Foto: Reprodução, Al Jazeera

Mortes provocadas por enchente na Líbia superam 11 mil

14.09.23 17:27

As grandes inundações provocadas por uma tempestade na Líbia (foto) no último domingo (10) deixaram cerca de 11,3 mil mortos no país, informou o Crescente Vermelho — entidade associada à Cruz Vermelha que atua nos países muçulmanos— nesta quinta-feira (14). Além dessas mortes, há cerca de 10 mil desaparecidos na cidade de Derna, a mais atingida pelas enchentes, disse a secretária-geral do Crescente, Maria el-Drese, à agência Associated Press.

No domingo, duas barragens se romperam perto do núcleo urbano de Derna e as águas desceram por um vale que corta a cidade, levando pessoas, carros e prédios no caminho até o mar. A Organização Meteorológica Mundial afirmou que já havia avisos de perigo 72 horas antes que a tempestade atingisse a Líbia.

O G1 lembra que a Líbia está dividida entre governos rivais desde a queda de Muammar Kaddafi, em 2011. O governo baseado em Trípoli é reconhecido pela ONU, mas não controla o leste líbio, que foi a região mais afetada pelas cheias. Com isso, é mais díficil obter dados sobre mortos e desaparecidos nessa área.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Outro triste desastre. Nessas horas só penso que se houvesse boa distribuição de riquezas os países viveriam bem melhor. Nada a favor dos falidos sistemas comunistas, mas de uma economia melhor distribuída.

Mais notícias
Assine agora
TOPO