Jefferson Rudy/Agência Senado

Com dinheiro público, Alcolumbre paga imprensa do Amapá para promovê-lo

07.04.21 17:01

O ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, destinou 410,4 mil reais de sua cota parlamentar a dois veículos de imprensa para divulgarem seu trabalho no estado. A despesa, apresentada pelo senador somente em março deste ano, se refere ao gasto de 2020, de acordo com as notas fiscais reembolsadas pelo Senado.

Foram contratados por Alcolumbre para “divulgação das atividades parlamentares” o site Seles Nafes, que recebeu de janeiro a dezembro do ano passado um pagamento mensal de 6,7 mil reais, num total de 80,4 mil reais, e o jornal Diário do Amapá, que durante o mesmo período embolsou 27,5 mil mensais, perfazendo 330 mil reais. 

Em 2020, os dois veículos destacaram diversas passagens da atuação de Alcolumbre, sempre enaltecendo-a. Como durante o apagão do Amapá e na empreitada do parlamentar em busca da reeleição como presidente do Senado. A candidatura chegou a ser descrita no portal como “inevitável” e exaltada por “unir direita e esquerda” .

Mais recentemente, o site e o jornal deram ampla divulgação à usina de produção de oxigênio medicinal “articulada por Davi” e instalada no estado após doação do Ministério da Saúde. Os equipamentos são usados em situações de colapso e falta de oxigênio para casos graves da Covid-19.

Ainda que mencionem serviços prestados em 2020, todas as notas fiscais foram emitidas pelos veículos em março de 2021. No dia 17 de março, em um intervalo de 14 minutos, o jornal expediu as doze notas referentes a 2020. No dia 11, o site fez o mesmo, em pouco menos de uma hora. O expediente é semelhante ao adotado por uma empresa de assessoria de comunicação contratada pelo parlamentar que emitiu doze notas no dia 17 de março, totalizando 27,6 mil reais, referentes também a 2020.

“As normas internas aprovadas pelo Senado Federal permitem que as despesas realizadas pelo senador relacionadas ao exercício do mandato possam ser ressarcidas, dentre as quais os serviços de consultorias e assessorias, mediante a apresentação de comprovantes de despesas do exercício anterior à conta da Cota Parlamentar será efetuada até o último dia útil do mês de março do ano seguinte”, diz Davi Alcolumbre, em nota oficial.

Em 2019, o parlamentar chegou a defender na Justiça o direito de senadores manterem em sigilo suas notas fiscais. Após ser pressionado por organizações da sociedade civil, o então presidente do Senado liberou o acesso às notas, mas apenas aquelas apresentadas a partir de 1º de julho daquele ano, mantendo as anteriores sob segredo. 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse é + um dos que não liga,de gastar um dinheiro que pertence ao país pra melhoria do seu povo ... Infelizmente esse é um país que não nos pertence....

  2. Me choca ver com que tranquilidade, impunidade e imunidade esses bandidos usem MEU dinheiro e de TODOS os brasileiros.Se eles são imunes de penalidades TB quero ficar imune ao agredir esses cretihnos.O que eles roubam reverte em mortes do povo.

  3. A maioria destes politicos se servem do dinheiro público, gastam em demasia, tem excesso de mordomias e se perpetuam no poder sempre em nome do bem próprio.

  4. Esse Auculambe na minha opinião eh o pior de todos, falso, sentou em cima emendas e fazia votações na calada da noite. 2022 com certeza vai ser chutado para fora da politica, e que em 2022 possamos trazer a Lava Jato de volta turbinada e encher as prisões de politicos corruptos, amiguinhos e membros da sua casta politico social. Porque esse ba.ba.ca ( e todos outros politicos) não direcionou a verba de gabinete e parte do salário ao combate do COVID? o mesmo pergunto ao STF e STJ? 💰so para eles

  5. O fato está noticiado, e só na Crusoé, parabéns! Mas ficaria melhor se sugerissem o provável objetivo de Notas Fiscais retroativas emitidas de repente: justificar farras com dinheiro público, senão o eventual uso criminoso dessa grana.

  6. BATORÉ É UM PILANTRA E INCOMPETENTE POIS NÃO CONSEGUIU ELEGER O IRMÃO COMO PREFEITO DE MACAPÁ, JÁ PERDEU DE LAVADA UMA ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR E POSSIVELMENTE NÃO CONSEGUIRÁ SE REELEGER. DIZEM QUE QUANDO FOI PRESIDENTE DO SENADO ALIMENTOU AS EMENDAS PARLAMENTARES QUE BENEFICIAVAM AQUELES MUNICÍPIOS ALINHADOS COM O SEU PROJETO DE REELEIÇÃO NO COMANDO DO LEGISLATIVO MAS ESQUECERAM DO FUX. TEMOS QUE VARRER ESSA CORRUPÇÃO DO SENADO PARA QUE O PAÍS POSSA VOLTAR A TER ESPERANÇA DE DIAS MELHORES 🚔⚔🗡☠

  7. Alberto (Belém-Pa). É revoltante ter que se deparar com um absurdo como esse bancado pelo contribuinte, enquanto milhões de brasileiros não tem sequer o que comer devido ao que a pandemia tem ocasionado na economia do país. O setor público brasileiro com seus privilégios e mordomias se tornou um câncer para o país. Essa gente vive em outro mundo, mundo esse bancado por nós contribuintes. É revoltante.

    1. Achei que com a vitória dele contra o Renan Calheiros pela presidência ao senado, as coisas iriam melhorar. Ledo engano, nada muda, este safado parece pior que o outro. Estamos no fundo do poço. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Jose, jose continua o mesmo. Até fiquei admirado de você aproveitar o gancho e falar mal do Presidente. Foi até bonzinho rsrs.

    2. Olha o recalque Zezinho,o que o torna corrupto não é a riqueza,e sim o caráter,aliás coisa que você mão tem...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO