Vídeos comprovam crime de responsabilidade, diz Simone Tebet
A senadora Simone Tebet (foto), do MDB do Mato Grosso do Sul, encaminhou à equipe de Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, as gravações de reuniões coordenadas pela Casa Civil, em agosto e setembro de 2020, para tratar da adesão do Brasil ao Covax Facility. O material revelado por Crusoé, diz a senadora, é...
A senadora Simone Tebet (foto), do MDB do Mato Grosso do Sul, encaminhou à equipe de Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, as gravações de reuniões coordenadas pela Casa Civil, em agosto e setembro de 2020, para tratar da adesão do Brasil ao Covax Facility. O material revelado por Crusoé, diz a senadora, é prova de "omissão dolosa" do governo de Jair Bolsonaro e constitui crime de responsabilidade.
"Só confirma omissão dolosa, intencional, de atrasar compras de vacinas. A pergunta sobre o porquê – negacionismo, intenção de disseminação por contaminação de rebanho, estímulo à medicamentos ineficazes em conluio com as farmacêuticas – importa pra entender a política de quem governa o país, mas não importa pra tipificação penal", afirma a parlamentar. "Estamos falando de crimes. Crime contra a saúde pública. Crime de responsabilidade. Sabemos o que crime de responsabilidade pode ensejar. Só depende da Câmara dos Deputados", diz.
Senadores da CPI da Covid no Senado acreditam que o colegiado já tem provas robustas de que Jair Bolsonaro é diretamente responsável pela omissão do governo no combate à pandemia e na compra de vacinas. "Havia uma consciência da ilicitude das condutas deles, ou seja eles tinham consciência de do que estavam fazendo, porque tinham um objetivo muito claro que é a imunidade de rebanho por contágio", afirma Tebet.
Em razão das omissões do governo, a tendência é que o relatório final da comissão, a ser apresentado por Renan Calheiros, impute crime de responsabilidade a Bolsonaro, além de crimes comuns contra a saúde pública também cometidos pelo presidente.
Com isso, o colegiado poderá recomendar à Câmara dos Deputados a abertura de um processo de impeachment, apesar da resistência de Arthur Lira, presidente da casa, que detém o poder de dar andamento ou não ao pedido.
"Toda prudência e preocupação com preços e afins que deram na CPI pra não comprar mais doses via Covax foi embora quando quiseram pagar mais caro por 400 milhões de doses imaginárias de AstraZeneca", acusou o virologista Átila Iamarino, referindo-se às negociações obscuras entre o Ministério da Saúde e a empresa Davati Medical Supply, ocorridas no início de 2021.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
André
2021-07-26 14:33:43Além de omissão dolosa, Bolsonaro o genocida, praticou omissão odiosa! IMPEACHMENT JÁ!
Ricardo
2021-07-26 00:53:48essa senadora é muito linda
Carlos
2021-07-25 21:38:57Essa é outra parlamentar que também quer aparecer aproveitando a cpi contra o governo. Quando Bolsonaro for reeleito ela muda de lado.
Gildo
2021-07-25 19:23:39O Bolsolula traidor vai acertar suas contas com a história. É inescapável!
[email protected]
2021-07-25 12:13:30Com esse novo alinhamento de Bolsonaro com o Centrão acho muito difícil mais um pedido de Impeachement ir a frente.
Márcio
2021-07-25 11:04:18Governo corrupto e mafioso! O GENOCÍDIO está caracterizado! Tribunal de Haia nele!
PAULO
2021-07-24 18:50:51Tudo que é complicado e obscuro para o governo Bolsonaro, é facilmente compreendido até por uma criança de 10 anos. Qual criança de 10 anos, não optaria pela compra da Pfizer e por um percentual maior de adesão ao Consórcio Covax? Tudo que é obscuro para o cidadão brasileiro, o governo Bolsonaro não tem uma explicação aceitável, como às negociatas com a Precisa e com a Davati. Nós queremos luz e vida, o governo Bolsonaro só nos deu treva e morte. Nós queremos paz, esse governo quer guerra.
Jose
2021-07-24 17:20:46Observando a história notamos e confirmamos que as maracutaias dos governantes aparecem no terceiro ano do mandato e daí aumentam consideravelmente, parece com algo atual ??
Mara
2021-07-24 16:56:00Houve crime de Bolsonaro. Todos os que o apoiam são cúmplices.
Mara
2021-07-24 16:54:44Os vídeos não deixam dúvidas. Crime de responsabilidade claríssimo. Estou pasma! Muito triste pq muitas mortes não ocorreriam em outras circunstâncias de vacinação.