Agência Brasil

Na volta do recesso, Supremo tem encontro com Dorothy Stang

25.12.18 17:18

O caso Dorothy Stang (foto) está na pauta da primeira sessão de julgamentos da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal no ano que vem, em 5 de fevereiro. Em discussão, estará o entendimento de se condenados em segunda instância devem ou não começar a cumprir pena imediatamente, como é o caso do ex-presidente Lula.

A agenda prevê o julgamento em 5 de fevereiro de 57 pedidos de habeas corpus que têm como relator o ministro Marco Aurélio. Um deles é o que pede a suspensão da execução da sentença de 25 anos de prisão para Regivaldo Galvão, o “Taradão”. Ele foi condenado em 2010 como mandante do assassinato da missionária americana Dorothy no Pará, em 2005.

Marco Aurélio concedeu um habeas corpus em caráter liminar em maio determinando o adiamento do início do cumprimento da pena e a soltura de Galvão. A Primeira Turma do Supremo agora vai decidir se confirma ou muda a decisão.

No dia 19 de dezembro, o ministro demonstrou novamente que é contra a execução de sentença depois de condenação em segunda instância, em uma liminar que poderia ter levado à soltura de Lula.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse iministro indicado pelo corrupto collor das Alagoas ,nao cansa de cuspir na cara dos brasileiros que pagam se salario e suas mordomias .ST F no esgoto

  2. Entendo que já existe uma decisão de colegiado do STF sobre o assunto e que o agendamento da próxima discussão sobre o tema já tem data marcada. Vão discutir o que ? Estão apenas gastando o dinheiro do povo desnecessáriamente...

  3. José Dirceu está desde 26 de Julho em total liberdade. Após ser condenado em 2a Instância a 30 anos e 9 meses de cadeia , a 2a turma do STF concedeu HC sem que a defesa sequer pedisse Há 1 dia Atrás segundo o Antagonista , estava na Praia de sunga branca , curtindo um churrasco. Essa é a Suprema Corte. Com raríssimas exceções, não por acaso a Impunidade impera nesse País É um escárnio ! A faxina tem que começar por esses Ministros que blindam corruptos e desmerecem o trabalho da Lava Jato.

  4. E absolutamente ridículo como ministros do STF se rebelam monocraticamente ao que foi estabelecido pelo plenário da própria instituição !!!! Como é que pode? Uma total falta de tudo, principalmente de respeito às decisões coletivas!!!!

    1. As decisões a meu ver , não são monocráticas Decidem juntos e o a cada bomba , escolhem quem vai dar a notícia. Operação Lava Toga Já ! Eu conto com as FFAA .

    1. Estou com esse mesmo problema. Não consigo acessar o antagonista, através do aplicativo da crusoé. Existe alguma nova configuração. Um saco isso. Alguém já explicou alguma coisa?

  5. Marco Aurélio Mello. O Brasil, na atual convergência de miserabilidades morais, poderia ao menos ter um arrimo na suprema corte, mas não. A pior suprema corte de nossa história é suprema na mediocridade de seus ministros, na miserabilidade de suas ações descaradas, debochadas. Bem, se temos os poderes executivo e legislativo que já chafurdam nesse lodo, por que o judiciário destoaria? A nossa miséria moral é completa. É pura. Pior, não poderia ser. Não sobra absolutamente nada. Ai de nós!!!

    1. É verdade! Marco Aurélio Mello, fez tudo que um Ministro da Suprema Corte não poderia fazer! Aos 44 minutos do segundo tempo, tenta soltar 169 000 presos perigosos, para soltar Lula, em uma decisão monocrática! Ainda bem que ouviu seus assistentes e a Raquel Dodge que teve sua liminar cassada por Dias Toffoli, que de herói não tem nada! Cumpriu sua obrigação, para que o país não virasse um caos e o Exército resolvesse fazer uma intervenção! É melhor deixar como está!

  6. Tem que manter preso o taradão ruralista e todos os condenados em segunda instância. Como diria o Collor: duela a quem duela..

  7. Nós VAMOS APOIAR A LAVA JATO Não tem 3a Instância pra Bandido nenhum ! Querem soltar 170 mil condenados Nós a população Brasileira, NÃO VAMOS ACEITAR ACABOU A FARRA ! IMORAIS É O QUE SÃO. CHEGA ! CHEGA! CHEGA!

    1. Or do com você! Se os próprios Ministros já viram que a pena e as provas já estão com provadas na 2ª instância isto é pura firula para deixar soltos os criminosos de colarinho branco que através do roubo tem fortunas para gastar com advogados e comprar os mesmbros do Supremo atracvés das bancas amigas e milionárias de amigos advogados! Śó quem não sabe disto é-o povo! Mas ninguém irá mudar esta decisão, principalmente depois que o Sérgio Moro e o Bolsonaro assumirem dia 1° de janeiro! de 2019!

  8. Quero ver qual será a fundamentação da decisão nesse caso (que decidirá se cabe início do cumprimento da pena após condenação em segunda instância) do mandante do assassinato da missionária de esquerda. Ou o entendimento de que não cabe prisão é só para os casos de ladroes dos recursos públicos...?

  9. A Justiça não tem nada de cega, surda, lenta ou burra. Tal como a ética e a moral, apenas a exemplo, ela não padece e nem carece de adjetivos. A pessoa responsável por sua aplicação, esta sim, pode ser lenta, cega, surda e burra. Se feita por um juiz como o Moro, ela não parece ser nada disto. Talvez por ele, coincidentemente, não ser nem surdo, nem cego, nem burro, nem lento. E nem corrupto.

    1. É verdade, o STF envergonha a nação brasileira. Não são todos, mas tem os insanos e os colocados lá por indicação meramente política politiqueira e aí o que fazer?

  10. A LEI É PARA TODOS. A IDEIA DA LAVA TOGA É NECESSÁRIA E JUSTA. COMO TAMBÉM, A MANEIRA DE SEREM ESCOLHIDOS OS MEMBROS DO STF NÃO PODE FICAR A CARGO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. OUTRO ASSUNTO É O EXERCÍCIO DO MANDATO DE PRESIDENTE - QUE O MESMO RECAIA NA ESCOLHA DOS SEUS COMPONENTES. PRESIDENTE DO MESMO NÃO É CONDIÇÃO SINEQUANON

Mais notícias
Assine agora
TOPO