Ganha-ganha

03.04.20

O lobby de gigantes do PIB nacional na antessala de Rodrigo Maia aumentou sensivelmente nas últimas semanas em razão do projeto de lei do Centrão que propõe taxar as companhias com faturamento superior a 1 bilhão de reais como forma de arrecadar recursos para o combate ao coronavírus. O texto apresentado pelo deputado paraibano Wellington Roberto, outrora soldado fiel do notório Eduardo Cunha, prevê a cobrança de 10% sobre o lucro líquido das empresas e ganhou apoio de cabeças coroadas do Centrão. O multi-investigado Arthur Lira, por exemplo, pediu urgência na tramitação. O movimento fez com que empresários interessados na questão corressem para bater na porta de Rodrigo Maia em busca de socorro. Maia aproveita a situação para ganhar pontos. Ele, que já é visto como queridinho do mercado, tem indicado que vai levar a proposta com a barriga. Até prometeu colocar o projeto para tramitar em regime de urgência, como pediram seus aliados do Centrão, mas não demonstra muita empolgação com o tema.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéMaia: PIB à porta em busca de ajuda contra o Centrão, que ele também “comanda”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se eu fosse uma dessas empresas, já estaria vendendo ela aqui para ir para um país mais liberal... Nova Zelândia, Estonia, Irlanda, pode escolher. O Brasil vai perder e muito com esse tipo de taxação. Populismo preguiçoso e incompetência econômica total!

  2. Aliás, de tanto empurrar projetos importantes para o país com a barriga, este cidadão é forte candidato sim a rei momo no carnaval de 2021.

  3. Botafogo, o canalha de sempre: “A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados acaba de decidir não acatar o destaque apresentado pelo partido Novo à PEC do Orçamento de Guerra para destinar os recursos do fundo eleitoral para o enfrentamento à Covid-19”

  4. É um verme! Profissional da política! Nefasto e calculista. O apelido na lista Odebrecht dinamita qualquer credibilidade que o Botafogo tente se auto-proclamar. A mentira tem sempre seu dead day, sua hora vai chegar safado!

    1. Botafogo seus dias estão contados... o povo deixou de ser besta...não terás votos para nada.

  5. Que tal o ilustre autonomeado "primeiro ministro do Brasil" Rodrigo Maia - O Botafogo na lista de propinas da Odebrecht - , colocar em votação os projetos parados sobre as vergonhas vantagens que os parlamentares desfrutam, como direitos a vale-paletó, assessores, cartão corporativo e outros penduricalhos, ao invés de ficar dando entrevistas criticando a demora de governo em distribuir os benefícios por causa da pandemia ? Podia também aprovar o projeto de destinação do FUNDO PARTIDÁRIO

    1. FUNDÃO votado e foi negado à Pandemia. Dinheiro de nossos impostos irão para campanha partidária. Abomináveis políticos do Brasil!

    2. Temas prioritários para tramitação rápida e impulsionada deveriam ser por votação, não por decisão de um corrupto sozinho.

  6. Essa história de tributar lucros de empresas é uma enganação só. No final, quem vai pagar são os consumidores, porque os tributos serão repassados para os preços. Mas a arrecadação é fácil...

  7. Isso está parecendo mais uma criação de dificuldade para venda da facilidade. Cuidado, barões, provavelmente vocês estão sendo tapeados pelo próprio criador.

  8. É como sempre ví esse senador. É calculista, dissimulado e venenoso. É Jovem na idade, mas idoso na política. Vergonhoso, é um verdadeiro representante da VELHA POLÍTICA.

  9. 🇧🇷 Hora dos grandes empresários se juntarem ao Povão os militares e fecharmos o congresso o STF, rasgar a constituição vermelha, escrever uma constituição cristã, conservadora e expulsar toda a escória comunista do 🇧🇷. 🇧🇷 É isso ou iremos no mesmo caminho do esgoto Venezuela.

  10. Uma maior tributação do lucro líquido de grandes corporações acaba com a balela de que o aumento da carga tributária inviabilizaria as empresas. O que se reduziria seria o ritmo de enriquecimento e concentração de renda de seus sócios em prol da maior distribuição de renda aos mais pobres. A ideia é tão boa e justa que fica evidente o engodo de quem a defende (centrão).

    1. Esse cara é um dos piores... me estranha , é uma decepção, alguns políticos dessa turma " nova", caírem na conversa dele e avaliarem bem essa figura... representante da mais tradicional e galhos de política se fazendo de bom moço.

    2. 🇧🇷 Mais uma cagada do congresso, tem que diminuir o estado ineficiente e corrupto e não aumentar impostos seja de quem for. 🇧🇷 Minha proposta fechar o congresso e STF com os bilhões em economia fazer hospitais padrão Fifa e aí centrão topa? 🤔

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO