Missão (quase) cumprida

15.05.20

Até a manifestação de militantes bolsonaristas em frente ao prédio de Alexandre de Moraes, em São Paulo, interlocutores do ministro diziam que ele já se dava por satisfeito com os efeitos do inquérito do fim do mundo, aquele instaurado ao arrepio da Constituição para apurar supostas ameaças ao Supremo. A leitura que se fazia era a de que um objetivo já havia sido alcançado: assustar e colocar um freio nos militantes mais radicais que faziam ataques a ministros não só pelas redes, mas também em aeroportos e em outros lugares públicos – Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, por exemplo, chegaram a ser constrangidos com xingamentos. Os atos, de fato, tinham rareado. Até que, em 2 de maio, o próprio Alexandre foi alvo de um deles, bem debaixo de sua janela. O outro objetivo do inquérito, porém, sempre seguiu firme: mapear os articuladores e financiadores das ações que miram o Supremo, bem como eventuais ligações com o entorno de Jair Bolsonaro.

STFSTFMoraes: um dos objetivos do inquérito era ˜assustar˜ os radicais bolsonaristas

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pelo mal que estes Ministros causaram ao Brasil e ao povo brasileiro, passe o tempo que passar, o povo não irá se esquecer e os mesmos sempre serão tidos como inimigos do povo e do Brasil.

  2. Quase cumprida porque ele ainda vai mandar fechar de vez a Crusoé ? Ou ele parou com o processo porque agora vocês batem palmas para o supremo de frango e apoiam tudo contra o governo eleito?

  3. Se constitucionalmente,o titular da ação penal é o Ministério Público, O Ministro Alexandre, comete um Ato Inconstitucional, e os seus pares, principalmente o Presidente da Côrte, prevaricam ao não deterem esse ato. Os juízes do Supremo podem tudo? Porque todos se calam?

  4. Quando vejo a cabeça desse ministro me lembro do Funerio, personagem do filme A Família Adams. É o próprio tanto pelo físico como pelo se comportamento como ministro.

  5. A pior ditadura é a do judiciário, contra ela, não há a quem recorrer, dizia Rui Barbosa. Mas, hoje no Brasil, existe o poder soberano do povo contra as ditaduras do STF, grande mídia oportunista e parlamento, ops, congresso nacional.

  6. Chifre em cabeça de burro. Bastava investigar o gabinete do ódio. A censura do site está um horror, vários comentários não saõ enviados

  7. só teremos três poderes o dia em que cada um tenha seu meio de eleição, e no caso do supremo por meritocracia não por indicação de um dos poderes, e para ser ministro do STF tem de ter a condição de que o mesmo venha de uma honrosa carreira de juiz

  8. Ainda bem que minha assinatura vence amanhã. Cancelei minha assinatura. Não colaborarei com essa oposição irresponsável ao Bolsonaro, que só favorece a esquerda e os corruptos fisiológicos do Centrão.

  9. As grandes autoridades do país, indicados para serem advogados de defesa de quem os indicou, não merecem respeito. Mereceriam se estivessem lá por mérito, nunca por troca de favores!

  10. Tão de brincadeira esses togados! De santo eles não tem nada! Quem fiscaliza estes cidadãos que ganham salários que são verdadeiras fortunas pagos por nós?Querem censurar o povo brasileiro? Acabou-se! A internet é a voz do povo. Nossa opinião vale tanto quanto a de qualquer político, jornalista ou togado.Esse ministro Alexandre Moraes dizem não ter um passado muito claro pelo contrário.Porque os antagonistas não fazem jornalismo investigativo para esse Sr. assim como fizeram p Toffoli e Mendes?

    1. sim. hoje até o Bolsonaro lê isso. até fez um print.

  11. Esse ministros de araque ( maioria não são juízes) querem enganar quem? Interpretam e reinterpretam as leis conforme suas convicções e querem culpar a,b e c pelos descalabros que cometem?? Estamos vivendo nitidamente a ditadura do judiciário em pleno século 21 e essa imprensa ainda fica culpando o Presidente por todas as mazelas. Realmente nesse ponto o PT foi brilhante na destruição da convicção do certo e errado.

  12. Ñ podemos ser tão estúpidos e desunidos. Somente a n determinação política, direta no q interessa ao POVO, a PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO, nos levará à reconquista da Pátria, aparelhada por bandidos de COLARINHO BRANCO, em conluio c corporações criminosas na OAB, STF, mídia, bancos, e até em açougues. Só as RUAS, sem ideologias e partidos políticos, na PRESTAÇÃO DE CONTAS definitiva c o Congresso, em quem confiamos n/voto e nos traem, haveremos de sair do caos.

  13. Pelo conteúdo, devo ficar temeroso e revoltado com as manifestações contra atos visivelmente ilegais da ministro do stf? Segundo alguns ele já estava QUASE satisfeito com os resultados... Falta de assunto ou covardia moral?

  14. Vocês acham bonita essa ilegalidade e arbitrariedade agora ou é só impressão minha? Nunca mais denunciaram, não reclamam com a seriedade que esse abuso merece, só falta baterem palmas.

    1. Apoio total ao S T F. Sou assinante do intercpt e do Crusoe Não sou petista nem bolsonarista. Sou Ciro Gomes Parabéns pela Grande Cobertura. E grandes informações up to date

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO