Rovena Rosa/Agência Brasil

“Felizmente a Lava Jato vem resgatando a realidade”, diz procuradora da Castelo de Areia

07.11.19 10:40

Responsável pela Operação Castelo de Areia, a procuradora da República Karen Kahn comemorou a nova fase da Operação Lava Jato deflagrada nesta quinta-feira, 7, para apurar as suspeitas de pagamento de propina para anular sua investigação iniciada em 2009.

“A Operação Lava Jato, felizmente, vem, de forma progressiva e com grande êxito, resgatando esta realidade”,  disse Karen Kahn. Nesta nova etapa da Lava Jato em São Paulo, chamada de Operação Appius, a Polícia Federal cumpre quatro mandados de buscas em São Paulo e Fortaleza para apurar o suposto repasse de 5 milhões de reais da Camargo Corrêa ao ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Cesar Asfor Rocha, além da doação de 50 milhões de reais da empreiteira para a campanha da ex-presidente Dilma Rousseff em 2010. Os episódios foram citados na delação premiada do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e, segundo ele, foram os pagamentos que levaram à anulação da investigação pelo STJ em 2011.

“A Operação Appius mostra-se de fundamental importância, pois deve trazer à tona a verdadeira razão pela qual a Operação Castelo de Areia e ações penais já em curso foram literalmente exterminadas do mundo jurídico, em meio a importantes apurações sobre corrupção e sobre toda a promiscuidade que já dominavam as licitações públicas travadas entre as grandes empreiteiras brasileiras e o Poder Público”, afirmou a procuradora, sem mencionar o ex-presidente do STJ.

A investigação conduzida por Karen já apontava para a existência de um grande esquema de corrupção envolvendo empreiteiras e políticos de vários partidos como MDB, PT e PSDB, nos moldes do que veio a ser desbaratado anos mais tarde pela Lava Jato. A investigação, porém, foi anulada pelo STJ em 2011. Antes disso, Asfor Rocha também concedeu em 2010 um habeas corpus suspendendo uma ação penal da operação.

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Lavajato foi uma aberração, um acidente, na história do Brasil e foi fruto da ganância e incompetência do PT e Lula em administrar roubalheira e corrupção. O STF e a classe política agora estão tomando todas as medidas para que NUNCA MAIS OCORRA OUTRA LAVAJATO .

  2. Prezada Karen, a Lava-Jato agora é mera flanelinha. Ninguém mais será punido. Dediquem-se mais aos entes queridos e deixem de dar murros em ponta de faca.

  3. Procuradora, a Lava Jato acabou, aliás, hoje o STF está jogando a pá de cal. Pode espernear a vontade, o Brasil é o paraíso dos corruptos.

  4. Estes senhores do STJ deveriam ir para as audiências sem TOGA, pois eles se acham Super Homem com capa. Não pode chama-los de ''vocês" que se irritam como fez Marco Aurélio Mello. Ah!! tenha paciência. Quem quer respeito primeiro tem que ter respeito, coisa que certos ministros não tem.

    1. STJ não é STF. Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.

  5. Mesmo com todo empenho contrário dos semi deuses do STF, a lava jato continua viva enquanto houver gente honesta nas instituições brasileiras ela há de se manter firme e forte

  6. Cadeia nele e em tantos outros juízes vendidos, em cortes máximas deste belo país, flagelado pela praga da corrupção. QUE ESTA REALIDADE FOMENTE A DECOLAGEM DA LAVATOGA.

  7. A Procuradora Karen não errou na Operação. Mas foi Obrigada a paralisação com a destituição da Operação. Mas, como todo "Castelo de Areia" ..um dia iria ruir.... Aí vem o "Caminho do Dinheiro" pela delação feita pela pessoa do próprio ex ministro da Fazenda Antônio Palloci... e o Castelo está ruindo ... Vamos ver agora?

  8. Primeiro: a instituição da delação premiada foi um avanço sem precedentes para o combate à corrupção no Brasil, essa "coisa" que existe incrustada na natureza da sociedade brasileira. Segundo: estaríamos anos adiante na luta contra esses bandidos, não fosse a quantidade de bandidos togados que esse País acumula! Esse fato é negado pela magistratura - como se um magistrado pertencesse a uma classe angelical um degrau acima da moral e da ética da média dos demais mortais.

    1. Muito bem colocado. Tem que terminar com esse termo de voca exelencia, afinal somos nos que pagamos pelo salario do STF e toda a sua estrutura, eles tem que chamar o povo de voca exelencia. Bando de Hipocritas que foram colocados ali como pecas num tabuleiro de xadres, colocados la por impixados, presos e gente com reputacao nao muito boa. Por mim pode fechar o STF

    2. ainda bem que existe este que fazem um excelente trabalho, pois se dependermos do $$TF viveríamos no caos, mas esperamos que o Barroso complemente sua afirmação sobre entrega de "senhas" para liberar criminosos pelo $TF, fica evidente isto lá, construíram até túnel para suas movimentações, uma aberração das santidades criminosas do planalto, estes são mais que uma vergonha, são uns impres-táveis nojentos

    3. Boa, Sandro! Estamos limpando o país, às vezes a jato, às vezes nem tanto. Mas sempre caminhando, graças a Deus!

  9. Lava Jato a todo vapor! Se o STF não barrar a prisão em segunda instância será necessária a construção novos presídios urgentemente.

  10. Bom ver a Lava Jato em ação. Cum o Fux na Presidência do Supremo daqui a um ano e mais um ministro indicado para a vaga do Celso de Melo acabou o papo de que a Lava Jato vai acabar.

    1. Como é difícil suportar a dor do amadurecimento de uma nação! É um parto muito doloroso, com sangue para todo lado e muitas vezes com fezes de tanta força contrária. Preciso ser mais claro?!?!

Mais notícias
Assine agora
TOPO