Presidência da República

Procura-se um responsável

O Brasil se aproxima do ápice da epidemia de coronavírus sem uma política clara para o combate a doença, sem planejamento e, pior, sem alguém que assuma a responsabilidade de conduzir a crise
22.05.20

Num momento crucial do combate ao novo coronavírus no Brasil, em que nos aproximamos do pico do contágio da doença e passamos a ocupar o terceiro lugar no ranking mundial do número de casos de Covid-19, a saúde do país está à deriva. Não bastassem a falta de políticas destinadas a enfrentar o vírus, a ausência absoluta de planejamento, a incapacidade de testarmos a população em número suficiente e a politização de um medicamento transformado em panaceia pelo próprio presidente da República, o Brasil ainda carece de alguém responsável por assumir as rédeas da crise. É como se as autoridades estivessem contaminadas pelo vírus da desídia. Nesta sexta-feira 22, a vacância do cargo de ministro da Saúde completou uma semana. A pasta é comandada por um interino, o general Eduardo Pazuello, que se esquiva de participar das entrevistas coletivas diárias do ministério. Está mais preocupado em abarrotar o órgão que comanda provisoriamente de militares amigos – um deles, Giovani Camarão, futuro coordenador de Finanças do Fundo Nacional de Saúde, publicou recentemente uma foto nas redes sociais em que aparece sem máscara numa festa para ao menos 17 pessoas, aparentemente pouco se lixando para as recomendações de órgãos internacionais pelo isolamento social. É a triste materialização do “e daí?”, pronunciado por Jair Bolsonaro, quando questionado em entrevista recente sobre as pilhas de cadáveres espalhados pelo país.

Embora os militares dominem postos estratégicos do ministério, ninguém quer dar a cara para bater quando se trata de assuntos delicados. A saída encontrada pelo governo para flexibilizar o uso da cloroquina é emblemática nesse sentido. No início da semana, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que o governo lançaria um novo protocolo clínico para permitir o uso do medicamento já a partir dos sintomas iniciais da doença, mas o que veio a público, na quarta-feira, 20, foi um arremedo de protocolo, um documento incompleto com orientações pedestres para a prescrição do medicamento. Em meio ao clima de “não é comigo”, obviamente que ninguém quis chancelar o voluntarismo político do mandatário do país. Por isso, o texto que liberou a cloroquina era apócrifo – não estava subscrito por nenhum técnico ou autoridade da Saúde. Mais um sinal de que estamos em voo cego, e sem piloto.

As novas orientações para tratamento da Covid-19 divergiam de todos os protocolos já elaborados pela pasta. Até então, os documentos levavam sempre, sem exceção, a rubrica de diretores do Ministério da Saúde e o expediente elencando os nomes dos especialistas que porventura tivessem participado da elaboração. No caso da nova diretriz para o tratamento do coronavírus, que indicou o uso da cloroquina a partir do aparecimento de sintomas leves, não havia nem sequer menção ao nome dos colaboradores do documento. Para efeito de comparação, o protocolo de tratamento da retocolite ulcerativa, publicado pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União, em 26 de março, é assinado pelos então secretários de Atenção Especializada à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, e de Ciência e Tecnologia, Denizar Vianna.

Somente após a enxurrada de críticas à falta de responsáveis pelo novo protocolo de uso da cloroquina, o Ministério da Saúde, orientado pelo Palácio do Planalto, correu para incluir no documento os nomes dos sete secretários da pasta que teriam, em tese, participado da elaboração do texto. Isso ocorreu nesta quinta-feira, 21. De acordo com servidores do ministério, houve toda a sorte de pressões para a inclusão do nome dos signatários. Como ninguém queria assumir a bronca, a lista de responsáveis foi produzida a fórceps. Na nota oficial em que justificou a mudança, o ministério afirmou que a recomendação foi discutida pelo corpo técnico e destacou que, “para deixar clara a participação e o envolvimento de todas as secretarias, os titulares das pastas assinaram o documento ainda na quarta-feira”. Deram um cavalo de pau, mas o próprio Pazuello não quis deixar rastro de autoria no protocolo.

José Dias/PRJosé Dias/PRO interino Eduardo Pazuello não quis deixar digitais no protocolo da cloroquina
Outro atestado da falta de liderança no Ministério da Saúde foi a escalação feita pelo governo para a defesa do medicamento. Na quarta-feira, 20, poucas horas após a mudança de protocolo, Pazuello recusou-se a aparecer na entrevista à imprensa para explicar a medida. Coube à até então incógnita secretária de Gestão do Trabalho e Educação, Mayra Pinheiro, explicar por que o governo flexibilizara as regras de prescrição do medicamento. Com uma máscara estampada com a bandeira do Brasil, a pediatra filiada ao Partido Novo e cotada para a disputa municipal em Fortaleza tentou justificar a ampliação do uso do remédio. “Foi um clamor da sociedade”, disse ela, como se um conceito equivocado de democracia justificasse a decisão.

Prescrever medicamentos é um dos afazeres mais triviais, e, ao mesmo tempo, mais labirínticos da medicina. Os profissionais devem avaliar o paciente, fechar um diagnóstico, definir o objetivo terapêutico, avaliar critérios como eficácia, custo e segurança dos remédios e pesquisar protocolos clínicos. Só ao fim desse périplo o médico faz a prescrição de forma clara e legível, com esclarecimentos sobre riscos e efeitos colaterais. Na última terça-feira, 19, quando o país ultrapassava a barreira das mil mortes contabilizadas num período de 24 horas, Bolsonaro acrescentou mais um elemento ao rol de critérios a serem avaliados antes da escolha de medicamentos: a ideologia política do paciente. Em tom de brincadeira, o chefe do Planalto declarou em uma transmissão ao vivo que “quem é de direita toma cloroquina e quem é de esquerda toma tubaína”. A blague repercutiu mal. Ali, no entanto, já estava mais do que claro que o presidente havia aproveitado o vácuo de liderança no Ministério da Saúde para impor sua vontade. “O Brasil continua (des)governado na área de saúde. Tudo isso, somado, gera um sentimento de insegurança, de desesperança, de medo, ingredientes suficientes para criar uma ambiência caótica, propícia a propostas não apenas populistas mas de retrocesso institucional, como tem sido a tônica nos últimos tempos”, lamentou o ministro do Superior Tribunal de Justiça Rogério Schietti. “Estamos à mercê das iniciativas nem sempre coordenadas dos governos regionais e municipais, carentes de uma voz nacional que exerça o papel que se espera de um líder democraticamente eleito e, portanto, responsável pelo bem-estar e saúde de toda a população, inclusive da que não o apoiou ou apoia”, acrescentou o magistrado, ao decidir sobre um processo que questionava o isolamento.

O quadro é de fato aterrador. Com 20.047 mil mortes e 310 mil pessoas infectadas, o Brasil é hoje o terceiro país com mais casos de coronavírus no mundo, segundo cálculos da universidade americana Johns Hopkins. À frente, estão apenas a Rússia e os Estados Unidos. No entanto, o crescimento exponencial de contaminados e mortos – mesmo com a subnotificação – nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, aponta que caminhamos de maneira célere para virar o epicentro mundial da pandemia. O número insuficiente de testes – ocupamos a 60ª posição no mundo em número de exames por cada 1 mil habitantes – e a baixa taxa de isolamento social são alguns dos fatores que contribuem para a disseminação descontrolada do vírus. “O avanço do vírus ao interior é inevitável”, reconheceu Pazuello na quinta-feira. Protestos contra a quarentena nas últimas semanas em São Paulo, em Brasília e no Rio, fruto da falta da consciência de parte da população e dos estímulos emanados pelo próprio Palácio do Planalto, que deveria dar o exemplo, evidenciam que a situação pode se agravar drasticamente. Na terça-feira, 19, o próprio presidente norte-americano, Donald Trump, cogitou proibir voos provenientes da América Latina de entrarem nos EUA, e elencou como o principal motivo o aumento no número de casos de coronavírus no Brasil. “Eu me preocupo com tudo, eu não quero pessoas vindo para cá e infectando nosso povo”, disse.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéAtos pela flexibilização do isolamento: falta de consciência
Apesar da inequívoca necessidade de alguém que avoque para si a responsabilidade de conduzir a travessia de uma crise sanitária sem precedentes na história, o que se descortina no horizonte também não é nada animador. Desde que Nelson Teich anunciou com discrição sua demissão do cargo, pipocou em Brasília o lobby de interessados em assumir o ministério. O caricato Dr. Rey, cirurgião plástico que mora nos Estados Unidos e apresenta reality shows, gravou um vídeo se oferecendo para comandar o combate à pandemia. “Em um mês e três semanas, derrotarei esse vírus”, prometeu a celebridade, sem, obviamente, ser levado a sério. Outros candidatos igualmente risíveis, entretanto, receberam apoio entusiasmado de parlamentares. O médico Ítalo Marsili é um deles. Aluno de Olavo de Carvalho, Marsili ostenta 1 milhão de seguidores no Instagram, onde virou uma espécie de consultor de autoajuda. Em seus vídeos, entre gritos e baforadas de charuto, ele coleciona despautérios como comparações do isolamento com o nazismo e xingamentos a professores. “O sujeito que menos estudou na vida escolhe fazer pedagogia. Pedagogo é o quê? Burro. Professor no Brasil não sabe ensinar porque é burro”, afirmou Ítalo em uma das gravações. Em outro vídeo, o médico criticou o voto feminino e afirmou que, para convencer uma eleitora a votar, basta “seduzi-la”. Apesar de ter mais credenciais para protagonizar uma comédia mambembe do que para ser ministro, Ítalo Marsili circulou pela cidade com o status de “cotado para o ministério”. Foi ciceroneado por deputados e teve o apoio de bolsonaristas. Já a oncologista Nise Yamaguchi, defensora do uso da cloroquina, fez tanta campanha para virar ministra que assessores palacianos afirmaram que a médica estaria “forçando a barra”. Aliados do presidente não escondem ainda o carinho pelo nome do deputado Osmar Terra, do MDB, o mais notório entre os críticos do isolamento social.

Enquanto figuras caricatas e sem credibilidade se oferecem publicamente para ocupar o cargo e fazem lobby nos corredores de Brasília, o interino Eduardo Pazuello dá continuidade ao processo de militarização da cúpula da saúde. Ao todo, já são 21 representantes das Forças Armadas em cargos de comando, principalmente nas áreas de administração, orçamento e finanças. Uma das poucas exceções com formação na área médica é a primeiro-tenente Laura Tiriba Appi. A jovem concluiu a residência em infectologia há apenas três anos e, em 2018, foi aprovada no concurso do Exército. Apesar da diminuta experiência, caiu nas graças do ministro e teve uma ascensão meteórica: na quarta-feira, 20, poucas horas depois de ser nomeada assessora especial, o governo publicou uma edição extra do Diário Oficial da União para promovê-la a diretora de programa. Laura é a única infectologista na equipe de militares montada por Pazuello.

A despeito da inação de grande parte das autoridades para criar um plano coeso e factível para, ao mesmo tempo, combater o vírus e buscar a retomada econômica, há ideias boas no país sendo implementadas. A secretária de Planejamento do Rio Grande do Sul, Leany Lemos, uma cientista política com pós-doutorado nas universidades de Oxford e Princeton, criou um plano de distanciamento controlado, que começou a ser colocado em prática no estado no dia 11 de maio. O projeto é baseado em segmentações por região e por atividade econômica e prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras de diferentes cores. O processo de organização do modelo é baseado em dados coletados frequentemente. “O governador Eduardo Leite criou um comitê no começo da crise, com mais de 150 colaboradores. A partir de pesquisas amostrais, acompanhamos a prevalência da doença”, contou Leany a Crusoé. O governo estima, segundo ela, um número de infectados no estado dez vezes superior às estatísticas, por conta da subnotificação. “A gente criou esse modelo de bandeiras e protocolos, baseado em sistemas de alerta: quanto maior o risco de uma atividade, maiores as restrições. Definimos alguns protocolos gerais e outros variáveis e, para isso, levamos em conta o peso da atividade econômica no PIB e o grau de segurança dessa atividade”, explica Leany. Segundo ela, o que está ocorrendo no estado “não é abertura, não é retomada, trata-se de um sistema de convivência com a pandemia”. “O modelo tem que ser flexível e ajustável”, afirma. É um exemplo que já poderia estar sendo observado, embora o Palácio do Planalto tivesse preferido apostar no choque com os governos estaduais. Na quinta-feira, porém, Bolsonaro deu sinais de que pode distensionar as relações federativas, estremecidas desde o início da crise. A reunião do presidente com 27 governadores foi amistosa, repleta de discursos em defesa da união de todas as esferas de governo na luta contra a doença. Um alento. A ver se o espírito de cooperação vai durar e render uma política nacional articulada para derrotar a Covid-19.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Abomino tanto a gang do Luladrão, como a forma em que fui traído em meu voto pelo também boquirroto, inculto, e errático Bolsovid-22, agora o maior cúmplice do vírus SARS-COV-2 assassino, tanto com sua fatal receita mágica da tal cloroquina, quanto com sua total indiferença para com os mortos e suas famílias (...‘E daí?’ ). É salutar ler aqui pessoas reais como a Odete-6, o Palhaço Bozo e outras.honestas opiniões. E lamentável a cantilena dos robô$ do Carlixo, barulhando entre o Côcho e o Caixa.

  2. Foi o STF quem estabeleceu que a responsabilidade de administrar a pandemia era dos governadores e prefeitos, de modo que a responsabilidade não é do governo federal!!!!!

    1. Procure saber o motivo de terem judicializado o tema e também o motivo dos STF decidir por dar liberdade para q estados e municípios tivessem autonomia para trabalhar o enfrentamento da pandemia em seus territórios. Se for honesta, integra, sensata e tiver neurônios, saberá q foi acertada a decisão do STF, bem como também entenderá q o governo federal tem responsabilidade sim pelo combate da pandemia. O q falta é diálogo e o governo federal está rejeitando qualquer diálogo por pura politicagem.

  3. Deveria haver um cerco às publicações parciais, que trazem opiniões pessoais e ideológica de ex-alunos das universidades aparelhadas por comunistas e parasitas do erário. Esse Brasil que vocês estão tentando enganar provavelmente vai cuidar de seus filhos. Que revistinha essa Crusoe ! Enganou muitos assinantes.

    1. A realidade é que o seu MINTO já era, virou politicamente um defunto mau cheiroso que o Congresso, Mourão e Militares tem medo de enterrar. Foi preciso um belo empurrão do STF para vermos o cerco se fechar e o Congresso junto com Aras serem emparedados para acabar definitivamente com esse eterno velório presidencial, pois o cheiro do defunto está tão insuportável que nem com cloroquina sendo ministrada na veia é possível de se aguentar essa putrefação bolsonarista. O Impeachment vem a galope!

    2. Palhaço, seu nome combina bem com suas palavras e com os jornalistas dessa revistinha. Parabéns, por ter encontrado a Crusoe, que fala o que você gosta. Agora, sobre a realidade dos fatos, deixa pra lá né ? Rsrsrs

    3. tic tac tic tac... O cerco se fecha no entorno do MINTO e vemos agora que a máxima "mentira tem perna curta" também se aplicará ao mandato do Napoleão de Hospício sentado na cadeira presidencial..rs.. Eu avisei que ele não chegaria em 2021 como presidente, parece que o Napoleão vai ser apeado do cavalo mais rápido ainda.

  4. Quem acertar que é o cara do meio da FOTO e tiver uma patente ganha um Ministério!!! No mais, amigos do bem (e até a turma do mal, de papagaios de petistas corruptos e de bolsonaristas amigos do Vírus), protejam-se e às suas famílias ❤️!!! “Fique em casa, não tome venenos!!!” https://www.oantagonista.com/mundo/italia-e-franca-proibem-uso-de-cloroquina-contra-covid-19/

  5. Quem foi (STF) que deu autoridade para os governadores mandarem e desmandarem nos seus estados, e agora que tudo deu errado vão culpar o governo Federal(Bolsonaro), vocês que tem dúvida perguntem aos gênios dos governadores de onde tiraram a idéia de que o Brasil seria um país onde o (confinamento igual gado) resolveria a questão./agora mandem a conta para o Doria e Witszel pagar.

    1. Será o “Benedito”??? Kkk kk... Tais bolsista$, ou bolsonarista$ são fruto da fértil imaginação do Carlixo, o próximo a ser chamado lá no STF para explicar o derrame de dinheiro do povo nas redes sociais na profícua, prolixa e ridícula propaganda nazifascista que sua mente analfa e insana expele odiosa e odientamente... Enquanto esta palhaçada sem graça só vai sujando a ribalta do nosso assaltado Circo Brasil, ora tambem virulento pela Gripinha assassina, a gang do Lularápio ‘lucra’ sentadinha.

    2. Nenhum governador descaradamente pratica o crime de ""exercício ilegal da medicina"", perversamente ""receitando medicamentos para a população contra as determinações científicas""!!! Ao contrário, a maioria deles toma as medidas sanitárias corretas, sendo uma delas, o isolamento social.

    3. Quem foi que cruzou os braços e tentou convencer a população que a história da pandemia era histeria? E até hoje, quando até pré escolares já sabem da ineficácia da hidroxicloroquina, força o ministério da saúde a adotar como rotina para todos os casos. Você faz ideia do desperdício de dinheiro que há nesta ação? Que cada um seja responsabilizado por suas ações.

    4. Abençoado Benedito, esqueceu q o seu MINTO, após o carnaval, incentivou a manada irracional a lotar as ruas em defesa das traquinagens dele e de seus filhos? Foi no dia 15 de março, portanto após o carnaval. Pode atirar pedras nos erros dos governadores, mas não seja negligente e omisso quando o teu ídolo MINTO fizer as mesmas cagadas!

    5. Benedito — Você e assim mesmo ou está apenas fingindo que é um abestalhado? Ignorar a história e coisa de gente maluca ou de delinquente. Qual dos dois lados você faz parte?

    6. Caro palhaço bozo, os teus governadores estão tão preocupados com a vida que desfilaram em carros alegóricos no maior carnaval do mundo (São Paulo, Rio Bahia/Ceará) em plena pandemia, pouco se lixando para a vida meu caro, o que menos está valendo atualmente é a vida, tudo não passa de interesses políticos, de aproveitadores que já se adiantaram para abrir a campanha politica, deixem o MITO eleito pela maioria governar por direito.

    7. STF deu autoridade para os estados e municípios poderem combater a pandemia sim, mas o vc se esquece q essa judicialização só ocorreu pq o MINTO se negou a fazer qualquer combate a pandemia do covid-19, ele se quer acredita que exista uma pandemia e que as pessoas estão morrendo. Tudo culpa da negligencia Federal e do MINTO. Mas, mesmo com a decisão do STF, nada impede q exista um diálogo entre governos estadual e federal, resta saber se o federal está agora preocupado com a vida dos brasileiro

    1. Há dois ratos nesta história: um é um genocida; o outro, também conhecido como robot Jenisvaldo, é cúmplice do genocida. Resolvido o mistério, agora os ratos podem voltar para os seus esgotos!

    2. Especialmente nesta edição só o q se ver é montanha parindo rato. A frase é cabível em qualquer reportagem, sem o risco da mais mínima incongruência.

    3. Amigo, postou o comentário na reportagem errada. Leia novamente a reportagem, pois não diz respeito ao que o Moro falou ou ao vídeo da reunião ministerial.

  6. O Lula Roubou! O Bolsovid-22 Mata! https://veja.abril.com.br/saude/oms-suspende-estudos-com-hidroxicloroquina-no-tratamento-da-covid-19/

    1. Caro José — Você e assim mesmo? Eu não acredito que exista um ser tão leso e panema como você.

    2. É preciso se conformar. A revista continuará noticiando os fatos, independente do barulho da militância.

  7. Caramba, vc incluiu a Dra Yamaguchi entre os caricatos e irresponsáveis? Muita maldade da sua parte, devia dar direito de reposta hein! Todas as entrevistas que vi ela se mostrou técnica, segura, equilibrada e independente talvez por isso o Pres TRAIDOR achou melhor não convidá-la aí os “papagaios”lançaram essa desculpa...seria uma versão do Dr Moro, incomodaria esse VELHO POLÍTICO DO CENTRÃO FRIO E CRUEL!

    1. Tudo bem que ela aprove o uso da Cloroquina, CONTRA o resto da Comunidade Científica local e Internacional, pois ela tem um muito bom gosto e deverá ser uma Ministra Perfecionista, embora não seja um General. E tambem adorei aquele seu penteado. Venham pra rua.

    2. Defender a cloroquina como panaceia milagrosa é se afastar totalmente do equlibrio e da ética. Pode ter certeza q a dose de mau caratismo é alta naquela pessoa.

    3. Acredito que o comentário sobre a dra Nise, deveu-se ao seu conhecido e surpreendente posicionamento em relação à hidroxocloroquina. Ia na contramão do que atesta todos os grandes estudos.

  8. GADINHO PODE ZURRAR A VONTADE, mas a realidade manisfestada no video da reunião ministerial fala por si só, o retardado do MINTO está cagando para essa pandemia, paranos mortos e tambem para a economia. Uma reunião q deveria ter como tema principal o combate ao covid, se teve palavrões irracionais e desejo de prender juízes e governadores. Alem do desejo louco de aparelhar a PF e transformá-la na milícia oficial do MINTO q tem sonhos ambiciosos de se tornar o Hugo Chaves brasileiro.

    1. Verdade Cristiane. Você é o melhor exemplo de como uma lavagem cerebral destrói uma pessoa. Melhoras!

  9. Ver o nosso BRASIL - em especial na SAÚDE PÚBLICA - submetido ao total descalabro, com mais de VINTE DOIS MIL CADÁVERES se amontoando sobre a irresponsabilidade genocida do BOÇALnero e sua caterva de criminosos, é simplesmente aterrador !!! É um pesadelo inominável. Estamos vivendo o período mais DANTESCO da nossa História. E, lamentavelmente, com a conivência de uma porção significativa do estamento que faz do patriotismo a sua profissão. Quanta indignidade !!! Desalentador.

  10. A responsabilidade da gestão da pandemia foi determinada arbitrariamente pelo STF a pedido dos governadores, prefeitos e políticos corruptos de todo o país. Desta forma, esses governadores e prefeitos receberam bilhões do governo federal para poderem se locupletar e saquear os cofres enquanto os hospitais Continuam obsoletos. Eles se preocupam em ajustar as estatísticas para que todas as mortes possíveis sejam atribuídas ao vírus chinês, quando, na verdade, o motivo do óbito tenha sido outro.

    1. Verdade Cristina. Você faz parte da seita dos terraplanistas negacionistas. Espero que você fique curada deste transtorno mental sério.

    2. Concordo Stefano. E não adianta argumentar com esquerdopatas. Lavagem cerebral ali é forte. É a famosa seita.

    3. Stefano, o 🐄 cloroquinado q aceita docilmente ser direcionaso para o abate. O MINTO vai usar as mortes do covid para absurdamente culpar governadores e prefeitos.

    4. Que narrativa desmiolada. Pare de copiar e colar coisas passadas pelo Carluxo Madame Satan e vá estudar o que é o sistema federalista. O cara não conhece nem as leis do Brasil. Patriota medíocre! Por fim, a culpa toda é do Bozo Genocida por ter promovido a contaminação em massa e boicotado os seus próprios ministros. Sonente alguém muito tapado e mal intencionado não consegue ver isso.

  11. Crusoé, por favor, se fossemos robôs, não estaríamos reclamando do lixo que virou o produto de vocês. Faça o cancelamento proporcional da assinatura dos que quiserem, como é o meu caso. Não quero brigar com quem precisa de estudar e adquirir habilidade básica de analisar de fenômenos sociais. Vocês fizeram como o FHC, rompendo com a linha editorial antiga. Contribuam para a paz no Brasil, sejam honrados e encerrem as assinaturas de forma proporcional. Seu publico é o Evandro abaixo...

    1. Amiga isso só aconteceu pq o teu MINTO não quis fazer o trabalho dele. O imbecil negou o vírus, disse q era só uma gripinha, pegou covid e não se isolou, incentivou o gado a lotar as ruas e incentiva as pessoas a sair do isolamento. Ainda bem q o STF tirou o poder dele. A reunião ministerial mostrou a enorme preocupação do Bolsonaro com a pandemia, ou seja, zero preocupação. E vc é apenas o gado q ele conseguiu lobotomizar.

    2. Pois é... STF malandramente repassa basicamente todas as decisões para governadores e prefeitos. Mas a maioria destes (não todos, há exceções) só querem o Bônu$$$$$ (se é que me entendem), o ônus fica para o governo federal, de mãos atadas muitas vezes.

  12. Excelente síntese da estupidez colossal desse desgoverno. Pena que não adianta compartilhar porque não assinantes não conseguem abrir. Merecia mais destaque.

    1. Roberto, deixa de mimimi de gado chorão e vá comer sua alfafa com a dose diaria de cloroquina.

    2. esse é somente mai um mortadela procurando uma boquinha. gado procurando capim somente.

  13. Parece que a Crusoé se "globolixou". Porcaria de reportagem. na hora da renovação da assinatura, vou mandar vocês para o devido lugar. do mesmo jeito que fiz com a globolixo.

  14. Vejo em todo esse blablablá toda uma conspiração planejada para conduzir a maioria da população até as fronteiras da irracionalidade. As mortes de que tanto são faladas não tem nomes, só números. As causas atribuídas ao inimigo comum são obscuras. Conheço alguém, profissional da saúde, que curou seu filhos administrando a HIDROXICLOROQUINA. Simplesmente foi ameaçada pela administração do hospital em que trabalha por ter comentado o FATO. Me restrinjo ao fato para não comprometer o emprego da

    1. Hidroxicloroquina ou cloroquina, já está comprovado q nao funciona no tratamento da covid. Mas estou fazendo gosto q todo gadinho ruminante tomeno medicamento. Precisamos urgentemente higienizar o ambiente da acéfalia bozista.

    2. Alceny ,o covid -19 é um vírus,sem anti viral ou anti virais específicos,como qualquer vírus, ou melhora pela boa imunidade do hospedeiro ou leva ao óbito ,então toda a aparelhagem é importante para ajudar o paciente à respirar ,dando ao hospedeiro (paciente)ganhar tempo na corrida para a vida.Isso é uma grande oportunidade. Em relação ao caso que você relatou,com certeza iriam melhorar sem hidroxicloroquina,provavelmente eram jovens ,eutróficos e boa imunidade .

    3. Sim. Hidroxicloroquina, Azitromicina e zinco na fase inicial e na fase avançada anticoagulantes, corticóides e antibióticos. São tratamentos que chegam próximos de 100% de sucesso no co.bate aos sintomas da doença. Preferem que o povo morra entubado nos ventiladores ou fique sem emprego para roubarem verbas emergenciais, causarem o caos para derrubar o Presidente é também existe um lobby da Ind. farmacêutica pelo Resemdevir

    1. Não associe a digna classe dos militares com esses que obedecem cegamente as ordens do patrão. Essa generalização é deveras injusta.

  15. A política clara foi definida pelo STF. Governadores e prefeitos decidem a União paga a despesa. E ainda sobra um troco para a "imprensa de bolso"...

    1. Amigo gadinho lobotomizado. Vc sabe pq judicializou-se a responsabilidade q deu a governadores e prefeitos o direito de decidirem como cuidar da população no q tange a covid-19? Foi pq o presidente retardado dizia q nao existia gripe nenhuma, q era tudo invenção da midia e etc. Hoje contamos combmais de 22 mil mortos e ele ainda nao acredita no vírus. O irresponsável, louco e genocida é o seu idolatrado MINTO! ... 🐄 = 💩

  16. Romeu Zema tem o Minas consciente e um grupo de combate ao Coronavírus. É só ver os resultados aqui em Mg. O Minas Consciente prevê a retomada paulatina em ondas, por cores também, e se o Município “piorar” a nota volta ao isolamento.

  17. O responsável? O STF já determinou. Governadores e prefeitos...em poucas palavras. Agora, se querem distorcer, falem que é o Pesidente.

  18. STF determinou a meses atrás que governadores e prefeitos seriam os responsável pela condução !!! Acho que isto ficou bem claro..

  19. Muito esclarecedora a matéria, observa-se que um plano bem elaborado, como demostra o do RS eu que carece o MINISTÉRIO DA SAÚDE.

  20. A reunião com governadores foi conversa para boi dormir. Tudo para parecer bem "na fita", no caso, na mídia em geral. Depois de ouvir e ler sobre a reunião Ministerial do dia 22 de abril, fica difícil acompanhar os pensamentos ou decisões desse presidente.

  21. O gado é tão ignorante, q acha q os “responsaveis” pela crise foram Estados e municipios pq o STF deu a eles liberdade para lidar com isolamento, quarentena e lockdown. Isso é um aspecto. Pra que serve o Ministerio da Saúde? Aparentemente pra nada. E o Bozo vem xingando, se intrometendo e jogando o gado contra governadores e prefeitos, promovendo seu remedio sagrado, demitindo DOIS ministros medicos pq não seguem sua loucura e fazendo de tudo pra acabar qqr chance de união nacional contra o viru

    1. Aplausos pela correta e profunda consciência da realidade, Jorge!!!

  22. Mesma coisa da Globo. Acho que está copiando e colando . Tudo culpa de um governo central( ironia ). Vcs deveriam descentralizar a responsabiliza e investigar Estados. Poxa, vcs são muito bons .

    1. Meu amigo, aponte uma coordenação de enfrentamento à COVID no governo federal. Falando de fatos.

    1. Os países que entraram e saíram da crise tiveram comando central. Isso é definitivo. E nos não temos. É uma tragédia pensar que cada bolsonarista so vai se dar conta da importância da estratégia anti COVID quando a morte bater à porta de sua família.

  23. Gostaria de saber de vocês, da CRUZUÉ, a seguinte questão: 1-Quem é responsável pelo controle da COVID 19, no âmbito municipal. 2-Quem é responsável,no âmbito estadual. Porque, no âmbito federal, não existem ninguém exceto, o STF! Nas questões 1e2, eu, não tenho dúvidas pois, todos nós sabemos quem os colocou como responsáveis! Portanto, vocês poderiam nos esclarecer, quem de fato é responsável por todas estas inconstitucionalidade?!

    1. Estados e Municípios tem responsabilidade na saúde de seus cidadãos sim, mas o q foi judicializado é a responsabilidade por tomar medidas drásticas de isolamento social, com fechamento de comércios, parques, rios e praias, além da questão de contenção no fluxo de pessoas transitando dentro das cidades e entre municípios e estados. Bolsonaro foi contra qualquer medida de combate e prevenção da covid-19 e os governadores se viram obrigados a judicializar a questão. JB está cagando para a pandemia.

    2. Eu, disse COVID 19 há qual, trata-se de uma pandemia mundial. Não generalizei nada!!

    3. Burro mesmo é quem comenta algo sério com o fígado. A Constituição diz textualmente que a Saúde nos Estados e Município são RESPONSABILIDADE dos Governadores e Prefeitos, respectivamente, que atuam SUBSIDIARIAMENTE com o Governo Federal. Na falta de argumentos, chamam que contradizem suas estultices, de gado. A ignorância é a mãe de todos os vícios. A coisa é tão calhorda, que esquecem a bateção de cabeça entre Dória e Covas para fazer o que é da obrigação deles. Pensar é com o cérebro, gente!

    4. Pra q vc acha q serve o Ministerio da Saude?? E a propria presidencia?? Vc é gado ou é burro??

  24. O Presidente recebeu o "Orçamento de Guerra" e entendeu que para por em execução precisava de um general na Secretaria de Saude.O vírus inimigo terá a partir de então um batalhão militar para combate-lo e não mais uma equipe médica que nada entende de guerra.Vai se ferrar! Em isolamento social, só nos resta assistir o combate pela Tv, até que o virus nos tome como refém.

    1. Henrique, verifique logo sua data de assinatura porque, como eu, se cancelar depois de vencida será obrigado a ver e pagando essa revista tentando derrubar um presidente eleito com quase 58 milhões.

  25. O país afundando por causa da incompetência e desonestidade do Bozo e há ainda gente que vem para cá defender o genocida. Coitados e coitadas. Parece que há uma pandemia da síndrome de Estocolmo no Brasil.

    1. Então, enquanto isso, limite-se a ler para tentar aprender alguma coisa e pare de digitar besteiras, vergonhosamente expondo a sua limitação!

  26. Blá, blá, blá, blá blá BÁ! Antagonista, Crusoe, Mainardi e Dantas, quem diria! Imprensa suja, propósitos duvidosos, ataques ao governo! Passou a compor grupo GloFolhaCrusoe. Decepcionado! Batendo boca como comadre traída em relação ao Constantino

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  27. Vamos separar bem as coisas para depois juntar tudo de novo: O Lula foi um ladrao descarado e chefe da quadrilha que sempre pendurada no Poder, quase quebrou o Brasil (e seus lambe-saco são uns quadrilheiros sem escupulos, apátridas e sem vergonha). O Bolsonaro é um rufião despreparado e tem uma prole que como ele vive da política e poderão quebrar o país (e seus lambe-saco são uns militantes sem escrúpulos, apátridas e sem vergonha). No fundo são 2 espertalhões incultos e farinha do mesmo SACO!

  28. E aí meu caro Dr. Watson, procurou um “Responsável”???!!! Han? Ainda não, caramba? Procurou lá na FOTO desta reportagem do tipo matéria investigativa? Foi lá e tem dúvida se seriam os dois mascarados? Pense, Watson: A pergunta é “Procura-se UM responsável”, então não podem ser os dois né? Seriam no máximo dois cúmplices do RESPONSÁVEL. Que tal voltar lá e observar se há mais UM? Han?... Se descobrir agora, vencendo este enigmático teste de QI, você também poderá ganhar um Ministério, meu caro.

  29. Helena Mader, qual é a sua? Não teria sido decisão do STF que a decisão quanto a procedimentos frente a pandemia seria de prefeitos e governadores? Não caberia alguma menção sobre a desastrosa decisão tomada pelo prefeito de São Paulo de restringir a circulação de carros, causando aglomerações em ônibus e metrôs? Enquanto isso, ainda em São Paulo, o número de fatalidades no município da capital segue superando o do estado todo. No dia 21/05, o macabro placar foi de 6815 a 5558.

    1. Estúpido?! Por que, Jorge? Os números que citei acima são oficiais. Do MS e da prefeitura do município de SP. Estúpido porque citei o STF? Que delega ao Dória decretar em Diário Oficial que casos de óbitos de causas indefinidas entrem na conta do Covid-19? Gerando o absurdo de que os números do estado inteiro sejam inferiores ao da capital? Não seja infantil! Tente usar sua inteligência!

    2. Pesquise pra q serve um Ministerio da Saude e pq o Bozo fez de tudo pra ir contra os governos estaduais e influenciar o gado contra eles. Não se faça de estupido.

  30. Os "especialistas" da revista deveriam se candidatar na próxima eleição para presidente, quem sabe teriam uma expertise de liderança em caos provocados pela mídia, pelos adversários políticos, pela bandidagem, pelo STF e pelos aproveitadores de ocasião.

    1. Parabéns pela plena consciência da realidade, HILTON, Evanilde e Jorge!!! 👍👍👍🤝🤝🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    2. Isso aí Ivando! Lulistas, os que chamam os bolsonaristas disso e daquilo, se esquecem de que pelo menos ele está tentando trabalhar! Não deixam! E querem cobrar o impossível! Outra coisa: sugerem quem? Tem alguém com a mesma força, a mesma verdade, a mesma coragem? Aberto a escutar sugestões

    3. Com um presidente “louco de jogar pedra “ desse , quem terá condição de construir algo positivo .

    4. A BOLSOPATIA É TÃO INCURÁVEL QUANTO O LULOPETISMO! SÃO ABOMINÁVEIS!!!

    1. Sim, e um Ministerio da Saúde que serve pra guiar e orientar q ja perdeu dois ministros pq o Bozo não quer o combate como deve ser feito. Vem rechaçado os governadores e prefeitos, xingando, promovendo seu remedio sagrado. Tem ate Damares ameaçando q vai prender. Engraçado q pro gado o presidente some nessas horas. Entao pq precisam dele??

    2. A amnesia hipocrita e mal intensionada eh uma das piores caracteristica dos aproveitadores.

  31. Mais uma militonta fantasiada de jornalista para escrever asneiras...a Crusoé chafurdando na lama do consumismo que 57 milhões de brasileiros repudiam.

    1. Se alinharam com a mesma mídia suja de globo e folha! Daqui a pouco nem existirão mais! Patéticos

  32. VCS estão procurando responsável porque não falam que o STF definiu os responsáveis,os governadores e prefeitos, depois que eles calaram vcs por alguns dias mudaram de lado e não dizem mais nada deles.

    1. Presidente e Ministerio tb sao responsaveis gado! Os Estados ficaram com responsabilidade de tomar medidas nao de lidar com tudo

    2. A Crusoé surfou no bolsonarismo para alavancar assinaturas e hoje tripudia e ataca o governo Bolsonaro, voltando às suas origens comunistas.

  33. Crusoé aposta no quanto.pior melhor e disfarça que o governo federal foi algemado pelo STF. A culpa é exclusiva dos governadores e alguns prefeitos que além de terem sido incompetentes são também, em grande parcela, corruptos. O Presisente tem tentado mas sempre impedido por ações "estranhas" dos partidos de oposição e do STF. Crusoé: seja verdadeiro apenas uma vez, pelo menos. Ainda bem que já pedi o cancelamento dessa revista que também me enganou e agora passou a ser parcial. Só ataca desleal

    1. Robozada, sinceramente vocês ""ainda"" acham que a historinha de cancelamento ""ainda"" cola???..... rsrsrsrsrsrs.....

    2. os comentários estão melhores do que a matéria. Demorei mas já solicitei o cancelamento também.

  34. Quem procura responsável?? Brasil? Itália? Suécia? Inglaterra? França? Espanha? Não entendo! Presidente erra o tom em minimizar além da conta ações de isolamento. Mas de mãos atadas pelo STF correu a socorrer a crise econômica. Temos 4 estados com 60% dos infectados e mortos. ISSO É FATO! Mas se querem eleger um responsável, tenham a visão ampla de mundo. Não vejo nada diferente entre o que ocorre no Brasil e no resto do mundo.

    1. Compara a quantidade de mortos e qtos paises ja estao SAINDO do isolamento. Se nao consegue entao é auto-negação mesmo.

  35. Façam esta pergunta ao STF Cara-pálidas ! Bateram palminhas quando os ditadores de toga interferiram no Executivo, passando toda responsabilidade para os Governadores de R$ 1,99, como Doria e outros! Ou perguntem ao Zema como ele está administrando a crise com sucesso! Vcs estão se tornando patéticos!

  36. Lamentável a linha editorial que a Crusoé decidiu escolher. Perdeu completamente a isenção nas análises, que foi o que me fez ser assinante.

    1. Pois é, que decepção! Está se transformando em uma Globo, Folha de São Paulo!

  37. O responsável é o ( des) governo bolsonarista. Nem no deplorável vídeo que demonstrou que Moro tem razão , houve sequer uma palavra sobre as mortes por covid 19. Que nível , que grosseria, que falta de decoro, de educação!!

  38. Kkkkkkkkkkkk. Os bozistas estavam escondidos por ordem do Carlinhos Madame Satan. Ficaram à espera da divulgação do vídeo. Agora o aloprado abriu novamente a porteira do curral e permitiu a saída das jumentinhas. Elas voltam agora com a missão de dizer que o vídeo não comprova nada. Quem, em sã consciência, dá atenção a estas jumentinhas robotizadas e pagas pelo dinheiro sujo dos grileiros de terra e outros seres que estão lentamente se apropriando do patrimônio público brasileiro?

    1. EXATAMENTE. E todos com as mesmas sandices exatamente iguais, os idiotas!!! São fluorescentes, os crápulas mercenários patetóides!!! 😆😆😆😆😆😆

  39. Pelo que entendi, após inúmeras tentativas do governo do JB em conduzir o executivo brasileiro, a EXTREMA IMPRENSA O STF E A CANALHADA DO LEGISLATIVO, tomaram para si esta missão, sou dos APOIADORES do presidente e não sou gado como gostam de adjetivar, e como pessoa de sucesso que sou, fico a vontade para assistir a derrota do país, pois sei claramente quem sao os LESA PÁTRIA, e podem acreditar, não e a Damares, O min da educação, estes são ridicularizado por fazerem o bem..!

  40. Muitos leitores dizem que a Crusoé é mentirosa! Vocês leitores querem um jornalismo investigativo ou um jornalismo que passa pano??

  41. Botam lá gente que não conhece o ministério e muito menos Saúde.Tem que ter um especialista e gestor com experiência acumulada.O Osmar Terra preenche estes quesitos!

  42. Quem manda no Brasil é o primeiro ministro e o stf , cobra deles ! Governadores ditadores fizeram um péssimo trabalho, preocupados em escravizar à população e nem aí para vírus !

  43. ‪Essa revista de vigaristas, cruzue e antagonista, que não tem canais de cancelamento de uma assinatura, soh poderia ter um grupo de safados fazendo matérias como este Dantas e outros.‬

  44. O STF tirou a capacidade do Ministério de atuar com ações a âmbito nacional; O Ministro Mandeta possuia ligações obscuras politicamente e não tinha nenhuma preocupação com o povo e sim com as verbas que poderia liberar; O Ministro Teich, como qualquer cidadão comum, não suportou a pressão do cargo; As associações médicas estão ligadas politicamente e controladas por burocratas que desconhecem o povo, confirmada pela indicação da SBC de solicitar um Eletrocardiograma para cada paciente do SUS...

    1. Mas, como 2 e 2 são 4, NÓS nos livraremos, desinfestaremos e desinfeccionaremos o BRASIL desses ícones da ilegalidade, da desfaçatez, do atraso, da frieza e da perversidade!!!!

  45. Desculpe Zé mas sua visão está embaralhada. Ao governo nacional caberia, se não tivéssemos um STF, e políticos preocupados com suas boquinhas em continuar recebendo 100mil por mês fora os PF. Quem tirou a responsabilidade do presidente e transferiu para os Estados foi o próprio STF. Agora, chupa a manga que vcs criaram, vcs são os responsáveis pelos desmandos no país.

  46. Ao governo federal caberia definir as diretrizes nacionais, estabelecer as metas, fazer parcerias e apoiar financeiramente e tecnicamente os governos locais. O que aconteceu? O genocida além de incentivar a contaminação em massa ainda fez de tudo para destruir tudo o que os seus ministros estavam tentando fazer. O resultado é este que estamos vendo. O Brasil é considerado um exemplo terrível de como lidar com a pandemia e hoje é considerado um pária na comunidade mundial. Parabéns bozistas!

    1. Vergonhosa e indubitavelmente, Jose!! E por falar no vídeo, entre todas as aberrações, ilegalidades e vulgaridades, a falta de higiene....viu como o broncossauro por várias vezes limpa o nariz direto com as mãos, sem lenço e sem compostura? Imagine os seus ""cumprimentos"" à população!!! Beeeerrrrk !!!!

    2. Pior Odete, pior. Pelo que vimos no vídeo, temos um governo composto de gente aloprada e desqualificada.

    3. Tudo isso me lembra o sadam hussein, o kadafi, o bin laden, o luladrão na prisão que pra lá voltará, o maduro que logo cairá.... porque será, não é ?!!!....

    4. É típica dos genocidas tal conduta burra e criminosa, compatriota Jose, a da vertigem do poder q os cega para a realidade, imaginando q jamais serão punidos pelos seus crimes, expressos ou omissivos, cometidos. Imaginam até q podem fugir para outros países, fingindo desconhecer, em seus delírios de pensamento mágico, a INTERPOL da aldeia global!!! Estão num presídio o multi-assassino battisti e tantos outros que não deixam mentir!!!! Imagine, sabemos, o que acontece com genocidas foragidos!!!!

  47. Não sei porque da duvida: O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL determinou e está sendo seguido a risca: GOVERNADORES E PREFEITOS DETERMINAM O QUE FAZER SOBRE A PANDEMIA. NO CASO, O PRESIDENTE NÃO APITA NADA. E QUANDO FALA NINGUEM OUVE. ENTÃO ESTÁ TUD CERTO, OU NÃO?

    1. O problema é que o presidente incentiva a população a não ficar em casa, e a população se vira contra os governadores e prefeitos que acabam sendo “obrigados “, digamos assim, a deixar abrir comércios. Se o PR não tivesse incentivado a população, talvez estaríamos em melhor situação contra a pandemia. Isto é fato!!

  48. O setor de saúde sempre padeceu de uma doença pior do que o Coronavírus, o mal da corrupção que lhe consume as entranhas e que ao longo do tempo desviou recursos, que, se fossem bem empregados, permitiriam contar, hoje, com hospitais bem equipamentos e servidores melhores treinados para os enfrentamento da doença. Os comissionados indicados pelos políticos e na maioria das vezes responsáveis pela gestão dos recursos, colaboram com seus padrinhos para que o roubo aconteça através dos contratos.

  49. Eu não tenho nenhum apreço pelo Bolsonaro votei nele para tirar a quadrilha que estava no poder. Nessa reportagem toda remendada em nenhum momento vocês culparam a decisão absurda do STF de tirar poder de um presidente da República, vejam o RGS pessoal sério que tem um Plano de Ação concreto o Parana, Minas Gerais....coincidentemente essas cidades tem gente preocupada e trabalhando de forma ordenada e com um PLANO DE AÇÃO. O resto do Paus Politicagem e Roubalheira ou não?

    1. Cesar concordo quase com tudo. Só não acho absurdo o STF escolher quem são os “Responsáveis”. A atitude do STF definiu quem estava no leme da pandemia. Só isso. Quanto ao Sr Palhaço Bozo, dizer que o presidente ignora o vírus, na verdade depende do ponto de vista. Pode-se dizer que ele é o único que NÃO ignora o vírus. Que Sabe da força de contaminação e etc, e que não podemos parar a vida e que teremos de conviver com esse vírus(e outros que virão) daqui pra frente, pelo resto de nossas vidas

    2. Absurda ou não, a decisão salvou vidas. Pois que o nosso idolatrado presidente estava negando o vírus e suas consequências. Por sinal, o ogro presidencial continua menosprezando o vírus e suas consequências mortais.

    1. Governo Federal só omissão e negligencia. Não me entenda mal, os erros são de todos os lados e todos merecem e devem ser responsabilizados pelos seus erros.

  50. Quem sabe a reunião quase conciliatória do dia 22 não sirva para abrir outras frentes, além da derrota do vírus? Por exemplo, destruir vaidades, cultivo a egos, ignorância, corrupção, falta de civilidade, irresponsabilidade? Não custa sonhar. No pesadelo a gente já sabe como as coisas (e pessoas) se comportam.

  51. Pode até começar uma politica de união das esferas do governo como essa reunião tentou buscar. Mas o sentimento de que está chegando tarde demais é o que mostra a pilha de cadaveres que poderia ter sido evitada, se não fosse a irracionalidade do PR. A brutalidade das ações contra o isolamento foi algo que deve ser escrito na pedra para ser cobrado depois. Nem que seja em Haia. O genocida levou muita gente a cova.O exemplo de um presidente não é trivial. Muitos seguem. Ainda mais no Brasil.

    1. palhacinho🥳 o seu presidente Lula é que era bom né? Vc deve ser um dos funcionários vermelhos, CHUPA kkkk

    2. Bernardo, parabéns pelo seu comentário! Ainda existem pessoas que não se isolaram dentro de uma bolha ideológica.

  52. Engraçado... eu jurava que o STF tinha dado autonomia aos governadores para o combate ao coronavírus?!?! A matéria explicitamente quer colocar a culpa no governo central. Cada vez mais decepcionada com a Crusoé!!!! 👎🏻👎🏻👎🏻

    1. Não tem nada de engraçado não! O pr chamou a pandemia de gripezinha, estimulou a aglomeração, chamou de histeria a preocupação das pessoas com a própria vida. Queria o que??

    2. Devido a negação presidencial em relação ao vírus, não houve outra opção senão a de ir ao STF pedir a liberdade para estados e municípios poderem agir com liberdade para salvaguardar seus cidadãos. Mas essa liberdade não significa que não deva haver um canal de diálogo entre os entes da nação. Bolsonaro está jogando descaradamente no quanto pior melhor, com intuito de trasformar um problema de saúde pública em um problema político, mas o povo (e não o gadinho bolsonarista) já percebeu isso.

  53. A Crusoé quer nos convencer de que a crise atual na Saúde é responsabilidade do Bolsonaro. Que leviandade! Todo cidadão brasileiro de 2 neurônios sabe que o sistema público de Saúde é um negócio que nunca proporcionou nada minimamente eficiente em termos de Saúde Pública. Nunca tivemos hospitais de excelência, profissionais gabaritados e pesquisa qualificada na Saúde Pública! Portanto, o que vemos hoje é consequência de décadas de descaso e corrupção! O resto é conversa mole pra boi dormir!

    1. O PR é sim responsável pelo número grande de pessoas mortas, à partir de quando ele incentivou as pessoas para que não fizessem o isolamento social.

    2. A crise na saúde, pelo tipo de vírus e sem medicação eficaz, foi agravada pela negação presidencial em dar a devida atenção as recomendações técnicas na área da saúde, sem observar as recomendações dos órgãos internacionais e sem prestar atenção nos países que tiveram a crise a agravada ainda quando estávamos apenas no inicio da disseminação do vírus. O negacionismo presidencial tem enorme culpa sim!

  54. Cada dia esta imprensa celebra o caos... creio que do esforço nacional poucos participam, a crítica é as palavras, como se coloca a máscara, quem estava com quem... mas, não existe mais corrupção para manchetes? ou existe neste governo? O Brasil precisa de uma mobilização nacional com medidas e atuações práticas no combate ao COVID-19, tudo em consenso (sem ideologias), para o bem do povo brasileiro!

    1. Existe espaço para matérias sobre corrupção sim, a própria matéria de capa escancara um enorme esquema corrupto. O problema está no final do seu comentário. Com o devido respeito a Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o resto do país e o próprio governo federal, colocaram a ideologia e a política em primeiro lugar. Estão brigando para ver quem vai assumir a culpa pelas mortes ao invés de lutar pelas vidas.

  55. Quando cheguei a parte onde diz " o médico faz a prescrição de forma clara e legível, com esclarecimento sobre riscos e efeitos colaterais", parei a leitura. Provavelmente a jornalista deve discorrer sobre a realidade de outro país, pois aqui no Brasil, as receitas são verdadeiros garranchos que muitos vezes o farmacêutico sequer decifra. Fiz tratamento de quimioterapia e radioterapia, e as únicas fontes de onde tirei informação foram na internet, com muita leitura.

    1. Sim, na prática é isso que acontece, mas na teoria não deve ser assim. O problema é quando querem transformar o erro prático em teoria. Não acha?

  56. Crusoe, ”uma ilha no jornalismo”. A ilha poderia se Alcatraz ou Ilha do Diabo, afinal estou preso nessa revista por mais um ano, por um esquecimento de cinco dias (renovou automático). Já o jornalismo é um show de parcialidade, perseguição e outras mazelas que a esquerda instalou no Brasil. Mas, tudo tem fim.

    1. Cara, qual a graça de sofrer todo dia com essa revista? Se eu não gostasse, não acreditasse e não concordasse com essa revista, simplesmente não viria mais aqui ler e, principalmente, comentar. Seu comentário é choro de perdedor que não sabe perder. Vai namorar, tomar uma cerveja e, principalmente, ser feliz cara. Já percebemos que a revista não lhe agrega e não lhe satisfaz. Pq a insistência masoquista de ler e ainda por cima vir comentar? cada retardado que aparece viu!

  57. Jornaleco de merda quer insultar nossa inteligência. É a Empiritus cometeu ou não cometeu crime financeiro Com BA saída de Sérgio Mouro?

  58. se em 50 anos que o medicamento é usada , ainda não existe segurança para seu uso , então agora que poderia salvar vidas , aí resolveram estudar o medicamento e seus efeitos , coisa que sendo feito a 50 anos sem apresentar efeitos colaterais que não justificasse seu uso , eu começo a achar que essa panacéia toda é mais pra insultar a nossa inteligência.

    1. Entenda q a dosagem do medicamento para outras doenças é bem menor do q a usada agora para a covid. O detalhe é q as pesquisas já mostraram q a dosagem recomendada pelo Ministério da Saúde não ajuda no combate ao vírus mas aumenta as chances de complicações do paciente devido aos efeitos colaterais. A dosagem q mostrou eficiência é o dobro da recomendada, mas nos testes houveram mais de 30% de complicações com morte devido aos efeitos colaterais do medicamento. Portanto ele não serve para a covi

  59. Assim como me arrependi de investir meu voto na Joice e no Doria, me arrependi de ter assinado a Crusue. Da mesma forma que não voto mais neles, não renovarei minha assinatura da Crusue. Perderam a credibilidade totalmente.

  60. Uma Dica: Procurem na foto!!! É do meio! Ah, mais uma dica: O único sem máscara!!!!!!... Um Mini$tério de prêmio para quem acertar!!!!!!!!!!

  61. O "ministro" INTERINO do MS ao distribuir cargos, generosamente, entre os seus colegas fardados, protagoniza um nefando oportunismo e, dolosamente, destrói a estrutura técnica e de governança do órgão, num momento em que a pandemia acaba de contabilizar VINTE MIL mortos !!! É repugnante, revoltante.

  62. A esquerdopata gastou tempo e dinheiro para dizer um monte de asneira. O governo federal está fazendo um excelente trabalho no combate à pandemia, apesar do congresso, do STF e dos ptralhas. Agora, por força de estapafúrdia decisão do STF a cobrança maior deve ser feita de governadores e dos prefeitos.

  63. O RS vem fazendo um excelente trabalho de distanciamento social, e agora estamos no mesmo ritmo de Itália e Espanha, flexibilizando atividades. Citem o exemplo desses estados que estão adotando essas medidas. façam uma matéria, por favor.

  64. Acredito que a obrigação do bom jornalista é noticiar os fatos e não emitir opiniões e ilações que refletem apenas a opinial ou o viés politico da revista.

  65. Jornalistas perseguidores medíocres da Crusoe. Vocês merecem a censura. O que vocês estão fazendo contra a pandemia ? Eu só vejo vocês perseguindo o Presidente e insuflando a discórdia. Vocês fazem parte da escória.

  66. Essa matéria é seguramente uma das mais idiotas que eu já li, cheia de lugares comuns copiados de outras já publicadas. Por que Minas Gerais, talvez o governo mais sério do país, onde a taxa de contaminação é baixíssima, nunca é citado? Digam, por favor, que grande parte da culpa vem dos governos estaduais e parem de jogar toda a culpa no Bolsonaro,! Ou vocês estão esperado o remdesivir, patrocinado pela Microsoft e que já causou inúmeras mortes em países pobres, onde as vítimas são cobaias?

    1. Sandra, mas o problema estava exatamente no fato do executivo insistir na negação do vírus e suas consequências. está sendo difícil para os governadores e prefeitos agora, mas o Bolsonaro tmbm não ajudou em nada desde o começo né.

    2. Exatamente!!! Afinal, o STF foi claríssimo qdo determinou que, cabe aos governadores e prefeitos baixarem normas, para melhor debelar o covid-19, impedindo, por conseguinte, qualquer ação por parte do Executivo!!!

    3. Minas Gerais vem fazendo um ótimo trabalho nessa pandemia sim, ponto para o competente governador do NOVO que soube se acercar de pessoas técnicas, qualificadas e realmente interessadas em salvar vidas. Bem diferente de outros governadores e do nosso idolatrado presidente da república. Quanto ao medicamento, não sei sobre o remdesivir, mas a cloroquina já mostrou que não é adequada para o combate ao vírus.

  67. Matéria padrão de jornalista querendo ser isenta num cenário de guerra. O brasileiro está mais atento a epidemia do corruptovirus, que ao meu ver é o que tem causado tantas mortes, do que a Pandemia do CoronaVírus. A necessidade de colocar militares em pontos estratégicos no Ministério da Saúde mostra que deve ter muita gente envolvida em corrupção na estrutura.Ou a jornalista é muito esperta ou muito ingênua.

    1. Tirando o Jair ,amigão da milícia,o Carlixo defendendo propaganda de banco oficial em site de fake news, o eterno Queiroz, o Flavinho Chocolate e sua máquina de lavar dinheiro, os trocentos parentes dos Bolsoasnos empregados em cargos públicos, as muitas mentiras do Bolsoasno ... quase não há desonestidade no atual governo.

    2. A necessidade obvia de se abarrotar de militares na pasta é a de se ter controle total da mesma, uma prova disso é esse esdruxulo protocolo da cloroquina que ninguém queria ser o pai.

  68. QUANDO VAI SER O ÁPICE DO CORONAVIRUS? Era 30 de Março. Era 30 de Abril. Era 30 de maio. E até agora não chegou ainda? Que circo é este? Que palhaçada é esta que nunca chega ao seu apice? Eu quero trabalhar. E se adoecer com esta epidemia, quero cloroquina e azitromicina.Pronto. Está curando. Não vou tomar por que o Dória e o Witzel são contra? Por que o pt é contra? CHEGA DE DISCURSO HIPÓCRITA. Tudo tem limites.

    1. Ô caras. Se enganaram. Claro que esse texto aí em vima ☝🏿☝🏿não tem nada a ver com o tal Carluxo. Nenhum erro gramatical e o texto tem nexo.. impossível ser do indigitado 02, ou 03, sei lá..apscosta/df

    2. Carluxo, esperemos que não aconteça o ápice. Quem esta desejoso dele, ao que parece, é você e seu pai. Né?

  69. Bem,pra começar não dá pra ter uma política única contra a epidemia porque o stf decidiu que cada cidade e Estado faz o que quiser na pandemia,e lógicamente quem tem que assumir o ônus desta pandemia são os prefeitos e governadores!

    1. Alexandre, pra começar isso só aconteceu pq o nosso presidente optou pela linha de negligenciar o vírus. Se dependesse do louco presidente hoje estaríamos em situação muito pior.

  70. como me arrependo de ter assinado a Crusoé! Parece que estou lendo as porcarias da globolixo. Mentiras e matérias totalmente tendenciosas! Nunca houve mais de 1.000 mortes num dia. Vocês estão iguais à globo: foram 311 mortes naquele dia, e o restou foram confirmações de mortes de vários dias anteriores. Assim é que se faz jornalismo porco!

    1. Nunca houve vinte mil mortes. As pessoas estão chorando de mentirinha! Os coveiros estão enterrando caixões vazios iguais a cabeça do Bolsoasno! Vá pastar, gado maldito!

    2. Gadinho deve ser estudado. Qual a lógica de odiar tanto uma revista mas insistir em ler a mesma e ainda perder tempo comentando o quanto a revista é ruim?

  71. Em números absolutos, o número de mortes é assustador, mas em números relativos, temos uma das taxas de mortalidades mais baixas do mundo, são 14 óbitos por milhão de habitantes. Vide: https://www.metropoles.com/brasil/covid-19-brasil-tem-uma-das-menores-taxas-de-mortes-por-milhao-de-habitantes.

    1. Mas somos um dos países com a maior taxa de subnotificações. Mas a taxa pode piorar muito ainda, pois o isolamento imposto pelos governadores e prefeitos e contra a vontade presidencial ajudou a atenuar a curva de contaminação e só agora estamos vendo o vírus se espalhar pelos bolsões mais pobres das grandes cidades. Com certeza, se dependesse do nosso idolatrado presidente, a pilha de mortos seria muito maior agora.

  72. Faltou no “Potrocolo” do general gordinho Pazuello, o autorização fornecida pelo proprio paciente ja entubado e inconsciente como o auxílio de um psico-grafador, a autorização para a aplicação da cloroquina, para o alívio final.

  73. O pico não era para ser em Abril? Bilhões destinados ao combate ao vírus, para ajudar a população e os Estados e municípios, e a repórter fala que não tem liderança. Crusoé está igual a #globolixo

    1. Se dependesse do palhaço gripinha sentado na presidência o pico teria sido alcançado em meados de abril sim, mas graças a decisão de governadores e prefeitos (a revelia do Napoleão de Hospício) de decretar medidas de isolamento, a nossa curva de contaminação foi atenuada e agora esperamos que o pico de contaminação não seja tão alto como o Bolsonaro gostaria q fosse. O ideal é q nem acontecesse esse pico, mas será inevitável, pois o vírus já chegou nos bolsões mais pobres das grandes cidades.

  74. Minha filha jornalista, agora Inês é morta. Esses fatos já foram amplamente debatidos em todos os veículos de comunicação. Arranja um assunto melhor e seja mais objetiva. Seu texto é cansativo. Vc já fez melhor

  75. Achei a análise coerente, no sentido de que falta comando firme e claro no Ministério da Saúde. Mas obviamente, a colocação positiva com relação a presidência apenas no final, mostra a posição inequívoca da repórter.

    1. A meu ver, a repórter errou exatamente no final, pela experiência de mais de um ano de mandato presidencial, sabemos que o afago carinhoso de Bolsonaro na reunião de ontem com os governadores foi pra inglês ver, pode apostar que hoje ele vai voltar a guerra contra os governadores e tentando sabotá-los de todas as formas. Nessa guerra odienta levada a cabo pelo governo federal, os mortos são apenas números para se usar na guerra política.

    1. Quase analfabeto é assim mesmo. Tenta ler mais de uma linha e tem tontura!

    2. Isso, continue fugido da realidade, só assim para continuar defendendo cegamente o MINTO.

  76. Jornalista, cobre de quem deu a autoridade aos Governadores para controlarem a epidemia. Simples assim... Como vocês são complicados...

    1. Que os governadores bateram cabeça não resta dúvidas, mas sem a disposição deles de levar o enfrentamento dessa pandemia que é uma novidade mundial seria muito pior, pois até o mês de abril o MINTO vinha negando a existência da mesma. Embora 20 mil mortos seja um montante considerável, se não houvesse a iniciativa dos governadores e prefeitos em decretar o isolamento mesmo a contra gosto presidencial, hoje esse número de mortos poderia ser de 60 mil ou mais.

  77. A reportagem deveria mencionar o Ministro Alexandre de Moraes como coordenador do combate a pandemia, já que monocraticamente deu um nó na constituição e retirou da Presidência da República a autoridade de coordenação.

    1. Ainda abem né, o MINTO negou a existência da mesma até meados de abril. Hoje, se dependêssemos exclusivamente das decisões do MINTO para resolver o problema, o número de mortos com certeza estaria na casa dos 60 mil ou mais.

  78. Os (des)governadores quiseram e conseguiram via stf assumir o comando das ações contra o virus daquele-país-que-não-se-pode-declinar-o-nome. Ora, quem assume os bonus, assume os onus! Ao (des)governo federal só sobrou a culpa por tudo o que der errado e para nós sobrou a conta para pagar devido às decisões dos (des)governadores que só pensam "no povo".

    1. O governo federal deixou que os ministros da saúde conduzissem a pandemia? O governo federal já encontrou um pau mandado para sentar na cadeira de ministro? Entregaram a bola aos adversários, digo, governadores, acreditando que essa tua leitura dos fatos poderia colar, só que não! À omissão, pior, os entraves ao combate à crise são tão claros quanto as falcatruas de alguns governos estaduais. Todos se revelam nessa hora!

    1. Então cancela seu FDP. E encha o cu de Cloroquina que nem o teu Bostanaro Doido mandou.

  79. Nosso Presidente, como sempre falando merdas...me refiro a tubaína...porque não falou sobre a água tônica???!!! Tem quinino... Quanto a Dra. Nise Yamaguchi, é capacitada, sim, para assumir a Saúde...

    1. A dra Nise é motivo de espanto entre seus pares. Está enterrando a própria reputação. Fazer o que? Nem todos têm o caráter de um Moro!

    2. Lá vem gabinete do ódio. O medicamento provou eficácia contra o vírus nos testes iniciais, mas quando em doses muito altas. Infelizmente, quando em testes com seres humanos, mostrou-se ineficaz por causa dos efeitos colaterais advindos da ministração de altas doses (é o caso do teste feito e Manaus com alta dosagem). E em menor dose, como a recomendada pelo MS essa semana (ainda q tmbm alta), mostrou-se ineficaz conforme estudo paralelo também em Manaus e no resto do mundo.

    3. " Esse medicamento (cloroquina) já provou que tem ação na evolução do ciclo do vírus, mas o estudo em humanos ainda estão em curso. Essa é uma alternativa terapêutica que estamos dando aos profissionais de saúde para tratarmos esses pacientes graves que estão internados ". São palavras do aprendiz de deus, aquele que não acertou um só palpite de quando ocorreria o pico do Covid 19 publicado no site do Ministério da Saúde em 25/04/20 às 20:49

    4. Mas defende a cloroquina que diversas pesquisas já mostraram ser inadequada para o combate do vírus.

    1. Não seria o Palhaço Bozo um funcionário de Crusoé/Antagonista, um robô descalibrado, um desocupado a soldo dos mesmos patrões? Tanto fala de ódio, que destila ódio. E tão opinático, que entende de atracação de navio a armação de mundéu. De espinhela caída, a Física Quântica.

    2. Luiz, estou sendo muito útil aqui em botar por terra a disseminação de mentiras dos gadinhos comandados pelo gabinete do ódio bolsonarista. Se estou lhe incomodando é por você ser um dos disseminadores de ódio e fake news.

    3. acho que esse que se intitula palhaço bozo nós comentários deveria ir procurar alguma ocupação mais útil , do que ficar questionando as centenas de comentários feito aqui , acho que deve ficar 24 horas por dia escrevendo suas posições de ódio contrárias ao governo que mal começou e enfrenta a pior crise de nossa história.procure algo mais útil.

    4. Disse tudo, espero que mais esta jornalista cooptada para o tine do “vamos derrubar” o presidente, aprenda como ser objetiva, como no seu comentário, em poucas palavras vc definiu!

  80. O STF é o responsável por todo essa bagunça brasileira ! Essa instituição só serve para tomar vinhos premiados e jactar besteiras esquerdistas ! Deuses e Reis inatingíveis e soberbos !

  81. Pede pros 11 super heróis da liga do STF, os "sabe-tudo" resolverem a crise que eles criaram, deixando tudo na mão dos governadores e prefeitos.

  82. Vc está desinformado, o Hospital Albert Einstein anunciou um exame em larga escala que detecta novo coronavírus. Então sua reportagem não é fiel à realidade. O antagonista/crise já foi melhor.

    1. MIGUEL, o que a reportagem tem haver com o fato do exame em larga escala do Albert Einstein? Continuamos tendo problema de gestão e de um nome forte que assuma a responsabilidade pela pandemia e possa gerenciar o problema com o devido respeito a tenção que ela merece. Pois o nosso idolatrado presidente está usando a crise para gerar mais crise e jogar a culpa de sua incompetência no colo dos outros.

  83. O STF é o responsável. Os governadores e prefeitos receberam carta branca. Agora que deu M, querem achar um bode expiatório. Ia me esquecendo, a imprensa também é responsável!

  84. Parece que não acontece mais nada no Brasil e no mundo. Todos só enxergam a cortina de fumaça! Notícias fáceis quando todos são tão repetitivos.

  85. A revisteca Crusoe e seu ódio insano por não terem mais os vazadores da república. Risível a confusão que fazem da realidade. Panaceia é a bunda dessa repórter. O uso PRECOCE da Hidroxicloroquina/azitromicina/zinco é atestado por MILHARES de vidas salvas. O Protocolo do MS que ainda associa pulsoterapia e anticoagulação em casos moderados é o que se tem pra enfrentar o vírus chinês. E o Lockdown, que nada tem de científico, continua sendo desmascarado.

    1. Mentira deslavada a sua. Não se apequene do tamanho dos mortadelas petistas que saem por ai repassando asneiras que fanáticos admiradores de políticos propagam na internet. A realidade já mostrou a ineficácia do medicamento quando usado em humanos. Não ajuda contra o vírus e expõe o paciente a um risco dobrado por causa dos efeitos colaterais.

  86. 🤝Fiquem em casa meus amigos!!!🤝 Fiquem em casa amigos🤝! https://www.oantagonista.com/brasil/e-criminoso-sabotar-a-quarentena-num-momento-em-que-a-epidemia-acelera/

  87. Deixa de ser hipócrita, o STF deu carta branca aos estados e municípios para que seus mandatários façam o que bem entendam. O governo federal fez e está fazendo a sua parte. Agora se os governadores e prefeitos estão sendo corruptos ou incompetentes cobrem deles.

  88. Brasil corrupto e incompetente , vamos conseguir fazer isolamento suficiente para afetar a economia e insuficiente para deter o vírus

  89. Excelente avalicao atual do Brasil especialmente na área de saúde, hj um tema central no mundo e infelizmente banalizada no Brasil.

  90. Sacanagem. Esta bandeira aos fundos parece a do meu Cruzeiro Esporte clube, aqui de MG. Ontem elegermos um novo PRESIDENTE, q terá a tarefa hercúlea de ñ deixar meu clube labirintar em breve pela série C, pois já é lanterna da B sem sequer ter começado o campeonato. Q tal Bolsonaro convocar o recém eleito p o ministério da saúde? Missão quase impossível tbm como a codiv-19. Todos os ambientes estão infestados de ratos, literalmente. Até em casa de RAPOSA. Em BSB e na toca tem senador, ñ é fácil

  91. Brincam c a nossa Pátria. Mas o POVO CRISTÃO é forte e sua sintonia é c o Salvador, o MESSIAS. Os crápulas q nos enganam e se arvoram de n HONRA e necessidades básicas, já sofrem, tenham a certeza, por q sabem q entre eles é só disputa, sequer têm amizade dentro das próprias famílias, quiçá entre amigos, nenhuma confiança, traições como fizeram Joice, Witzel e Dória. É de dar pena, e se perderem o q os uni, o larjã , os golpes serão primeiro de "arma branca", adultérios e pancadarias.

  92. Certamente responsáveis ñ serão os gov de sociais democratas e comunistas, de FHC a Lula, de Dilma a TEMER, sequer de quem mandou soltar BANDIDOS presos ou q por decisões monocráticas delegou o comando das ações a Kalil, Doria, Wilson Lima do AM ou Witzel, e tantos outros q nos mantém presos e "amordaçados".Na próxima semana começa a fritura, de quem já passou pela fervura: do PRESIDENTE eleito p 57 milhões de imbecis, e das FFAA, através do MinSaude. E a Venezuela já enxergo no retrovisor!

  93. A gestão da Saúde no Brasil é um verdadeiro inferno de dante composto por corrupção, incompetência, falta de recursos financeiros e até de liderança. É tão complicado esse inferno que é difícil escrever sobre ele sem dizer besteiras. A reportagem prova isso.

  94. Crusoé, vamos aos fatos reais: o presidente está de mãos atadas. descaradamente os governadores estão em um complô contra o governo federal. hoje vi uma tentativa de alinhamento do Dória com Bolsonaro. senhores, o que está acontecendo politicamente não é para resolver.... sejamos honestos, quem realmente encara a situação com realidade????

    1. Presidente foi manietado por negligenciar sistematicamente o vírus, até meados de abril ele dizia que era só uma gripinha sem importância. Governadores e prefeitos podem ter feito muitas escolhas erradas, mas tudo isso foi graças a incompetência presidencial em enfrentar a pandemia. No caso, que todos sejam devidamente responsabilizados.

    2. Até entendo q neste caso, e como vários outros, monocraticamente, cada 1 dos morcegos tenham cometido erros graves, seja rasgando a constituição, ou mesmo dentro das atribuições, protegendo interesses possivelmente escusos. Só ñ posso culpar os gov e prefeitos BANDIDOS, pois estes nós brasileiros escolhemos. STF não foi em quem votamos. Gov e pref BANDIDOS são apenas os agentes de quem não escolhemos entende?DOMINGOs é dia de praça, de irmos às RUAS. Tem jeito de corrigir. Mas unidos sem ideol.

    3. o grande culpado é o STF. só sobrou para o presidente se apegar a um medicamento os grandes responsáveis são os governadores

Mais notícias
Assine agora
TOPO