Jane de Araújo/Agência Senado

Em causa própria, deputado costura derrubada de vetos em lei sobre assinaturas digitais

19.04.21 12:15

Líder do Solidariedade na Câmara, o deputado goiano Lucas Vergílio articula a derrubada de cinco itens do veto de Jair Bolsonaro a uma lei aprovada pelo Congresso, em setembro do ano passado, que altera normas sobre assinaturas digitais em documentos encaminhados a entes públicos. O veto está na pauta desta segunda-feira, 19, e tem acordo entre líderes para sua derrubada.

Vergílio foi o relator do projeto, originado de uma medida provisória que tinha a intenção de simplificar as normas para assinaturas eletrônicas. Só que o texto aprovado, e depois vetado por Bolsonaro, exige certificado digital para qualquer documento que trate de informações sujeitas a “sigilo constitucional, legal ou fiscal”. Essa disposição inclui documentos eletrônicos, como a CNH digital e a transferência de veículos.

Lucas Vergílio é filho de Armando Vergílio, presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados, entidade que comercializa certificados digitais – como os exigidos pela lei. O próprio parlamentar preside o sindicato de corretores no estado de Goiás.

Técnicos do Ministério da Economia argumentam que, se o veto for derrubado como quer Vergílio, a lei passará a exigir a apresentação de certificados digitais até para a apresentação da declaração de Imposto de Renda. “Em que pese a boa intenção do legislador no intuito de proteger os dados, a exigência de certificado digital em qualquer situação que inclua ‘sigilo constitucional, legal ou fiscal’ é ampla e inviabilizaria inúmeras iniciativas da administração pública”, diz o governo, na mensagem que encaminhou o veto ao Congresso.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Constatação infeliz: melhor eleger parlamentar inútil, que aquele cheio de gás, empenhado em cuidar apenas dos seus próprios interesses... vagabundos!

  2. Vergílio, Vergílio, Góias (of course!), deixe de ser roceiro, interesseiro e picareta. Hoje em dia, tudo é assinatura digital. Pelo menos nos países civilizados. MS

  3. É vasa idéia brilhante de alguns deputados para beneficiar eles próprios às custas de mais burocracia paga pelos cidadãos brasileiros. Se passar alguém tem que derrubar o lobby, digo, a lei, no Supremo Tribunal Federal.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO