Governo de Minas GeraisRomeu Zema: nenhuma menção a Bolsonaro no seu material de campanha

Governador de Minas faz lobby pela criação de TRF no estado

09.02.20 13:09

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (foto), do Novo, defende a instalação de um Tribunal Regional Federal no estado. A despeito dos custos, ele alega que a unidade traria mais eficiência. Por isso, tem se colocado à frente do lobby pela criação do TRF-6.

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça aprovou, por unanimidade, em setembro, o anteprojeto de lei para a criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, com jurisdição em Minas Gerais. O projeto está sob análise no Congresso Nacional.

Para que a criação seja efetivada, deputados e senadores ainda precisam discutir e aprovar a proposta. Depois, é necessária a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O orçamento anual de 12 bilhões de reais para a Justiça Federal de Minas, segundo os ministros do STJ, será mantido, mas passará a ser da Justiça Federal e do TRF-6.

Na quinta-feira, 6, Zema participou da “Reunião de lideranças do movimento Minas Mais Justiça para apoio à implantação do Tribunal Regional Federal da 6a Região”, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento reuniu autoridades estaduais e federais, além de representantes do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, para debater a necessidade de ampliação da Justiça em Minas.

Na oportunidade, Zema afirmou que a instalação do TRF em Minas é “uma demanda histórica e muito importante para o Estado, que tem como objetivo desafogar o Judiciário e oferecer melhores serviços aos mineiros”.

“Qualquer análise e decisão técnica já teria recomendado esta instalação há anos pela quantidade de processos que aqui temos, em comparação com outros estados, e pela a relevância de Minas dentro do TRF 1ª Região. Além de ser uma decisão acertadíssima do ponto de vista de atendimento, do ponto de vista político, é uma decisão evidentemente técnica que não acarretará ônus adicionais aos cofres públicos, mas, sim, trará melhoria no atendimento ao cidadão mineiro”, defendeu o governador.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que atende atualmente Minas, tem 27 desembargadores para julgar os processos de todos os juízes federais e estaduais do estado, somando 570 mil processos em andamento.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Portanto, quanto MAIS PROFUNDA e EXTENSA for a LIMPEZA, MAIOR seria a LIÇÃO e a POUPANÇA realizada? Somando a isto uma REFORMA, o CIDADÃO não veria no seu DIA A DIA o EFEITO PRÁTICO DA EFICIÊNCIA PÚBLICA?

  2. Não é PRIVILÉGIOS, MORDOMIAS, DIREITOS ADQUIRIDOS, SALÁRIOS ACIMA DO TETO, APOSENTADORIA ESPECIAL, CORRUPÇÃO? O JUDICIÁRIO é o PROTÓTIPO PERFEITO da DIFERENÇA ENTRE UM ESTADO GLUTÃO (E CORRUPTO) e o ESTADO ENXUTO. Se 10% do ORÇAMENTO DO JUDICIÁRIO FOR "ENXUGADO", quantos BILHÕES serão POUPADOS? A LIMPEZA e REFORMA DO JUDICIÁRIO é uma OPORTUNIDADE PEDAGÓGICA e ADMINISTRATIVA GIGANTESCA. Se ela for LEVADA A CABO, até SOBRARIA DINHEIRO para um TRF NOVO.

  3. O que seria MAIS LINDO do que DEMONSTRAR CONTABILMENTE o CUSTO DA CORRUPÇÃO e DA INEFICIÊNCIA? Em se COMPROVANDO o DESPERDÍCIO com uma ESTRUTURA CARA e CORRUPTO, o CIDADÃO não estaria tendo uma LIÇÃO, não do VALOR DO LIBERALISMO, mas da EFICIÊNCIA PÚBLICA? Ele não estaria APRENDENDO que o OLHO DO DONO É QUE ENGORDA O GADO? Em uma DEMOCRACIA, quem é o REI DO GADO, não é o POVO? Portanto, se os CIDADÃOS não EXERCEREM SUA CIDADANIA, o que irá OCORRER?

  4. Mas como é possível se saber quando há a necessidade de REDIMENSIONAMENTO de uma ESTRUTURA quando não se sabe o que pode ser REAPROVEITADO e o que está CONDENADO. Em um CENÁRIO que haja uma LIMPEZA COMPLETA no JUDICIÁRIO e as JUSTIÇAS sejam UNIFICADAS, pode ser que houvesse uma OPORTUNIDADE para se CRIAR UM TRF em MG. Até mesmo pq a EXPULSÃO DOS CORRUPTOS do SEIO DO JUDICIÁRIO não SIGNIFICARÁ um ENXUGAMENTO NA FOLHA e uma REDUÇÃO NAS "DESPESAS" COM CORRUPÇÃO?

  5. Ou seja, os TRIBUNAIS acabam IMPEDIDOS DE EXERCER SUAS FUNÇÕES PRIMORDIAIS, fora a PORTA ABERTA PARA A CORRUPÇÃO, já que os MINISTROS DE TRIBUNAIS SUPERIORES não se acham, ele têm CERTEZA de que são INTOCÁVEIS, enquanto os MAGISTRADOS de INSTÂNCIAS INFERIORES só acham. Se a QUESTÃO é EFICIÊNCIA, o que é MAIS NECESSÁRIO: um TRF NOVO ou UMA REFORMA DO JUDICIÁRIO? Se o NOSSO JUDICIÁRIO já funcionasse à PLENO VAPOR, até faria SENTIDO em se falar em um TRF NOVO para AUMENTAR A EFICIÊNCIA.

  6. Ao invés dos MINISTROS se aterem a CUIDAR DAS ATRIBUIÇÕES PRECÍPUAS dos TRIBUNAIS, eles têm que GASTAR SEU TEMPO com QUESTÕES PARALELAS e que INCLUSIVE já foram TRATADOS nas INSTÂNCIAS INFERIORES. Se o JUDICIÁRIO está ORGANIZADO HIERARQUICAMENTE em FORMA DE PIRÂMIDE, qual é o EFEITO do ESVAZIAMENTO da PRIMEIRA e SEGUNDA INSTÂNCIA? Um GARGALO, já que sem o FILTRO DAS INSTÂNCIAS INFERIORES tudo vai parar nos TRIBUNAIS SUPERIORES até que se ESGOTEM os RECURSOS.

  7. Aliás, EFICIÊNCIA não é FAZER MAIS COM MENOS? Neste caso, como se pode FAZER MAIS COM MENOS? Não é FAZENDO UMA LIMPEZA e UMA REFORMA PROFUNDA NO JUDICIÁRIO? Inclusive, uma vez que o JUIZ DE GARANTIAS já foi APROVADO, ele poderia ser APROVEITADO para que se tire das CORTES SUPERIORES a INCUMBÊNCIA de CONCEDER HCs, pois está mais do que PROVADO que isto só ALIMENTA A CORRUPÇÃO e TRAVA O DEVIDO PROCESSO LEGAL, já que as CORTES acabam sendo ALVOS de um ATAQUE DDoS.

  8. Daqui a pouco não surgiria o DISCURSO que o TRF-6 precisa de uma SEDE MODERNA e DE PONTA para "ATENDER" melhor o POVO MINEIRO e demais regiões? Não é assim que a MÁQUINA vai ficando CADA VEZ MAIS INCHADA, TUDO EM NOME DO POVO? Em um JUDICIÁRIO que, não bastasse estar CORROMPIDO, mas que é CONSTRUÍDO para que CRIMINOSOS NÃO SEJAM PUNIDOS JAMAIS, que diferença fará um TRIBUNAL a mais? Por acaso o AUMENTO NO NÚMERO DE SERVIDORES durante as GESTÕES PETISTAS elevou a EFICIÊNCIA DO ESTADO?

  9. Para um GOVERNADOR de um PARTIDO LIBERAL, Zema está parecendo um PETISTA. Durante os anos do PT o DISCURSO DA EFICIÊNCIA não coincidia exatamente com o INCHAÇO DA MÁQUINA. Tudo começa com a CRIAÇÃO DE UM TRIBUNAL que não terá CUSTO ADICIONAL ALGUM, mas como CADA DESEMBARGADOR demanda uma ENTOURAGE, daqui a pouco a ESTRUTURA que JÁ EXISTE não será SUFICIENTE, pois antes não EXISTIA DESEMBARGADORES, que requerem TODA UMA SÉRIE DE PARAFERNÁLIAS ESPECIAIS.

  10. Meus cumprimentos, Governador. Minas Gerais, considerando tratar-se de um dos estados com maior população, portanto com maior demanda, não ha justificativa aceitável para não se instalar um TRF, já que a demanda é muito maior.

  11. Daqui a pouco vamos querer dividir Minas, mais deputados , TCE e tudo mais ... em nome da eficiência e a despesa ... só agora aumenta

  12. Decepção: defende corte de gastos no estadual e aumento no Federal? Tem de defender aumento de produtividade, como se aumentar tribunais fosse melhorar nossa justiça

  13. Vocês que falam do Partido Novo parecem ser analfabetos políticos. É provável ou é certeza de que nem conhecem o estatuto do partido. Bom é o PSL, MDB, PT etc etc

  14. Porque o NOVO que já nasceu velho e vermelho não foi a favor da redução do ICMS nos combustíveis? P ninguém questiona o péssimo governo do Zema em Minas?

  15. Este Novo é um escracho da Velha e suja política! Este senhor alega não ter condições financeiras para pagar o funcionalismo público, o Estado é um dos mais atrasados da Federação, a qualidade das estradas, dos serviços básicos (saúde e educação) são péssimos, mas, mesmo assim, quer trazer mais uma Corte para que nós, pobres contribuintes Mineiros sustentemos. Chega! Muitoooooooo ineficiente, muito demagogo e, sem dúvida, entrará para a História como um dos piores governadores das Gerais!

    1. Não podemos esquecer que o governador administra um estado completamente destruído pelo PSDB e PT. Tem feito um grande esforço para equilibrar as contas, mas milagres não existem.

  16. Sou mineiro, mas acho que não precisamos de mais três e, sim, diminuir os que já tem. É só mais custo e pouca eficiência.

  17. Querem uma unidade adicional e não irá gerar custos? Essa operação matemática ainda não consta nos livros do contribuinte. Na calada da noite a conta chegará.

  18. Palhaçada! Em tempos de virtualização de processos e audiências não faz o menor sentido essa descentralização, só gerará custo aos contribuintes e inflação imobiliária em Belo Horizonte, uma cidade com péssima estrutura urbana.

Mais notícias
Assine agora
TOPO