Reprodução/Redes Sociais

CNMP decide demitir procurador da Lava Jato

18.10.21 20:22

O Conselho Nacional do Ministério Público, o CNMP, votou nesta segunda-feira, 18, pela demissão do procurador Diogo Castor (foto), que integrou a força-tarefa da Lava Jato de Curitiba e pagou com recursos próprios um outdoor enaltecendo o trabalho dos membros da operação no Paraná, em 2019.

A demissão de Castor foi decidida por um placar apertado, de 6 a 5. O voto de desempate foi proferido pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, que presidiu a sessão no lugar do procurador-geral da República, Augusto Aras.

A decisão ocorre na véspera da votação da chamada PEC da Vingança na Câmara, que prevê a alteração da composição do CNMP para ampliar a influência do Congresso no órgão e, assim, aumentar a punição de procuradores e promotores, além de poder rever ações do Ministério Público em todo o país.

O outdoor com a mensagem “Bem-vindo à República de Curitiba, terra da Operação Lava Jato”, foi instalado, em março de 2019, em uma via de acesso ao Aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, e exibia as imagens de nove dos procuradores da extinta força-tarefa.

A demissão de Castor, que admitiu ter pago a publicidade, foi defendida pela conselheira Fernanda Marinela, que apontou violação da atividade funcional com publicidade para promoção pessoal, sem o conhecimento institucional. O conselheiro revisor Silvio Roberto de Amorim Junior, defendeu a conversão da pena de demissão em suspensão de 90 dias, apontando o histórico do procurador e o argumento de que ele estava com depressão no período em que pagou pela publicidade, mas foi voto vencido.

Com a pauta cheia, o CNMP deve concluir apenas nesta terça-feira a sessão que também irá julgar a abertura de um processo disciplinar contra os procuradores da extinta força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro, por suposta violação de sigilo funcional.

Há 20 dias, o corregedor-geral do conselho, Rinaldo Reis Lima, apresentou um parecer propondo a demissão de onze produradores que assinam a denúncia contra os ex-senadores Edison Lobão e Romero Jucá, sob o argumento de que eles divulgaram informações sigilosas do processo ao publicarem um release com dados básicos da denúncia.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Onde vamos parar com essa corrupção institucionalizada no próprio meio jurídico??? Revoltante!! Agora o bandido caça o mocinho! Prende, pune, o que é honesto...socorro...cadê aquele meteoro???

    1. Em tempo: não desistam procuradores!! Onde está o STF??? Fux: nunca me esquecerei de seu discurso de posse! Faça alguma coisa pela decência deste país nesse caso. Por favor!

  2. Advogada pilantra,votou como relatora pela demissão, ela e o marido tem escritório em Alagoas,com certeza é pau mandado do outro vagabundo Renan e o tal de Lira,têm dedo deles aí.

    1. Protegendo a bandidagem e garantindo polpudos honorários aos seus pares

  3. Cheguei a chorar de tristeza de ser brasileira nessas gestões de apoio a corrupção !!!! Será que nunca mais teremos justiça neste país? Será o triunfo da corrupção sem fim ??? Triste país chamado Brasil !!

  4. Absurdo do absurdo. É o sistema agindo com toda a força que tem. E eu pensava que o Bozo era contra o sistema. Eita ingenuidade.

  5. Bem, agora o procurador se elege deputado ou senador e propõem mais leis contra a corrupção. Com certeza, elas não serão aprovadas, mas somente o esforço de escancarar as práticas nocivas dos bozolulistas já é suficiente.

  6. É de dar náusea este tipo de decisão. É o Brasil cada vez mais descendo a ladeira da corrupção. Viva a Lavajato! Viva Moro!

  7. Se alguém tinha alguma dúvida acerca do momento que estamos vivendo,esta fica dissipada com esse ato do CNMP. É a derrota dos que querem o bem do Brasil.Moro já daria uma grande contribuição só em se candidatar à presidência.Namastê!

  8. Mas a bandidagem segue solta... A corrupção foi institucionalizada no nosso país, mas o que nos preocupa é o silêncio dos bons!

  9. A nossa expectativa e torcida é que esses Procuradores perseguidos, candidatem-se e sejam eleitos com esmagadora votação, para no Congresso atacarem esses tumores malignos por dentro. Moro presidente!

  10. . não se combate criminosos com crimes MAS com a lei ou se esta não resolve com guilhotinas e a história mostra isto . aqui a última bala é o Art 142 da CF que Bolsonaro não escapará de usar e já está bastante atrasado .. é cego?

  11. Vergonha!!! Vergonha!!!!Vergonha!!!! O orgulho de nosso país sendo destruído. Os bandidos desse sistema tem que ser massacrados . Procuradores da Lava Jato todo nosso respeito e orgulho. Seja candidato ou sejam candidatos ao congresso.

    1. . taí PAULO concordo nesta e vamos nós entre tabefes xeiros como sói aqui no Ciarazim desgovernando por vizires de faráos das cavernas . desconstruiram MORO e procuradores para controlar a nação idiotizada por mais quatro anos e se o poder revoltar às mãos da quadrilha adeus Maria Preá (expressão sertaneja do "já era") . algo terá de ser inventado .. mas o que meu véi?

    1. Não temos mais adjetivos nem palavrões para voces gados , acéfalos e genocidas que compactuam com este desgoverno, pior estão igual ao petista em fim de feira fazendo churrascada até para filha do Bombeiro no palácio do planalto, monte de gente vai mas, ninguém aprece na mídia de vergonha!!! E tu Nycobosta és um filho da puta sem escrúpulos , que só pode ser robô sem cu , pois se fosse seria arrombado !!!!!Voces perderam a Vergonha seu Otario!!!Pais quebrando e tu Kkkkkkk , deve ser ROBÔ!!

    2. Velha Humberta totalmente descontrolada, seu mono-neurônio não aguentou a temperatura e queimou-se-tudo, ... kkk" ... Ky Burro!

    3. Para vêr que tu não presta,Nycobosta, tu escreveu e não te preocupas com o emprego que o promotor injustamente está perdendo, como não te preocupa com as mortes e sim em deixar o Messias teu Macho governar e deixar o povo livre para catar comida nas caçambas e caminhões de lixos , vocês são piores que a Ptzada , seus gados filhos da putas genocidas sem caráter, “Boi Preto Cheira Boi Preto”!!!

    4. É isto aí , mas não é a mão traidora do Moro que esta ceifando o cargo do promotor não é???Igual a mão do teu dono vagabundo e desqualifiquado que com ajuda dos corruptos traiu seus eleitores, por isto únicos que ficaram do seu lados são burros, ladroes, mamadores e corno!!! Toma vergonha na cara antes de vir falar de trairagem, isto tu filha da puta não entende , pois o Bozobosta ao assinar a carta de alforria mandou vocês tomar no”CU”!!!Entendeu????

  12. Caramba! ... Lembro como se fosse hoje, Diogo Castor era um dos Homens de Ouro da Lava Jato, é estarrecedor ver esse jovem promissor, caminhando rumo a guilhotina e o MORO Iscariotes, quietinho, quietinho, escondidinho, assistindo de camarote o seu ex-pupilo deambulando em direção do matadouro. Meus Deuses, ... pior que com a afilhada foi a mesma coisa.

  13. Enquanto o Aras se dedica a perseguir e destruir a lava jato que efetivamente combateu a rede de corruptos, porque será que a rede de Fake News continua a pleno vapor, entre outras ações antidemocraticas e de crimes contra o meio ambiente e os brasileiros / humanidade? Mas posso estar enganado.

  14. OS INTEGRANTES DA LAVA JATO MERECEM TODO O NOSSO RESPEITO E NÃO SERÁ UMA CANALHICE DESSA QUE IRÁ MACULAR A IMAGEM DE TODA A OPERAÇÃO. PERDE A SOCIEDADE MAIS UM AGENTE QUE TRABALHOU NO COMBATE AOS CANALHAS DO CONGRESSO E DO SUPREMO. ELES DEVERIAM SE UNIR COM UM PROPÓSITO DE QUEBRAR A ESPINHA DORSAL DA ORCRIM E NESSE CASO TERIAM QUE SE CANDIDATAR AO CONGRESSO POIS NO CAMPO DO INIMIGO SE AVANÇA." A INVENCIBILIDADE ESTÁ NA DEFESA; A POSSIBILIDADE DE VITÓRIA NO ATAQUE" SUN TZU (A ARTE DA GUERRA)🚔🚔

    1. Menezes88, Ana e Leonardo, estou totalmente de acordo com vocês.

    2. Pena não morar nos estados deles, teriam meu voto com certeza. Hora de colocar pessoas de caráter no congresso e retirar os bandidos que são muitos.

    3. Eu voto neles . Podem concorrer , acredito que entram na assembleia legislativa, Câmara ou Senado , além de vereadores .

  15. VERGONHA NACIONAL. TODOS OS LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO ESTÃO SOLTOS, E OS HONESTOS PAGANDO PELOS CORRUPTOS. PARABÉNS PROCURADORES DA REPÚBLICA, O BRASIL SÉRIO CONFIA EM VOSSAS EXCELÊNCIAS.

  16. Excelentíssimo SR. BRASILEIRO E PROCURADOR DE VERDADE DR. DIOGO CASTOR, nada como um dia depois do outro. Essa situação em breve se inverterá e NÓS OS DECENTES comemoraremos. Enquanto isso, os mais auspiciosos e reverentes agradecimentos pela iniciativa honrada, plenamente representativa do POVO BRASILEIRO, agradecimentos pela conduta cidadã íntegra, decente, patriótica, pela corajosa atitude e pelo seu competente e cônscio trabalho prestado ao NOSSO POVO E AO BRASIL!!!

    1. E a orcrim de crápulas-patetóides-milicianos-rachids-criminosos de toda ordem e seus vassalos abrigados nesse indecente desgoverno, conspurcando a NOSSA REPÚBLICA e martirizando o NOSSO POVO, estará na cadeia, num presídio segurança máxima!!!! VIVA A LAVAJATO, VIVA A LAVAJATO que continua latente e apenas provisoriamente stand by pois, ninguém jamais a destruirá concretamente!!!!

    2. Estaremos todos juntos, DR. DIOGO CASTOR, com o PRESIDENTE DE VERDADE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO em 2022!!!

  17. O MECANISMO colocou o povo brasileiro no seu devido lugar. Nós, a massa famélica e ignara q alimenta o LUXO de nosso algoz, ñ podemos nem ao menos sonhar com um Brasil melhor. O MECANISMO foi atrás de hackers p/ livrar o Lula. Agora pune severamente, um dos q acreditaram q poderiam mudar o nosso destino. NÓS ENTENDEMOS MECANISMO. POR FAVOR NOS PERDOA. Nós somos fracos e vc é tão forte. VC É INVENCÍVEL. SEUS BRAÇOS, LULA E BOLSONARO, NOS MANTÉM NA LINHA. Quando eu me sinto + fraco, fico + forte.

  18. Foi demitido por dar mal exemo e ter pago de seu próprio bolso, se tivesse desviado dinheiro do contribuinte seria aclamado pelos khanalhas que dominam este país vergonhoso.

  19. Como tem gente nesse país - sustentados por nossos impostos - trabalhando para livrar a cara de corruptos. Mais do que nunca, precisamos de Moro em 2022.

  20. O que esperar desse país de coronéis e politicos de cabresto. A lava jato foi um acidente que precisa ser devidamente punido e extirpado pra que continuem a roubar e manter o povo no cabresto curto.

  21. VERGONHOSO !! ESTAO PUNINDO TODOS QUE POR UM PERÍODO FEZ OS BRASILEIROS ACREDITAREM QUE A CORRUPÇÃO ACABARIA NO BRASIL 😩😩😩😣😣😣😣😣

  22. No Brasil é assim: o certo tá errado e o errado tá certo. Se pune quem colocou um outdoor com demissão e se privilegia quem pilha o erário público com chance de ser Presidente da República. Escárnio no bananal!

  23. Se o cartaz fosse em elogio a Lula, talvez não acontecesse nada. Dessem 180 dias de punição sem salário, o que fosse, mas demissão a bem do serviço público é demasiado.

  24. Terra de Corruptos. protetores dos Politicos corruptos. Um STF que LUVROU LULA .. Esperar o quê. Espero que Republica de Curitiba eleja-os Procuradores pra SENADOR . Precisamos ter a maioria de Procuradores , Juizes no Senado e Congresso pra revertermos essas Leis que protegem os Bandidos

  25. tá aí...Cara demitido por uma propaganda em favor da instituição que serve..E os bandidos livres, leves e soltos...Esse é o Brasil

    1. Absurdo , inacreditável, onde isso vai para ?

    1. Quem deveria ser demitido são todos os q partilharam do julgamento. Já vi muitos julgamentos injustos, mas esse supera a todos.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO