Foto: Mil.ru via Wikimedia CommonsO ex-ministro da Defesa da china, Li Shangfu, durante visita à Rússia em 2023

Sumido há dois meses, ministro da Defesa chinês é demitido

24.10.23 11:56

O governo chinês demitiu o seu ministro da defesa, Li Shangfu (foto), nesta terça-feira (24). O general de carreira não apenas deixou o cargo do Ministério, mas também sua cadeira na Comissão Central Militar, o organismo que auxilia o presidente Xi Jinping a comandar as forças militares do país. Ele também era um Conselheiro de Estado, cargo ocupado pelos cinco ministros mais velhos do gabinete.

Até o momento, Pequim não apresentou um substituto a Li Shangfu no cargo, nem explicou o motivo da demissão.

O general do Exército de Liberação Popular havia assumido o cargo em março, no lugar do hoje primeiro-ministro Li Qiang. Ao menos desde o final de agosto, no entanto, Shangfu não era visto em eventos oficiais, o que motivou rumores sobre seu paradeiro.

No entanto, uma investigação da Reuters apontava que o general poderia estar envolvido em um caso de corrupção. O militar é investigado pelas autoridades chinesas, junto com outros atores do setor, na aquisição de equipamentos militares. A agência não indicou, no entanto, quais equipamentos seriam esses.

O sumiço de autoridades políticas e grandes empresários não é lá uma raridade na China.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ditadura é uma coisa CHATA. Tudo escondido, tudo enrustido, tudo camuflado, tudo fingido, tudo fraudado, tudo camuflado, tudo caiado, tudo subliminar, tudo encoberto, tudo sufocado, tudo oprimido, tudo escamoteado, tudo prensado, tudo disfarçado, tudo dissimulado... é uma completa estupidez e, em acréscimo, CHATA!!! O que leva um idiota optar por fazer todo mundo infeliz, podendo fazer todo mundo feliz, ele incluído????????

    1. A resposta está na pergunta mesmo: IDIOTICE. Vamos acrescentar: IMBECILIDADE.

  2. O que será que fazem com essas pessoas enquanto estão "desaparecidas"? Sequer consigo imaginar, mas sei que eles não ficam discutindo a relação educadamente antes de dispensar.

Mais notícias
Assine agora
TOPO