Ricardo Stuckert/PR

Na Cuba caloteira, Lula chega querendo fazer negócios

15.09.23 11:28

O presidente Lula chega nesta sexta, 15, a Havana para participar de uma reunião de cúpula que reúne 77 países e a China (G77+China). O petista tem um encontro marcado com o ditador cubano Miguel Díaz-Canel (foto).

Para anunciar a viagem, o governo brasileiro divulgou um documento sobre o encontro “Os desafios para o desenvolvimento: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação” que acontecerá em Cuba.

O texto fala em “prospectar parcerias, sobretudo nas áreas de cooperação técnica e economia, com ênfase em biofarmacêutica, energias renováveis e comércio bilateral“.

O que os burocratas do governo Lula não sabem explicar é como o Brasil pretende ganhar fazendo comércio bilateral com a ilha comunista, se os ditadores não pagam suas dívidas atrasadas com o Brasil, e nem irão pagar.  

Nesta sexta, 15, o jornal Folha de São Paulo divulgou uma reportagem dizendo que o regime cubano teria dito a autoridades brasileiras que espera “algum tipo de flexibilidade do governo Lula para pagar a dívida em atraso, de 538 milhões de dólares.

O pagamento poderia ser em moedas alternativas ao dólar ou em commodities cubanas, como charutos e cigarros.

Em viagem para a ilha comunista para preparar a visita de Lula, o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, tinha dito que buscava fazer uma “prospecção” de possíveis negócios entre os dois países.

Mas não há bom negócio que se possa fazer com um país caloteiro, a menos que se esteja falando novamente de usar o dinheiro do povo brasileiro para beneficiar governantes aqui e acolá em contratos sigilosos. E tudo novamente com o completo desprezo pelas violações de direitos humanos na ilha.

Os sinais são evidentes que a reaproximação do Brasil com Cuba será pautada pela diplomacia presidencial exercida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um modelo de relação no qual prevalecem a ideologia, proteção e o emprego de recursos públicos brasileiros para reparar os pilares da ditadura cubana. É lamentável que o Brasil sob governos petistas prefira virar as costas para valores democráticos e a defesa dos direitos humanos, para fornecer oxigênio para um regime que deveria ser condenado, e não idolatrado. Este é um comportamento que não condiz com quem pretende se apresentar como defensor da democracia“, diz Tony Costa, presidente da Fundação de Direitos Humanos para Cuba.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O molusco perde o couro mas não os maus hábitos, mais uma vez dando voz a esse ditador cubano, explorador de seu povo!! De um passeio por Cuba sinta a situação desse povo!!

  2. Ridículo! O Brasil não precisa desse presidente comunista, amante de ditaduras sanguinárias, amante do atraso, amante dos corruptos e incompetentes, nos quais se espelha. Impeachment já! Viva a LavaJato! Cai fora Lula.

  3. Isso é um verdadeiro palhaçada. A única explicação é que esses regimes ajudam na camuflagem da grana desviada pelo PT. Só pode ser isso.

  4. Acho que Lula irá propor que Cuba pague sua dívida conosco em peso cubano, ele não quer alternativas ao dólar norte-americano?

  5. Exmo. Presidente. Estamos precisando desse dinheiro. Que não queira ajudar a população do RS, sabemos que seria óbvio, mas nem para seu berço eleitoral? Diversas cidades do Nordeste estão pedindo falência. Eles não tem dinheiro para merenda escolar nem hospital, remédios e manutenção dos postos de saúde. Tá bom assim ou quer mais ??

  6. Não me surpreendo com Lula, mas se seus eleitores acham isso lindo, estão bem desinformados. Nem falarei do RS, onde Lula não põe o pé, mas dos estados nordestinos que dizem estar entrando em falência. Não tem mais dinheiro para pagar as merendas escolares, e não tem como sustentar hospitais e, o Postos de Saúde. No berço do Petismo!!!!! Mas o pai dos pobres prefere a ideologia, o poder e o desvio de $$$

    1. Maria, nesta última eleição, apesar da ampla maioria dos votos dados à Lula no Nordeste, Bolsonaro teve recebeu mais votos aqui em 2022 do que em 2018, mais de 700;000 do que havia recebido em 2018. Quem mudou o voto para votar em Lula foram milhões de cidadãos do Sudeste. Procure ver os números e compare.

    2. Bem feito para os nordestinos, deram 70% dos votos para o luladrão, esperavam o que? Que o sujeito tivesse se arrependido? Alguém que rouba tão descaradamente é um péssimo caráter, não se recupera nunca. Continuem fazenduele povo do Nordeste!!!🐎🐎🐎🐎

Mais notícias
Assine agora
TOPO