Bolsonaro sanciona lei da autonomia do Banco Central
Jair Bolsonaro sancionou na noite desta quarta-feira, 24, o projeto que institui a autonomia do Banco Central. A proposta era tratada como item prioritário pela equipe chefiada por Paulo Guedes, a qual argumenta que o texto livra a autarquia de ingerências político-partidárias. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, participou da solenidade, realizada no Palácio...
Jair Bolsonaro sancionou na noite desta quarta-feira, 24, o projeto que institui a autonomia do Banco Central. A proposta era tratada como item prioritário pela equipe chefiada por Paulo Guedes, a qual argumenta que o texto livra a autarquia de ingerências político-partidárias. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, participou da solenidade, realizada no Palácio do Planalto.
"A autonomia do Banco Central veio lá de trás", comentou Bolsonaro. "Só não aprovamos há mais tempo, porque outras pautas mais importantes apareceram, bem como a questão do vírus, que atrapalhou não só o Brasil, mas o mundo todo", disse.
Bolsonaro acrescentou que sancionou a proposta por confiar na "capacidade" e "honestidade" de Campos Neto. "Se o Banco Central nasceu com Castelo Branco, ele agora se imortalizou com Jair Bolsonaro", completou, referindo-se à criação da autarquia em 1964, durante a gestão de Humberto de Alencar Castelo Branco, primeiro presidente da ditadura militar.
Campos Neto, por sua vez, afirmou que este é um grande dia para o banco e para o Brasil. "Hoje vai ficar para a história como um marco do desenvolvimento institucional do nosso país", declarou.
A lei da autonomia do BC estabelece que o presidente e os oito diretores da autarquia terão mandatos fixos de quatro anos, com uma recondução permitida.
O projeto determina que a posse do presidente do BC ocorra sempre no terceiro ano do mandato do chefe do Planalto. Além disso, diz que dirigentes poderão ser exonerados somente em caso de “desempenho insuficiente”, com critérios estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional e aval da maioria absoluta do Senado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Vimar
2021-02-25 13:07:52Embora no Brasil os conchavos desmoralizem qualquer boa intenção, acredito que a autonomia do B. C. seja a coisa certa.
Angelo
2021-02-25 09:38:34E os contribuintes brasileiros não pagam mais nada de salários ao banco central agora né?
Jose
2021-02-25 08:40:09Como é bom ver os Bozistas comemorando a aprovação de um projeto da oposição.
Vera
2021-02-25 08:20:11E daí ? Bolsonaro também está errado ? As pessoas deveriam limitar -se a opinar. Não há necessidade de apelação nem xingamentos a quem quer que seja. A educação deve acompanhar a fala !
Sillvia2
2021-02-24 23:30:51Porque não publicaram os 6 comentários anteriores?
Eugenio
2021-02-24 20:04:06E aí cruzoe, tira o chapéu para o mito ou segue mijando contra o vento?