Sérgio Lima/Folhapress

Valdemar negocia com Bolsonaro retomada do controle do DNIT

12.04.21 17:30

Depois de voltar a indicar ministro e a frequentar os recessos mais íntimos do Palácio do Planalto, — e pela porta da frente, não mais pela garagem como até o ano passado –, Valdemar Costa Neto está com tudo e não está prosa.

O presidente nacional do PL voltou à carga para retomar o controle do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, hoje comandado pelo general Antônio Leite dos Santos Filho. As negociações estão sendo feitas diretamente com o presidente Jair Bolsonaro, de quem ele se aproximou ainda mais no último mês ao chancelar a deputada Flávia Arruda como ministra da Secretaria de Governo. Com a crise da CPI da Covid, o assunto, por ora, segue em banho-maria, mas deve voltar à pauta nas próximas semanas.

Durante o governo do PT, o DNIT era uma espécie de feudo de Valdemar. O “dono” do PL apadrinhava o então diretor Luiz Antônio Pagot, que acabou virando habitué das páginas policiais.

Criado em 2001 pelo governo Fernando Henrique Cardoso em substituição ao Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, o DNER, o órgão manteve a tradição na área de ser um escoadouro de recursos públicos. Além da facilidade que o DNIT proporciona para operar toda sorte de malfeitos com o seu orçamento bilionário – o previsto para este ano é de 6,6 bilhões de reais, maior do que o de muitos ministérios e estatais –, o fato de o departamento estar presente em todas as regiões do país é um atrativo a mais para quem deseja transformar o órgão num cabide de empregos para aliados políticos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. AINDA NÃO PASSOU A SINDROME DE ABSTINÊNCIA DO WALDEMAR (BOY). O REMÉDIO É O DNIT, UM BOM FOCO DE CORRUPÇÃO. ESSE PESSOAL NÃO CANSA DE ROUBAR O PAÍS

  2. Eita. Olha aí o velho Vardemá, vulgo Boy, solicitando ao ínclito presidente, novamente o controle do DENIT. Volta o cabrito a tomar conta da horta de cenouras. Todos corruptos incuráveis.

  3. Para Educação e Saúde não tem dimheiro. Para Bolsa Família e ajuda a Pequenos e Médios Empresários, nem pensar. Agora brigar para cargos e cabides de emprego, tem. Isto é Bozonaro.

  4. Esse Valdemar é um nojo não importa o partido no poder; compõe e decompõe tudo pela frente, sempre para se locupletar - resta impune

  5. A briga de foice pela vaga de Marco Aurélio no SFF vai longe. Páreo duro para o Genocida decidir quem melhor baba seus ovos. Aras, aquele ministro esquisito do STJ (que está aliviando para o filho do psicopata). Acredito que ganhará a vaga quem melhor proteger os filhos de investigações.

  6. O nosso presidente perdeu a vergonha completamente. Até com o Valdemar, um dos larápios mais famosos da política brasileira? 2022 vem aí e o povo vai dar a resposta na urnas. Quanto mais aumenta o número de mortes causados pela gripezinha e quanto mais ele se entrega pro Centrão mais cedo ele deixará o Planalto. Talvez até mesmo antes de 2022.

  7. Agora, além da chave, tem a senha e a cegueira bozista para rapinar o que der e vier... esse sonho de se assenhorar de tudo esteve frustrado desde o mensalão...

  8. Vindo desta revista , tem um cheiro grande de mais um XAVECO dos Antas que trabalham sob encomenda vendendo pacotes de posts e reportagens nesta revista para atender interesses , Acho que é xaveco , aliás mais um xaveco , atendendo a pedido para desconstruir o presidente . Antas mercenários de muito pouca credibilidade

    1. Joãozinho muarbovino zurrou e mugiu novamente. Como é curiosa esta aberração da natureza!

    2. Não Zezinho, zurrou é pra mim e mugiu é pra você, não vale copiar!!

    3. Joãozinho decrépito zurrou e mugiu ao mesmo tempo. Ele é o cruzamento de um bovino com um muar!

    4. Ouvi um bozista zurrar! Claro, claro, bozistas zurram quando expostos à realidade! Zurrem bozistas, zurrem!

  9. A raposa vai cuidar do galinheiro? Era só o que faltava. Caso aconteça o pr não terá desculpa pra qq deslize que venha a ocorrer.

    1. Qual foi o voto p presidente de Vcs ???

    2. veja, folha, estadão similares estão na uti; crusué ainda não percebeu que ainda tem possibilidade de torna-se uma revista imparcial ideologicamente?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO