ministério Público, do funcionalismo público e da cidadania brasileira. Posso afirmar isso sem medo de errar, pois, além de minha jornada de 40 anos de serviço público, venho de uma família de promotores de Justiça com mais de 75 anos ininterruptos de Ministério Público. Conheço Deltan desde que ele me substituiu na operação Banestado, em 2005. Tecnicamente bem preparado e incansável na sua função, sempre foi um procurador da República comprometido com resultados efetivos, tendo como objetivo a busca por um país melhor para todos nós brasileiros.

Agora, após seis anos de dedicação intensa, Deltan retira-se da força-tarefa da operação Lava Jato no Paraná em virtude de problemas familiares. Depois de tantos anos de trabalho conjunto, sei que apenas uma situação como essa, que exige a sua presença junto à família, levaria a uma decisão tão difícil. Enganam-se, portanto, os conspiratórios que veem no seu afastamento um acordo com Augusto Aras.

Tecnicamente, ninguém é insubstituível no Ministério Público Federal. Se há algo que toda a carreira se orgulha é da qualidade intelectual e técnica dos procuradores da República. Entretanto, há alguns poucos procuradores realmente insubstituíveis, pois, muito mais do que conhecimento, possuem eles coragem para enfrentar interesses poderosos, habilidade para liderar outros colegas, fortaleza moral e um grande senso de dever cívico. Tudo isso caracteriza Deltan Dallagnol.

Não estou dizendo que Alessandro Oliveira, que vai substituí-lo na coordenação da operação no Paraná, não tenha grandes predicados. Só o fato de já ter participado do grupo de trabalho da Lava Jato que auxiliou o gabinete da então procuradora-geral da República Raquel Dodge já indica seu comprometimento com o objetivo maior do Ministério Público, o de ser um advogado da sociedade, um defensor da coletividade, enfim, o de servir de escudo da nossa população contra tantas iniquidades e injustiças. Entretanto, é tarefa difícil substituir um gigante. Não há como negar que o Brasil perde com a saída de Deltan.

É verdade que a Operação Lava Jato em Curitiba já se encontrava em procedimento de aterrissagem. Sempre disse que uma força-tarefa é como um avião, que decola somente após a definição de um plano de voo. Em seguida, ele ganha velocidade e altura lentamente – a fase mais perigosa de todas as operações, basta ver o que aconteceu com tantas outras no passado, como a Castelo de Areia. Sobrevivendo à decolagem, uma operação chega à altitude e velocidade ideais, seu voo de cruzeiro, por assim dizer.

Entretanto, toda operação vai ter que descer, vai ter que aterrissar. O seu destino é o chão, podendo pousar ou cair, conforme as turbulências que suas descobertas causem. E a Operação Lava Jato, por sua extensão e descobertas, enfrenta justamente agora uma tempestade perfeita. Mais do que isso, enfrenta um fogo de artilharia dentro do próprio estado, pois este está completamente dominado pelos interesses privados e escusos que as investigações revelaram.

Assim, a operação tem sido atacada internamente. É como um avião que, além do mau tempo e da artilharia inimiga, tem problemas com a torre de controle –no caso, a Procuradoria-Geral da República comandada por Augusto Aras, que dificulta ao máximo o plano de voo. E é bom não se iludir de que a saída de Deltan vai mudar os planos de sabotagem. A Lava Jato vai definhar pela imposição de dificuldades administrativas cada vez maiores, mesmo tendo ainda centenas de investigações em andamento. Mas não há investigação sem investimento de recursos humanos, técnicos e financeiros, e isso está na mão de Aras.

Infelizmente, a situação a ser enfrentada não tende a melhorar. Os inimigos estão unidos no desejo de destruir a operação e, para isso, contam com representantes em todos os poderes da República e mesmo em instituições que deveriam defender a ordem democrática. O câncer da apropriação do estado por uma elite política e econômica tem metástases por todos os lados.

A população, por seu turno, está cansada e sentindo-se impotente, especialmente quando percebeu que as mudanças prometidas pelo governo Bolsonaro eram apenas uma fraude. Mesmo a imprensa, tão combativa no passado, não passa de um arremedo do que foi, incapaz de ir além de relatórios de versões travestidos de notícia. Poucos são, como esta revista, capazes de se posicionar nesse mar de mentiras – não foi por outro motivo que foi objeto de censura.

Deltan Dallagnol e a operação Lava Jato são parte da história do Brasil. São parte do relato de como a democracia brasileira, nascida com a Constituição de 1988, vem sendo carcomida pelo abuso do dinheiro e corrupção, transformando-se em um arremedo democrático apenas no momento do voto. De como as esperanças foram substituídas pela ganância e pelos interesses escusos, de como os sistemas de controle se tornaram inefetivos e as leis foram sabotadas para dificultar novas investigações.

Exigir dele, neste contexto, qualquer sacrifício além do que já teve é injusto. Sei que muitos batem em nossas costas desejando força e demonstrando esperança, mas, apesar dessa imensa boa vontade, as investigações encontram-se órfãs de apoio. O sistema ameaça diariamente procuradores da República com punições por comportamentos absolutamente lícitos, especialmente o de esclarecer a população sobre irregularidades descobertas. Essa é a estratégia de intimidação de funcionários públicos e procuradores da República e está atingindo seu resultado. O Ministério Público está sendo calado.

A esperança que resta é que o espírito de inconformismo dos brasileiros volte aos dias de manifestações de rua de 2013, pois nenhum daqueles problemas que levaram à indignação popular foi realmente resolvido. Continuamos sem serviços públicos, mas agora temos certeza do motivo: a corrupção que mata pessoas e esperanças dos brasileiros por dias melhores.

Não podemos nunca esquecer que eles, os corruptos, temem o povo, temem o despertar da cidadania ativa, aquela que não é apenas receptora passiva de políticas públicas, essas esmolas dadas magnanimamente pelos políticos, mas uma cidadania questionadora e desafiante, sempre a exigir o correto uso do suor do nosso trabalho apropriado pelo estado. Sempre resta a esperança por dias melhores.

Só tenho a agradecer a Deltan Dallagnol. Agradeço a ele por ter me convidado a participar de uma investigação tão importante, mesmo estando eu no final de uma longa carreira. Agradeço a ele ter me lembrado dos ideais do Ministério Público após tantas batalhas e dificuldades terem me tornado cínico e pragmático. Agradeço a ele ter mobilizado a população em busca de respostas para tanto malfeito. Tenho certeza que veremos Deltan ainda em muitas outras batalhas, pois ele ainda tem muito a oferecer pelo Brasil. Mas agora deixemos ele cuidar do que lhe é realmente essencial: sua família.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É uma pena ter lhe conhecido agora, através de seus comentários, e artigos publicado nesta revista porquem tenho grande admiração! Qualquer leitor sente imediatamente o nível de conhecimento, determinação e compromisso com a verdade, e fatos descrito por todos os membros desta grande equipe, (CRUSOÉ e o ANTAGONISTA). É muito prazeroso ler VC, e admirável seu conhecimento, só me resta lhe desejar força e perseverança no seu mais recente trabalho, Parabéns,

  2. Deltan mostrou-se um brasileiro com B maiúsculo! Um homem público do qual todos devemos nos orgulhar! Nossa dívida com o MP é imensa e graças a servidores como Deltan, Moro e Carlos Fernando Lima conseguimos seguir na nossa luta de transformar esse país em uma verdadeira nação! Como educadora e formadora de crianças e jovens presto minhas mais sinceras homenagens aos que, como eu, acreditam na justiça, na retidão de caráter, no patriotismo e na ética!

  3. Dr Carlos Fernando, oportuna, justa e brilhante sua homenagem ao Procurador Deltan, mais um herói no sonho cidadão que foi a Lavajato, que muito mais do que mostrou nas suas investigações, está mostrando na reação da banda podre dos Três Poderes (+/- 90%), que soturna e institucionalmente está inviabilizando sua sobrevida e a total impossibilidade legal de aparecer nova iniciativa de punir os crimes do sistema corrupto-explorador que domina o país.

  4. Deltan, todo brasileiro honesto sempre terá uma dívida imensurável com você. Seu esforço heróico não foi em vão. Você deixará aos seus filhos uma grande herança: o orgulho de um pai honrado que se doou para ajudar a construir um país justo e livre de corruptos e bandidos de todos os tipos. Seja feliz! Parabéns!

  5. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝✌️🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝👏👏👏👏👏👏👏

  6. Excelente.. assinei sim as 10 Medidas Anticorrupção do Deltan. O povo inconformado aguarda o fim da pandemia para repetir 2013 nas ruas... o povo não é ignorante como todos pensam..

  7. A autoproteção dos corruptos não tem cor partidária e conta com representantes nos três poderes. Realmente a corrupção é um câncer com metástase em todos os órgãos estatais.

  8. Mais que merecida homenagem a Deltan, prestada por alguém que conviveu com ele e o conhece muito bem. A canalha dos três poderes se fechou em copas, para destruir a lava- jato atacando seus símbolos maiores: Deltan e Moro. A autoproteção dos corruptos não for partidária.

  9. Excelente artigo sobre o nobre procurador da Republica D. Dallagnol. Deltan, combateu o bom combate, guardou a fé e a coragem de um verdadeiro GIGANTE. A população brasileira a não corrupta esta cansada e vê perplexa as leis serem sabotadas para dificultar as investigações e as promessas de combate a corrupção prometida pelo presidente virou fumaça que arde os olhos daqueles que tinham esperanças e agora a ganancia e interesses escusos proliferam, contaminam velozmente como o covid-19.

  10. Nossos agradecimentos ao sr Dalagnol e aqueles que trabalham apesar das dificeis condicoes O SEU ARTIGO ME FAZ PENSAR QUE NO BRASIL NAO HA UM DITADOR , mas varios . Seria esta a razao pel qual estamos assim tao cansados ? O peso do jugo, os inumeros inimigos contra os quais devemos lutar ao mesmo tempo ?

    1. Certamente será reconduzido em vista dos “brilhantes” serviços prestados ao Presidente e familiares...

  11. Parabéns pelo texto. Obrigada ao Deltan , Moro e toda equipe da lava jato. Espero que os problemas de saúde da filha do Deltan seja resolvido e que ele continue sendo brilhante na sua carreira.

  12. É horrível essa sensação de impotência, de saber que uma das consequências nefastas desse vírus covid será a descontinuação da pressão popular nas ruas, mostrando a essa corja de corruptos que estamos no limite.

  13. Nosso eterno agradecimento a Deltan, ao senhor , ao Dr Moro e todos os integrantes da Lava-Jato que nos trouxeram a breve esperança de um país mais limpo

  14. e´ uma perda inestimavel e irreparavel para o brasil ,o mpf esta em conluio com o pior da classe politica para exterminar todos que querem o fim da corrupção na politica

  15. Muito bem falado. Descrição impecável. Temos de despertar a cidadania combativa de nosso povo. Os corruptos não podem prevalecer. Mas a servidores como Deltan e você, nosso agradecimento.

  16. GRANDE PROCURADOR, FEZ FALTA QUANDO SE APOSENTOU, E ESATA CHEIO DE RAZAO AO FALAR DO DELTAN ,QUE UM GIGANTE NESSE BRASIL ESPERANÇOSO M E QUE AINDA VAI SE LEVANTAR DE NOVO E COBRAR OS 300 PICARETAS, E SEUS COMPARSAS NO JUDICIARIO E NO EXECUTIVO

  17. Parabéns pelas palavras Dr. Carlos, brilhantes como sempre. Triste constatar que os criminosos venceram, com seus tentáculos espalhados pelos diversos setores do poder, desmontaram essa forma inovadora de investigar. Sim, a LavaJato inovou no modo de investigar porque o crime de corrupção se sofisticou, só o instrumento da "delação premiada" poderia fazer frente a esse esquema engenhoso, poderoso e bem assessorado por advogados pagos a peso de ouro. De outra forma como chegar aos chefes?

  18. Nada dura para sempre... e a lava jato, tal como um fênix há de se levantar em algum momento futuro... Que não esteja tão distante. Que Deltan e tantos outros estejam então, presentes quando se fizerem necessários. R.I.P lava jato e até breve...

  19. Nós, brasileiros com vergonha na cara, também agadecemos a Deltan! Obrigada, Delta! Obrigada, Moro!" Obrigada Força Tarefa da Lava-jato!

  20. Excelente texto. Deltan realmente fez a diferença. Concordo que somente a sociedade brasileira terá forças para reverter o quadro de deterioração moral das instituições brasileiras.

  21. Obrigado Deltan! Mas vc sabe que sua jornada ainda não acabou certo? A lei ainda vai voltar com força e varrer estes ratos para a cadeia ou o esgoto. 2022 te espera! Abraço!

  22. O Brasil precisa de cidadãos com você, Carlos Fernando, como Deltan e como Moro. Precisamos de cidadãos comprometidos com a honestidade, com a democracia verdadeira. Cidadão que combata, incansavelmente, a corrupção. Como gostaria de ver sendo punido indivíduos torpes com esse ridículo e inexpressivo Bolsonaro, com Tofolli, Gilmar, Lewandowski, Maia, Alcolumbre e muitos parlamentares. Mas existem muitos brasileiros bons que em breve darão o "Grito". Aguardem!!! MORO2022!!!

  23. Apesar dos Aras, dos Bozos, dos Mendes, dos Toffolis, o Brasil insiste: muito obrigado Moro , Dallagnol e demais participantes ativos da nossa libertadora Lava Jato. Apesar deles, vocês ficarão no coração dos brasileiros de bem.

  24. Adoro sua coluna e através de vocês passei a admirar o Ministério Público. Espero que Aras não consiga destruir está brilhante instituição. Forças Armadas já perdi esperanças

  25. Me alegra alguém que não poupa palavras, nomes e adjetivos para os que atacam o povo através da manutenção da corrupção. Mante9 seu discurso público, exponha suas ideias sempre, precisamos de pessoas como você. Obrigada

  26. Carlos Fernando, concordo plenamente com suas palavras! Infelizmente o grupo contra a lava jato, é muito grande, no meio politico, empresarial e judiciário, da uma sensação dos mesmos sintomas que assolam Argentina e Venezuela!! Muito triste.

  27. Parabéns Carlos pela belíssima matéria. Concordo com você: Deltan tem muito ainda a oferecer ao Brasil e o mal nunca vencerá o bem.

  28. Por enquanto, os três poderes da República estão sob o domínio das trevas, mas sua vitória será efêmera e enganadora. Logo, os maus serão desmascarados pela força da Luz da Verdade e o bem triunfará. Em 2022, elegeremos SERGIO MORO Presidente do Brasil e Deltan Dallagnol estará na PGR a serviço do Direito e da Justiça.

  29. Excelente e meritório texto. Agradecer a quem merece e elogiar de público é um gesto de caráter. Com Moro presidente, reacende-se com força, o combate a corrupção, como é desejo expresso do povo desse país. Deltan e o Sr. terão que se apresentar para participar dessa nova caminhada.

  30. Não posso deixar de agradecer ao Dr. Deltan Dallangnol, pelos excelentes serviços prestados ao povo brasileiro de caráter, bem como ao senhor, Dr. Carlos Fernando, pelas análises perfeitas que senhor tem feito da nossa conjuntura política, dos tribunais superiores e desse PGR que só nos decepciona.

  31. A lava-jato, no seu todo, preparou uma equipe de qualidade. Técnicos e pessoal que não aparecem no dia-a-dia da imprensa conseguiram alçar voos de conhecimento de alta tecnologia e bom saber jurídico. A experiência e a qualificação de um pessoal que conseguiria espaço em qualquer país civilizado. Uma mão-de-obra capacitada num país onde a média aponta o contrário. Um País sério construiria uma barreira sólida para proteger bem seus recursos humanos de ponta.

  32. Vc disse tudo o que eu diria ao Deltan, Carlos Fernando. Obrigada a vc também, tanto do que fez pelo Ministério do Povo em si, quanto do que fez por nós, o povo. O Ministério Público não é mais do povo. Roubaram-no de nós. Também.

  33. Obrigada a toda a equipe da Lava Jato!! Obrigada por nos permitir, por algum tempo, sonhar com a justiça!! Obrigada Moro, Obrigada Dallagno, Obrigada LavaJato! A história agradecerá...

  34. Alguém sabe como obter essa matéria em pdf? É sensacional. Deve ser disseminada ao Brasil inteiro. CRUSOÉ, por favor, para o esclarecimento de muitos brasileiros de bem e para o bem do Brasil, libera pra nós! Por favor!

    1. Você pode divulgar de várias formas, olhe os ícones acima da matéria.

  35. Quem sabe não tenhamos o prazer de ver Deltan Dallagnol no MJSP do futuro governo Sérgio Moro, do qual sou grande entusiasta! Imaginem o pavor que essa dobradinha provocaria nos políticos corruptos (pleonasmo intencional). Não custa sonhar.

    1. Comentário perfeito! Sem contar com a possibilidade da indicação de um PGR honesto e dois ou três novos ministros no STF, alinhados à honestidade e à verdadeira defesa da CF.

  36. Lendo os comentários sobre esse artigo, não me senti mais só. Como vocês, devem ter milhares de pessoas que estão vendo a perda que tivemos e que pelo visto continuaremos a ter ao longo desse governo traidor. E não podemos fazer nada. Uma beleza de texto. Deltan, estamos com você e com toda a turma da Lava Jato que é, ou foi, o que tivemos de melhor nesse Brasil tão corrupto.

  37. Nossa eterna gratidão ao grande Deltan, tão jovem quanto corajoso!!! O Brasil jamais se esquecerá da Lava-jato e seus bravos guerreiros, pois somente os corajosos e guerreiros são capazes de mudar a história de uma Nação, e Deltan é um deles, que Deus o abençoe e à sua família!!!!🙏🙏🙏🥰🥰🥰👏👏👏👏

  38. Parbénns pela matéria!! Deltan foi um leão !!! Inacreditável um presidente eleito com a bandeira de combater a corrupção, indicar um desqualificado p a PGR. Óbvio q esse indivíduo sem moral ,segue as ordens do Governo p detonar a LJ e assim, proteger corruptos em tdss as Instituições e principalmente a família do presidente. Aras não tem nenhum pudor !!! Grande retrocesso o país esta vivendo, primeiro o PT q roubou muito e agora Bolsonaro protegendo a corja de corruptos a si e a família,

  39. “O câncer da apropriação do estado por uma elite política e ECONÔMICA”! Fala-se muito dos políticos mas lutamos contra uma sociedade entre políticos e grandes capitalistas. Enquanto corruptos levam módicas comissões de 10%, o grosso do roubo fica com os corruptores.

  40. Emocinante de ler... e q leitura perfeita dos cidadãos, apontamento perfeito qto ao sentimento de impotência da população... É exatamente o q sentimos..

  41. Na campanha de eleição, JB prometia combater a corrupção, mas tudo acabou com os malfeitos descobertos sobre sua família e a família do Queiróz. Primeiramente livrou-se do Moro, que claramente não apoiava as suas más intenções, e uniu-se aos piores representantes das instituições, como Tófoli, Gilmar Mendes, Aras, e aos piores escroques do Congresso Nacional, com o único intuito de destruir a Operação Lava Jato, que prejudicava seus interesses em prosseguir com a roubalheira. #Moro22.

  42. Quem poderia imaginar, que um presidente eleito nas águas da Operação Lava Jato, que ele dizia na campanha, que daria todo o apoio ao combate à corrupção, seria o mesmo indivíduo, que indicaria um desqualificado como Aras para PGR, já programando-o para fazer tudo para “estancar a sangria”, preconizada pela célebre frase de Romero Jucá, que ele atacava publicamente. Devemos nos lembrar, também, que o PR uniu-se aos piores elementos do câncer “Centrão”, que a população tanto detesta.

  43. Os membros do Ministério Público não podem esquecer dos ideais que os levaram a seguir essa carreira tão bonita. Sinto que estão desiludidos e quase que sem forças para seguirem em frente. A sua coluna, Carlos Fernando, é um instrumento muito importante para, não só reascender essa chama, como também para relembrá-los da razão pela qual as ascenderam! Peça para a CRUSOÉ oferecer a revista um mês grátis a todos os membros do Ministério público!

  44. Deltan Dallagnol, Carlos Fernando dos Santos Lima e lava jato, o Brasil deve muito a vocês! Temos um presidente que foi eleito em decorrência de vossas atuações, mas que, infelizmente, mostrou-se ser uma fraude.

  45. Deltan Dallagnol, exemplo de caráter, retidão e competência! Esse grande brasileiro merece todas as homenagens. Os malfeitores não gostam dele, evidentemente.

  46. "Coragemm, fortaleza moral e um grande senso de dever cívico ". Valores que vi, com profunda admiração,, em Dallagnol desde que comecei a acompanhar os trabalhos da Lava Jato. Que nós, povo brasileiro, tenhamos também coragem, fortaleza moral e senso de dever cívico , princípios que não nos permitirão esmorecer. Obrigada, Dallagnol!

  47. Também penso que as mudanças nos paradigmas que tanto almejamos passa pela participação popular e ela começa nas ruas. Políticos temem qualquer movimento popular.

  48. Deltan Dallagnol realmente merece todas as honras pela brilhante atuação. E o senhor também, doutor Carlos Fernando, fez com ele uma dobradinha de verdadeiros. Que os integrantes do Ministério Público, mesmo estando sob o comando do Augusto Aras, que já mostrou ser um inimigo interno da Instituição, mirem-se no exemplo de Dallagnol e Carlos Fernando e atuem com honradez.

  49. Soa como um alento a manifestação de Carlos Fernando nesta coluna. Para nosso desalento o povo não entende da importância de apoiar pessoas que, apesar das instituições, lutam para buscar punir malfeitores em benefício desse mesmo povo.

  50. A história fará justiça a Deltan Dallagnol e à extraordinária equipe do MP. Obrigado Deltan, obrigado Carlos Fernando. Será apenas um passo atrás para que depois possamos dar mais passos à frente. Sérgio Moro Presidente!!!

  51. Os membros da Lava Jato estão e estarão para sempre ao lado bom da história deste país. Que a operação continue e chegue até onde nem imaginamos que possa chegar. E mostre ao Brasil a podridão dos poderosos corruptos em TODAS esferas da vida pública. Vida longa a Lava Jato e aos seus corajosos e competentes componentes.

  52. Obrigado Deltan e "todos" que fizeram essa engrenagem funcionar! Somente num futuro distante a nação inteira os agradecerá, como naqueles jogos de tabuleiro, voltamos ao início, porém com o pormenor de que agora a "Gotam City" está ainda mais perigosa...

    1. É lamentável o que o autor da coluna diz , pela simples razão que acaba com o que é essencial ao gênero humano - A Esperança. Foi -se com a Lava Jato a esperança de uma geração.

  53. Sim, REZEMOS, né? MAS, não custa torcer também - e muiiiito - para que todos os políticos, juízes e demais agentes públicos e empresários - que sejam corruptos e ladrões - vrnham a ser agraciados com total impacto e máximo empenho pelo SARS... 🙏

  54. Obrigado, Dr. Deltan, por ter tornado meu País melhor. sim, melhor, sou otimista enquanto tiver brasileiros como o Senhor. Boa sorte para o Senhor e sua família!!!

  55. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 obrigada ao senhor e ao Dr. Deltan também pelo incansável trabalho no MPF! É um orgulho para nós brasileiros termos tido uma equipe tão valorosa e combativa à frente da Lava Jato! Que o trabalho siga com firmeza e obstinação!

  56. Pois então. É louvável que os indignados com essas canalhices contra a Lava-Jato, patrocinadas por uma corja já plenamente identificada, intestinas e fétidas, expressem suas revoltas. Mas, isso não resolve nada. Não muda nada. O povo tem de partir pra ação. Tem de ganhar as ruas. Faça a sua parte. Alvaro Costa/df

  57. Eu apoio Deltan. LAVA JATO ORGULHO NACIONAL 🇧🇷 #BolsonaroTraidor #BolsonaroCoveiroDaLavaJato #BolsonaroOrgulhoDoPT #BolsonaroNuncaMais #MoroPresidente

  58. Somos todos gratos ao Dallagnol. Os chefes da operação Suja Jato estão muito ativos e donos de canetas poderosas mas a sociedade dará a resposta que essa escumalha merece.

  59. Enquanto o competente e dedicado Deltan dá um passo atrás, os bandidos vão retomando o espaço perdido para voltar a saquear o estado brasileiro. Tudo isso com o apoio de Gilmar Mendes e o judiciário complacente.

  60. Parabéns pelo comentário e pela coragem Carlos Fernando!!! Obrigada Lava Jato e todos que fizeram parte dela!!! E Super obrigada Deltan, terá sempre meu apoio e admiração!!!

  61. O agradecimento ao Deltan Delagnol é de todos os brasileiros que tem consciência política. E quanto ao autor do artigo, as suas palavras sempre expressam um grito que segue entalado na garganta de quem não aguenta mais tanto retrocesso. Muito obrigado!

  62. Ótimo texto. Parabéns. Deltan é um exemplo a ser seguido. Uma perda enorme para a Lava-Jato, que vem sendo dilacerada, enquanto Bolsonaro assiste a tudo de camarote, saboreando a vitória dos corruptos. Estamos presenciando um grande estelionato eleitoral. A luta contra a corrupção não passava de bravata.

    1. Nesta semana da pátria em que choro por ela e por tudo que temos visto ser feito contra os Deltrans e Moros que a defendem só resta aplaudir a todos os heróis como o autor do presente texto! Parabéns Cláudio! Verás que no final não fugiremos da luta! Moro2024

  63. Caro articulista parabéns pelos elogios ao Deltan. Mas sobre o seu pessimismo sobre a Lava Jato acho covarde!! Cade a independência os procuradores? Cadê a coragem deles ! Como podem sentirem ameaçados? Vc saiu da luta muito cedo !!

  64. e inacreditável que após 6 anos de extrema competência no combate a corruptos, estejamos vendo essa operação ser desmontada por quem se elegeu com a promessa de fortalece-la, desânimo, mas não desisto do sonho, que voltei a ter há 6 anos ,de ver meu país menos corrupto e mais justo, obrigada Deltan, obrigada Carlos Fernandes, obrigada Moro!!! 🇧🇷

  65. Gratidão da cidadania a Carlos Fernando, Deltan Dallagnol, Sergio Moro e aos procuradores demissionários - resistência paulista ao "velho e bom combate à corrupção" de Aras e ao falso garantismo... da impunidade. Quero crer que as ruas - quietas e cansadas da pandemia - e de tanta infâmia - estão como adormecidas, mas não estão mortas.

  66. O Bolsonaro escolheu o PGR a dedo pensando somente em sua famiglia criminosa. O Presidente sabia muito bem que o sujeito era petista, era comprável. E ainda há uns idiotas bolsonaristas gritando contra o PT, quando o Bozo é igualzinho. São cegos voluntários. Que se danem!

  67. Reconhecimento e gratidão num belo e irretocável texto. Que Deus abençoe e proteja a família de Deltan Dallagnol, a quem o Brasil 🇧🇷 decente deve muito e acredita que ainda maior será o crédito em favor dele, num futuro próximo...

  68. Obrigado Deltan. Obrigado Carlos Fernando. Obrigado Equipe da Lava Jato. Obrigado Moro. O legado vai permanecer. Bolsonaro, Lula, Aras, Maia, Tofoli, .... , vão ficar para a história como traíras do futuro do Brasil. Nem seus descendentes vão esquecer as maldades de vocês. Estão acabando com o sonho de um Brasil mais justo e honesto. Vergonha.

  69. Gratidão é o sentimento de generosidade e reconhecimento pelo importantíssimo desempenho de Deltan Delangnol! Belo gesto e Belo texto!

    1. Dr Deltan obrigada é pouco. Ñ sei se o verei. ministro do supremo e sua família em total segurança de saúde. Mais minha neta tem o compromisso com a dignidade. Conhecendo o Sr. Como o “ Brasileiro guardião da lisura brasileira” Há de poder aplaudir sua trajetória de vida. Abraços

  70. Excelente texto. A Deltan todo o meu respeito e agradecimento. O Brasil vive um momento difícil com um Presidente que enganou a todos para chegar ao poder. Mas Bolsonaro não é eterno e logo terá de prestar contas do seus mal feitos.

  71. Eu também agradeço ao Deltan e a todos da lava jato. Vocês mostraram que da pra ser honesto, mesmo que a maioria seja corrupta.

  72. Belo texto, merecido. Nos resta zelar para que Deltan tenha inspirado as novas gerações. No mais, sobreviver com mínima dignidade, enquanto nosso sonho de sermos nação é minado por interesses escusos e intentos miseráveis.

  73. E os Procuradores da República vão assistir, passivamente, à desfaçatez implementada pelo comandante (de momento) da instituição? Ou têm medo da censura travestida em processos disciplinares? Faltam a coragem e a bravura que pouquíssimos conseguiram demonstrar.

  74. Parabéns, Carlos Fernando, pela lucidez da sua coluna e a oportuna e necessária homenagem ao Deltan. Sei que você também integrou a Lava Jato até a sua aposentadoria. Por isto, tem legitimidade e conhecimento por convivência funcional para enaltecer o trabalho do abnegado Deltan. Tive a honra de conversar com ele em duas palestras que proferiu em 2018. Os delinquentes estão comemorando, mas não podemos esquecer que a equipe que ficou é muito competente e vai continuar o o belo trabalho.

  75. Vou bater na mesma tecla: a Lava-Jato tem que se tornar política de Estado. Mas só acontecerá se for instituído o quarto poder, o poder moderador dos demais poderes da república. Fiscalizador dos atos do Executivo, Legislativo e Judiciário, um tribunal com presença popular patriota, qualificada e voluntária, sem vínculo empregatício com o Estado.

  76. Que bela ode! Parabéns e obrigado por tudo que fez pelo país Deltan. E o mesmo a você Carlos Fernando. Foram e são importantes demais para o Brasil da decência e integridade!

  77. Parabéns pelo texto Carlos! É tão difícil alguém elogiar um companheiro de trabalho nesta nossa sociedade doente que até me emocionei. Realmente o Deltan merece o nosso respeito e admiração pela seriedade, dedicação e competência que mostrou na condução da lava jato.

  78. So temos a agradecer a Deltan e tds q trabalham na operacao Lava Jato. E iremos as ruas de novo contra esse sistema corrupto. Comecando pelo impechment de Aras.

  79. Um texto histórico, primoroso, tem que ser amplamente divulgado, que clareza mas, claro, muito triste, sensacional, parabéns Dr. Carlos Fernando!

  80. Muito obrigado à toda equipe da LAVA-JATO. A semente que foi plantada pela coragem destes Brasileiros (com B maiúsculo) ainda vai prosperar muito.

    1. Também endosso aqui todos estes elogios e agradecimento a toda a esta equipe que nos fez sonhar com um país melhor e menos corrupto e ainda acreditando num sucesso vindouro, apesar do complô articulado por este governo enganador e mafioso, que já veio bichado com sua gangue familiar, e pelo andar da carroajem, irá nomear mais adeptos ao modus operandi, nos deixando bastante apreensivo com o futuro!

  81. Estamos vivendo um pesadelo votamos num homem que se dizia honesto.que está fazendo o contrário do prometido. mas este pesadelo vai passar logo que surgir a vacina vamos voltar às ruas

  82. Nesse momento ter alguém de quem sentir orgulho chega a ser um alívio. O Deltan certamente fará apenas uma parada momentânea.

  83. Parabéns!O sr como sempre,consegue por em palavras td o que sentimos.Tdos os elogios são pequenos para descrever o Procurador Deltan ,tamanha sua importância para o nosso Brasil!Parabéns à tda Força Tarefa da Lava Jato pelo empenho e dedicação!Nossa luta por dias melhores continua!Será que é insano,sonhar com o fim da corrupção?

  84. Parabéns ao Senhor e toda a Força Tarefa da Lava Jato por ter colocado na cadeia o maior ladrão de todos. Aquele power point me fez acreditar em um Brasil mais justo e honesto. Infelizmente, hoje vejo o quanto ainda teremos que lutar para que isto aconteça. 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  85. Deltan, Fernando e Moro , vocês entraram e continuarão a fazer a história que orgulha a todos os brasileiros do bem, os corvos das roubalheiras ficarão sempre escondidos nos porões podres dessa República bananeira.

  86. Toda minha gratidão e apreciação a estes 3 brasileiros q ñ tem medido esforços para mudar o Brasil. Dr Fernando, Deltan Dellagnol e Sergio Moro. Confiamos nos senhores !

  87. Excelente artigo doutor Carlos, os senhores que verdadeiramente são os combatentes à corrupção da linha de frente dessa guerra, são os verdadeiros heróis nacionais

  88. Agradeço a você Carlos Fernando, a Deltan Sergio Moro, Roberson Pozzobon e tantos outros que fizeram parte da Lava-jato e proporcionaram a nós tanta esperança de mudar este país. Estou decepcionada com tudo o que aconteceu e está acontecendo, pois como você citou no texto: " O câncer da apropriação do estado, por uma elite politica e econômica, tem metástases por todos os lados". Está difícil demais combater.

  89. Me orgulho de ser brasileiro quando vejo o trabalho de voces. A Lava Jato é parte da História do Brasil, maior que muitas instituiçôes.

  90. Meu caro! você foi brilhante! Quão bom é ler um comentário de alguém que comprometido com a verdade, sabe demonstrar grandeza na humildade e sabedoria. Parabéns Carlos. Parabéns Deltan.

  91. As circunstâncias estão ajudando à bandidagem. Esta pandemia serviu para tirar o povo das ruas, possibilitando o que aquele arremedo de ministro sugerisse a passagem da boiada (será que ele pensou na palavra "boiada" no seu duplo sentido atual?). Então temos de esperar na produção da tão sonhada vacina, que já começa a ser boicotada pelo dito "governo" para então começar tudo de novo. Sem o povo nas ruas a festa dos bandidos vai continuar.

  92. Vcs, do MP de Curitiba, são os grandes responsáveis por essa mudança de rumo - agora enfraquecida mas nem de longe morta - que tivemos no Brasil? Parabéns!!

  93. Parabéns pelas palavras, meu caro. Assim como há aqueles que trabalham pela manutenção desse status quo fétido, há também aqueles que não se esquecem do gosto que tem a mera perspectiva de liberdade dos grilhões dessa injustiça atávica gerada pela corrupção.

  94. Não lhe dou, Sr Fernando, o Sr dizer que faz parte de uma família de 70 anos promotores, quando a transparência nos concursos eram źero? Conheço juízes cujos netos, bisnetos, todos juízes? É Dona? o próprio Dalagnol agradou edital pra entrar no MP. Isso é justo? O trabalhador dos senhores muito, muito, muito, bom.Mas não es deixa vcs acima dele,

  95. um jovem procurador com tantos requisitos competência, desafiador, inteligente e comprometido com o Brasil, um ciclo se fechou, mas outras empreitadas virão e mais uma vez essa estrela Deltan volta a brilhar

  96. Emocionante e ao mesmo tempo muito triste! Deltan e todos os Procuradores foram as nossas vozes, sinto pelo Daltan, que ele cuide bem de sua filhinha, é dele que ela precisa nesse momento, quanto a ir para as ruas, fui em todas na Av Paulista, e com tanta esperança por um Brasil melhor, ético! Voltar às ruas só após a Pandemia, pelo menos no meu caso, devido a idade, mas espero que voltemos com garra!

  97. Seus textos me deixam emocionada! Deltan realmente é um gigante! Estou triste com o que está acontecendo com o presente e futuro do Brasil.

  98. Obrigado, Deltan e toda a equipe de procuradores de Curitiba. Um pouco de fermento leveda a massa toda. Moro 2022. Não votem em nenhum desses partidos que foram envolvidos em crimes e no sufocamento da Lava Jato.

  99. Olá Carlos Fernando. Me sinto também impotente devido á estas manifestações da PGR /Bolsonaro em detrimento á Lavajato. Acredito que perdemos uma chance inestimável de melhorar um pouco nosso País. Esse presidente,( letra pequena mesmo) que se elegeu com esta bandeira tão forte, rasgou todo o seu discurso. Eu que sempre defendi com meus amigos esta ação , me sinto um idiota vendo que , pelo andar das ações, em 2022 teremos um ladrão condenado á várias instncias X um mentiroso contumaz. sds

  100. Texto brilhante, justa homenagem !!! O importante e olhar para frente, nao desanimar, Deltan eh jovem, ja influenciou e vai liderar outras frentes de batalha, Aras espero que se aposente o mais breve possivel assim como Gilmar Mendes. Deltan e Moro plantaram a semente, agora eh cuidar para que cresca !

  101. Que texto maravilhoso. Ainda acredito na Lava jato, pois se eu não tiver essa esperança o que será do nosso Brasil entregue a tantos bandidos. Maravilhoso seu texto. Grande admiração tenho por você. Moro 2022!!!!!!

  102. Que os bandidos não pensem que estamos cansados...vamos reagir..vamos para a rua...mostrar que estamos ,sim, fortes ..criaremos alto nossa indignação.Que eles nos aguardem! Força Dalagnol..força PF

  103. Dr CAIO FERNANDO SANTOS LIMA, obrigada por seu texto!! Ele diz tudo o que de importante deve ser dito a respeito de Deltan DallAgnoll, um homem integro, justo, corajoso, que luta por fazer justiça, um homem de grande capacidade, muito diferente do “amigo do amigo de meu pai”, o mediocre Toffoli. Creio que, infelizmente, este time de jovens e capazes procuradores e juízes não terá força suficiente para vencer a mafia no poder.

  104. O combate à corrupção,tem que abraçar uma nova bandeira; MUDA CONGRESSO. Precisamos dar mais importância ao legislativo.Votar em cidadões comprometidos em refundar uma República, moderna ,igualitária ,com respeito aos direitos e com obrigações.

  105. Tenho certeza que ,mais hora menos hora,nós os brasileiros envergonhados e horrorizados com a canalha que nos rouba ,sairemos SIM às ruas...gritaremos SIM nossa indignação..não nós entregaremos conformados...RESISTIREMOS..eles que pensem que estamos cansados de lutar...estamos cansados,sim, nos mesmos bandidos de sempre nos 3 poderes...Voltaremos às ruas...demonstraremos nosso apoio e força a Dalagnol..Sérgio Moro...a você é a todos os bons procuradores da Polícia Federal.

  106. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE” é nossa resposta ao ACORDÃO de BOLSONARO com o ESTABLISHMENT! Não seremos LUDIBRIADOS com o “velho plano de MELHORAS NA ECONOMIA!” Triunfaremos!

  107. Bolsonaro usou Moro e todos da lava Jato pra se eleger e depois fez tido pra tirar Moro da magistratura e lhe prometeu o Coaf,que o congresso negou mas ele podia ter vetado.E foi negando a Moro o que ele precisava a ponto de querer interferir na polícia federal e então Moro não suportando tido contra ele desistiu e nem mais juiz e.Os podres da família Bolsonaro apareceram e são a família inteira com rachadinhas.E usa toda hora o Exército como reserva moral e já temos quase 500 militares

  108. Todos Brasileiros de bem, que pagam seus impostos e não tem retorno nenhum, tem que agradecer os Procuradores da lava jato, que nos mostraram pra onde vai os nossos suados impostos!!

    1. Telma, faço minha suas palavras. Lamentável a saída do procurador, mas pelo visto o povo não merece seu 😭sacrifício.

  109. Gratidão imensa a Deltan, e a Lavajato e a todos que dela participaram e participam, fiquei muito triste com a saída de Deltan; a investida dos bandidos é odiosa e dolorosa.

    1. Ainda bem que temos Crusoé, O Antagonista e vocês aqui, sempre a nos mostrar a verdade.

  110. São pessoas como Senhor e o Dr. Deltan Dallagnol que mantém acesa nossa esperança de um futuro melhor para nosso País. Infelizmente, em lugar de uma "Constituição Cidadã" o que temos é uma "Constituição aberta a todo tipo de Compadrio".

  111. impecável agradecimento! vocês me enchem de orgulho. o seu exemplo servirá para as próximas gerações acreditarem que é possível nos tornar mais civilizados. confesso que estou cético e o cinismo é o lado pragmático para nos manter vivos nessa selvageria. de qualquer modo, a cada quatro anos ou menos, os personagens mudam e a história pode tomar um rumo diferente para melhor. Força para os que virão!

  112. Se em cada setor publico tivesso um Deltan esta nação seria um paraiso de servidores honestos e politicos serios muito obrigado procurador pelo seu trabalho

  113. #ObrigadaDeltan #ObrigadaMoro #LavaJatoOrgulhoNacional sempre serei grata...#ObrigadaCarloFernando por continuar a luta...falando...escrevendo...mostrando os fatos.

  114. Deltan, neste momento cuide de sua filhinha. O Brasil precisará de você restabelecido e forte. Que Deus te cubra de bençãos!

  115. Dr. Carlos, Favor se candidate, pois precisamos de pessoas como o senhor no congresso. Um dia eu cheguei para um amigo e falei: Rapaz nao vou continuar morando aqui nao por causa de uma minoria que para esse povo nao tem mais jeito e essa pessoa me falou: Precisamos sim estimular a essas pessoas venderem suas e casas e vim gente do nosso nivel. Esse congresso precisa de pessoas como o senhor. Nao podemos desistir.

  116. DR.carlos, Agradecemos tambem a Dr. Deltan. Ainda bem que temos ele ainda como procurador. Nosso futuro ministro da Justiça que sera indicado pelo nosso futuro presidente Sergio Mora.

  117. É realmente muito triste ver o “sistema” vencendo não só a Lava Jato mas me vencendo também. Um momento triste que saio igualmente derrotado em uma batalha, é, eu estava lá em todas as manifestações. Sigamos atentos.

  118. Você e seu grupo representam o lado bom e sadio do servidor público, aquele que dá retorno para a sociedade, com trabalho duro , focado, competente e o desejável espírito público. O exemplo da liderança de vocês vai fazer surgir novos jovens combatentes contra esse mal que nos atinge. E a guerra não está perdida , 2022 aparece no fim das sombras...

  119. Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe. Estamos nessa segunda fase - o bem definhando. Enquanto grassa a pandemia, os malditos passam a boiada. Porém, a primeira premissa virá tão logo a população reúna forças e coragem. A gente não pode perder a capacidade de se indignar. E de, veementemente, protestar!

  120. Deltan fez um grande serviço ao Brasil! Muito Obrigado! Combater a corrupção na nossa Nação é um trabalho de gerações. Acredito que veríamos, novamente, grandes manifestações em defesa da Lava Jato, se não fossem as restrições da Pandemia. Corrupção é o pior dos males que enfrentamos! Mas espero que, com pessoas que participaram da Lava Jato, de todos os órgãos, consigamos um País melhor!

  121. A operação Lava Jato foi assassinada, ponto final. Que nasça a operação ESGOTO ABERTO. Muito cuidado com a afobação e a contra-informação.

  122. Texto apropriado e generoso. Obrigada Carlos Fernando! Muitíssimo obrigado Deltan, por me fazer crer que é possível um país melhor.

    1. Obrigada Moro!!! Obrigada Deltan!!! Obrigada Carlos Fernando!!!!! Obrigada O antagonista !!!!! Obrigada Gigantes de moral ,de dignidade ,de força !!!!!!!!

    1. Deltan, nós que almejamos um país melhor, apoiamos o seu trabalho junto a sua equipe e PF. Competência, obstinação, seriedade aliados ao verdadeiro patriotismo,precisam continuar. Não aceitaremos passivamente o fim da Lava Jato.

    2. Só tenho que agradecer aos doutores,Carlos Fernando, Deltan , Moro e toda a equipe que trabalharam incansavelmente para nos mostrar as entranhas da corrupção. A semente está plantada!

    3. tenho orgulho de ser brasileira como voces o sao....obrigada pir tudo

    4. Obrigado Dr Deltan e equipe Lava- Jato . Obrigado por tudo !!!!O povo ainda vai se revoltar . A pandemia só favoreceu o traidor mor da patra, que está pouco se lixando para o povo . Filhos acima de tudo . Boi 🐂 sonaro acima de todos

Mais notícias
Assine
TOPO