Crusoé
23.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Cabide de empregos, Assembleia de SP gasta R$ 495 mil para criar 'compliance'

Com 2,6 mil funcionários comissionados, gabinetes com até 87 assessores, entre os quais políticos que ficaram sem mandato, e salários que chegam a 25,3 mil reais, a Assembleia Legislativa de São Paulo vai gastar 495 mil reais para implantar um "programa de governança e conformidade", também chamado de compliance. Contratada em novembro pela gestão do...

Crusoe
Redação Crusoé
2 minutos de leitura 26.12.2021 11:02 comentários 9
Cabide de empregos, Assembleia de SP gasta R$ 495 mil para criar 'compliance'
carlão pignatari
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Com 2,6 mil funcionários comissionados, gabinetes com até 87 assessores, entre os quais políticos que ficaram sem mandato, e salários que chegam a 25,3 mil reais, a Assembleia Legislativa de São Paulo vai gastar 495 mil reais para implantar um "programa de governança e conformidade", também chamado de compliance.

Contratada em novembro pela gestão do presidente Carlão Pignatari (foto), do PSDB, a empresa Ekan Soluções e Sistemas Integrados, do ramo de informática, terá seis meses para realizar "estudos e diagnóstico de governança" no maior parlamento estadual do país, que custa 1,2 bilhão de reais por ano.

Se o trabalho destinado a implantar condutas éticas e práticas anticorrupção for sério, há muito o que ser feito. A Assembleia paulista, controlada há anos por um acordo entre PSDB e PT, é repleto de gabinetes que funcionam como cabide de empregos para políticos, aliados e parentes.

O gabinete mais inchado é o da 2ª Secretaria, controlada pelo DEM, que tem 87 assessores, todos indicados politicamente. Em seguida, aparece o da 1ª Secretaria, historicamente comandada pelo PT, com 82 funcionários comissionados. O presidente da casa, o tucano Carlão Pignatari, tem 22 assessores no seu gabinete pessoal e outros 21 no gabinete da presidência.

Embora não tenha a maior bancada da Assembleia, o PSDB, partido do governador João Doria, tem 45 assessores no gabinete de liderança. Dono da segunda maior bancada, atrás do PSL, o PT tem 37 funcionários.

A Assembleia paulista disponibiliza ainda gabinetes para ex-integrantes da Mesa Diretora. Ou seja, quando o presidente e o primeiro e segundo secretários da casa deixam os cargos, ganham um gabinete extra, com mais 14 assessores no total. O parlamento dirigido por Pignatari emprega ainda 51 assessores em um "Núcleo de Avaliação Estratégica" que quase nada produz.

Diários

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Murilo Pavini Visualizar

A ressaca do IPO mais esperado do ano

José Inácio Pilar Visualizar

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Redação Crusoé Visualizar

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Redação Crusoé Visualizar

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
Árbitro brasileiro exibe inglês de Joel Santana na Copa e viraliza

Árbitro brasileiro exibe inglês de Joel Santana na Copa e viraliza

Visualizar notícia
Como virar o jogo do comércio internacional 

Como virar o jogo do comércio internacional 

Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
Mais um lulista com dificuldade para se reeleger

Mais um lulista com dificuldade para se reeleger

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Visualizar notícia
O tempo inverso no cinema

O tempo inverso no cinema

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Assembleia Legislativa de São Paulo

Carlão Pignatari

PSDB

PT

< Notícia Anterior

'Me sentiria mais à vontade', diz Heloisa Helena sobre possível candidatura pelo DF

26.12.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

'Lava Jato Eleitoral' é extinta após denunciar cinco políticos em SP

26.12.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (9)

FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA

2021-12-28 16:51:41

compliance no rabicó do paulistério no dos nordestinos é refresco de pitanga . sugiro elegerem o Tiririca governador que ele resolve o pepino . é o roubo legal mizifies.


Maria

2021-12-27 17:50:50

MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷


Jose

2021-12-27 08:26:48

Que vergonha. Uma assembleia legislativa custar 1.2 bilhão ao ano. Depois os paulistas dizem que são os habitantes de outros estados é que não sabem votar.


MARCOS

2021-12-26 20:20:51

DEVE TER RACHID.


MCava

2021-12-26 18:49:38

Que vergonha, e nem se falou da corrupção que corre solta. Do toma lá, da cá para compra de voto, como de costume. Se fechar ninguém vai sentir falta.


Tereza

2021-12-26 16:37:16

É fácil quando o dinheiro não sai do bolso deles.


PAULO

2021-12-26 16:27:42

Eu me ofereço para trabalhar de GRAÇA, num plano de reestruturação da Assembleia de São Paulo. Me comprometo a cortar pelo menos 80% das despesas, sem que o cidadão paulista tenha qualquer perda de qualidade, na prestação de serviço. Chega de cabide de emprego para PARASITA, que ganha salário de executivo da iniciativa privada. Moro Presidente 🇧🇷


EDMILSON SIQUEIRA

2021-12-26 13:15:38

A única razão de existirem Assembleias Legislativas np Brasil é esse mesmo: enriquecer políticos com o dinheiro público. É assim no Brasil inteiro, inclusive nas Câmara Municipais. Já no Senado e na Câmara Federal, acho que nem precisa falar, né?


ANTONIO

2021-12-26 11:54:13

São parasitas que sugam o sangue e o suor do contribuinte!


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (9)

FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA

2021-12-28 16:51:41

compliance no rabicó do paulistério no dos nordestinos é refresco de pitanga . sugiro elegerem o Tiririca governador que ele resolve o pepino . é o roubo legal mizifies.


Maria

2021-12-27 17:50:50

MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷


Jose

2021-12-27 08:26:48

Que vergonha. Uma assembleia legislativa custar 1.2 bilhão ao ano. Depois os paulistas dizem que são os habitantes de outros estados é que não sabem votar.


MARCOS

2021-12-26 20:20:51

DEVE TER RACHID.


MCava

2021-12-26 18:49:38

Que vergonha, e nem se falou da corrupção que corre solta. Do toma lá, da cá para compra de voto, como de costume. Se fechar ninguém vai sentir falta.


Tereza

2021-12-26 16:37:16

É fácil quando o dinheiro não sai do bolso deles.


PAULO

2021-12-26 16:27:42

Eu me ofereço para trabalhar de GRAÇA, num plano de reestruturação da Assembleia de São Paulo. Me comprometo a cortar pelo menos 80% das despesas, sem que o cidadão paulista tenha qualquer perda de qualidade, na prestação de serviço. Chega de cabide de emprego para PARASITA, que ganha salário de executivo da iniciativa privada. Moro Presidente 🇧🇷


EDMILSON SIQUEIRA

2021-12-26 13:15:38

A única razão de existirem Assembleias Legislativas np Brasil é esse mesmo: enriquecer políticos com o dinheiro público. É assim no Brasil inteiro, inclusive nas Câmara Municipais. Já no Senado e na Câmara Federal, acho que nem precisa falar, né?


ANTONIO

2021-12-26 11:54:13

São parasitas que sugam o sangue e o suor do contribuinte!



Notícias relacionadas

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Murilo Pavini
23.06.2026 11:21 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

José Inácio Pilar
23.06.2026 10:29 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Redação Crusoé
23.06.2026 10:08 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Redação Crusoé
22.06.2026 18:38 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso