Uma feijoada dentro do pesadelo
“A história é um pesadelo do qual estou tentando acordar” é a frase mais famosa do Ulisses de James Joyce. No romance, ela é dita por Stephen Dedalus, o alter ego do escritor irlandês, que já havia protagonizado sua obra anterior, Retrato do Artista Quando Jovem (quase escrevi que era uma espécie de Ruy Goiaba joyciano, mas...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
“A história é um pesadelo do qual estou tentando acordar” é a frase mais famosa do Ulisses de James Joyce. No romance, ela é dita por Stephen Dedalus, o alter ego do escritor irlandês, que já havia protagonizado sua obra anterior, Retrato do Artista Quando Jovem (quase escrevi que era uma espécie de Ruy Goiaba joyciano, mas a mão invisível do meu superego me deu um beliscão dolorido. Era brincadeira, superego, puxa vida). O sobrenome do personagem alude a Dédalo, pai de Ícaro e arquiteto do Labirinto na mitologia grega. Como as coisas que Joyce escrevia costumavam ser uma matrioshka de significados, uns dentro dos outros, o trecho também pode ser interpretado como sinal da angústia de Stephen dentro do seu labirinto na Dublin de 16 de junho de 1904 — dia em que se passa a ação de Ulisses, festejado hoje como Bloomsday.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Augusto
2021-10-17 05:09:45Adoro as indicações literárias do Goiaba.
Francisco
2021-10-10 08:07:37De minha parte, posso dizer que já desisti deste país, não tento mais transformar este pesadelo em sonho, só acordar. Entendi que não importa quem ganhar a presidência, vai se aliar cedo ou tarde ao centrão e se curvar ao STF, a pior suprema corte do mundo. Bora pra feijoada!
Maria
2021-10-07 16:11:17Poxa! Vai deixar saudades. Boas férias! Realmente o Brasil é um pesadelo do qual não conseguimos acordar.
Amauri
2021-10-06 00:20:08Estamos criando a mania politicamente correta de creditar como verdadeiras todas as afirmações feitas pela imprensa. A imprensa brasileira é uma das mais vulneráveis à corrupção e a interesses sórdidos dentre os agentes modificadores de opinião no Brasil. Precisamos fundamentar as opiniões antes de seguir o fluxo enlouquecido das mídias
Amauri
2021-10-06 00:17:11Entendo que possa ter havido erros praticados pela Prevent Sênior, mas é importante ressaltar que no início de 2020 a Hidroxicloroquina foi testada em laboratório com bons resultados in vitro para o tratamento precoce contra a covid 19, sendo, inclusive, recomendada pela OMS e usada em vários países. Posteriormente, as análises in vivo não demonstraram o mesmo resultado. Não podemos destruir uma empresa apenas pelas denúncias sem a devida apuração (continua)
José carlos marinho
2021-10-04 09:25:36Depois desse texto maravilhoso, só me resta desejar-lhe boas férias e e breve regresso.
Beatriz Pitrez Carpes
2021-10-03 15:57:10Bom e merecido descanso. Sentiremos falta. Mas cadê a feijoada? Só vejo o pesadelo..m
KEDMA
2021-10-03 14:42:25Boas férias Ruy! Ótimo texto.
MALENA
2021-10-03 13:43:05Penso que é simplificar o brasileiro quando diz que ele continua vivendo como se nada tivesse acontecendo. A minha percepção é que estamos exaustos e até apáticos por ter acreditado que tudo iria mudar para melhor. Nada mudou.
Ana Galdino dos Santos
2021-10-02 17:43:55O planeta Terra já achataram. A República já abalaram. E até a feijoada arruinaram. Comer o quê? Coitado do Brasil!