Agência Senado

Jucá e seu delator tornam-se réus na Lava Jato

18.07.19 20:05

O ex-senador Romero Jucá (foto) e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado se tornaram réus na Lava Jato, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia contra ambos foi aceita pelo juiz Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba.

O ex-senador e atual presidente do MDB é acusado de, com Machado, pedir 22,4 milhões de reais em propinas à empreiteira Galvão Engenharia. O valor corresponderia a 5% de contratos e aditivos firmados com a Transpetro, subsidiária da Petrobras. Segundo a denúncia, em 2010, foram feitos pagamentos ilícitos de pelo menos 1 milhão de reais a Jucá.

A defesa do ex-senador de Roraima informou que a denúncia se baseia em alegações do ex-presidente da Transpetro que não têm “nenhuma credibilidade, sendo que já houve até pedido de perda dos benefícios de sua delação por entender a autoridade policial que ele não dizia a verdade”.

Machado fechou um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal depois de ter gravado Jucá em uma conversa em que o ainda senador disse que era preciso um “pacto” nacional, “com o Supremo, com tudo”, para “estancar a sangria” que estaria sendo feita pela Lava Jato, em 2016.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Além dos políticos ca na lhas es quer do pa tas o "câncer" do Brasil, verdadeiramente, FOI, É e - lamentavelmente - SERÁ por muito tempo, a corrupta e nefasta grande mídia, há muito corrompendo valores éticos e morais, principalmente em sua deletéria ambiência televisiva. Lixo puro! Como combatê-la com eficácia: atacando-a pelo "bolso", boicotando efetiva e coletivamente os $eu$ patrocinadore$.

  2. Romero Jucá, Renan Calheiros, Eunício e outros caciques do agora MDB são todos salafrários corruptos que em todos os governos se locupletaram ilicitamente do erário público, todavia, os mesmos possuem costas largas e foram sempre protegidos...merecem a prisão. O Brasil precisa acabar com esse tipo de político. Essa quadrilha sistêmicas (MDB, PT, PSOL, PP e outros) tão reinantes no país precisam ser dizimadas.

  3. Finalmente. Agora faltava condenação, que demorará ainda um bocado. Afinal de contas, o Tofolli está protegendo o bandido do filho do presidente e, como consequência, protegendo todos os outros bandidos associados. Petista = Bozista. Ambos possuem um juiz para chamar de seu.

    1. ANTÔNIO. Inteiramente de acordo. Tudo cheira, e muito mal, a um tenebroso acordão.

    2. Edler, tu leste as matérias da Crusoé, mas não leste as matérias do Antagonista, cujos donos são os mesmos. Recomendo a leitura de hoje de O Antagonista na matéria "Farinha pouca, meu filé mignon primeiro". A matéria diz exatamente o que o Jose expôs. Tudo isso foi um acordão entre os 3 poderes! Caiam na real Edler e Denon! É bom parar de defender cegamente esse presidente inepto e fanfarrão.

    3. Edler, o pessoal é míope e não vê que o Toffoli usou um pedido inadequado do Flávio Bolsonaro (que deveria ter sido indeferido, é claro) para proteger a si, ao Gilmar e toda a Orcrim amiga...

    4. Você precisa ler todas as matérias da Crusoé! Toffoli usou um pedido do Flávio Bolsonaro para livrar a cara da mulher! Leia a matéria dessa semana!

  4. Jose. Parabéns por este magistral desabafo contra este pústula do Jucá. E também por lembrar os parceiros dele na política e no Judiciário. Acho que esqueceu alguns nomes. Mas também... a lista é grande!

  5. Nada fez pela sua pátria. Certamente seus colegas de sala foram usurpados na merenda. Assim lembram seus amigos desse pária inimigo da nação. Nem os familiares têm orgulho desse bandido como pai ou esposo. Os irmãos e parentes o execram, pois sujou o nome da família Juca. Para sempre está mancha acompanhará a vida de seus filhos e netos. Perdeu. Esta sim é a maior pobreza, que ñ mata de fome, mas sucumbi liberdade e viver!!! Perdeu Juca. Como perdeu Cabral, Lula, Aécio, Renan. Perdeu!!

  6. Esse crápula tem acesso livre aos membros do judiciário e ñ esconde, sorrateiro q é, pois sabe muito bem o que é contrapartida. Ele e Renan não terminam impunes. Sem mandato, pois o povo humilde do seu estado o execrou para sempre, buscou refúgio na quadrilha tornando-se presidente. Vejam só. Os seus pares mdbistas o q pensam da vida? Se fossem honestos e o partido tivesse o mínimo de postura, o tiravam do posto. Bandido, bandido, bandido, de carteirinha, q ajudou os ptralhas a nos fuder.

  7. Demorou mas agora vai? Essa figura é do mesmo naipe do Lula, do Cabral e do Renan. Só no Brasil essa porra fica nesse lenga, lenga, e ainda tem juiz do supremo que fica defendendo o tal "estado de direito". Qtos crimes esses bandidos cometem contra as crianças e jovens de toda a nação? Onde está a grana p obras de infraestrutura de esgotos? Um FDP desses como pode ter tanto alcance, vindo de um estado tão pouco representativo no congresso? As ORCRIMS e CORPORAÇÕES oficiais os acobertam sei.

  8. O amigo do amigo do pai do M. ... e amigo do Jucá, o Incitatus que o Lula-drão colocou no stf, vai aproveitar e plantão para "des-réu-zar" o "suspeito"?

  9. A notícia é ótima mas, que idade ele já tem?...115 ?...... Esses sujeitos dão trabalho, há cooptações e subornos porém, vamos combinar.... demorou, não é?...

  10. Continuamos a ser um “País do Futuro” : um infrator da Lei (seja qual for o crime), é julgado numa velocidade de países sérios e aos políticos e empresários que roubam e fazem da Lei sua “comparsa” através de escritório advocatícios às vezes em conluio com a mais alta Corte e os pagando com o produto do roubo. Nosso Ministério Público e Juízes dignos são nossa esperança em sermos um País do presente com presença da Justiça.

  11. Frango Norte, financiamentos com garantia de documentos de área rural frios? Tem relação com o ex-senador? Já tá tudo explicado?

  12. O ex senador Juca é aquele que falou que se deveria estancar a sangria...Lembram? Deve estar tranquilo, afinal existe grande movimentação em vários setores e níveis para neutralizar a Lava Jato.

Mais notícias
Assine agora
TOPO