A rua ruge lá
Nos Estados Unidos, os protestos contra a violência policial tomam as grandes cidades e ganham contornos eleitorais a cinco meses da votação que definirá quem vai ocupar a Casa Branca a partir de 2021
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Durante 8 minutos e 46 segundos, o joelho do policial branco Derek Chauvin comprimiu a nuca de George Floyd, homem negro de 46 anos, em Minneapolis. Após implorar que o soltasse, dizendo que não conseguia respirar, Floyd parou de se mover e de falar, deitado de bruços no asfalto e com as mãos algemadas. A autópsia contratada pela família concluiu que a morte do segurança, naquele dia 25 de maio, ocorreu por asfixia. A pressão nas costas e no pescoço dificultou a chegada de sangue ao cérebro. A cena foi parar nas redes sociais e detonou protestos em mais de 430 cidades em todos os 50 estados americanos. Mais da metade dos governadores pediu socorro à Guarda Nacional para amparar as forças policiais locais. Dezenas de cidades, entre elas Nova York e a capital Washington, instituíram toque de recolher, algo que não se via desde 1968, quando o assassinato do líder negro Martin Luther King Jr. provocou manifestações em todo o país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jose
2020-06-10 22:46:56Segundo se ouve na terra do Tio Sam, que patrocina o Bozismo é a KKK, cujo líder foi recebido de braços abertos pelo Bozo em um jantar aberto lá no estaites. Isso explica o racismo explícito do clã genocida.
MAURÍLIO43
2020-06-08 12:28:35Nos protestos que se espalham pelas cidades americanas, apesar da pandemia e de alguns atos tristes de selvageria explicita, destaca-se o ânimo democrático e pacífico que impulsiona a maioria a irem para as ruas, por um lado; e, por outro, a prevalência da educação e da lei que afasta assim o caos trágico que seria o uso generalizado de armas de fogo por civis. numa sociedade de tradição armamentista ! Aqui, ao revés, BOÇALnero propôs romper o distanciamento social com armas de fogo !!!
Fernando
2020-06-07 23:53:53Ótima matéria! Ponderada e bem escrita. Uma ilha no jornalismo. Parabéns
Rafael
2020-06-07 14:06:45Os protestos são necessários. Só um racista não fica indignado com aquele assassinato causado pela polícia. Chega. Se fosse o contrário, tenho certeza que a turma racista cairia em cima. Se o policial fosse um negro e a vítima um branco
RICARDO
2020-06-07 10:20:46esses protestos e saques absurdos são infinitamente piores que a infeliz ação policial. reportagem não fala dos policiais assassinados, ao aliviarem a ação
Giuseppe
2020-06-06 20:01:58Quantos Robôs do Carlixo e quanto Gado estúpido comentando aqui! Chega de Racismo e racistas!!
JOÃO
2020-06-06 14:17:21Torço muito para que esse veículo realmente possa ser uma ilha de imparcialidade em relação ao jornalismo brasileiro. Complica você ler um artigo, e já de cara perceber uma redação com notícias tendenciosas.
Odete6
2020-06-06 02:13:51Monstruosidades alimentam monstros!!! Que os protestos contra "isso que está aí", não cometam monstruosidades e controlem essa possibilidade, porque senão estarão alimentando o monstro que combatem!!! E já deu pra ver como ele ama a violência, como quer armar todo mundo, como nas nossas costas insufla seus próprios baderneiros!!! Não caiam nessa armadilha, compatriotas!!! Manifestação sem violência, para combater a violência do desgoverno, exatamente como fizemos contra a marginalha petralha!!!
Odete6
2020-06-06 01:37:111- O ETNISMO, é um ""fenômeno"" absurdamente inacreditável em inúmeros sentidos, a começar pela palavra "racismo", totalmente equivocada, porque NÃO EXISTEM ""RAÇAS"" (assim no plural) NA ESPÉCIE HUMANA. Somos todos 'raça' única.
Odete6
2020-06-06 00:17:161- O ETNISMO, é uma coisa absurda em inúmeros sentidos, a começar pela palavra "racismo", totalmente equivocada, porque NÃO EXISTEM ""RAÇAS"" (assim no plural) NA ESPÉCIE HUMANA. Somos todos uma 'raça' única. O outro absurdo, tanto quanto à negação da nossa negritude geral em diferentes graus de composição - já que a etnia original de todos nós é a etnia negra e que começamos a existir como espécie na África - é o ETNISMO também em relação às demais etnias que nos compõem.