Adriano Machado/Crusoé

Alckmin depõe como investigado em inquérito sobre Salles

02.09.19 18:38

O ex-governador paulista Geraldo Alckmin (foto) prestou depoimento nesta segunda-feira, 2, ao Ministério Público de São Paulo no inquérito que investiga a suspeita de enriquecimento ilícito do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no período em que ele alternou a atividade de advogado com cargos no governo do tucano, entre 2012 e 2017.

Alckmin foi ouvido pelo promotor Ricardo Manuel Castro na condição de investigado porque existe a suspeita de que a evolução patrimonial do atual ministro tenha ocorrido quando ele foi secretário particular do tucano (2013-2014) ou secretário do Meio Ambiente (2016-2017). O inquérito está sob sigilo.

Em cinco anos, os bens declarados por Salles subiram de 1,4 milhão para  8,8 milhões de reais, um aumento de 335%, corrigindo o valor pela inflação. Em 2014, ele alegou que seus rendimentos caíram por causa do cargo público para pedir na Justiça a redução do valor da pensão a ser paga aos filhos.

Ricardo Salles alega que elevou o patrimônio com transações imobiliárias declaradas à Receita Federal e pagas com recursos obtidos com a atividade de advogado. No ano passado, ele foi condenado na primeira instância da Justiça paulista por improbidade administrativa em ação que o acusa de fraude ambiental para beneficiar empresas de mineração. Seus advogados recorreram da decisão.

O promotor que investiga Salles é o mesmo que moveu, no ano passado, uma ação de improbidade contra Alckmin por causa do suposto caixa 2 de 7,8 milhões de reais pagos pela Odebrecht à campanha do tucano em 2014. A ação resultou no bloqueio de bens do ex-governador paulista.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quem está sendo investigado por suposto enriquecimento ilícito é Salles (espécie de braço D) e Alckmim aparece na foto como se Ele Alckmim estivesse sendo acusado? Como investigado? Ainda bem que eu li a matéria para tentar entender.

    1. Mas os dois são farinha do mesmo saco. Notem que o agora ministro do meio ambiente já havia sido condenado por crime no meio ambiente. Agora no episódio da Amazônia agentes do ministério do meio ambiente convocaram pessoal vejam video bruno ( não é fake), mostrando da agência para atearem fogo. E aí como fica????

  2. Se for "picareta" tem mais é que ser "apeado" do cargo e preso. Aliás, já deveria ter deixado, ao menos até que a situação seja devidamente esclarecida.

  3. O juiz do caso de improbidade disse que o problema foi ele atualizar os mapas, o que não estaria na sua competência, mas afirma explicitamente que ele não se beneficiou ou lucrou com isso e não havia suspeita. Pq sempre dão informações incompletas?

  4. Vocês perceberam que tanto o Dudu Bozokid como o Salles são mestres em enriquecer usando imóveis? Eles compram por 500 mil e vendem por 8 ou mais milhões. São uns verdadeiros mágicos.

    1. E o que você tem a dizer sobre o teu presidente que tá preso?

    2. Bem lembrado José. Tem gente que tem memória seletiva, só lembra do que interessa. O "mestre" Maluf sempre foi direita e amigo do governo militar, tanto que foi indiretamente eleito governador de São Paulo em 1978. Mas acho que você confundiu o Dudu com o Flávio! `

    3. Te acompanho jose e encontrei uma opinião correta, sem viés ideológico, e principalmente sem o subterfúgio "liberalista" das taenias que abrigam sua memória, do Verdevaldo, Reinaldo Azevedo, Jean Willys e por aí vai. Posiciono-me ao lado das forças armadas, na "esperanca" de que façam o mea culpa "mensalão" agora ainda no petrolão (dá tempo), sabendo que mapeamos os senadores biônicos, que perpetuaram suas capitanias hereditárias, realidade a corrigir.

    4. Boa hipótese. Entretanto, na história deste pais, a direita sempre foi a primeira a roubar, não? Lembre-se do Maluf, ACM, Sarney, etc. Até onde eu sei eles eram direita, não?

    5. Algum esquerdopata ensinou pra eles truques de magicomunismo . 🇧🇷

    1. Seria melhor ter usado o nome do Salles na manchete. Mas esse assunto está com um cheirinho ruim ein....

Mais notícias
Assine agora
TOPO