Adriano Machado /Crusoé

Em novo aceno a Bolsonaro, Aras pede que STF arquive notícia-crime de Dino contra o presidente

12.04.21 15:53

Em meio à disputa pela próxima vaga do Supremo Tribunal Federal, Augusto Aras (foto) fez um novo aceno a Jair Bolsonaro. O procurador-geral da República pediu para que o ministro Marco Aurélio Mello volte atrás e arquive uma notícia-crime apresentada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, contra o presidente da República.

A manifestação ocorre no contexto em que Aras tenta ganhar musculatura na disputa pela vaga no STF. Enquanto o advogado-geral da União, André Mendonça, primeira opção de Bolsonaro para o cargo, sofre críticas de integrantes da corte e mostra-se enfraquecido, o PGR e o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, buscam despontar na corrida.

Em fevereiro, Marco Aurélio decidiu encaminhar à Câmara dos Deputados o processo em que Dino sustenta que Bolsonaro praticou o crime de calúnia ao afirmar, em uma entrevista, que cancelou uma viagem ao Maranhão porque o governo estadual negou pedido para que a Polícia Militar fizesse sua segurança.

Na ocasião, o ministro disse que o encaminhamento dos autos à Câmara estava em conformidade com a Constituição Federal, que estabelece que “o Congresso precisa autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o presidente da República”. A Advocacia-Geral da União contestou o despacho e pediu a reconsideração, mas o ministro rejeitou o recurso.

Em manifestação encaminhada ao Supremo, Aras saiu em defesa de Bolsonaro. O PGR disse que documentos anexados ao processo demonstram que foram feitos pedidos de apoio à Segurança Pública do Maranhão e que, até a entrevista do presidente, os ofícios estavam pendentes de resposta oficial.

Para Aras, Bolsonaro não imputou falsos crimes a Dino, “mas somente fez afirmações acerca daquilo que, em sua visão, dadas as informações de que dispunha no momento, configurava uma escolha de gestão, a qual teria sido adotada com fundamento em critérios desconhecidos” pelo governador do Maranhão.

Não se verifica, na fala do Presidente da República, intuito de ofender o querelante [Flávio Dino], mediante a imputação falsa de fato definido como crime, mas sim o de informar a população, especialmente os participantes do evento para o qual fora convidado, acerca dos motivos pelos quais estaria ausente na celebração“, emendou o PGR.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Definativamente este não é uma país sério. Enquanto tivermos representantes do nível da PGR,STJ e STF do atual momento, jamais seremos uma nação desenvolvida.

  2. Data vênia, o PGR não presta favor algum, apenas cumpre seu dever vez que não há conduta típica a ser imputada ao Presidente. Não se confunda qualquer desinteligência política entre o PR e o governador com crime, que para ficar configurado, exige fato típico, antijurídico e culpável.

  3. O BOZO NÃO PRECISA DE SEGURANÇA PQ TEM UMA GUARNIÇÃO QUE COLA NO IMBECIL INCLUSIVE SALVO ENGANO FOI FILMADO EM MACAPÁ COM UM AGENTE NA RETAGUARDA ENQUANTO FAZIA SUAS PALHAÇADAS NA PORTA DE UM CARRO OFICIAL E LEMBRO QUE AS PALAVRAS DA POPULAÇÃO ERA MILICIANO FILHA DA P** VEJAM: 'No Amapá, Bolsonaro desfila em carreata é xingado pelo povo Enquanto a comitiva passava, o presidente foi chamado de "seu merda" por moradores de Macapá, que ainda exigiram sua saída da Presidência da República'.

    1. QUANTO AO ARARA NÃO TEREMOS ALGO DIFERENTE. ESSE LÍNGUA PRESA É UM DOS MAIORES FILHAS DA P.. DE TODOS OS TEMPOS. VAGABUNDO INCOMPETENTE QUE VIVE DESCONSTRUINDO A IMAGEM DO MP COM SITUAÇÕES QUE PASSAM DO RIDÍCULO PARA QUE SEJA ESCOLHIDO AO STF PQ DE OUTRA BANDA TEMOS O AGORA AGU 'TERRIVELMENTE RIDÍCULO' QUE DORME NUMA POSIÇÃO E ACORDA EM OUTRA, TUDO PARA AGRADAR AOS ANSEIOS DE UM PSICOPATA QUE AINDA INFELIZMENTE ESTÁ NO PLANALTO, MAS ESTÁ RESPIRANDO POR APARELHO PQ JÁ PREPARARAM A GUILHOTINA🚔☠

    2. Menezes, você viu como o segurança amassou o Bozo? Foi pornografia explícita em plena via pública! Os bozistas deliraram com orgasmos múltiplos ao verem a foto das duas criaturas.

  4. A gente precisaria de uma coleção de estômagos de aço pra tentar ser capaz de aturar essa gentalha ignóbil, corrupta de todo gênero, criminosa, mequetrefe, ignorante, atrasada, burra, anacrônica, ordinária e repugnante, ocupando cargos relevantes no país já há 2 décadas!!!!..... Que subespécie ilimitadamente abjeta, nojenta e repulsiva empesteia o BRASIL!!!!!!! Que páginas amaldiçoadas da nossa História!!!!....

    1. Como foi que um país tão privilegiado em recursos naturais e outros de toda ordem, um país que afinal tem também bons, decentes e capazes cidadãos, chegou a um nível tão degradado e degradante na Administração Pública e em sua moralidade geral??!!!... Ainda que se considere todos os fatores, como foi que descemos tanto??!!!

    2. Que subespécie baixa e vulgar!!!!.... Como foi que o nosso país gerou essa gentalha tão aberrante e rasteira???!!!

    3. Que desgoverno infecto, humilhante e revoltante nas 3 funções do Estado!!!!...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO