Pedro Ladeira/Folhapress

PF indicia quatro e vai investigar se houve mandante em ataque hacker à Lava Jato

19.12.19 10:45

A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira, 19, quatro acusados de organizar o ataque hacker a centenas de autoridades, incluindo o ministro da Justiça, Sergio Moro, e o coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol. Os quatro foram presos na Operação Spoofing (foto).

Além do indiciamento, a PF decidiu abrir uma nova linha de investigação sobre o caso, a partir das informações do estudante Luiz Henrique Molição em seu acordo de colaboração premiada. Na nova frente, será investigado se houve algum mandante por trás da iniciativa do grupo. O objetivo é saber se há alguém por trás tanto da iniciativa do grupo de realizar os ataques aos aparelhos quanto da divulgação das mensagens vazadas de aplicativos de conversas pelo site The Intercept.  Também será apurado se houve algum pagamento para que o ataque e a divulgação das mensagens fossem realizados.

Foram indiciados o hacker Walter Delgatti Neto, conhecido como Vermelho e que admitiu ter realizado as invasões, o programador Thiago Eliezer Martins, conhecido como Chiclete, o DJ Gustavo Elias Santos e o motorista de Uber Danilo Cristiano Marques.

Os quatro irão responder pelos crimes de associação criminosa, invasão de dispositivos telemáticos e interceptações. A tendência é de que o Ministério Público Federal apresente a denúncia nos próximos dias. Também irá ser apurado em outro inquérito os crimes bancários que teriam sido aplicados pelo grupo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO