Foto: TV Cultura

Fávaro defende marco temporal — e uma crise se aproxima

23.05.23 13:56

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (foto), defendeu nesta segunda-feira (22) que o Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha as regras para a demarcação de terras indígenas, o que pode ser benéfico à propriedade de agricultores.

Questionado sobre sua visão sobre o tema no programa Roda Viva, Fávaro disse ter a convicção que a Suprema Corte tem consciência dos problemas e que tomará uma decisão equilibrada, mas que o STF terá a responsabilidade de evitar conflitos no Brasil.

“Há espaço para os povos indígenas suprirem suas demandas e necessidade”, disse. “Nós vemos indígenas em estado deplorável, num país de tanta riqueza e tanta fartura. Isso precisa ser corrigido — mas também não podemos fazer isso em detrimento de um setor tão importante, ocupar terras produtivas e centenárias de famílias que produzem.”

A fala deve colocá-lo em rota de colisão com o governo — que já defendeu a revisão das regras de demarcação de terras indígenas pelo STF. Lula colocou como parte de sua campanha a criação de um inédito Ministério dos Povos Indígenas, que articula a questão com a Funai. O próprio petista já demarcou terras indígenas e disse que, ao contrário de Jair Bolsonaro, não deixará de demarcar.

O STF iniciou o julgamento da questão em 2021, analisando se comunidades indígenas podem pedir para terem reconhecidas, como terras indígenas suas, territórios não ocupados antes da Constituição de 1988. A regra foi definida pela própria Corte, no caso Raposa Serra do Sol.

Até agora, um ministro (Edson Fachin, o relator) defendeu mudanças nas regras, enquanto outro (Nunes Marques) votou pela manutenção das regras. O caso deve ser retomado no início de junho, com um voto-vista de Alexandre de Moraes.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ora senhor Fava quem manda na JustiSSa deste indigitado país? el hombre que no se puede dicir las qualitás .. então é só ordenar e pronto.

Mais notícias
Assine agora
TOPO