Pedro Szekely - Flickr

Cuba vive pior crise desde o ‘período especial’ dos anos 90

23.11.19 09:06

Uma combinação de fatores tem levado Cuba a passar pela sua pior crise econômica desde o “período especial”, na década de 1990.

Em 1991, o fim da União Soviética suspendeu as remessas de dinheiro para a ditadura comunista. A fome se alastrou e só foi atenuada quando o venezuelano Hugo Chávez começou a ajudar o país com barris de petróleo em troca do envio de médicos, enfermeiros e professores de esportes cubanos, em 2003.

Uma das facetas atuais da crise é o fim dos convênios de saúde, como o Mais Médicos. Nos últimos doze meses, os acordos com Brasil, Equador e Bolívia foram interrompidos.

A receita da ditadura cubana com esses três convênios era em torno de 500 milhões de dólares. “É um valor alto, principalmente por causa do número de médicos que trabalhavam no Brasil, mas que não chega a ser tão representativo quando olhamos as outras perdas de receita”, diz o economista cubano Carmelo Mesa-Lago, da Universidade Pittsburgh.

O maior baque veio com a redução da ajuda venezuelana, que inclui o pagamento por serviços de médicos, o envio de petróleo e o comércio de outros bens. De 16 bilhões de dólares em 2012, o valor despencou para 8 bilhões de dólares em 2017. Nos últimos dois anos, deve ter caído ainda mais. Com a economia destruída, o ditador Nicolás Maduro teve de conter a generosidade.

Outro impacto veio com as medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O americano suspendeu os cruzeiros e as viagens de intercâmbio cultural e entre famílias.

Em maio deste ano, Trump também permitiu a abertura de processos judiciais contra empresas estrangeiras que se estabeleceram em Cuba para lucrar com propriedades que foram expropriadas de americanos ou de cubanos exilados nos Estados Unidos. Com base na lei Helms-Burton, 36 empresas, como as redes de hotel Meliá, a American Airlines e o banco BBVA, estão sendo alvo de processos. Como consequência, o investimento estrangeiro na ilha encolheu.

Nas cidades cubanas, a população tem aguardado várias horas em filas para abastecer os carros e obter comida. “Como Cuba não ganha dólares, também não consegue importar alimentos, sendo que 80% deles poderiam ser produzidos localmente”, diz Mesa-Lago.

“Esta é a maior crise desde o período especial, e nenhum país até agora parece capaz de substituir a importância que tinha a Venezuela. China e Rússia estão preocupadas com a desaceleração de suas próprias economias. O México, que cogitou algum intercâmbio médico, está relutando em anunciar qualquer coisa”, diz Mesa-Lago.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Do lado de Cuba há o maior tubarão do MAR ECONÔMICO, mas ela preferiu ser o patinho feio do COMÉRCIO GLOBAL e viver da dependência. Não é possível se criar um ambiente educacional e técnico-científico para que a população cubana seja capaz de competir em nível global proibindo-se até que a criação de redes de internet para se JOGAR ONLINE. Para se obter INFORMAÇÃO e CONHECIMENTO que transformam é necessário se ter o acesso a eles.

  2. Um sistema completamente autocrático e fechado praticamente anula a chance de se estabelecer um ambiente robusto e dinâmico de qualificação da população e dos trabalhadores para se tirar vantagem da maior adaptabilidade e evolutividade que o processo simbiótico entre TUBARÕES ECONÔMICOS e RÊMORAS TECNOLOGICAMENTE E CIENTIFICAMENTE SUPERDESENVOLVIDAS requer. A rêmora jamais será capaz de competir em tamanho e PODER TOTAL com o TUBARÃO, mas este é mais PESADO e LENTO para se adaptar e evoluir.

  3. Exemplo: o mandato é de cinco anos e a eleição é entre dois candidatos escolhido pelo partido. Não é uma democracia, mas tb não fica-se a impressão de que não há opção de escolha alguma. Além do mais, seria bom que uma gestão técnica fosse implementada, para que houvesse assim a possibilidade do país se abrir gradualmente, sem que dirigentes CORRUPTOS se agarrem no poder para não irem para a cadeia ou acabarem mortos. Assim, torna-se possível uma transição para um sistema mais aberto.

  4. O turismo é obviamente o primeiro caminho mais óbvio (para dar muita ênfase) para Cuba. Além disto, no longo prazo investimentos em educação poderiam criar em Cuba as condições para que ela seja um hub tecnológico, financeiro ou de alguma outra nova tendência técnico-econômica que já esteja sendo gestada. Se o partido comunista cubano não tem intenção de abrir mão do poder, pelo menos agora, no mínimo poderiam criar um mandato e eleições para presidente.

  5. Mesmo que haja um abismo entre a renda per capita de um sueco e um indiano, ainda assim o PIB da Suécia não tem a menor chance de chegar perto do PIB indiano. E é óbvio que é muito mais simples organizar e administrar um país do tamanho da Suécia e com uma população muito menor, do que um país com praticamente 1,5 bilhão de pessoas. Esta dinâmica é praticamente impossível de ser alterada em um cenário de menor assimetria entre sistemas político-administrativos e maior integração global.

  6. É razoável que o processo de administração e organização de grandes territórios e contingentes de indivíduos seja mais complexo do que de territórios e populações menores. Além deste custo menor de integração e organização, pois é mais simples se capturar sinergias político-econômico-sociais, países menores podem se beneficiar dos grandes conglomerados nacionais e a consequente dimensão de seus produtos internos, claro, desde que eles se preparem para isto.

  7. Mas em pleno século XXI, como o planeta inteiro populado e interligado pelo comércio e pelas comunicações, este padrão é praticamente irreplicável por dois motivos: custo e redução das assimetrias entre sistemas político-administrativos distintos. Se países como Suécia, Noruega, Dinamarca, Suíça, e outros que não possuem nem grande extensão territorial, nem uma grande população podem ser tornar grandes motores econômicos, eles podem se aproveitar de sua "agilidade".

  8. Os sistemas políticos que dispunham de maior capacidade de organização e integração, assim como estavam em um patamar de desenvolvimento técnico-civilizatório mais elevado, detinham maior capacidade de dominar vastos territórios habitados por populações esparsadas com baixo nível de organização e integração, e muitas vez em guerra uns com os outros, além de terem um nível de desenvolvimento técnico-civilizatório bem abaixo dos dominadores.

  9. O império britânico provavelmente acabou com um padrão que se repetiu várias vezes ao longo da história, pequenas porções de terra e contingentes populacionais limitados sendo capazes de subjugar e dominar grandes extensões de território e gente. As assimetrias entre regiões e nível de desenvolvimento permitiam que este padrão pudesse existir. Mas isto só era possível devido à falta de integração (política, territorial, linguística, jurídica, econômica, cultural, e por aí vai).

  10. Mas agora a situação se inverteu e o cansaço é com os desmandos e a inépcia da esquerda, além de que o saudosismo da Guerra Fria está desaparecendo conforme os últimos admiradores de uma utopia que nunca se concretizou vão morrendo. Teoricamente, qual é a maior vantagem estratégica de Cuba? A sua localização privilegiada em relação à maior economia do mundo, população e dimensões geográficas pequenas. Mas devido às circunstâncias, esta vantagem foi na verdade transformada em desvantagem.

  11. O saudosismo da Guerra Fria e o fim das ditaduras na América do Sul certamente contribuíram para que ele e Cuba pudessem se manter somente por meio das "glórias" do passado. Como uma espécie de Buffalo Bill do socialismo, The Fidel Wild West Show foi sendo vendido por toda a América Latina pelos políticos de esquerda que chegavam ao poder juntamente com a figura mítica de Che Guevara. Se por uma lado a Guerra Fria acabou, do outro havia o cansaço com as ditaduras de direita.

  12. Quando Fidel Castro chegou ao poder, até fazia sentido comprar uma briga com os EUA, já que ele não tinha grandes opções e os americanos não iam com a cara dele. Mas a estratégia de ser o espinho na pata do elefante para faturar uma grana deixou de fazer sentido com o fim da Guerra Fria. Apesar disto, Fidel Castro, talvez por orgulho, talvez por estupidez, talvez pelos dois, talvez por comodidade, preferiu manter a aura de Quixote lutando contra o grande dragão capitalista.

  13. Deveriam devolver o que receberam do Brasil, indevidamente, nos governos anteriores. Deveriam dar liberdade ao povo cubano que não pode sequer sair do país. Ditadura.

  14. como chupins , a ditadura cubana vive do dinheiro dos outros, regra clássica do comunismo, tomara que definhe até acabar de vez

  15. O pouco que tem o exército açambarca e só distribui para os que apoiam essa ditadura bárbara... sistema copiado da grande fome artificial na Ucrânia, implantada pelo Stálin em 1933...

  16. A esquerdalha brasileira deveria se mudar para cuba com os "intelectuais" e ajudar seus irmãos. Não se constrói uma nação tendo a mentira como tema. O tema tem de ser democracia. Cuba é uma empresa comunista que falou. Paris está se desintegrando. Estive lá agora e nunca vi tanto lixo e ladrões de carteiras nos metrôs na minha vida. Horrível! Chico Buarque deveria fazer uma música assim: "Amo Cuba, mas moro em Paris". Viva Fidel, que lascou Cuba!

  17. Sugestão pra recuperar esse pobre país: por que os esquerdopatas brasileiros não se mudam pra lá? Poderiam investir todo o dinheiro surrupiado aqui no Brasil pra custear programas em benefício da população cubana. Mas, atenção, precisam morar lá e se submeter à democracia cubana.

  18. Lula e Chico Buarque são co-responsáveis por esse desastre, pelo menos dos últimos 20 anos, por diretamente mostrarem suas amizades c os governantes, à frente daquele povo sofrido. Gleise tbm foi e é uma irresponsável. A esquerda brasileira sempre patrocinando o caus .

  19. Gostaria muito de ouvir ou ler a opinião do grande "poeta e intelectual" Chico Buarque que adora Cuba e vive em Paris. A propósito, é bom que ele curta Paris enquanto a França ainda existe, já que a imigração muçulmana sob seus regimes socialistas está acabando com ela.

  20. Pobre povo cubano nas mãos de bandidos disfarçados de revolucionários, tendo que passar fome, viver na miséria e suas filhas se prostituirem para conseguir migalhas.

    1. Nem prostituição da mais, o Governo Americano proibiu o turismo

  21. Que se fodam ! As milhares de almas vítimas de Fidel e Che ainda clamam por vingança . Só haverá sossego quando pendurarem a camarilha em praça pública.

  22. Só países com ideologias ditatoriais tem negócios com Cuba, é certeza de que o dinheiro que vai uma parte volta para seus heróis.

  23. O Zé povinho de cuba sempre gostaram da coleira e ter a ração grátis.Eles achavam e ainda acham q isso é de graça, meia dúzia de aloprados políticos e os milícos corruptos conseguem botar sob seus pés milhões de “bolsistas famílias”. Por pouco os bolivianos meteram o pé na bunda de um presidente q os estavam encoleirando, se vai melhorar ou não ... eles já sabem como começar de novo. Exemplos os Cubanos viram, agora mais a obra e sair dessa.

    1. O Brasil tem que ostilizá-lo com muita vaia, tomate e ovo podre, no.mínimo.

  24. Essa crise financeira em Cuba tem solução... Só convidar um time brasileiro "mui amigo", especialistas no assunto, admiradores do tal Fidel, e de seu capanga Chê, general das gangues que assassinavam quem fosse contrário ao regime... uma puta democracia do caralho!! Nem vou listar os nomes, mas o time... PTenebroso, PSOLua, PCdaBunda e outros minoritários, enfim, o time ORCRIM que irão, com sua capacidade administrativa, especialmente FINANCEIRA conjunta fazer um serviço de primeira.

  25. Que se LEVANTE o povo Cubano!! Raul Castro, sabia que os tempos vindouros seriam difíceis. Repassou o controle do governo e hoje vive de caviar e champanhe em suas riquíssimas propriedades CAPITALISTAS!! O povo não merece esse regime sanguinário e destrutivo!!

    1. Concordo, o buraco é mais em baixo. A massa feita ignorante pela mídia e pela ideologia nas escolas acaba sendo usada para a implantanção do socialismo. O povo como uma criança precisa ser educado com bons princípios, verdade e bons exemplos. e quando isso é expropriado dele, como o socialismo cultural faz com maestria e se o regime durar o bastante para cooptar as FFAA, aí só saem do poder depois da completa ruina.

    2. Mas aí já deve ter alguém perguntando sobre o PDT. Esse partido, no meu entendimento, se dividiu. A maior parte foi para a esquerda e uma pequena parte foi para a direita, por incrível que pareça ser.

    3. (continuando, por falta de espaço) ...Portanto, Essa grande massa amorfa de eleitores, uma parte dela optou pela esquerda e a sua maioria pela direita, para felicidade geral da nação. (c.q.d.)

    4. Estou tentando lembrar de quem disse que o número real de eleitores de um partido, é a soma dos votos de seus deputados federais. Raciocínio brilhante e cristalino do Percival Puggina (agora me lembrei). A soma de votos nas últimas eleições do PT, PCdoB, PSOL, et caterva, foi algo em torno de 10 milhões, ou pouco mais. Este é o eleitorado da esquerda. O mesmo podemos falar do Bolsonaro (PSL), um pouco mais do que isso. Os 80 milhões restantes, são de quem decide os rumos do país. Portanto...

    5. Cuidado, amigo! Aqui, por pouco, o poste pau-mandado do presidiário não virou presidente. Tá cheio de ananás aqui louco pra ter um regime comunista pra chamar de seu.

  26. Esta situação de MISÉRIA de Cuba é exatamente igual a de todos os países do mundo enganados pela canalha esquerdopata. Dentre eles, Rússia e China, principalmente, onde cerca de mais de 40 milhões pereceram pela fome decorrente da implantação do, ridiculamente fracassado sistema de produção socialista. milhares de mortes consequentes do descalabro do socialismo comunista-marxista. Cite-se o HOLODOMOR (holocausto Ucraniano - 6 milhões de mortos de fome) deveriam ser vistos como GENOCÍDIOS.

  27. Fico pensando nesses dirigentes comunistas cubanos, destruíram o país, destruíram a liberdade, o sonho, a perspectiva de um povo. Esses dirigentes certamente estão ricos enquanto a nação vive na miséria que eles implantaram. Todos deveriam ir para o paredão e fuzilados.

  28. O tiro certeiro que detonou Cuba foi dado por Obama. Fidel, apresentava Cuba como uma vítima dos yanques e vendia este peixe podre para o mundo. E todos ficavam com pena e, por conseguinte, solidários. Com a abertura e fim do entrave, eis que surge a face que ficou oculta por décadas. Um governo Ditador, Assassino e Vagabundo ! ... No mundo atual ninguém quer saber porque ideologia não enche barriga. Vão morrer de fome !

  29. Uma das soluções para Cuba seria transformar o país em um grande museu: O Museu do comunismo. O turistas poderiam passear entre as ruínas deixadas após 60 anos, contemplar e vivenciar os feitos do grande regime. Como se tratará de um museu com obras raras, as fotografias serão terminantemente proibidas.

  30. Uma coisa é certa, os parentes de Fidel Castro e os cúmplices estão tão ricos quanto aos parentes de Lula e seus cúmplices também, o resto são migalhas até acabar tudo, depois vão para um país capitalista viver tranquilos.

  31. As esquerdas só vivem do dinheiro dos outros. Acabam " as ajudas" dos amigos, tudo desaba. Por isso, nossos esquerdinhas caviar não passam as férias nesses " paraísos". Nem pensar!

  32. Cuba, o grande câncer da América Latina, perturbando o desenvolvimento de vários países por décadas! Pobre povo nas mãos desses bandidos hipócritas!

  33. Está louco Duda Teixeira? Pergunte aos inteligentíssimos universitários da Usp, ao pessoal da Folha/Uol (aquela tal de Mônica, Reinaldo, Juca...) e da Globo (Mirian, Chico e outros jornalistas). Todos dirão, sem divergência, que Cuba é modelo a ser seguido pelos demais países da América Latina. Claro que todos eles preferem visitar os Estados Unidos em suas férias, mas só para verem como é triste(?) viver em um país capitalista.

  34. O mais incrível é saber que tem uns esquerdopatas aqui que querem e torcem para que o Brasil siga esse mesmo caminho. Verdadeiramente, o termo "esquerdopatas" não poderia ser mais bem aplicado para esses doentes.

    1. *) (continuando, falha nossa.) ...totalmente inviável e que só se sustenta da caridade alheia. E o pior, é que são arrogantes a tal ponto de achar que eles é que estão certos! As fotos não mentem, prédios os mais novos das décadas de 1930/1950, construídos, portanto, antes da "la revolución" caindo aos pedaços, esgoto correndo pelas ruas, imagino o fedor de mofo que exala desses locais. Enfim, nada como o tempo para provar essas teorias fracassadas, pena é com o tempo que se perde com isso...

Mais notícias
Assine agora
TOPO