Foto: Casa Rosada

A soja na reeleição de Macri

04.03.19 18:00

No final deste ano, o presidente argentino Mauricio Macri deve tentar a reeleição. Entre as suas fortalezas está a fraqueza de seus adversários. Cristina Kirchner, sua principal rival, tem sido intimada a prestar depoimentos nos tribunais e pode até ser presa nos próximos meses.

E Macri terá ainda outra vantagem. Depois de um 2018 de seca, a safra argentina de cereais deve alcançar um recorde. A previsão é de 52 milhões de toneladas de soja, bem mais do que os 37 milhões do ano passado.

Com isso, Macri terá mais dinheiro para equilibrar as contas públicas e, claro, para gastar em ano eleitoral.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O problema da Argentina tem semelhança com o Brasil. Nós temos o PT e o Centrão, eles tem o Peronismo (em várias correntes) e o Sindicalismo, que engessam aquele país. Além disse empresários chapas-brancas como nós, que adoram mamar no Estado. Um vício colonial da América Latina (500 anos de experiência).

  2. Boa pergunta Roque! Muitas pessoas jogam números ao vento como se fossem verdadeiros, tumultuando a análise. Nomeie a fonte José!

  3. A Argentina vive o mesmo drama que o Brasil. Fazer o povo ignorante esquecer dos vendedores de facilidades, que criaram uma ilusão, onde se gasta o dinheiro dos outros. Produzir é esquecido, o que manda é o discurso.

    1. ..pagando para alimentar os porcos chineses. Os chineses agradecem.

    2. Só para começar. Uma tonelada de soja produzida precisa de 2 milhões de litros de água. Valor de uma tonelada de soja: 1200 reais. Valor de 2 milhões de litros de água: 7000 reais. Como ninguém paga pela água ou pela proteção das florestas que garantem a água usada pela agricultura, então ela é subsidiada. Se colocarmos os custos da poluição do solo e água, da erosão do solo, dos benefícios fiscais (6-7 bilhões por ano), etc, etc, então descobriremos que estamos pagando....

    3. Roque, Claro. Vamos fazer as contas juntos. Alguém pode passar uma lista de coisas que uma planta precisa para produzir?

    4. José te aconselho a tentar pegar dinheiro para plantar; pois para pegar 10.000 mil tem que dar garantia de 150% acima do valor, senão não tem...

    5. José, vc pode passar a fonte da informação dos 80 centavos de dinheiro público por real gerado? gostaria de me aprofundar no critério da estimativa. Não parece razoável.

    6. É bom ler um pouco sobre subsídios na agropecuária no mundo. A agropecuária faz parte da segurança alimentar e com isso não se brinca. O subsidio que a Europa e o USA da pro setor é descomunal. No Brasil se luta inclusive contra isso.

    7. Dinheiro dos outros? Todo real gerado pelo agronegocio usa pelo menos oitenta centavos de recursos públicos, tanto na forma de uso livre de recursos naturais que pela constituição são públicos como por empréstimos fortemente subsidiados. Empreender assim, sem pagar nada para ter o seu produto, não é empreender.

    8. Vamos creditar à ignorância quem critica o Setor Agropecuário Brasileiro.

    1. Paulo Só agora? Até lá continuaremos com o título de país que mais usa agrotóxicos no mundo com o liberô geral que o governo está patrocinando? O nosso atraso é tão grande que o mundo já adota agricultura de precisão para produzir muito mais usando poucos recursos. No Brasil, em contraste, os ruralistas, com apoio o capitão, querem continuar o desmatamento, o uso irracional da água e o aumento no uso dos agrotóxicos.

    2. Estamos desenvolvendo pesquisa em IA para equipamentos que reduzam a quantidade de defensivos químicos na soja. Nossa agricultura está na vanguarda do desenvolvimento, não se engane.

    3. Roberto. Os idiotas de lá ao iguais ao daqui. Conseguiram rebaixar a Argentina do primeiro para o terceiro mundo. Assis, abra os seus olhos. Ninguém constrói um país moderno com base em um setor ruralista atrasado nas suas práticas e que vive de altos subsídios estatais.

    4. José, ahh José ... como se diz lá no Ceará: Tome tento, homem; sua inteligência deve lhe permitir um melhor desempenho e aproveitamento deste espaço.

    5. Será que os idiotas de lá são iguais aos daqui? Se forem, a Argentina está perdida.

  4. O Dalagnol está fazendo um alerta para o dia 13 próximo nas mídias sociais. Votação no STF. É se é no STF é pra nós fuder. Diz respeito a golpear o Bretas por trás. Pesquisem. Dalagnol não brinca e está muito apavorado.

  5. Soja > agronegócio > crescimento econômico > liberalismo, esse ambiente de geração de riqueza baseada no trabalho e produtividade são antagonistas aos modelos de esquerda aos quais a América Latina vai despachando. Com exceção do México, os países vão se alinhando e caminhando pra frente.

  6. Paizecos de terceiro mundo são assim. Dependem de uns grãos de soja a mais no ano para sobreviver. Enquanto o mundo civilizado discute o futuro da inteligência artificial.

    1. Proverbios 17:28 : um tolo pode até se passar por sábio se ficar em silêncio

    2. Claro, bem alimentados pela soja brasileira e outros , podem se dedicar à inteligência artificial. Você não enxerga um passo adiante do nariz. Teria sido melhor ter ficado calado

    3. EUA e China são politica e economicamente diferentes, mas tratam a sua agricultura como negócio e como estratégia de segurança nacional.

    4. O problema é existir gente como você que subvaloriza as commodities. Soja é alimento que vai justamente encher a barriga dos "gênios do primeiro mundo". O que faz um país ser subdesenvolvido vai muito além do que ele exporta.

Mais notícias
Assine agora
TOPO