Diego Peres/Divulgação

Após envio ao Amapá por erro do ministério, vacinas chegam ao Amazonas

25.02.21 10:17

Depois que um erro do Ministério da Saúde causou a troca dos lotes de vacinas enviados ao Amapá e ao Amazonas, o material correto desembarcou em Manaus na madrugada desta quinta-feira, 25. O Amazonas deveria receber 78 mil doses da vacina de Oxford e o Amapá, 2 mil. Os lotes, entretanto, acabaram trocados por uma falha no planejamento do governo federal. Com isso, o estado mais populoso recebeu um número 39 vezes menor de doses do que o previsto.

O Amazonas enfrenta um cenário de caos no atendimento hospitalar por conta da disseminação de novas variantes do coronavírus, mais letais e mais transmissíveis. A aposta de especialistas é de que a saída para a crise é a vacinação rápida da população.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhou a chegada do lote correto no aeroporto de Manaus, durante a madrugada. Aliado do presidente Jair Bolsonaro, ele evitou críticas ao Ministério da Saúde por conta do equívoco. “As 78 mil doses serão importantes nesse planejamento que nós construímos junto com o governo federal”, disse Lima.

Com o novo lote, o estado vai começar a vacinar pessoas entre 60 e 69 anos. Até o fim da semana, o Amazonas deve receber mais 42 mil doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO