Mateus Bonomi/Crusoé

Ao enviar notícia-crime contra Bolsonaro à PGR, Marco Aurélio manda recado à oposição

19.04.21 13:22

O ministro Marco Aurélio Mello (foto), do Supremo Tribunal Federal, encaminhou para a Procuradoria-Geral da República uma notícia-crime apresentada pelo senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, contra Jair Bolsonaro. O senador pede que o órgão investigue e denuncie o presidente da República pela condução da pandemia.

A remessa dos autos à PGR é um movimento de praxe, pois cabe ao órgão comandado por Augusto Aras avaliar os pedidos de investigação e de diligências. Marco Aurélio, no entanto, aproveitou o despacho para mandar um recado à oposição, que tem apresentado notícias-crime contra Bolsonaro ao STF de forma recorrente.

O ministro sugeriu que os partidos e parlamentares buscam os holofotes ao provocarem o Supremo e não os órgãos competentes pelas investigações. “A rigor, a notícia da prática criminosa deveria ser dada ou à autoridade policial ou ao Ministério Público Federal, titular de uma possível ação penal pública incondicionada. Mas parece que repercute mais vir ao Supremo“, afirmou.

Na notícia-crime, Jaques Wagner declarou haver indícios de que Bolsonaro praticou o crime de prevaricação. O delito, segundo o Código Penal, consiste em “retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal“. A pena prevista é de três meses a um ano de prisão, além de multa.

Enquanto chefe de Estado e chefe de governo, [o presidente da República] adota posturas convictamente negacionistas, acerca da potencialidade da contaminação viral do SARS-Cov2 e de letalidade da Covid-19, e com isso, o Brasil alcança os patamares estatísticos preambularmente indicados e uma condição de absoluto esgotamento da capacidade assistencial nos sistemas de saúde públicos e privados em todas as unidades da federação. São estarrecedoras as condições da rede – física e humana – de saúde nos Estados do Norte, de Santa Catarina e do Nordeste“, escreveu.

Jaques Wagner citou como exemplo de omissão a demora na aquisição de vacinas. O senador ainda argumentou que Bolsonaro agiu na contramão de recomendações de autoridades sanitárias ao incentivar o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19, apesar da falta de comprovação científica a respeito da eficácia do medicamento contra a doença e ao desqualificar medidas de isolamento social.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Seus retardados parem de ler essas porcaria s cuzue e toda mídia! Bolso.22. Cortou a manata desta turma e eles ficam com fofocas e mais fofocas contra o melhor presidente do Brasil!. Acordem de vc aí traba ok gata vagabundos

    1. Com certeza- só matando esses vermes. Que falta faz o CCC. Comando de Caça aos Comunistas.

  2. Incrível! Como estes comentários são "inteligentes" Certamente são estudiosos, cientistas políticos, tavez. Capazes de dar o Lula o benefício do voto de protesto mesmo sabidamente, ladrão, em detrimento a Bolsonaro.

  3. Unica cagada do Jair seria bloquear a aprovação de vacinas, depois de ter liberado verba para o combate ao Covid à estados e municipios. Se não ouve bloqueio neste nível, é responsabilidade local a falta de ação, federativa...

  4. Ele vai cair. Quando começa assim. Sem apoio de ninguém, nem da população. Não tem como se segurar. Se for, vai tarde. Tinha que ter indo antes das 200.000 mortes, pelo menos.

    1. Calma, Marcelo! você vai ver o que é bom pra tosse!

    2. Marcelo, vc é um alienado. Experimentem tentar tirar o Bozo, e vcs verão se ele tem ou não apoio.

  5. Duas pessoas do mau que só fizeram afundar o Brasil. São dois canalhas. E ainda tem gente que acredita que eles estão certos.

  6. Na verdade, a PGR e agora a Polícia Federal estão dominadas pelo esquema bolsonarista. Se não fizer pelo STF, não acontece nada, aliás, se fizer pelo STF também não acontece nada. Apesar de eu não ser esquerdista, entendo que alguém deve fazer alguma coisa para desmontar o esquema que está montado. O problema é que está, a esta altura, muito bem montado. Não há muita esperança a não ser que eles se entredevorem.

  7. Somente agora o Sr. Jaques Wagner acha que a situação está estarrecedora na Saúde do Norte e Nordeste. Ele ficou orbitando no poder desde 2002 até hoje e nunca fez nada pra melhorar nem mesmo seu estado a Bahia. Daí da concluir o quanto ele se preocupou com seu povo e seus eleitores nos últimos 15 a 20 anos que ele está na politica. É um salafrário igual ao chefe da quadrilha que ele pertence, o LULADRÃO.

  8. Concordo com o comentário do Robson, isso não vai dar em nada. O membro da quadrilha de ladrões do PT, em questão que ofereceu a queixa crime está dando uma de macaco que senta em cima do rabo e fica acusando os outros daquilo que ele sempre fez na política, ele é sua quadrilha m, durante 14 anos.

    1. A CPI nem precisaria acontecer. Basta o MP e a PGR aceitarem as notícias crimes enviadas pelo STF.

  9. Este ignóbil, Jaques Wagner, quer, por falta de protagonismo parecer atuante perante o petista baiano. Propõe apuração do que sabidamente sabe que nunca existiu. De quebra ainda pegou uma mijada do ministreco Marco Aurélio Mello. Outros, mesmo avisados, farão o mesmo via STF. Senador, vá pentear macaco, vai.

  10. Tudo um grande teatro de horrores sem nenhum final objetivo p o povo, só p eles mesmo onde tudo isso se tranformará em " negocio sujo!!

    1. Esse Jose é um desocupado que passa o dia inteiro criticando o governo. Só sendo um jerico mesmo. Vai procurar uma lavagem de roupa!!!

    2. Só ele José? E vc chamá-lo de criminoso antes de condenação não estaria cometendo o crime de calúnia e difamação? Vc está praticando ato criminoso! Cuidado

    3. Verdade. Entretanto, não há dúvida alguma que o Bozo é um criminoso. Você concorda?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO