Rept0n1x via Wikimedia CommonsFilial do Post Office britânico: escândalo ocorreu em agências franqueadas, que representam 99% da rede

Carteiros e série de TV jogam governo britânico em nova crise

11.01.24 14:45

Um erro judiciário envolvendo o sistema dos correios britânico, relembrado por uma minissérie de TV, trouxe a primeira crise do ano para o governo de Rishi Sunak em Londres. No que é considerado pela imprensa britânica como o maior escândalo de erro judicial da história do país, o governo ainda não deu respostas claras de como irá mudar a situação.

Isso porque, entre os anos de 1999 e 2015, o comando do Post Office — o principal equivalente no país aos Correios — perseguiu na justiça uma série de entregadores e franqueados de unidades em todo o país, por supostamente desviarem valores circulando na companhia. A principal prova estava nos números divergentes entre o que o governo recebia no software Horizon, instalado no fim dos anos 90.

A perseguição judicial atingiu principalmente entregadores e franqueados do Post Office, que representam 99% da rede dos Correios (apenas 117 unidades pertencem à Coroa britânica, enquanto 11,5 mil são de donos privados que operam entregas, câmbio e lotéricas). Ao longo dos anos, 3.500 franqueados foram acusados de fraude ou roubo, com 900 sendo processados.

Centenas deles acabaram sem seus negócios, falidos e doentes. Ao menos quatro casos de suicídio foram atribuídos a pessoas acusadas do caso. Então, se descobriu que era tudo mentira: o sistema Horizon, desenvolvido pela japonesa Fujitsu, tinha falhas insanáveis — e as condenações começaram a ser revertidas ou suspensas a partir de 2020.

O caso, que era uma questão restrita ao Judiciário, ganhou tamanho nacional na semana passada, após o canal britânico ITV levar ao ar a minissérie Mr. Bates v. The Post Office. Em quatro episódios, o canal dramatizou a vitória de 550 acusados (liderados por Alan Bates) nos tribunais, provando que o sistema não era confiável.

A ótima audiência da série gerou repercussões políticas e chegou até o gabinete de Sunak, que prometeu ampliar o pagamento de indenização individual aos envolvidos, passando de 20 mil libras (124 mil reais, aproximadamente) para 95 mil libras (589 mil reais). A CEO do Post Office disse que irá devolver uma honraria real, após 1,5 milhões de assinaturas pressionarem pela retirada.

Mesmo assim, o governo encontra-se sob fritura no caso. Isso porque o sistema da Horizon continua sendo usado pelo Post Office britânico, sob desenho da mesma fabricante japonesa Fujitsu. Em 2023, a estatal (que opera com prejuízo) pediu ao governo 252 milhões de libras (cerca de 1,5 bilhão de reais) para manter o sistema operante..

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