Crusoé
21.07.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Graças a iniciativas de Kassio, Mendonça participará de votações de interesse do governo

André Mendonça tomará posse nesta quinta-feira, 16, como ministro do Supremo Tribunal Federal numa cerimônia recheada de autoridades, familiares e lideranças religiosas. Nome “terrivelmente evangélico” escolhido por Jair Bolsonaro para o posto, ele iniciará uma trajetória de 26 anos na corte e, já nos próximos meses, deve ser submetido a testes de fogo que demonstrarão...

Crusoe
Redação Crusoé
5 minutos de leitura 16.12.2021 07:13 comentários 10
Graças a iniciativas de Kassio, Mendonça participará de votações de interesse do governo
André Mendonça
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

André Mendonça tomará posse nesta quinta-feira, 16, como ministro do Supremo Tribunal Federal numa cerimônia recheada de autoridades, familiares e lideranças religiosas.

Nome “terrivelmente evangélico” escolhido por Jair Bolsonaro para o posto, ele iniciará uma trajetória de 26 anos na corte e, já nos próximos meses, deve ser submetido a testes de fogo que demonstrarão seu nível de fidelidade ao presidente da República.

O novo ministro participará de julgamentos diretamente ligados às bandeiras do bolsonarismo e aos interesses do Planalto, adiados graças a movimentos de Kassio Marques, primeiro indicado do presidente ao STF. Ao todo, três tratam da política armamentista defendida pelo governo.

Em um dos debates que contarão com Mendonça, a Suprema Corte avalia ações diretas de inconstitucionalidade contra quatro decretos presidenciais que alteraram o Estatuto do Desarmamento. As normas editadas por Bolsonaro, entre outros pontos, afastaram o controle do Comando do Exército sobre a aquisição e o registro de armamentos e equipamentos, e permitiram o porte simultâneo de até duas armas de fogo por cidadãos. Esse julgamento foi adiado por um pedido de vista de Kassio quando o placar estava em dois a zero pela derrubada das regras impostas pelo presidente.

Kassio Marques fez o mesmo em um julgamento sobre portarias publicadas para revogar normas anteriores que estabeleciam regras mais rígidas para marcação, controle e rastreamento de armas e munições. Além disso, o ministro segura há quatro meses uma ação contra a canetada de Bolsonaro que derrubou o imposto sobre exportação, com alíquota de 150%, para o comércio de armamentos para as Américas do Sul e Central, por exemplo.

Mendonça votará, ainda, no julgamento que definirá se Bolsonaro pode ou não bloquear o acesso de cidadãos às suas redes sociais. Esse debate começou em novembro do ano passado, mas acabou adiado depois de Kassio pedir o destaque do processo para uma sessão presencial ou telepresencial. 

Graças ao primeiro indicado de Bolsonaro ao STF, Mendonça também poderá opinar sobre a legalidade da portaria editada pelo presidente que proíbe empresas de demitir funcionários não imunizados contra a Covid-19 e de exigir comprovante de vacinação para contratar. O julgamento começou neste mês, mas foi interrompido por Kassio.

Outro tema sensível a ser tratado na presença de Mendonça é a ação em que o governo federal pede que seja anulado o artigo do regimento interno do STF que permite a instauração de inquéritos de ofício -- ou seja, por iniciativa própria, sem o pedido do Ministério Público Federal. 

O presidente acionou a corte, por meio da Advocacia-Geral da União, após ser incluído por Alexandre de Moraes no rol de investigados do inquérito que apura a difusão de fake news e ameaças a ministros do Supremo -- o processo foi aberto de ofício em 2019 pelo então presidente do tribunal, Dias Toffoli. Iniciado em outubro, o julgamento foi suspenso por um movimento de Kassio, quando o placar registrava os votos de quatro ministros contra a demanda da AGU.

E não é só. Na Segunda Turma, Mendonça deve ajudar a ditar os rumos de investigações sobre adversários políticos de Bolsonaro. Depois de Kassio pedir vista, ele contribuirá na análise de um habeas corpus em que os senadores que integraram a cúpula da CPI da Covid pedem a derrubada das apurações abertas pela Polícia Federal nos últimos meses sobre vazamentos de documentos sigilosos obtidos pela comissão. 

A posse

A cerimônia de posse de Mendonça está agendada para as 16 horas. O Supremo não divulgou a lista de convidados, mas são esperados Jair Bolsonaro, o procurador-geral da República, Augusto Aras, os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, e representantes de outros tribunais, além dos convidados pessoais do novo ministro.

A solenidade será presencial e, conforme as regras do tribunal, todos deverão apresentar comprovantes de vacinação contra a Covid-19 ou resultados negativos para o vírus em exames tipo RT-PCR ou antígeno. Sem o imunizante contra a doença, Bolsonaro optou pela segunda opção e a junta médica do Planalto enviou o teste ao STF na última quarta-feira.

A Suprema Corte estima que a cerimônia dure 15 minutos. Mendonça será levado ao plenário por Kassio Marques e Ricardo Lewandowski, respectivamente o ministro mais novo do tribunal e o segundo mais antigo, já que o decano, Gilmar Mendes, está em Portugal.

Mendonça, na sequência, fará o seguinte juramento: "Prometo bem e fielmente cumprir os deveres de ministro do Supremo Tribunal Federal, em conformidade com a Constituição e as leis da República". Em seguida, haverá a assinatura do termo de posse. A cerimônia, então, será encerrada por Luiz Fux. 

Diários

Rodri contraria o rótulo de jogador burocrático

João Pedro Farah Visualizar

Ex-prefeito de Salvador será 1º suplente de Jaques Wagner na chapa ao Senado

Guilherme Resck Visualizar

Vídeo de Michelle foi "imaturidade", diz Eduardo

Redação Crusoé Visualizar

PF cumpre mandado de busca e apreensão contra "Careca do INSS"

Guilherme Resck Visualizar

Ucrânia diz que Brasil pode ter "papel sério" para fim da guerra

Redação Crusoé Visualizar

As esquisitices do plano de Renan Santos

Duda Teixeira Visualizar

Mais Lidas

A guerra cada vez mais cara de Trump

A guerra cada vez mais cara de Trump

Visualizar notícia
A saga do banqueiro progressista amigo de Lula

A saga do banqueiro progressista amigo de Lula

Visualizar notícia
Biden brasileiro tem medo de debate

Biden brasileiro tem medo de debate

Visualizar notícia
Celina Leão lidera corrida pelo governo do DF, aponta pesquisa

Celina Leão lidera corrida pelo governo do DF, aponta pesquisa

Visualizar notícia
Flávio opta pela radicalização

Flávio opta pela radicalização

Visualizar notícia
Haddad tenta se afastar de Vorcaro

Haddad tenta se afastar de Vorcaro

Visualizar notícia
Infantino puxa Trump pelo braço durante entrega da taça da Copa

Infantino puxa Trump pelo braço durante entrega da taça da Copa

Visualizar notícia
Lula confunde "saúde" com "educação"

Lula confunde "saúde" com "educação"

Visualizar notícia
Mais uma pesquisa indica a debandada de Flávio

Mais uma pesquisa indica a debandada de Flávio

Visualizar notícia
O futebol ainda pertence a quem quer a bola

O futebol ainda pertence a quem quer a bola

Visualizar notícia

Tags relacionadas

André Mendonça

armas

CPI da Covid

Jair Bolsonaro

Kassio Marques

Segunda Turma

STF

< Notícia Anterior

Câmara aprova projeto que limita concorrência no setor de ônibus

15.12.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Sob pressão, Anvisa deve liberar vacina para crianças a partir de 5 anos

16.12.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

PAULO

2021-12-16 17:22:35

O STF é uma corte política e tbém um mercado. No casos de corrupção, prevalece a justiça Gilmarzista, q é verticalizada [um professor da sua faculdade apresenta a tese e o próprio GM, acata (fico me perguntado se depois tem um estudo de caso na universidade com o professor e o dono, q por ventura é o magistrado)]. O ex-presidiário Lula tem o seu market share, e agora o Bolsonaro amplia o seu. Com magistrados cada vez mais novos e mais descaradamente capachos, vem a desesperança. Moro 🇧🇷


Gilnei

2021-12-16 14:49:19

"Nada é tão ruim que não possa piorar."


MARCOS

2021-12-16 13:01:23

GILMAR MENDES PASSA MAIS TEMPO EM PORTUGAL DO QUE NO stf.


Fernao

2021-12-16 13:00:49

Ministro Mendonça junto com Ministro Kassio ambos com solida formacao juridica iniciam a tao necessaria renovaçao e desaparelhamento do STF


LUIZ GONZAGA MOREIRA CASSA

2021-12-16 09:46:59

Ministro terrivelmente evangélico votará a favor dr liberação de armas?


Mario Mello Mattos

2021-12-16 09:28:09

Durante décadas, a inflação era tida como um fenômeno da natureza. Veio o Plano Real e aprendemos como controlá-la. A Lavajato provou que a corrupção não é um dado da natureza e que pode ser controlada!


Maria

2021-12-16 08:58:42

MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷


KEDMA

2021-12-16 07:34:16

O juramento de posse está bem claro, mas o Ministro Kassio prefere “pedir vistas”. Boa sorte ao novo Ministro Mendonça.


MARCOS

2021-12-16 07:25:28

Que absurdo! Toma posse, começa a receber os salários e as benesses do cargo, e em seguida o STF entra em recesso. Tudo pago com os impostos que pagamos com tanto sacrifício.


Fernando Antonio bellezzia

2021-12-16 07:23:04

só Deus sabe o que este aprontava,pelo currículo não dá para esperar progresso nai


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

PAULO

2021-12-16 17:22:35

O STF é uma corte política e tbém um mercado. No casos de corrupção, prevalece a justiça Gilmarzista, q é verticalizada [um professor da sua faculdade apresenta a tese e o próprio GM, acata (fico me perguntado se depois tem um estudo de caso na universidade com o professor e o dono, q por ventura é o magistrado)]. O ex-presidiário Lula tem o seu market share, e agora o Bolsonaro amplia o seu. Com magistrados cada vez mais novos e mais descaradamente capachos, vem a desesperança. Moro 🇧🇷


Gilnei

2021-12-16 14:49:19

"Nada é tão ruim que não possa piorar."


MARCOS

2021-12-16 13:01:23

GILMAR MENDES PASSA MAIS TEMPO EM PORTUGAL DO QUE NO stf.


Fernao

2021-12-16 13:00:49

Ministro Mendonça junto com Ministro Kassio ambos com solida formacao juridica iniciam a tao necessaria renovaçao e desaparelhamento do STF


LUIZ GONZAGA MOREIRA CASSA

2021-12-16 09:46:59

Ministro terrivelmente evangélico votará a favor dr liberação de armas?


Mario Mello Mattos

2021-12-16 09:28:09

Durante décadas, a inflação era tida como um fenômeno da natureza. Veio o Plano Real e aprendemos como controlá-la. A Lavajato provou que a corrupção não é um dado da natureza e que pode ser controlada!


Maria

2021-12-16 08:58:42

MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷


KEDMA

2021-12-16 07:34:16

O juramento de posse está bem claro, mas o Ministro Kassio prefere “pedir vistas”. Boa sorte ao novo Ministro Mendonça.


MARCOS

2021-12-16 07:25:28

Que absurdo! Toma posse, começa a receber os salários e as benesses do cargo, e em seguida o STF entra em recesso. Tudo pago com os impostos que pagamos com tanto sacrifício.


Fernando Antonio bellezzia

2021-12-16 07:23:04

só Deus sabe o que este aprontava,pelo currículo não dá para esperar progresso nai



Notícias relacionadas

Rodri contraria o rótulo de jogador burocrático

Rodri contraria o rótulo de jogador burocrático

João Pedro Farah
21.07.2026 18:22 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Ex-prefeito de Salvador será 1º suplente de Jaques Wagner na chapa ao Senado

Ex-prefeito de Salvador será 1º suplente de Jaques Wagner na chapa ao Senado

Guilherme Resck
21.07.2026 17:02 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Vídeo de Michelle foi "imaturidade", diz Eduardo

Vídeo de Michelle foi "imaturidade", diz Eduardo

Redação Crusoé
21.07.2026 16:44 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
PF cumpre mandado de busca e apreensão contra "Careca do INSS"

PF cumpre mandado de busca e apreensão contra "Careca do INSS"

Guilherme Resck
21.07.2026 16:42 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Dirigentes tentam convencer Pep Guardiola a assumir seleção

Dirigentes tentam convencer Pep Guardiola a assumir seleção

Visualizar notícia
Novo tratamento contra o câncer é aprovado pela Anvisa

Novo tratamento contra o câncer é aprovado pela Anvisa

Visualizar notícia
Derrota para CazéTV na Copa do Mundo acende alerta na Globo para 2030

Derrota para CazéTV na Copa do Mundo acende alerta na Globo para 2030

Visualizar notícia
Antes de acertar os últimos cinco campeões da Copa do Mundo, EA errou feio em 2006

Antes de acertar os últimos cinco campeões da Copa do Mundo, EA errou feio em 2006

Visualizar notícia
Polícia de São Paulo ganha reforço de R$ 25 milhões após autorização da justiça

Polícia de São Paulo ganha reforço de R$ 25 milhões após autorização da justiça

Visualizar notícia
Após fracasso nas vendas, montadora japonesa tira SUV elétrica do mercado

Após fracasso nas vendas, montadora japonesa tira SUV elétrica do mercado

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso