Agência Brasil

Cotado por Lula para o STF, alvo da Lava Jato abandonou a toga de repente

07.11.19 09:52

Alvo da Operação Appius, desdobramento da Lava Jato em São Paulo, o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça Cesar Asfor Rocha abandonou a toga repentinamente, em setembro 2012, dois anos após conceder a liminar que deu início à anulação da Operação Castelo de Areia. Ele chegou ao cargo em 1992, pelas mãos do então presidente Fernando Collor de Mello.

A liminar que derrubou a Castelo foi concedida por Asfor Rocha durante um plantão do Judiciário em janeiro de 2010. Segundo o ministro, os investigadores não poderiam ter solicitado a quebra de sigilo telefônico dos alvos, entre eles Kurt Pickel, doleiro da Camargo Corrêa, com base apenas em um denúncia anônima.

A decisão de Asfor Rocha fez com que a investigação fosse paralisada menos de um ano após sua primeira fase. Mesmo com pouco tempo, a Castelo já havia resultado em três ações penais, uma ação por improbidade e na abertura de 32 inquéritos sobre grandes obras da empreiteira sob suspeita em quase todo o país.

Com foco na Camargo Corrêa, a investigação encontrou com executivos da empresa arquivos com informações detalhadas sobre o pagamento de propina em obras públicas e repasses de valores para políticos. Se não tivesse sido paralisada, poderia ter antecipado em alguns anos descobertas e punições que só vieram com a própria Lava Jato — a partir de Curitiba, a operação acabou revisitando vários das suspeitas que haviam ficado pelo caminho, incluindo a atuação de um cartel de empreiteiras em obras de todo o país e em estatais como a Petrobras.

Em seu acordo de delação, o ex-ministro petista Antonio Palocci afirma que as tratativas para anular a investigação envolveram uma doação de 50 milhões de reais da Camargo Corrêa para a campanha da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2010, e um repasse de 5 milhões de reais em propina a Asfor Rocha.

Palocci também diz que à época chegou-se a pensar na indicação do então ministro do STJ para um vaga no Supremo Tribunal Federal como forma de pagamento pela liminar que paralisou a Castelo de Areia. A nomeação não vingou, embora Asfor Rocha tenha integrado algumas listas de cotados para assumir uma vaga no Supremo.

A decisão de Asfor Rocha, posteriormente confirmada pela 6ª Turma do STJ, causou surpresa à época porque seguia sentido contrário ao de outras tomadas anteriormente pela corte. Os investigadores alertaram, àquela altura, que além da denúncia anônima, um acordo de delação do doleiro Marco Antônio Cursini teria servido de base para o início das apurações. Não adiantou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Gente essas pessoas como esse Senhor, o Gilmau Mendes, Dias Tofoli, os Mellos, Lula, Dilma, Renan Calheiros, José Dirceu e Cia podem escapar da justiça por esse tipo de sujeira e conchavos que o sofrido povo brasileiro vem presenciando. Mas não se esqueçam que UM DIA OS LIVROS DAS OBRAS SERÃO ABERTOS. E O QUE VAI JULGAR NÃO SE VENDE. SEU JULGAMENTO É JUSTO PORQUE ELE É O SENHOR JESUS. O REI DOS REIS.

  2. Estes porcos só enlameiam ainda mais a Justiça que ao invés de ser imparcial serve de balcão de negócios. Veja-se o que acontece no STF...Tofoli suspendendo processos, Gilmar Mendes soltando pistoloes....e por aí vai. Não sei se a saída não seria mesmo um AI-5....

    1. O cara largou a toga porque não precisa mais trabalhar com tantos milhões que recebeu de propina. Se for verdade ele tem que ser preso porque faz parte da Suprema Corte.

  3. Enquanto não acabar com as indicações políticas para os tribunais superiores, nós continuaremos a ver o poder judiciário virar um grande balcão de negócios. Só não vai pra cadeia quem não tem condições de pagar alguns milhões de reais a algum juiz pra anular a sentença.

  4. Uma canetada desse indicado, permitiu que a corrupção fosse continuada e deu no que deu. Assim como no mensalão, quando Joaquim Barbosa "escondeu" Lula, talvez não tivesse acontecido o petrolão. Mas quando são as raposas que cuidam de galinheiro, vamos assistir essas bizarrices no judiciário.

    1. Ladroagem sempre com altas autoridades,qto togado corrupto.........prendem só os ladrões de galinha.

  5. Cartas a um jovem juiz: cada processo hospeda uma vida (César Asfor Rocha. Editora: Campus) Cartas a um velho juiz: cada processo hospeda uma cifra (Autor ???) Lamentável!

  6. E se avançar a LAVA JATO com certeza chegará ao STF e não causará nenhuma surpresa ao povo brasileiro que é pacífico.

  7. O que diabos ele fez com esses 5 milhões que acabou com sua reputação, envergonhou a família e seus amigos honestos? Que coisa horrível meu Deus!

    1. Não creio que a família ficou envergonhada,pois filho de peixe peixinho é.Estao aproveitando do dinheiro com viagens,iate e tudo mais que a grana pode oferecer....... País do faz de conta..

  8. A ex ministra Angela Calmon, diante de tantas delacoes q estavam em curso, perguntou - Sera q ninguem vai delatar nada contra a justica? Sera q la so tem anjo? Ela tinha sido corregedora, lutou pra punir os bandidos de toga e sabia bem do q estava falando. Se o presidente do STF fosse serio, criava uma forca tarefa e mandava reanalizar td processo contra juizes e desmbargadores q foram arquivados.

  9. Infelizmente nosso judiciário está manchado. Não adianta protelar, tem que investigar. Até que enfim chegou-se a esta casta de “deuses”.

  10. Há necessidade de se fazer uma faxina no judiciário. A grande maioria dos juízes de qualquer instância alguma vez na vida recebeu propina, isso desde os tempos do Brasil colônia. Isso está no sangue dessa gente e deve permanecer enquanto essa genética estiver disseminada.

    1. coitado di nois, vamos fazer o que, levar mais cacete ainda.

    2. A culpa é do povo brasileiro, que tudo vê e escuta , e nada faz.

  11. Dois anos depois não é “de repente”. A operação foi cancelada por decisão da 6a Turma, e essa anulação foi mantida pelo Ministro Barroso no STF.

  12. O mesmo artificio usado por este ministro FDP no STJ está sendo usado pelo presidente do STF, outro FDT que quer acabar com a LJ.

  13. Fico na torcida para que seja retomada as investigações. se tivesse dado andamento talvez tivéssemos minimizado os prejuízos ao pais.

  14. Como acreditar na justiça dos Tribunais Superiores com esses ministros indicados por políticos? Não conseguimos acreditar e respeitar esse pessoal que fica indignado se tratado por “você”, fazendo mimimi, exigindo tratamento pessoal respeitoso. Fica difícil respeitar quem não faz por onde ser respeitado. Ministros, vOCÊS precisam julgar com justiça, defendendo a constituição e não interesses de bandidos ricos.

  15. O que tem de togago mafioso e marginal nesse país não tem parâmetro em nenhum lugar do planeta. No nosso país o crime generalizado vem de cima pra baixo na pirâmide social contaminando tudo e a todos. É certo que estamos caminhando pra barbárie sem nunca conhecermos o apogeu. Logo logo guerra civil.

  16. Hoje eu li o comentário de Cláudio Dantas pra saber porque quase prenderam Dilma. Ela deve ter passado por um péssimo momento. O Antagonista podia fazer uma Revista com ela na capa. Todo mundo iria querer ler.

  17. Josyneide Matoso: prof.ª de etiqueta nas relações sociais (redes). Cara Josy: estes servidores, ao serem compulsoriamente aposentados ou eventualmente presos devem continuar a ser chamados de “V.Ex.ª.s”, submetendo-me ao Rito(?) ou posso chama-los de “você”, por exemplo, “V.Ex.ª.” é um fde... ou “você” não passa de um fde... Josyneide: nesses casos, o pronome de tratamento a ser empregado é “tu”, substituindo a forma majestática e a plebeia: Tu é (sem esse) um fde...

    1. Antes que as perguntas provoquem um backlog para saber do que se trata: Fde = esta expressão foi muito usada durante a Revolução Francesa e significava, tout court: fio duma égua! Sem dó nem piedade, não é necessário esperar o transcorrido em julgado para utiliza-la!

  18. Antes tarde do que nunca! A operação Ápios está atrasada nove anos depois da corrompida operação Castelo de Areia ter sido boicotada por Asfor Rocha. Desonra. 🆘

  19. Meu Deus! Embrulha-me o estômago a cada com a quantidade de bandidos que temos entre nós. O que nos trás alguma esperança é um novo judiciário que está se formando com jovens promotores, juízes e desembargadores, que se propõem a viver "só" com um belo salário. Temos que ter paciência, vamos mudar!

    1. Ia comentar exatamente o que o Ângelo comentou. A moçada de hoje, em sua grande maioria, está doutrinada.

    2. Infelizmente estás enganado. Os ditos jovens promotores, juízes, etc., em sua maioria, possuem a mesma formação ideológica da quadrilha que assaltou o país, pois as universidades estavam todas aparelhadas. São poucos os que se assemelham ao Deltan D'allagnoll, este sim um homem honrado.

  20. Está sendo representado com louvor pelo Tofolli, Lewandowski, Marco Aurélio, e por Gilmar Mendes, o santo protetor dos ladrões endinheirados

    1. A Defesa do LULADRÃO está pleiteando junto ao Papa Francisco a canonização r a Santificação do Ministro Gilmar Mendes como o protetor dos corruptos e lavadores de dinheiro, o maior e melhor "laxante" q se tem conhecimento na história mundial.

    2. A essa lista, agora, pode-se acrescentar Celso de Melo e Rosa Weber. Precisamos saber o que se passa nos nossos tribunais superiores. Sim, nossos porque somos nós que os pagamos regiamente.

Mais notícias
Assine agora
TOPO