Relatório do Coaf aponta transações atípicas de David Miranda e cita Glenn

02.09.19 19:50

O antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, produziu um relatório sobre transações atípicas na conta do deputado federal David Miranda, do PSOL-RJ. O deputado é casado com Glenn Greenwald, editor do site The Intercept, cujo nome também é mencionado no documento.

O Relatório de Inteligência Financeira (RIF) cita transações atípicas que somam cerca de 50 mil reais, entre os anos de 2018 e 2019. Em 2018, Miranda era vereador no Rio de Janeiro. Dois investigadores com acesso ao relatório do Coaf confirmaram a existência do documento e deram detalhes sobre as movimentações consideradas atípicas.

Entre as transações, estão repasses de Reginaldo Oliveira Silva e Camila Souza Menezes para Miranda. Silva ainda é funcionário do gabinete de Miranda na Câmara dos Deputados. O relatório também cita um repasse do deputado para seu marido, Glenn Greenwald.

Na última semana, o site da Época informou que o Ministério Público do Rio abriu duas investigações e pediu a quebra do sigilo bancário do parlamentar. A suspeita dos promotores fluminenses seria de um esquema conhecido como “rachid” – o mesmo pelo qual o senador Flávio Bolsonaro é investigado devido as movimentações de seu ex-assessor Fabrício de Queiroz. A prática é caracterizada pela nomeação de servidores que devolvem parte de seus vencimentos ao deputado ou a algum integrante do gabinete.

Em nota, o deputado afirmou que tomou conhecimento das investigações abertas contra ele pela imprensa e que está à disposição da Justiça para qualquer esclarecimento. “A investigação sobre mim, que supostamente corre em segredo de justiça, tenho certeza de que irá até o final — e é de meu interesse que isso ocorra. Espero que as outras, como a de Flávio Bolsonaro, também prosperem”, disse o deputado na nota enviada por sua assessoria.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Gostaria que tudo acerca do Flávio Bolsonaro fosse devidamente investigado e se for culpado que seja sentenciada a sua pena. Assim, não haveria rabo preso no governo que justificasse um acórdão para soltar o criminoso Mor Lula.

  2. Falta esclarecer como chegou a deputado federal com a renuncia do jean willis que justificou o injustificável e a grande mídia que já conhecemos nada de investigacões só vão atrás do tal Queiróz.

    1. Em tempos de que ideologia de gênero tem que ser uma narrativa permanente, sempre me causa estranheza estes termos como “presidenta”, “a viúva da fulana”, “o marido di ciclano” e até textos que abrem saudações com “Prezad(*)s alun(*)”. Será que tudo precisa ser descrito, falado e enfatizado pelo gênero, para ressaltar que a sociedade tem que admitir que o sexo entre as pernas tem que ser esquecido ou minimizado , valendo apenas o sexo que está no meio da mente? Certo, senhoras e senhores?

    2. Nesse negócio aí eu acho que jogam nas duas posições é uma safadeza só.

    1. Basta contratar uma das bancas de "dvogados" das mulheres do apedeuta jurídico Toffoli ou do sapo beiçudo Mendes, dinheiro não é "probrema", basta pedir da ORCRIM petista.

  3. PRA MIM E'MUITO SIMPLES - A LEI FOI FEITA PRA TODOS. ROUBOU, DESVIOU, SAQUEOU, VAI PRESO E DEVOLVE A GRANA COM JUROS E CORRECAO, NAO INTERESSA DE Q PARTIDO, COR E PREFERENCIAS SEXUAIS ETC...

    1. Apoiado! É simples, não precisa complicar.Afinal, desonestidade e imoralidade, são reprováveis em qualquer ser humano e em qualquer sociedade e época.

  4. Em entrevista à Roda Vida, o marido do deputado disse que nada encontrarão de ilegal nas investigações contra o parlamentar. Todavia, afirmou que há delitos no mesmo tipo de investigação contra a família de Bolsonaro, até contra a mulher do presidente. Pois é, há pessoas que somente enxergam problemas nos outros, mas nunca enxergam problemas que podem estar debaixo do próprio nariz! Macaco senta no rabo e critica o tamanho do rabo do vizinho! ninguém merece!!!

  5. Flávio , David e qualquer vagabundo ( não são poucos ) deve ser investigado... independente da sigla , partido ou facção criminosa.

    1. Concordo. Mas vamos combinar uma coisa: Presidente é um cargo onde os eleitos ao deixá-lo voltam a ser cidadãos como eram antes de serem eleitos. Portanto, vamos deixar de chamar aqueles que foram presidentes e “ex-presidente”, pois não é título de nobreza, que só a perde quando morre. Em tempo: estes ex-presidentes custam caro para os outros iguais cidadãos, pois gastam dinheiro com carro, segurança e transporte, para produzirem o quê? Chega.

    2. Todos que cometeram crimes devem ser investigados, inclusive o filho do presidente.

  6. O Famoso Coaf que durante longos anos passou na obscuridão (talvez apurasse tudo mas não tinha onde entregar, ou entregaram e jogaram tudo fora) é uma arma importantíssima para desvendar as transações milionárias que ocorreram e continuam ocorrendo por aqui. O cidadão comum leva "naquele lugar" todo ano e os lavadores de dinheiro continuam livres e soltos apesar dos crimes. Este é o Brasil que jamais queremos...

  7. A COISA E' SIMPLES - A LEI E'PRA TODOS, FINALMENTE, PQ NAO ERA ASSIM. ROUBOU, DESVIOU, PEGOU O Q NAO DEVIA? VAI SER JULGADO, PRESO E VAI DEVOLVER COM JUROS E CORRECAO. A CADEIA VAI FAZER ESSES SAFADOS REPENSAREM A VIDA. SERA MAIS UMA CADEIA PRA ESQUERDA MONTAR ACAMPAMENTO. SALVE MORO, SALVE DANTON, SALVE BRETAS... SALVE O MP.

  8. Todos sabemos que a prática de devolução de dim-dim para os deputados era comum, resultante de um sistema corrupto de desperdício de dinheiro público que precisa acabar definitivamente, não é justo que políticos eleitos pelo povo legislem em causa própria para obter benefícios espúrios. Eles não precisam de tantos CCs. Não interessa o partido esta prática tem que ACABAR.

  9. Náo sou eleitor do deputado nem táo pouco simpatizante da causa LGBT, enxergo tudo com a naturalidade que o mundo atual pede mas náo posso deixar de comentar a postura..."Quero tudo apurado até o fim, dou TODAS as informaçoes e esclarecimentos necessários",,,supondo que náo esta engando, QUE (grande) DIFERENÇA DE POSTURA frente ao SENADOR!!!!!

    1. Sem dúvida, que se investigue tudo e que todos os culpados sejam punidos. Até que isso seja estabelecido, realmente não dá pra dizer que, entre dois investigados pelo mesmo crime, um parece ser pilantra e o outro parece ser belo e moral. Seria hipocrisia, né?

    2. Eu defendo democracia, pago meus impostos "na fonte", no banco que tenho conta é proibido pagamento em especie acima de 10 k, etc,etc,etc,,,,,,e sou a favor do desarmamento, acredito que arma somente na má da policia, e a cada dia que passa estou mais convicto,,,#lulapreso e #flaviodeixa investigar, #cadeoqueiroz

    3. A diferença de postura a gente mede pelos ATOS, não pelas palavras... Ainda mais no caso em tela, envolvendo gente que prega "socialismo e democracia" e defende desarmamento, desencarceramento e extinção da polícia como política de segurança pública. Se ainda não ficou claro, eles geralmente fazem tudo ao contrário do que dizem (por exemplo, a alma mais honesta do país está na cadeia). A meu ver, isso é pior do que não dizer nada.

  10. Vários vereadores são investigadas, mas a matéria usa como referência o Flávio Bolsonaro, e os outros, não são relevantes?

  11. Haja lumbrigueiro. Uma solitária pra essas bandidas é o mínimo que se deseja. Aqui grupos de traficantes sustentam a oposição política e o status quo dos "liberais". E o combate ao narcotráfico continua em todo o país. É por mais esta importante razão que apoiamos Sérgio MORO é Bolsonaro. Parabéns Guedes por não fazer conta de grana batizada e que destrói as famílias brasileiras. Continue firme PF, a coisa já vai, e muito bem.

  12. É mais do que óbvio que JW não sairia de uma posição tão confortável sem compensação - ou vcs acham que ele vive de que na Europa?

  13. O rastro do dinheiro é o caminho correto das autoridades! Assim, a Lava Jato funcionou e funciona. Pelo dinheiro, usado ou não, se chega aos bandidos!

  14. ESTAMOS ASSISTINDO O SUCESSO DA INIQUIDADE COM OS RESULTADOS DO INTERCEPT QUE SE APROVEITA IMPUNIMENTE DE TRANSAÇÕES ATIPICAS.

  15. Não é "marido"! Não existe um homem que seja marido do outro! Trata-se de dois sujeitos que moram juntos e devem ter práticas sexuais pervertidas!

  16. Infelizmente é prática comum nos gabinetes desde vereadores até senadores deste maléfico e indecente taicha de salários.Enquanto um trabalhador qualificado neste país raramente recebe cinco mil reais, cabos eleitorais semi analfabetos dividem salários de mais de quinze mil reais.Rsta na hora de acabar com esta vergonha

  17. Não tenho o que comentar da notícia, só acho graça. Mas se os leitores de Crusoé entenderem de assunto que me esclareçam. Quando o noticiário fala de um dos pares chama o outro de marido. concluo que esse tipo de relação só tem marido. É isso? É que aos 78 anos tenho deficuldade de entender o que vai além de macho, fêmea no gênero e homossexualidade na opção sexual. Esclareçam por favor.

    1. O crime não estipula valor nem o protagonista. Cometeu o crime tem que pagar, seja quem for e o valor que for. Contrariando isso é conivência.

    2. Onde passa um boi, passa uma boiada. Se for verdadeira a denúncia, o crime é incontestável e haverá cadeia para todos. Não existe essa sua “lógica”, de que roubar pouco não é crime.

    3. Pensei o mesmo. Revanchismo tosco e barato. Claro que precisa ser investigado, mas dá sensação de perder tempo com ladrão de galinhas.

    4. Não é um valor considerável, é revanchismo barato, tipo do clã, esse Flávio é bandido sim, o rei da rachadinha, pior tipo de roubo, o declarado e descarado, roubar dos próprios colaboradores.

    5. ele era vereador... lógico que a escala é menor... mas é um valor considerável dentro da escala municipal.

    1. Eu diria além de burros doentes! Lendo comentários na UOL disseram: não entendemos oq ainda não prenderam os bandidos Moro e Deltan? Tudo é enxergados por ele com uma ótica inversa! .......

  18. solução pra tds é fazer igual a Suíça onde os assessores são concursados e três assessores pra cd deputado e por si vai em frente.Salário de deputado e senador e 50.000 e mais nd de espécie alguma. no máximo apartamento funcional e ponto final.

  19. Foram eleitos pelo povão a quem não devem absolutamente nada, segundo esses canalhas. Deveria-se iniciar a limpeza com a dissolução de todas as câmaras municipais em cidades c menos de 70 a 100mil habitantes. Redução em 50% dos deputados estaduais e federais. Extinção do senado federal e deste tipo de STF, que ñ representa nadinha do q a NAÇÃO espera. Como pode? Tem reis ali cujos deuses estão trancafiados ou protegidos. Ñ tem qq lógica!

  20. Para acabar com essa prática de contratar assessor e ficar com seu salário ou parte, basta permitir a contratação apenas da quantidade absolutamente necessária. Isso para Câmara dos vereadores, Para a Câmara dos Deputados e para o Senado. O problema é generalizado no Brasil e a solução é extremamente simples . Basta vontade política e seriedade no trato da coisa pública?

  21. Foi isso que eu pensei. Este valor foi o que o Dudu Bozokid movimentou em um dia, não? E a investigação dele está parada desde o acordo com o Toffoli.

  22. É impressionante como fatos como este e outros relatados por Palocci, fatos gravíssimos, não tenham repercussão na grande mídia. Fica o dito pelo não dito e não acontece nada.

    1. O de sempre. A grande mídia continua com a plena certeza que os bradileiros são absolutamente idiotas que qualquer novela ou algum artista provoca uma total amnésia nas pessoas.

  23. No esquema rachid não escapa ninguém. Aliás, por que não são investigados os deputados petistas da Alerj? O rachid deles é beeemmm vultoso. E aí, procuradores?

  24. Quanto ao Verdevaldo, fiquem tranquilos; o Coaf nem precisa se dar ao trabalho, o hacker preso não vai resistir, a PF vai arrancar a confissão mais esperada por todos. O "Verdeva" desesperadamente já pediu até HC preventivo, e apelou para o socorrista GM (plantão 24 hs) dos ladrões de colarinho branco. Ele não perde por esperar...a batata dele está assando...hehehe

  25. Todos os deputados sempre fizeram esse esquema, basta ver aquela lista da ALERJ (onde o PT lidera na quantia). E aí, vão prender todos ou ficar só nesse jogo político agora de Queiroz X David Miranda?

  26. Esse tal de esquema "rachid" sempre foi e continua sendo feito por TODOS os deputados estaduais, em todas assembléias legislativas, de todos os partidos e estados. É ingênuo ou fanático quem não acredita nisso. A questão agora é bem interessante. Será que isso unirá o Flavinho com o casal Verdevalda? Os "amigos dos amigos" darão ao caso o. mesmo tratamento... caso levantem a bunda do processo Flavinho Queridinho do Papai, obviamente? Casal Verdevalda, durmam tranquilos até que a morte os separe.

  27. O tamanho do conluio para soltar o Ali Babá tem potencial para acabar com as instituições que fundamentam o Estado de direito democrático brasileiro. A orquestração inclui esse crime de invasão dos telefones de todas as altas autoridades. É fundamental a elucidação dos implicados na trama toda, com o esclarecimento do suposto "acordão" entre Bolsonaro, Toffoli, Alcolumbre e Maia. Tudo em nome da soltura do Lulalau e trocentos corruptos.

  28. De acordo com Pavão Misterioso, Jean Willys estava cobrando o restante do valor combinado.Tenho minhas suspeitas de que quem levou o restante do dinheiro à JW foi Manoela Dávila. Viajou pra Europa e ainda não voltou! Estranho, né!

    1. Acredito que Manuela não volta tão cedo. ela está sem mandato. Sem foro privilegiado (arghh, eca) ela fica descoberta. Ela deve ser desonesta, mas burra não é, não!

  29. Agora lembra do segredo de justiça? Na hora de divulgar mensagens privadas, algumas pessoais, interceptadas ilegalmente de promotores e do Juiz Moro não teve segredo, né? Mensagens que não têm nada demais em seu conteúdo foram divulgadas de forma distorcida em manchetes escandalosas. Agora não quer que divulgue a investigação LEGAL sobre suas movimentações financeiras? A indignação seletiva e a ideia de que estão acima dos demais já foram longe demais!

  30. O rachid rolando solto assim como a sem-vergonhice e a impunidade. Tem q apurar e punir Flavio, David e o resto. Ou seriam só os dois? Duvido.

  31. existe alguém que lê a Crusoé e acredita que não há o esquema do "rachid" isto é mais antigo que defecar de cócoras. existe em todos os níveis e em todo Brasil. É só investigar. A propósito acho que o 01 deveria ser investigado e punido se tiver culpa, se isto acontecer o Bolsonaro Pai, em quem depositei meu voto e minhas esperanças de um Brasil melhor, será transformado num herói, um verdadeiro mito. Coragem presidente.

    1. Investiguem todas as câmaras de todo o país nos três níveis.

    1. De acordo com Pavão Misterioso, Jean Willys estava cobrando o restante do valor combinado.Tenho minhas suspeitas de que quem levou o restante do dinheiro à JW foi Manoela Dávila viajou pra Europa e ainda não voltou! Estranho, né!

  32. Concordo com a assessoria do Deputado Miranda . O processo de FLÁVIO tem que caminhar junto. O Pau que dá em Chico dá em Francisco. Somos todos iguais.

    1. Se ele fez algo errado que pague. Se a família Bozo fez algo errado (e me parece que isso ocorreu!) que também pague.

    2. Nesse lamaçal a regra é: "aos amigos tudo; aos inimigos a lei mal aplicada".

    3. A lei para todos, agora a interpretação da lei será a mesma para todos?

  33. Tem que investigar este tal de Rachid, que pelo jeito está na vida de todos os vereadores e deputados estaduais do Rio de Janeiro

    1. Tem que acabar com todas as câmaras municipais em em todas as cidades com menos de100mil habitantes, reduzir em 50% as demais, assembléia e câmaras altas

  34. Certamente tem corrupção nessa história! A PF e MPF têm que apurar com rigor esse "casal"! Estão tentando incriminar a turma da Lavajato, e até agora sem nenhum sucesso. Vamos ver qual o resultado da investigação sobre eles!

  35. Essa turma,marido com marido, e a outra que perdeu o mandato para o marido do outro . Tá um pandemônio. PF Aí tem muita farinha no saco. Farinha poderá.

Mais notícias
Assine
TOPO