Em novo aceno a Bolsonaro, Aras pede que STF arquive notícia-crime de Dino contra o presidente
Em meio à disputa pela próxima vaga do Supremo Tribunal Federal, Augusto Aras (foto) fez um novo aceno a Jair Bolsonaro. O procurador-geral da República pediu para que o ministro Marco Aurélio Mello volte atrás e arquive uma notícia-crime apresentada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, contra o presidente da República. A manifestação ocorre no...
Em meio à disputa pela próxima vaga do Supremo Tribunal Federal, Augusto Aras (foto) fez um novo aceno a Jair Bolsonaro. O procurador-geral da República pediu para que o ministro Marco Aurélio Mello volte atrás e arquive uma notícia-crime apresentada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, contra o presidente da República.
A manifestação ocorre no contexto em que Aras tenta ganhar musculatura na disputa pela vaga no STF. Enquanto o advogado-geral da União, André Mendonça, primeira opção de Bolsonaro para o cargo, sofre críticas de integrantes da corte e mostra-se enfraquecido, o PGR e o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, buscam despontar na corrida.
Em fevereiro, Marco Aurélio decidiu encaminhar à Câmara dos Deputados o processo em que Dino sustenta que Bolsonaro praticou o crime de calúnia ao afirmar, em uma entrevista, que cancelou uma viagem ao Maranhão porque o governo estadual negou pedido para que a Polícia Militar fizesse sua segurança.
Na ocasião, o ministro disse que o encaminhamento dos autos à Câmara estava em conformidade com a Constituição Federal, que estabelece que "o Congresso precisa autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o presidente da República". A Advocacia-Geral da União contestou o despacho e pediu a reconsideração, mas o ministro rejeitou o recurso.
Em manifestação encaminhada ao Supremo, Aras saiu em defesa de Bolsonaro. O PGR disse que documentos anexados ao processo demonstram que foram feitos pedidos de apoio à Segurança Pública do Maranhão e que, até a entrevista do presidente, os ofícios estavam pendentes de resposta oficial.
Para Aras, Bolsonaro não imputou falsos crimes a Dino, "mas somente fez afirmações acerca daquilo que, em sua visão, dadas as informações de que dispunha no momento, configurava uma escolha de gestão, a qual teria sido adotada com fundamento em critérios desconhecidos" pelo governador do Maranhão.
"Não se verifica, na fala do Presidente da República, intuito de ofender o querelante [Flávio Dino], mediante a imputação falsa de fato definido como crime, mas sim o de informar a população, especialmente os participantes do evento para o qual fora convidado, acerca dos motivos pelos quais estaria ausente na celebração", emendou o PGR.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
MSF
2021-04-13 16:51:22Definativamente este não é uma país sério. Enquanto tivermos representantes do nível da PGR,STJ e STF do atual momento, jamais seremos uma nação desenvolvida.
Ingrid
2021-04-12 22:38:23Data vênia, o PGR não presta favor algum, apenas cumpre seu dever vez que não há conduta típica a ser imputada ao Presidente. Não se confunda qualquer desinteligência política entre o PR e o governador com crime, que para ficar configurado, exige fato típico, antijurídico e culpável.
Solange
2021-04-12 20:32:49Só bandidagem concorrem à vaga: Br tá f.
Jose
2021-04-12 19:41:31País com estes dois energúmenos querendo ser ministro do STF o Brasil está perdido mesmo.
Sillvia2
2021-04-12 19:33:12Uma competição desvairada de puxa-sacos sem noção... 🤡🤡🤡
MARCOS
2021-04-12 18:32:31Humberto Martins, Augusto Aras e outros.....Triste Brasil.
MENEZES88
2021-04-12 18:07:24O BOZO NÃO PRECISA DE SEGURANÇA PQ TEM UMA GUARNIÇÃO QUE COLA NO IMBECIL INCLUSIVE SALVO ENGANO FOI FILMADO EM MACAPÁ COM UM AGENTE NA RETAGUARDA ENQUANTO FAZIA SUAS PALHAÇADAS NA PORTA DE UM CARRO OFICIAL E LEMBRO QUE AS PALAVRAS DA POPULAÇÃO ERA MILICIANO FILHA DA P** VEJAM: 'No Amapá, Bolsonaro desfila em carreata é xingado pelo povo Enquanto a comitiva passava, o presidente foi chamado de "seu merda" por moradores de Macapá, que ainda exigiram sua saída da Presidência da República'.
Odete6
2021-04-12 17:23:40A gente precisaria de uma coleção de estômagos de aço pra tentar ser capaz de aturar essa gentalha ignóbil, corrupta de todo gênero, criminosa, mequetrefe, ignorante, atrasada, burra, anacrônica, ordinária e repugnante, ocupando cargos relevantes no país já há 2 décadas!!!!..... Que subespécie ilimitadamente abjeta, nojenta e repulsiva empesteia o BRASIL!!!!!!! Que páginas amaldiçoadas da nossa História!!!!....
Jose
2021-04-12 16:29:24Aras é mais uma desgraça parida no ventre do bozolulismo.