Adriano Machado/Crusoé

Câmara gasta 145,5 milhões a menos com verbas para parlamentares em 2019

04.01.20 14:12

Os deputados federais eleitos em 2018 gastaram no primeiro ano de mandato 145,5 milhões de reais a menos do que o valor total despendido no último ano da legislatura anterior com verbas de gabinete e afins.

Os números levam em conta os gastos da Câmara dos Deputados com viagens oficiais, cota parlamentar, verba de gabinete e auxílio-moradia em 2019 e em 2018. Os dados mostram ainda que a renovação de 47% da casa na última eleição já refletiu em parte os anseios da população de reduzir os gastos com o Legislativo.

Em 2018, as verbas para os 513 deputados realizarem suas atividades somaram 872,7 milhões de reais. Em 2019, o valor ficou em 727,2 milhões. A maior diferença entre o primeiro ano da nova legislatura e o último da antiga foi o gasto com verba de gabinete, que foi 98,3 milhões de reais menor. Com esse recurso, cada deputado pode contratar até 25 secretários parlamentares para atuar em Brasília ou nos escritórios políticos nos estados de origem dos parlamentares.

A nova legislatura também gastou menos com auxílio-moradia e cota parlamentar, verba utilizada para bancar despesas como viagens dos deputados, contas de celular, gastos com divulgação do mandato, combustíveis e aluguel de carros.

Por outro lado, os deputados eleitos em 2018 gastaram 3 milhões de reais com viagens oficiais. Ao todo, foram 6 milhões com missões oficiais no Brasil e no exterior em 2019, enquanto em 2018 a Câmara desembolsou 3 milhões.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isso só comprova que há excesso de gastos. Ainda podem baixar mais esses números... A nós, resta a tarefa de defenestrar todos os que insistem em não economizar. As eleições estão aí pra isso. Vamos acompanhar: nome e partido de cd candidato e respectivos gastos.

  2. Esse saldo positivo se deve a parlamentares que abriram mão de aluguéis,carros,mordomias em geral.Dentre esses parlamentares,estão os do partido NOVO. Um bom exemplo a ser seguido.

  3. Como só tem bandidos nessa tal de Câmara, que deveria ser mortuária, do acreditarei vendo. Algo maior está por trás disso!

  4. comparar ano de eleição com o primeiro ano de mandato é fácil...para mim, não parece nada novo...precisaríamos comparar 1o ano de mandato nas duas legislaturas.

  5. Já é um bom começo. Muito bom, mas ainda é pouco, estou certo que dá para reduzir muito mais. Enquanto tem brasileiro que sobrevive com $70,00 por mês, nossos representantes gastam mais de $700 mi em um ano.

  6. Alguma coisa positiva vindo dessa turma que sabe gastar com força. O importante é seguir os gastos de perto e criticar pesado os exageros e desvios, que ainda são muitos.

    1. Separar o gasto dos novos deputados dos antigos, por partido, e outras características, fácil de fazer com uma planilha Excel Não é por ser novo que é menos gastador ou ser velho ser perdulário Na próxima eleição, espero que seja feito uma análise sobre os gastos individuais.

  7. Em 2022 temos que substituir os parlamentares gastadores. Eles não nos representam. Em sua maioria, são parlamentares da esquerda e do centrão.

  8. Dá pra reduzir 509 X mais. Já trabalhei na Câmara e A sobra dava pro fundo IMORAL e eleitoral. E aqui em baixo o entendido é o seguinte: candidato q compra "santinhi" com nossa grana NÃO SERÁ REELEITO, não será PREFEITO ou tão pouco vereador. Fudeu né? As mídias sociais se instrumentaram para o desaparelhamento e eliminação dos corruptos!!!

  9. Boa economia. Tomara que nas próximas eleições o resto da Câmara e Senado seja renovado. Fora políticos acostumados com mordomia com dinheiro que deveria ser usado na saúde , educação, segurança. Fora políticos corruptos.

    1. Apesar de ainda ser alto os gastos, o novo parlamento está de parabéns 🎉🎊🍾🎈

Mais notícias
Assine agora
TOPO