Propina a líder de Bolsonaro pagou dívida da churrascaria 'Fim da picada', diz MP
Parte da propina paga pela Galvão Engenharia ao líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, do Progressistas, honrou a dívida de uma churrascaria em Maringá, de acordo com o Ministério Público do Paraná. O nome do estabelecimento diz muito sobre o esquema investigado: "Fim da Picada". O deputado federal está sob suspeita de receber 5...
Parte da propina paga pela Galvão Engenharia ao líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, do Progressistas, honrou a dívida de uma churrascaria em Maringá, de acordo com o Ministério Público do Paraná. O nome do estabelecimento diz muito sobre o esquema investigado: "Fim da Picada". O deputado federal está sob suspeita de receber 5 milhões de reais em valores ilícitos da empresa. Aliados dele foram alvos de busca e apreensão nesta quarta-feira, 16.
Horácio Monteschio, ex-diretor da Secretaria da Indústria e Comércio do Paraná, que já foi chefiada por Barros, é identificado como o emissário responsável pelo recebimento do dinheiro em espécie da empreiteira. Um amigo do deputado, Delmo Sergio Vilhena, também está entre os investigados pelo esquema. Os dois tiveram seus sigilos telefônicos e telemáticos (emails) quebrados pela Justiça, para o rastreio do caminho da propina.
A partir do acesso aos emails dos investigados, os promotores chegaram à conclusão de que parte do dinheiro da Galvão foi usada por Delmo Sergio Vilhena para pagar um débito fiscal de 220 mil reais da churrascaria. O repasse abriu caminho para que o imóvel fosse adquirido por uma construtora e negociado por uma empresa ligada ao deputado. O comprovante da quitação do débito do restaurante foi enviado por Barros a um funcionário da empresa que comprou o imóvel por email.
A ação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do MP do Paraná e pela Polícia Civil. A delação que embasa a investigação foi revelada pelo site O Antagonista e mostrou que a empreiteira teria feito os pagamentos a Barros para para conseguir negócios com a Copel, a estatal de energia do Paraná.
Do total, 3,5 milhões de reais foram pagos por meio de doações eleitorais, no ano de 2014, ao Partido Progressistas, do qual Barros é tesoureiro. O repasse dos 1,5 milhão de reais remanescentes ocorreu por meio de pagamentos em espécie, segundo os delatores. A versão é corroborada, por exemplo, pelo depoimento do doleiro Samir Assad, que intermediou a entrega do dinheiro ao deputado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Carlos
2020-09-18 12:57:20De Maringa vieram Sergio Moro e Ricardo Barros, como uma cidade tao linda produz frutos tao diferentes? PS em Maringa ate os cachorros sabem quem e Ricardo Barros
Luiz
2020-09-17 12:58:46Ele é líder de Bolsonaro ou só estão aproveitando para tentar queimar mais um pouco o presidente?
Pedro
2020-09-17 10:51:07Bolsonaro está abraçado com todos os malfeitores da República.
EMYGDIO
2020-09-17 10:50:38R$ 220.000,00 reais em uma churrascaria? Talvez, os animais que foram sacrificados para esse banquete estelar tenham sido criados na lua ou em marte, locais bem próximos do plateta Terra, ou participaram desse trem da alegria toda a população da cidade. Parabéns aos eleitores desse humilde deputado! Isso é o "Fim da Picada"!
Claiton
2020-09-17 09:52:10SÉRGIO MORO em 2022 será nosso “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Triunfaremos!
Luís
2020-09-17 09:24:22Não há indícios de outros ilícitos envolvendo Ricardo Barros na região de Maringá, seu reduto eleitoral? Esse seria o único caso denunciado?
KEDMA
2020-09-17 08:55:55O que esse Ricardo Barros fez de bom e louvável aos eleitores que o elegeram? Essa é uma pergunta que sempre devemos nos fazer antes de votar.
Jose
2020-09-16 23:30:09Bozistas são tão honestos, né?
Marco
2020-09-16 20:57:22Da-lhe Bozo!!!! Esse seu líder retrata fielmente, esse seu pífio governo de tresloucados e de mentirosos... Você está no caminho certo do fosso que te aguarda....
Flavio
2020-09-16 20:35:22É por este dinheiro, 3,5 imilhões, que entrou no PP, que este sujeito Barros pode dizer que tem transito e consegue apoio através do "diálogo", por se dizer, e outros tb dizem, que é um bom político. A inteligência política dele e financeira. Fechando a torneira monetária, 90% destes políticos de araque vão definhar. Este dia chegará.