Foto: Reprodução

Mulher do ditador da Nicarágua assume controle do Supremo

03.11.23 20:17

A primeira-dama e vice-presidente da Nicarágua, Rosario Murillo (foto), agora acumula também a chefia da Suprema Corte de Justiça nicaraguense. Segundo informações do site Infobae, a mulher do ditador Daniel Ortega assumiu o comando do Judiciário depois que uma operação policial prendeu e confinou em sua casa a presidente do tribunal, Alba Luz Ramos.

Oficialmente, relata o site, o regime de Ortega se mantém em silêncio sobre a mudança. De acordo com o Infobae, uma “fonte próxima” à corte afirmou que Murillo está assumindo a gestão do Judiciário como já faz com outros órgãos e ministérios, como o da Relações Exteriores —a mulher do ditador é acusada de redigir e aprovar as notas oficiais e o discurso do chanceler, Denis Moncada.

Outra fonte anônima alega que a primeira-dama, de 72 anos, “busca ter o controle absoluto do país, para garantir a sucessão no poder e evitar uma crise em caso da eventual morte de Ortega, que em poucos dias completará 78 anos”.

A alegação para a operação policial na Suprema Corte, relata o Infobae, são acusações de corrupção na gestão do Tribunal de Registro de Imóveis Públicos. Em outubro do ano passado, um expurgo no Supremo resultou na prisão da juíza Ileana Pérez López e do porta-voz do tribunal, Roberto Larios Meléndez. Condenado por “traição ao país”, Larios se exilou nos EUA em fevereiro último.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se essa moda pegasse aqui no Brasil, hem? Nosso STF está precisando de umas medidas democráticas urgentes do Senado para que pare com medidas monocráticas desde que o Fachin anulou a Lava Jato.

    1. Esse TPI é uma piada. É um verdadeiro circo.

    2. Quando é que esse ditador Noriega e esposa serão denunciados ao TPI?

  2. Quem lutou contra a "dinastia Somoza", tenta implantar a "dinastia Ortega". Não é coisa inédita neste mundo, derrubr uma ditadira para implantar a própria.

Mais notícias
Assine agora
TOPO