A nova Guerra Fria
O governo dos Estados Unidos eleva o tom do discurso que põe sob suspeita o papel da China na origem da pandemia e Pequim responde com uma agressividade pouco comum na diplomacia
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
O presidente Donald Trump subiu o tom dos ataques à China nas últimas semanas. Ele acusa os chineses de terem deixado escapar o novo coronavírus de um laboratório em Wuhan, de ter menosprezado a gravidade do problema e de ter divulgado informações mentirosas, como o número real de mortos por Covid-19, atrapalhando a tomada de decisões em outros países. Trump já cogitou até cobrar reparações pelos danos causados. “Ainda não definimos a soma total. Mas é muito substancial”, disse o presidente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
CARLOS
2020-05-13 20:35:31Bolsonaro e boa parte de sua trupe formam um bando de bosais mas, concordo com todas as críticas que fazem sobre a China.
Benicio
2020-05-12 14:22:17Não entendo como há pessoas que apoiam um país que por ter uma população de 1,3 Bilhão de habitantes, usam a mão de obra como vantagem comparativa e ainda escravizam seu povo. O PCC (partido comunista chines) o maior do mundo domina a população chinesa doutrinando-as e impondo o medo através da ditadura comunista. Parasitas que odeiam a liberdade por que não possuem capacidade produtiva e nem coeficiente intelectual para orientar sua própria existência é que apoiam este país.
FABIO
2020-05-11 15:49:42Parabéns pela reportagem, precisamos de mais informações fora do eixo "vamos derrubar Bolsonaro"
Eduardo
2020-05-10 19:30:18Alfredo, o embaixador chinês ainda não foi expulso porque a China é o maior importador de alimentos do Brasil, só pra isso
Hélcio
2020-05-10 17:54:58Todos os países que foram afetados pelo vírus chinês têm obrigados de solicitar uma indenização ao partido comunista chinês e boicotar a OMS que é uma sucursal desses canalhas comunistas. Caso contrário, teremos o covid20, covid21, etc e a china se dando bem em cima do mundo. Outro problema que as nações têm que pensar seriamente é ter em seus países fabricação de itens essenciais no caso de um novo surtou, de um guerra prolongada ou até uma guerra generalizada. O Brasil que se cuide.
ALFREDO
2020-05-10 16:48:08Nao entendi porque até agora este embaixador chinês nao foi expulso do Brasil.
Claudio
2020-05-10 12:04:13A sorte do mundo é a existência da Índia para contrabalançar demograficamente a China, além de deter cérebros altamente capacitados e com perfis ocidentalizados . China/Rússia x Usa/ocidente/ Índia , possibilitam maior equilíbrio e segurança, pelo menos por enquanto
FRANCISCO
2020-05-10 02:25:31O mundo precisa discutir as responsabilidades e irresponsabilidades da China nesta pandemia. O comunismo é o maior de todos os vírus! O comunismo sufoca, acaba com a liberdade de expressão e pensamento! O comunismo mata! E a OMS? Vai sair impune dessa? Outra organização que não merece a mínima confiança.
André
2020-05-09 18:21:05O que a China fez c/ os respiradores q o governo paulista comprou deles e q ela não entregou? Não foi uma empresa chinesa pois, sendo um país d ideologia comunista, onde não há liberdade d expressão, nem liberdade d imprensa, onde o governo central controla tudo, q enfim é uma ditadura q mata seus opositores e q é a responsável pela postura d calote contra o Brasil. Falta d retidão moral, d cumprimento de contratos, mostra q não merecem confiança, diferente das nações d 1º mundo q conhecemos!
JOSÉ
2020-05-09 12:48:00precisa ter certeza de como surgiu esse vírus e a partir daí tomar as medidas cabíveis como indenização e embargos econômicos. A união faz a força!