Lai Ching-Te. Wikimedia Commons

Delegação americana visita Taiwan após eleição

25.01.24 13:00

Uma delegação bipartidária do Câmara dos Deputados dos Estados Unidos visitou Taiwan nesta quinta-feira, 25 de janeiro, para reafirmar o apoio extra-oficial do país à ilha.

Essa visita marca a primeira vez que legisladores dos EUA viajam para Taiwan desde a eleição do novo presidente taiwanês, Lai Ching-te (foto), do Partido Democrático Progressista, em 13 de janeiro.

Durante a visita, o republicano Mario Díaz Balart e a democrata Ami Bera defenderam o apoio bipartidário dos Estados Unidos a Taiwan.

“O apoio dos Estados Unidos a Taiwan é firme. É real e é 100% bipartidário”, disse Balart a jornalistas.

“No século 21, não há lugar para ações agressivas. Temos que aprender a viver juntos, negociar juntos, trabalhar juntos e resolver problemas juntos”, acrescentou.

Presidente eleito de Taiwan, Lai Ching-te agradeceu a visita da delegação americana. Ele também abordou a continuação da assistência militar dos EUA e propôs um acordo para evitar a tributação mútua das empresas.

A China condenou veementemente a eleição de Lai Ching-te e deverá continuar sua política de não envolvimento com o governo taiwanês, prática que está em vigor desde a eleição da ainda presidente Tsai Ing-wen, em 2016.

Oficialmente, Washington não tem relações diplomáticas com Taiwan desde 1979, quando reconheceu a soberania de jure de Pequim sobre a ilha.

Apesar disso, como determinado por legislação, a diplomacia americana garante a capacidade de defesa da ilha, incluindo em caso de ameaças de invasão.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO