RuyGoiaba

Como dizia Churchill, cuidado com a cabeça do pimpolho

05.06.20

A citação atribuída à pessoa errada — aquela prática que consiste em fazer Pessoas Célebres, em geral escritores, dizerem idiotices que jamais disseram — é uma das modalidades mais populares de fake news desde que a internet existe. No Brasil, a principal vítima costumava ser Clarice Lispector: se você for ao Google e procurar “você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer: e daí? Eu adoro voar!!!”, receberá dezenas de links que atribuem à pobre Clarice o texto de autoajuda que termina com essas frases.

Nem sou muito fã de Clarice Lispector, mas qualquer um que já tenha lido MEIA página de seus livros sabe que ela jamais escreveria semelhante lixo. Por outro lado, confesso que já tive vontade de emplacar uma falsa citação de Caio Fernando Abreu, outra vítima contumaz dessa prática. Um dia convencerei a internet de que “fica comigo, meu mel, tire o adeus das mãos, não me entregue à solidão”, o hit de Markinhos Moura, é de algum livro do CFA. (Perdão, CFA.)

Recentemente, Winston Churchill virou a Clarice Lispector da vez: Eduardo Bolsonaro e seguidores publicaram nas redes a frase “os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas” e a atribuíram erroneamente ao premiê britânico, que o filho 03 e intelectual da família já chamou de “Wilson Church”.

(O melhor foi a fábrica de zoeira da internet — que nunca dorme — fazendo concurso de melhor falsa frase do Churchill. Minhas preferidas foram as letras de pagode atribuídas ao estadista. Consigo imaginar sir Winston subindo ao púlpito do Parlamento, no auge da Segunda Guerra, para advertir naquela hora grave: “Cuidado co’a cabeça do pimpolho, ela tá dançando e o pimpolho tá de olho”.)

Há aí, porém, uma questão de fundo que sempre me intrigou: por que essas citações fake são tão disseminadas? Meu palpite é que seja por um misto de vontade de ostentar cultura como se ostenta o carro do ano — sem precisar se dar a esse trabalho chato que é ler, estudar etc. — com acreditar que, olha só que bacana, aquela Pessoa Célebre X pensa igual à gente. Frase com grife é muito mais convincente; “Churchill” é uma grife tão forte quanto “Gucci” nesse mercado. E, afinal, poucos notarão que a frase e a bolsa são made in Paraguay.

De todo modo, não há muito o que fazer contra isso, a não ser checar a origem das citações e fazer o possível para ajudar a não disseminar bobagem. No mais, como disse JFK naquele famoso discurso de 1963 em Berlim Ocidental, tome cuidado com o cabo da vassoura. É pior do que cenoura, você pode se dar mal.

*

“Vamos fazer uma frente ampla contra o Bolsonaro?” Opa, vamos. Só que não pode ter gente que já elogiou o Sergio Moro e a Lava Jato. Nem gente que apoiou o impeachment da Dilma. Nem gente que votou nulo em 2018. Nem bolsonaristas arrependidos. Nem essa turma que assina manifesto “Estamos Juntos” que, como todos sabem, é “pura fachada para eleger o Luciano Huck”. Nem quem tenha ousado criticar São Lula em algum momento de sua existência.

Essa é a “frente ampla” do PT, aquela mesma que teve quase 58 milhões de votos contrários em 2018. Lula continua sendo o maior cabo eleitoral de Jair Bolsonaro.

São Lula, outro “serious problem” do Brasil, dando o ar de sua graça na CNN

***

A GOIABICE DA SEMANA

Se um extraterrestre quiser ter uma noção do que está sendo este ano no mundo, além da tragédia cotidiana da Covid-19, basta ler esta notícia da France Presse: um ator pornô espanhol, notório por vender no Twitter velas aromáticas em formato de pênis, foi preso por homicídio culposo depois que um homem morreu em sua casa inalando o que a reportagem descreve como “veneno de sapo psicodélico” em um “ritual místico”. Está comprovado: o roteirista de 2020 tomou um LSD estragado, e não voltaremos da bad trip nunca mais.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Caro Ruy, Lendo a matéria, não resisti. Fui ao Google e reli o comentário que o Gentili fez sobre você em 2013, parece bem atual.

  2. Espetacular! Análise política da melhor qualidade, com muita sagacidade. E a goiabice faz lembrar o roteiro da série britânico-espanhola, do mesmo diretor de ‘la casa de papel’ e que se passa entre Ibiza e Manchester. Esse ritual com veneno de sapo é uma das passagens chocantes e hilariantes da série.

  3. KKKKKKKKKK. Difícil, mas a cada semana, vc. se supera. Desses aforismas todos, prefiro os que estão em "Além do Bem e do Mal". Um deles: "Um povo é o rodeio da natureza para chegar a seis ou sete grandes homens. Sim, e depois evitá-los." (Nietzsche)

  4. Goiaba, já no título esborrachei-me de rir mas quando cheguei no sapo psicodélico, foi demais! E você já ouviu como o professor Villa pronuncia Churchill? Xarxu.

  5. Eu até procuro honrar meu pobre dinheirinho lendo essas baboseiras,mas,não consigo. Adios goiaba, ainda não nasceu ninguém pra me fazer morrer de rir.

    1. Que tal a frase fake de Zequinha de Abreu - "Vá se foder, seu bosta"

  6. Outro que ja foi muito usado tambem em citações falsas, textos inteiros aliás, foi o Arnaldo Jabor, mas ja caiu um pouco em desuso...rs

  7. Muito boa essa frente ampla do PT, (só petistas) é como a frente ampla contra o comunismo, sendo classificado de comunista toda pessoa que não concorde com alguma coisa do Bolsonaro, pode ser até o corte de cabelo. Essa é a democracia deles

  8. Sem contar às citações atribuídas a Jô Soares, Pedro Bial, Luís Fernando Veríssimo etc... O povo nem conhece grandes escritores ou estadistas para citar!

    1. Acento pra quê? Assento mais: - vamos abolir essa cousa rara, em quase pleno desuso. Neste meio virtual, o q deve prevalecer e o contexto, o contesto, tb. Fora acento/s !!!

  9. O Wilson Curch só poderia ter saido do candidato a embaixador que aprendeu inglês fritando hamburguer e admira Roger scruton por ter escrito " aquele livro de capa branca"

    1. Somente não leu quem não quiz, pois Goiaba fez em sua coluna, uma Goiabice sem ter lado e nem cores. Ele nao está do lado A e nem do lado B, assim segue sem ser impotunado polos "Xaropes" . Quem sabe um dia será promovido a super/Goiaba.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO