Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados

Polícia começa a recolher “canetas emagrecedoras” para cumprir a lei no Brasil

As canetas apreendidas tinham forte indício de clandestinidade e o crime foi registrado como receptação

Por Júlio Nesi
17/03/2026
Em Geral
0
Haberdoedas / Unsplash

Haberdoedas / Unsplash

Cerca de 50 caixas de canetas emagrecedoras foram apreendidas pela Polícia Militar de São Paulo (PM/SP) em uma residência na zona oeste da capital paulista nesta semana. As canetas tinham origem ilícita; o crime foi registrado como receptação.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP), os agentes estavam em patrulhamento pela região quando se depararam com dois homens em uma moto e os abordaram. Os policiais não identificaram nada de ilícito com os motociclistas, que alegaram estar realizando entrega de medicamentos, mas apontaram o endereço de onde retiraram os medicamentos para a entrega.

Os policiais seguiram a indicação dos homens e foram até o local apontado: uma residência que estava com a porta entreaberta. Ao entrar no imóvel, os policiais encontraram diversas canetas emagrecedoras, que foram logo apreendidas pelos agentes. A perícia criminal também foi acionada para averiguar o caso.

Qual foi o crime?

A venda e distribuição de canetas emagrecedoras sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são ilegais no Brasil. A agência proíbe a comercialização de produtos irregulares, pois não possuem garantia de segurança, qualidade ou eficácia, podendo representar risco à saúde dos usuários.

No caso desta ocorrência,  que foi registrada como receptação, diversas canetas emagrecedoras foram encontradas de forma irregular em uma residência e não em um centro de vendas autorizado, como seria o caso de uma farmácia, levantando suspeitas de venda clandestina e contrabando, além da possibilidade dos produtos serem falsificados ou adulterados. O caso foi registrado como receptação, crime que ocorre quando alguém adquire, recebe, transporta, conduz ou oculta um objeto que sabe (ou deveria saber) ser produto de um crime anterior, como furto ou roubo.

Existem medicamentos para diabetes e obesidade (como Ozempic, Wegovy e Mounjaro) que são autorizados pela Anvisa, mas apenas em suas versões originais de laboratório e com prescrição médica. A fabricante Eli Lilly (Mounjaro) alerta que nunca vende seus produtos originais em redes sociais, e qualquer oferta nessas plataformas é ilegal.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Tags: Caneta EmagrecedoraOzempicPMsaúdesp
Júlio Nesi

Júlio Nesi

Jornalista alagoano formado pela UFAL, já atuei em produção de conteúdo digital para portais, rádio e redes sociais.

Próximo post
Reprodução / Banco de Dados TRF

Capital no Brasil pode encolher após decisão judicial que tira 11% do território

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Sorteio da Mega-Sena transferido: saiba a nova data e de quanto será o prêmio

22/04/2026
Vista aérea da ilha.

Divulgação: Bossa Nova Sotheby's International Realty

No mercado! Ilha privativa com aeroporto, mata atlântica e quase 300 mil m² está à venda

22/04/2026
Foto: Sofia Volpi

Novo recurso de IA é liberado gratuitamente pelo Google

22/04/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.