MarioSabino

Hoje em dia é pandemia, bebê

22.05.20

Se você quiser ler sobre Jair Bolsonaro, sugiro sair deste artigo imediatamente. Não vou escrever sobre o presidente da República. Estou farto dele. Assim como Lula e seus sequazes, Bolsonaro e seus acólitos roubam o meu tempo. Vou dar uma viajada.

Este artigo é sobre bebês. Os bebês que estão presos na Ucrânia, desde o início da pandemia. Eu não sabia que a Ucrânia é um dos principais fornecedores de barrigas de aluguel do mundo. Uma ucraniana pode ganhar quinze mil dólares para gestar a criança de um casal estrangeiro — um bom dinheiro por lá, até mais que no Brasil. Sai muito mais barato do que nos Estados Unidos, onde uma barriga de aluguel custa até cem mil dólares. A venda de óvulos para mulheres estrangeiras inférteis é outro bom negócio. Pobreza. A empresa ucraniana BioTexcom enfatiza o seu profissionalismo num ambiente depauperado e arriscado:

A certa altura, todo casal quer um bebê, embora às vezes isso não seja possível. Há cerca de 20 anos, adoção era a única solução, mas agora o serviço de barriga de aluguel está ficando mais popular entre casais inférteis. A barriga de aluguel mais barata na Europa está na Ucrânia, o país europeu mais pobre. Não importa se isso envolve numerosos intermediários e vários delitos, assim como qualquer outro negócio na Ucrânia.

A BioTexcom garante mulheres saudáveis, com alimentação balanceada, exames negativos para doenças e jamais residentes na zona de guerra com a Rússia, porque a barriga de aluguel pode pisar numa mina ou ser atingida por bombardeios. No site da empresa, há exemplos de clientes satisfeitos, como um casal brasileiro que afirma não ter conseguido adotar uma criança no Brasil por causa da grande fila de espera. Ficaram ansiosos demais. Talvez a ansiedade fosse menor se levassem a conta a frase de Oscar Wilde: “As crianças começam amando os pais; quando crescem, elas os julgam; às vezes, perdoam-lhes.” Mas isso são outros quinze mil dólares.

A pandemia interrompeu o fluxo do comércio intermediado por catorze empresas ucranianas. Como o país fechou as suas fronteiras para evitar a propagação do coronavírus, os bebês que nasceram de dois meses para cá não puderam ser resgatados pelos casais que pagaram pelo serviço. Segundo o New York Times, uma semana atrás havia sessenta bebês esperando por seus pais biológicos num hotel de Kiev alugado pela BioTexcom para ser berçário. As autoridades estimam que há mais quarenta bebês na mesma situação. E que mil mulheres pagas para serem barrigas de aluguel darão à luz antes que as fronteiras sejam reabertas. Com o surgimento desse problema, ganharam força as vozes que querem proibir o negócio de barrigas de aluguel na Ucrânia, porque o país teria se tornado uma “loja online” de crianças.

A boa notícia é que a BioTexcom oferece desconto de 50% na diária de 54 dólares do berçário improvisado, tudo incluído. Estávamos mesmo precisando de boas notícias neste mundo sem pai nem mãe. Estou farto dele.

Dedico esta coluna a Anna Helena, que aprendeu a morrer.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu tenho o direito de desencantar me, você tem apenas o direito de desabafar és o quarto poder lembra? democracia não é para fraco.

  2. Farto estamos todos desse insano. Qdo a esta matéria tempos atrás assisti a um filme na Netflix baseado em fatos reais que contava a história de um casal que se arriscou nesse negócio desumano e ao final o casamento não resistiu aos desafios. Muito triste.

  3. Surpreso ao ler as manchetes de hoje. Parece que vocês resolveram voltar ao caminho do jornalismo. Pena que já iniciei os procedimentos para cancelamento da assinatura.

  4. Deveria haver um cerco às publicações parciais, que trazem opiniões pessoais e ideológica de ex-alunos das universidades aparelhadas por comunistas e parasitas do erário. Esse Brasil que vocês estão tentando enganar provavelmente vai cuidar de seus filhos. Que revistinha essa Crusoe ! Enganou muitos assinantes.

  5. Que bom q pelo menos em uma reportgem desta edição o Bolsonaro foi esquecido. Porque por aqui se empenharam em fazer campanha contra ele. No mais, que Deus proteja as crianças.

  6. Sabino, entendo que esteja farto... fartos estamos todos e de tudo, mas com relação a essa situação só tenho uma reação: horror, é horrível ver como os humanos se rebaixam, me desculpe mas não tem pobreza que explique uma coisa dessas, venho de gente que teve filhos aos montes e viram muitos deles morrer de fome, minhas duas avós (viúvas) tiveram que penar para criar seus filhos, e digo uma coisa: pobre de verdade é a da alma... e hoje só tenho uma fome: a Justiça Divina...se não existir morri

  7. Sabino, entendo que esteja farto... fartos estamos todos e de tudo, mas com relação a essa situação só tenho uma reação: horror, é horrível ver como os humanos se rebaixam, me desculpe mas não tem pobreza que explique uma coisa dessas, venho de gente que teve filhos aos montes e viram muitos deles morrer de fome, minhas duas avós (viúvas) tiveram que penar para criar seus filhos, e digo uma coisa: pobre de verdade é a da alma... e hoje só tenho uma fome: a Justiça Divina...se não existir morri

  8. Interessante. Os avós destas mães de aluguel comeram seus filhos para não morrerem de fome na Ucrânia, devido a revolução comunista. Dossiê liberado pós Glasnost. (O LIVRO NEGRO DO COMUNISMO. Editora Bertrand Brasil.) É realmente um show de horrores. Sugiro a leitura. Já que tocou na ferida.

  9. Pobreza, somada a ignorância, se torna terreno fértil para espertalhões e inescrupulosos em geral. Claro, sempre com a concupiscência do estado corrupto.

  10. Mário Sabino, adeus. E de você despeço-me com tristeza. Tenho me repetido a cada semana que vc é o melhor texto do jornalismo tupiniquim. E contínuo achando. Escrevendo contra ou a favor ao que penso o texto continua, digamos, "inaplegivel" (sei que vc entenderá). Mas a revista, desculpe o termo, está uma merda. Estou cancelando a assinatura!

    1. Não é extremada Mário. Vocês estão realmente deixando a desejar. Sobre a gravidade dos atos do STF. Onde está a leitura destes fatos? Acho que você e o Mainardi estão sofrendo da Síndrome de Estocolmo, por excesso de quarentena. Ou estão seguindo o mesmo destino do Reinaldo Azevedo. Sugiro a leitura dos 3 livros principais de G.K. Chesterton para não virem a sofrer de acídia.

    2. Acho a sua avaliação extremada, Rubens, mas é só a minha opinião. Obrigado por ter sido um leitor tão generoso dos meus artigos. Uma pena perdê-lo.

    1. Claro que vc não pode! As fronteiras da Ucrânia estão fechadas! Não são crianças abandonadas: elas têm pais biológicos, que devem estar ansiosos para buscar seus filhos.

  11. Gostei. Estou farta das mesmas péssimas notícias. Um momento lendo sobre outra coisa, com sua escrita apurada e um bálsamo, Mário. Tempos difíceis.

  12. A "fila" para adoção no Brasil existe para bebês com os padrões pretendidos pela maioria dos casais. Para quem se disponha a adotar sem levar em conta tais padrões, há uma fila enorme de crianças esperando ser acolhidas.

  13. Gostei da coluna. Parabéns Mario ! Despertou em mim outros sentimentos que havia esquecido, perante esse ambiente surreal no Brasil

  14. A infertilidade atinge até 20% dos casais em idade fértil. Muitas das mulheres que deixaram para engravidar tardiamente não obterão sucesso com seus próprios óvulos e dependerão de óvulos doados. A quantidade de mulheres que necessitam de um óvulo supera o número de doadoras em muitos países, inclusive no Brasil. Em um mundo globalizado é natural que se busquem soluções onde elas existem, considerando questões técnicas, regulatórias e econômicas.

  15. Agora sim, vc está falando de algo realmente importante e que precisa ser combatido. Aproveite o embalo e faça uma matéria sobre essa organização criminosa chamada Planned Parenthood que entre Outubro de 2017, até Setembro de 2018, realizou mais de 345.000 abortos. Vc é muito melhor nisso do que falando de política.

  16. pelo visto, o gado de Bolsonaro não conseguiu ler a sua matéria. mesmo que lessem não poderiam comentar, pois não conseguem interpretar o que leem. por isso estão achando que td que viram da reunião de Bolso com seus ministros não pesa contra ele.

  17. Muito desconcertada com pessoas q foram as ruas a favor da lava jato,agora defender essa postura de proteção aos filhos e amigos do PR. O PT tb fez só muda q foi pelo partido. Ver aquilo de guerra ideológica numa reunião em plena pandemia,ver o ministro da saúde ser ignorado e depois saído....Moro entrou num furada,e nós povo também. Militantes festejam,tanto os contra ,como a favor,o quê? não sei.

  18. Bom trabalho da Crusoé de apresentar o vídeo da reunião ministerial, pois assim os eleitores bovinos podem confirmar que o presidente segue à risca o projeto político. Seria melhor ainda se a Crusoé não tivesse censurado algumas partes, além do Judiciário. Se o gado já está feliz com o que viu, imaginem se vissem tudo! O gado desperto assusta, entendo. Será que o Moro saiu antes da reunião para vazar para seus contatos da imprensa?

    1. Coisa triste ver gente q defendia uma mudança, agora entra no coro dos amorais petistas q ainda gritam"onde estão as provas"? Como podem festejar aquela reunião bizarra durante uma pandemia e a preocupação era os filhos e amigos? Se o medo é q a esquerda volte,então parabéns... eles estão festejando.

  19. Emocionei-me muito lendo isso. Bebês são expectativa e esperança, como evidencia a luta de muitas mães para tê-los, não importa o meio (e ainda que Wilde possa estar certo...). É um tema perfeito para ocasião, inclusive porque coloca em boa perspectiva (já tão perdida) a mortandade indigna que está aí fora. (Meus sentimentos).

  20. E aí Sabino?!! O vídeo da reunião só fortalece o PR Bolsonaro e sua equipe de governo. Bolsonaro 2022 já é realidade! O disco de vocês antagonistas tá riscado! Virem o lado!

    1. Álvaro vc não entendeu. Veja até a Janaína acha que Bolsonaro ganhou pontos

    2. Lulistas ainda gritam onde estão as provas??? um inocente sendo condenado blá blá...Agora temos isso,a cegueira ideológica justifica tudo,usando o mesmo discurso e atacando o mesmo Moro.

    3. Abestado e alienado é você . Aceita que dói menos seu comunista! É Bolsonaro 2022! E os antagonistas hein?! Que papelão! Que jornalismo fraco! A que ponto chegaram?! Triste ver a decadência destes jornalistas.

    4. Esses caras ou são abestados ou são malucos mesmo. O cara achar que o tal video safou o Bolsonario, só pode ser um total alienado mental. Essa não dá pra encarar. Viiixeee..apscosta/df

  21. excelente artigo! fico pensando no lado adverso do isolamento social que não conseguimos mensurar. as mortes diretamente ligadas ao vírus vilão são relativamente possíveis de se identificar, porém os danos e as sequelas causadas pelo encarceramento coletivo obrigatório ninguém consegue dimensionar! estamos no fim ou no recomeço ? olhando para os meus filhos, prefiro acreditar numa mudança positiva...

  22. Em tempo : já tratei de cancelar minha renovação de assinatura . A única forma de protesto que posso fazer . O resto é lamentar

  23. Quando vcs começaram acreditei realmente que existiria uma ilha no jornalismo brasileiro . Mas Sabino, façam um auto critica . As notícias e comentários de vcs estão igualzinho os da G1, CNN, BAND e UOL ,VEJA . para onde foi a ilha do jornalismo ? Entraram na caixinha denovo ?

    1. Nossa!!!!! Como o pessoal da Crusoé, liderados pelo italiano idiotizado, perdeu a inteligência, ou será que se vendeu??? Deve ter rolado grana de montes!!

  24. Não é porque a tecnologia permite que é certo fazer. Será que não acarreta em nenhum dano para a criança? Ela está em contato com a mãe, e cria uma relação afetiva com a mesma e de repente e transportada para pessoas completamente estranhas. E será que a mãe, tratando esta situação apenas como um negócio, já não estará fazendo mal à criança durante estes nove meses, simplesmente porque não tem afeto pelo bebê que está em sua barriga? E depois que nasce, a criança não precisa do leite materno?

  25. Crusoe, ”uma ilha no jornalismo”. A ilha poderia ser Alcatraz ou Ilha do Diabo, afinal estou preso nessa revista por mais um ano, por um esquecimento de cinco dias (renovou automático). Já o jornalismo é um show de parcialidade, perseguição e outras mazelas que a esquerda instalou no Brasil. Mas, tudo tem fim.

  26. Que triste! Estão comerciando crianças como se fossem objetos. Fico pensando nas mães gestoras tendo que entregar os bebês depois de passarem meses com eles. O mundo está muito feio.

    1. Maria, com todo respeito, falar de crianças ucranianas com o que ocorre com crianças esfomeadas e dominadas por coronéis no Brasil??? Me poupe!!! Não quer admitir que o pessoal da crosoe entrou para o bordel?? Eles estão faturando e nós dando ibope!!! Decepção com os santinhos informativos!!!! Kkkkkkk

  27. Estou de saco cheio do descaso de Bolsonaro. Nem me importa mais saber quem mandou matar o cara, me importa saber quem está mandando pro abate cerca de mil pessoas por dia no país.

    1. Estou de saco cheio do Bolsonaro e sua gangue familiar. Meu Deus!! Um bando de milicianos, que VERGONHA.

  28. como estar farto de algo (pode ser inclusive do objeto adorado) é algo de foro íntimo, inalienável, e livre ao ser pensante, você tem todo direito de sentir-se farto do que bem quiser. Porem, iniciar um texto dessa maneira é questionável e tolo quando partimos da premissa que seus sentimentos são íntimos e o texto em seu conteúdo nada tinha de ligação. Adoce seu coração com beleza da do amor e provavelmente o amargor do texto vai se dissipar, caro Mário

  29. Duvido que na próxima edição o nome de Pocketnaro deixe de ser mencionado e bombardeado. Precisamos de loucos nos alvos de tiro. Não pode ser Adelio Bispo, tem que ser Pocketnaro mesmo.

  30. Sabino, tu és um baita escritor. E sobre o Bolsonaro tu já falou toda semana em posts descompensados e raivosos. Stay cool man!!!

    1. Opa Ney, olha o palavreado! Crusoe deveria barrar certas palavras e indivíduos com alteração de comportamento como tu. Te acalma comunista!

    2. Descompensado é o jumento que colocamos na presidência. Acorda bozomerda! !!

    1. Claro que não. É fundamental a análise do Mário acerca dos movimentos do jumento

    2. Excelente, porém não dá para ficar sem a análise do Mário acerca das bolsonaradas da semana.

  31. A sua atitude de não mais falar do Bolsonaro é excelente. Pensei exatamente nisso esses dias. A imprensa deveria boicotá-lo, não no sentido de não informar, mas no sentido de não mais postar as aberrações que este ser dispara dia sim, dia também. O que nos atrasa e nos cansa, nos tirando do foco primordial. Entendo que, ao ser preterido pela imprensa, ele murcha rapidinho. Que tal?

    1. Não dá Cristiane. O sujeito é uma aberração. Deve ser combatido a cada tapa na cara diário

  32. Outro dia ouvi a notícia que as adoções de crianças brasileiras por casais italianos (os que mais adotam nossas criancas, chegam a adotar dois, três irmãos, para não separa-los) também estava muito prejudicada este ano em razão da pandemia. Alguns casais, inclusive, vieram para o Brasil e não conseguiram retornar à Itália. São consequências imprevisíveis da pandemia

    1. errei, troque admirável por 'abominável', era isso escrito no coments, desculpas.

  33. Não vai falar do Bolsonaro mas já falou. Nem precisa, já sei a sua opinião e a dos seus sócios. Quando o Reinaldo Azevedo começa a escrever aqui? Tá demorando!

    1. É INCRÍVEL COMO PARA FALAR DE UM ASSUNTO LÁ NA UCRÂNIA, O SABINO AINDA ACHA UM MODO DE DAR UMA PORRADA NO PRESIDENTE LOGO NO INÍCIO. ENGANADORES. EU TENHO QUE ESPERAR A ASSINATURA DE UM ANO ACABAR OU POSSO CANCELAR JÁ ? SE ALGUÉM PUDER ME INFORMAR AGRADEÇO

    2. Reinaldo Azevedo defende a impunidade de figurões e odeia o Moro, então ele ia defender que não há crimes envolvendo a família Bolsonaro, nem corrupção na Secom, nem ministros corruptos, nem nada de errado com os negócios com o centrão, nem nada ilegal e imoral quando o Bolsonaro aparelha a PF. Aposto que ele ia ser muito apreciado pelos que "choram pela ausência da Ana Paula puxa saco do Bolsonaro", que hoje achou o lugar certo na revista chapa branca.

  34. Mario, você é um alento para esses novos tempos, eu li essa notícia e também fiquei curiosa a respeito e definitivamente não existe mais paciência para nossas notícias políticas . Obrigada.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO