Jefferson Rudy/Agência Senado

O depoimento que pode complicar Pazuello e o governo

22.05.21 16:01

Um depoimento agendado para 1º de junho pode se tornar mais uma fonte de problemas para o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (foto) e para o governo de Jair Bolsonaro. Nesta data, falará à CPI da Covid o secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, que deve reforçar a tese da omissão federal no enfrentamento do colapso da saúde em Manaus no início do ano.

Há grande expectativa em torno do depoimento de Campêlo porque o governo do Amazonas, ao rebater falas de Pazuello durante a semana, mostrou disposição para desconstruir as versões do Planalto. Primeiro, em nota, o governo de Wilson Lima assegurou que o ex-ministro da Saúde foi alertado sobre o iminente desabastecimento de oxigênio na capital do Amazonas em 7 de janeiro — Pazuello afirma ter sido comunicado apenas três dias depois, em 10 de janeiro. O insumo acabou em 14 de janeiro, levando à morte, por asfixia, pacientes que estavam internados.

O governo amazonense ainda declarou que “nunca houve recusa do estado para qualquer tipo de ajuda relacionada às ações de enfrentamento à Covid-19“, após Pazuello relatar que a gestão Bolsonaro chegou a cogitar a intervenção federal no estado, mas descartou a ideia após o governador Wilson Lima garantir que conseguiria reverter a crise.

Para os senadores de oposição, Campêlo pode ser uma peça-chave para embasar um possível pedido de indiciamento de Pazuello pela CPI.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não posso ficar de fora dos noticiários de o antagonista & Cruzoé, por isto estou renovando minha assinatura. Saudações a todos!

  2. crusoé está afirmando que o secretario do Amazonas DEVE reforçar a tese pra incriminar o general Pazuelo. A revista agora tambem já orienta os depoentes? A cpi do circo já tem muitos palhaços nao precisa de outros.

    1. O secretário vai sair pela tangente para tentar nao se incriminar, mas tmbm não vai incriminar o bozo genocida. Não é atoa q escolheram um governo estadual bozista para emplacar o experimento macabro no combate da covid.

    1. Sim, mas a corrupção praticada pela direita é mais aceita, e também mais encoberta, pelas classes dominantes na Brasil.

    2. Não, bozete desmiolada, não pode roubar não. Mas infelizmente isso acontece por causa de uma classe corrupta que domina o cenário político brasileiro. Mas o fato de roubarem não justifica a prática de genocídio de cidadãos brasileiros praticada pelo atual governo.

  3. A realidade é a seguinte, estão desesperados por saberem q não tem mais para onde correr, então tentam atrasar o inevitável. A lógica de uma CPI é a seguinte, se o interrogado não colaborar nos questionamentos, se evitar explicar o que ocorreu de fato ou mentir, é obvio que terá o sigilo quebrado. Eles sabem disso e estão só tentando prolongar esse desfecho. Falta muito pouco para o afastamento do Bozo e a tropa de choque q patrocinou o genocidio ser presa.

    1. Têm que ser indiciados por genocídio, formação de quadrilha, exercício ilegal da Medicina.... etc...etc...etc.... enfim, ambos têm extensas ""capivaras"" e precisam ir direto pra cadeia!!!! Mas, seria melhor para um manicômio judiciário!!!!!

  4. Acho que esse secretário devia também falar sobre a operação "mau caminho",o maior escândalo de corrupção do Amazonas comandado por Omar Aziz te caterva que resultou na prisão da esposa irmão,ele não sabia de nada........

    1. Sim, mentem porque têm medo da verdade e também porque acreditam na força do gado e na ignorância do povo.

    2. A masturbação de ideias de Paulo e PB é incrível. Realidade e Narrativas quase nem se percebe a diferença nesses comentários absurdos.

    3. 5- Também acho que o melhor para o Brasil seria o afastamento do PR. Mourão poderia dar uma cavalo de pau na gestão equivocada do governo, e quem sabe blindar o país da volta do Lula, O MAIOR CORRUPTO DO BRASIL. Mas fato é, que o Judiciário e o Legislativo querem um eleitor cada vez mais desesperado, assim a maioria tende a votar no Lula, O MAIOR CORRUPTO DO BRASIL. Para o MECANISMO, só interessa trocar o presidente Bolsonaro pelo Lula, O MAIOR CORRUPTO DO BRASIL.

    4. 4- Perfeito PB. Realmente salta aos olhos, que o Bolsonaro NÃO QUERIA COMPRAR ÀS VACINAS, sendo a sua única estratégia para enfrentar a pandemia, incentivar a contaminação em massa para atingir a imunidade de rebanho, disponibilizando medicamentos comprovadamente ineficazes para os doentes. E compartilho tbem da sua colocação em relação aos demais poderes deixarem o PR sangrar, independente do custo que será para o Brasil. Tal qual o PR, se comportam como vírus, egoístas e insensíveis.

    5. Mas deixo claro que o bom seria ele ser impichado o quanto antes. Mas infelizmente o jogo politico corrupto ganha mais com ele sangrando o maior tempo possível. Pois, infelizmente, o caos social e a morte dos brasileiros nao parece pesar nem pouco na consciencia de nossos políticos e supremos juízes.

    6. CONTINUANDO - Lógico que essa estratégia do congresso e stf só funciona pq o vice é um militar general muito respeitado entre seus pares. Portanto, a escolha por estrangular o Bozo e dificultar q ele bote abaixo nossa já combalida democracia se mostra acertada. Os mitares nao tem nada a perder estando com o Bozo (benesses e vultosas verbas para a classe militar) ou com a queda dele (impeachment) e o vice assumindo.

    7. PAULO, está mais do que óbvio que o Bozo nunca teve interesse na compra de vacinas. Ele usa o vírus para prolongar sua permanência na cadeira presidencial enquanto tenta, desesperadamente, arranjar um jeito de dar um auto-golpe para continuar no poder. Ele está apostando todas as fichas nisso, mas com a criação da CPI tudo ficou mais difícil, pois essa foi a forma do congresso colocar cabresto na sua ânsia de fechar congresso e stf para se entronar no poder. Se ele forçar, será impedido antes.

    8. 3- O que me intriga, se a negociação ocorria o tempo todo, por que Wajngarten, juntamente com o Filipe Martins e Carlos Bolsonaro, fizeram um "bypass" e se reuniram com os executivos da Pfizer, e o general Pazzuelo não ficou sabendo? Na minha análise, o general Pazzuelo, não tinha capacidade para liderar essa negociação. Na minha análise, Pazzuelo ñ era o decisor, era o Bolsonaro. Na minha análise, às vacinas da Pfizer foram compradas ñ por convicção, mas sim por pressão. Por isso o atraso.

    9. 2- ... e o presidente Bolsonaro e os bolsonaristas estavam criticando a vacina do Butantan, só tínhamos uma opção, a vacina da AstraZeneca. Então Pazzuelo tinha uma MAANA frágil (melhor alternativa à negociação de um acordo). Então se era uma negociação que acontecia o tempo todo, sem uma MAANA forte, qual era a estratégia do Pazzuelo? Qual era o ZAP (zona de acordo possível) no que diz respeito ao contrato? Qual contraproposta foi feita à Pfizer quanto ao contrato e qual retorno foi dado?

    10. 1- O general Pazzuelo externou na CPI, que a negociação com a Pfizer ocorreu o tempo todo. Toda negociação tem certas características: assimetria de informações (um lado tem informações que o outro não tem), fatores intervenientes (falha na comunicação por exemplo) e estresse (incertezas, cobrança externa, autocobrança). E obviamente tem que ter uma meta, que no caso da negociação com a Pfizer, teria que ser a compra das vacinas. Se o general Pazzuelo optou pela cobertura mínima no Covax...

Mais notícias
Assine agora
TOPO