Mateus Bonomi/CrusoéMello

Cadeia de amigos

Uma curiosa teia de relações entre ex-assessores do Supremo surge por detrás do habeas corpus que soltou um dos chefões do PCC
23.10.20

Por trás do habeas corpus concedido por Marco Aurélio Mello a André do Rap, um dos chefes do Primeiro Comando da Capital, há uma teia de amizades construídas dentro do gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal. Pelo menos três ex-assessores de Marco Aurélio que mergulharam na advocacia criminal logo após deixarem a corte tiveram algum papel na soltura do traficante, agora foragido. Para além da amizade, eles dividem palestras, processos judiciais e a organização de um livro. Também têm elos societários com colegas que ainda estão na corte.

A petição pela soltura de André do Rap chegou à mesa de Marco Aurélio às 11h30 do dia 23 de setembro. O documento não tinha sequer o timbre de um escritório de advocacia. Constava apenas a assinatura da advogada Ana Luísa Gonçalves Rocha, de 24 anos, que chegava, naquele instante, ao seu décimo processo na corte – o primeiro foi protocolado no fim de 2019. Como Crusoé revelou no último dia 11, Ana Luísa é sócia de Eduardo Ubaldo Barbosa, que trabalhou até fevereiro deste ano como assessor de Marco Aurélio. Nesta semana, o jornal Folha de S.Paulo publicou que a própria Ana Luísa foi estagiária do gabinete do ministro.

A simplicidade da peça não é, em si, um problema. Pedidos de liberdade podem ser redigidos até à mão pelos próprios detentos, em um pedaço de papel qualquer. Mas havia um detalhe curioso no caso. Àquela altura, o milionário traficante internacional era defendido pelo criminalista Roberto Delmanto Júnior, dono de uma banca tradicional de São Paulo com especialização na seara criminal. Na sequência, foram aparecendo outros defensores em cascata. Ao todo, foram ajuizados no Supremo nove HCs em favor do chefe do PCC. Um deles, o assinado pela jovem Ana Luísa, foi o que deu resultado.

Até hoje é um mistério a maneira como o líder do PCC chegou à advogada novata, em Brasília. Ao ingressar com o pedido, ela não chegou nem a anexar uma procuração do traficante com a autorização formal para defendê-lo. Também não havia um substabelecimento, documento pelo qual advogados já constituídos autorizam colegas a atuar no processo.

Há dias Crusoé vem buscando esquadrinhar o caminho da petição. Na última edição, mostramos que o arquivo enviado ao STF continha o nome de uma advogada de outro escritório, o mesmo que defende o ministro Gilmar Mendes. Era uma ponta solta da história que, como o leitor verá a seguir, não só mostra a cadeia de amizades envolvida no processo como revela que a escolha do escritório de Ana Luísa e Eduardo Ubaldo não se deu exatamente pela expertise da dupla no assunto.

Eduardo Ubaldo dá aula no minicurso sobre HCs
Nos dados do arquivo digital do HC consta como autora do documento a advogada Caroline Scandelari Raupp. Ela atua na área criminal do escritório de Rodrigo Mudrovitsch, conhecido em Brasília por defender investigados famosos da Lava Jato – ele também é professor do IDP, o instituto de direito de Gilmar Mendes, e advoga para o ministro em algumas causas. Não há sinal de qualquer outra relação nem do escritório de Mudrovitsch nem da própria Caroline Raupp com a defesa de André do Rap, mas a explicação para o surgimento do nome dela no arquivo está em outra advogada da banca.

Trata-se de Mariana Madera, que trabalhou no gabinete de Marco Aurélio de março de 2016 a junho de 2019. Depois que saiu do Supremo, ela passou a integrar o time de advogados de Mudrovitsch. A Crusoé, depois de apurar internamente o ocorrido, o escritório explicou a razão pela qual o nome de Caroline Raupp aparece no documento. Amiga de Eduardo Ubaldo, Mariana Madera repassou para ele um modelo de habeas corpus usado no escritório de Mudrovitsch. Era uma tentativa de ajudá-lo, já que Ubaldo não tinha experiência na área criminal e precisava de um modelo para alinhavar o HC para André do Rap – o que só reforça a suspeita de que ele não entrou para caso por dominar o tema.

Por essa explicação, o nome de Caroline Raupp aparece na versão digital do documento ajuizado no Supremo porque foi ela quem criou o arquivo repassado, supostamente na camaradagem, a Eduardo Ubaldo. É nesse ponto que a história começa a ficar ainda mais interessante, justamente por revelar a cadeia de amizades entre assessores e ex-assessores de Marco Aurélio envolvidos na história.

Mariana Madera, que trabalhou no gabinete, repassou o arquivo-base para o amigo Eduardo Ubaldo, que também foi assessor do ministro e cujo escritório, recém-montado, acabara de ser contratado para tentar soltar André do Rap. Eduardo Ubaldo, por sua vez, pôs sua sócia, Ana Luísa, para assinar a peça sozinha. O nome dele não aparecia. Agora, em razão desta apuração, ele se viu obrigado a admitir que atuou diretamente no caso.

A Crusoé, o próprio Ubaldo disse ter pedido ajuda a Mariana. “Na realidade, o que houve provavelmente é que foi a utilização de um modelo que uma amiga me passou, de habeas corpus, imagino eu que (o HC para André do Rap) tenha sido elaborado em cima desse”, afirmou ele, que se recusou a dar mais respostas sobre como seu escritório entrou no caso do chefe do PCC e sobre os passos seguintes até a obtenção da ordem de soltura, assinada pelo ministro Marco Aurélio, seu ex-chefe.

Mariana, Eduardo Ubaldo e Ana Luísa, a advogada que assinou o HC, mantêm ligações estreitas com assessores que ainda estão no gabinete do ministro. Eles são próximos, por exemplo, de Rafael Ferreira de Sousa, um delegado da Polícia Civil do Distrito Federal cedido pela corporação para atuar na assessoria jurídica do ministro. Rafael, por sinal, foi um dos responsáveis por auxiliar Marco Aurélio na decisão que soltou André do Rap. O nome dele até consta da decisão, como o assessor responsável por apresentar ao ministro um resumo do caso. Outro integrante atual do gabinete que tem relações próximas com os agora advogados é Gustavo Mascarenhas Lacerda Pedrina.

Para além da amizade, a turma mantém outras ligações. Há quatro meses, por exemplo, Mariana, Rafael, Gustavo Pedrina e Eduardo Ubaldo ministraram juntos um minicurso no instituto de Gilmar Mendes sobre a tramitação de HCs no Supremo – o próprio ministro chegou a dar uma palestra durante o evento, como mostrou Crusoé.

Mariana, a ex-assessora de Marco Aurélio que foi responsável por providenciar o texto-base do HC, e Gustavo Pedrina, atualmente no gabinete, ainda são sócios em uma empresa de palestras, a MMV Educacional, cuja sede está registrada em uma casa no Park Way, área residencial nos arredores de Brasília. A firma declara atuar nas áreas de “treinamento em desenvolvimento profissional e pessoal” e “aperfeiçoamento jurídico”. Um assessor de Gilmar Mendes, Vinícius Gomes de Vasconcellos, também integra a sociedade.

Reprodução/InstagramReprodução/InstagramA despedida de Ubaldo do gabinete de Marco Aurélio: gratidão
A teia prossegue. Junto com Rafael e Gustavo, Mariana organizou um livro em 2019. O tema: habeas corpus no STF. A depender da situação, os ex e atuais assessores de Marco Aurélio ora aparecem juntos, ora aparecem divididos em grupos menores, mas tudo somado mostra o quão são ligados entre si.

Há outros casos de processos, inclusive no Supremo, tocados por integrantes da turma. Mariana, Eduardo e Ana Luísa, por exemplo, aparecem juntos defendendo mais um traficante, Cristiano da Silva Moreira, o DigNow, líder do Bonde do Maluco, uma das maiores e mais violentas facções do tráfico de drogas na Bahia.

À semelhança do caso de André do Rap, que envolveu pedidos seguidos à corte, Ana Luísa moveu, em um período de doze horas, dois HCs para DigNow. Eduardo Ubaldo e Mariana Madera entraram formalmente nos processos em seguida. As petições foram ajuizadas em agosto passado. Até o momento, a investida não deu certo. Os ministros Edson Fachin e Celso de Mello, para quem os processos foram distribuídos, rejeitaram os pedidos liminarmente.

Crusoé indagou Eduardo Ubaldo sobre as circunstâncias em que ele e Ana Luísa conseguiram obter a decisão de Marco Aurélio em favor de André do Rap e tentou saber dele em que medida as ligações com assessores ainda na ativa no gabinete do ministro ajudaram na empreitada. Eis a conversa:

O sr. ou a dra. Ana Luísa chegaram a conversar com assessores do ministro Marco Aurélio sobre essa causa ou despacharam com o próprio ministro?

Eduardo Ubaldo – Isso é da atuação do escritório, está dentro do trabalho, não tenho como te responder.

O sr. e a dra. Ana Luísa conversaram com o Rafael Ferreira de Souza, que trabalha no gabinete do ministro? Como foi isso? O sr. pode dar algum esclarecimento a respeito?

Eduardo Ubaldo – Não, eu nem confirmo essa informação.

Procurado por Crusoé, primeiro o ministro disse que não gostaria de falar sobre o assunto. Depois, pediu que eventuais dúvidas fossem sanadas com seu chefe de gabinete, Vinícius de Andrade Prado.

Vinícius Prado, por sua vez, afirmou desconhecer as relações de amizade entre Eduardo Ubaldo e Ana Luísa com atuais assessores do ministro. Ele negou que os assessores possam ter influenciado na decisão de Marco Aurélio de soltar o traficante, mas admitiu a possibilidade de eventualmente algum auxiliar do gabinete lembrar o ministro sobre questões processuais que possam ser relevantes. “O que nós podemos fazer é, eventualmente, em um caso análogo, indicar a ele fundamentos utilizados em um caso semelhante que já foi decidido. Mas é ele quem decide”, disse o chefe de gabinete.

Como ainda restavam dúvidas, Crusoé enviou as seguintes perguntas por escrito para o ministro:

  • O sr. tinha conhecimento dessa cadeia de relações que está na origem do pedido?
  • O sr. pretende pedir explicações aos seus atuais assessores sobre essas relações?
  • O sr. pode ter sido levado de alguma maneira, por algum desses assessores, a tomar a decisão em questão?
  • Qual foi exatamente o papel dos assessores Rafael Ferreira de Souza e Gustavo Mascarenhas Lacerda Pedrina no caso em questão?
  • Os assessores Rafael Ferreira de Souza e Gustavo Mascarenhas Lacerda Pedrina chegaram a despachar sobre o caso com os advogados Eduardo Ubaldo e Ana Luísa Gonçalves ou tiveram algum tipo de contato com eles para tratar do assunto?
Não houve resposta.

Dono de um patrimônio de 17 milhões de reais, André do Rap permanece em local incerto e não sabido desde o último dia 10, um sábado, quando saiu pela porta da frente da penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, graças ao habeas corpus assinado por Marco Aurélio Mello.

Atualização - Após a publicação desta reportagem, a advogada Mariana Madera deixou a banca de Rodrigo Mudrovitsch.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse ministro no minúsculo, de origem colorida, deveria estar preso, aguardando sua destituição ou demissão sumária. Nada de impeachiment, palavra vistosa que deveria ser substituída pelos nossos "ricos" vocábulos: "enxotado, destituído, demitido, cassado, exonerado, etc. Mas, muito infelizmente estamos num país de políticos e os chamados cidadãos poltrões que viraram autoridades. Quantas mortes ainda esse marginal Rap vai trazer à sociedade, mais ainda será a prestação de contas desse ministro

  2. Assino o Combo já há algum tempo. Estive pra cancelar ou não renovar a assinatura. razão porque comecei a encontrar aqui, tendências direcionadas ao partidarismo, ou seja, a escolha de um "lado". Tenho lido tudo que seja interessante saber, mais aqui do que em outras assinaturas. Estou vigilante quanto ao posicionamento INDEPENDENTE. Até a Veja baixou um pouco a sua arrogância, Estadão mais leve, a Folha e outras porcarias por aí, são os chamados comprados ou despeitados, porque a fonte secou!

  3. No minimo o ministro é corrupto de carteirinha,faturou milhões da bandidagem a quem deveria prender ou é um incompetente que assina sem ler suas decisões!!! Sob qualquer olhar o que vemos é um poder judiciário totalmente desconectado da realidade do povo brasileiro. Quando precisamos da lei para proteger-nos e garantir que nossas instituições funcionem em beneficio da ordem o que vemos é o progresso, mas de interesses escusos. Em quem confiar ?

  4. Isso era o que faltava para encaminhar a aposentadoria compulsória de Marco Aurélio com Chave de Ouro. Esses grupos agem abertamente tanto dentro de vários gabinetes do STF, como no STJ, na Câmara Federal, no Senado e no Executivo, para dar cobertura a bandidos de todos os tipos sob a desculpa do famigerado “ garantismo “.

  5. Juntando essa matéria com a do beiçola, a pergunta óbvia e: não seria de esperar que o senado investigasse e tomasse providência? Siiiiim!!! E vai fazer? Nãããooo!!! Por quê??? Rabo preso!!!!!!!!!

  6. Em nome da defesa do cliente os advogado protegidos pela OAB, ESSES BANDIDOS FAZEM O QUE PARA NÓS SERIA SAFADEZA PARA ELES É DEFENDER O DIREITO DO REU.

    1. De uns tempos pra cá, tenho procurado desiludir jovens a não fazer Direito pra exercer a advocacia. E, vejam, que o curso de Direito da Unicerrado, situada em Goiatuba-Go, foi fundado por mim, quando Reitor. A OAB Nacional, se encontra hoje sob a égide do mal!

  7. Havia esperanças de que as fardas não estivessem emporcalhadas. Que dentro delas houvesse um pouco de inteligência, patriotismo, honestidade de propósitos. Infelizmente a maioria omissa se permite enxovalhar-se pelos capachos, pelos que se vendem por 30 moedas. É hora de reagir!

    1. Até o dia que a multidão socar a mesa. E disser: Basta!

  8. O cidadão paga muito bem o ministro para que este seja justo e imparcial nas suas decisões. E o que estamos vendo é uma agenda oculta que começa a se desanuviar e coloca em xeque essa imparcialidade. É lamentável. Realmente no Brasil quando se tem dinheiro e consegue acesso ao andar de cima, prisão não é um risco. E se ocorrer, sempre tem um advogado porta de cadeia e talvez um juiz querendo ganhar um extra, para abrir as grades.

    1. vergonha ! como acredita em alguns ministros do STF que parece advogados de bandidos . Lena

  9. por favor...criem uma série de streaming...e o nome pode ser "Crusoé redescobrindo o Brasil" simplesmente INCRIVEL o poder investigativo dessa revista. muito fã.

  10. Excelente matéria jornalística. Parabéns ao Jornalista Luiz Vassalo e à Direção da Revista Crusoé. Isto sim é Jornalismo.

    1. Está tudo errado nesse país! é uma vergonha ! como um ministro solta um traficante um bandido como esses ministros se tornaram advogados de toga. quem acredita no STF? Lena

  11. Na verdade são uma organização criminosa, a serviço do crime. E nos que trabalhamos, pagamos impostos, somos os idiotas que sustentam essa raça. AÍ 5 e pouco pra esses canalhas.

  12. A ousada investigação e essa matéria assinada pelo jornalista Luís Vassalo escancara como servidores públicos privilegiados misturam seus interesses e amizades com o Poder, e como essa irresponsável desfaçatez interfere numa decisão da mais alta corte de justiça brasileira, envolvendo o crime organizado e somas milionárias. A República neste caso foi tratada como um pano de fundo para todos se darem bem demai$, abusando do STF.

  13. Mais um Ministro que não consegue explicar o tráfico de influência em seu gabinete. O Ministro Marco Aurélio soltou um traficante milionário por influência de colegas, advogados sem nenhuma expressão.

  14. Todos hipócritas, SAFADOS, cretinos, MENTIROSOS, ordinários e desonestos que, como as demais QUADRILHAS de "adevogados" hoje existentes no Brasil, querem somente MUITA GRANA, MILHÕES, seja de Chefes do CRIME ORGANIZADO ou mesmo o DINHEIRO PÚBLICO roubado por POLÍTICOS CORRUPTOS, bem como do SENAC, SESC, FECOMÉRCIO, etc. etc.

  15. A realidade atual de falcatruas, se relacionam diretamente a perdas nos princípios e valores morais:dignidade, igualdade e honestidade .

  16. As leis precisam mudar... este desgraçado do Marco Autélio precisa ter um processo por falta de decoro e ser colocado na cadeia!!

  17. Triste retrato do nosso país. O Legislativo aprova um dispositivo com a óbvia intenção de criar confusões e brechas para beneficiar criminosos. O presidente, instado por seu então Ministro da Justiça, a vetar o dispositivo, não o faz. Finalmente, um Ministro do STF, aparentemente movido por motivações menos jurídicas do que pretende fazer parecer, solta um dos maiores traficantes do mundo. E provavelmente todos se consideram patriotas, que pensam primeiro nos interesses do país...

    1. Parece até ficção, mas é a realidade do que se passa nos três Poderes em Brasília !!!

  18. Vou traduzir: ESTES MINISTROS SAFADOS TEM ESCRITORIOS PROPRIOS EM NOME DE LARANJAS (EX ASSESSORES) OS QUAIS USAM PARA VENDER BENEFICIOS NA CORTE.

    1. O STFed,,,Agora com a benção do CAPITÃO 171,ganhou mais um VERME,pra continuar livrando a cara,de bandidos.Inclusuve,RATAZANAS do próprio desgoverno.Estamos nas mãos da MÁFIA do PLANALTO.

  19. Regras deveriam ser muito duras e claras para casos serem levados ao STF e objeto de leis para deixar tudo muito transparente. Afinal, e uma estrutura cara demais usada hoje por alguns poucos privilegiados para fins escusos e mesquinhos e nao grandes debates eticos ou sociais.

  20. Pais da insanidade mental! Vergonha desses " homens públicos " ! Tá tão óbvio o desrespeito e o descaramento ... tempos estranhos....tempos das trevas...

  21. Os bagrinhos, que rodeiam os tubarões de toga, estão lutando pelas sobras, afinal o crime também compensa! Quantos foram mesmo 89??!

    1. Bagrinhos milionários com dinheiro de nosso suor! Trevas...trevas...tempos estranhos....e de mta indignação!!!

  22. Pois é, mais uma do STF, primeiramente, não deveria haver estagiários ou advogados sem concurso público trabalhando no STF. Quando um funcionário saísse do STF deveria ter dois anos de quarentena, sem poder atuar na área jurídica. Este é outro caso que deveria haver uma investigação e RUA para os culpados

  23. Matéria excelente! Mostra tanto as artimanhas escusas dos Advogados, quanto o descaso do Min. Marco Aurélio. Evidencia que ele sequer examinou o processo; assinou o trabalho de assessor, para se livrar de mais um HC. Só me acabe apontar um aspecto relevante, não mencionado: antes da decisão, os autos foram com vista para o MPF, que só se manifestou após deferido o pedido de soltura, opinando, aí então, pela sua cassação. Ou seja, a PGR também contribuiu para o desastroso desfecho.

    1. Anoto, ainda sobre o assunto, que a inércia da PGR, ao não impugnar o pedido veiculado no HC, foi, inclusive, objeto de destaque no Voto do Min. Gilmar Mendes.

    1. Reforma nunca teremos !! Esse Lugar Nojento tem é que ser fechado no Fuzil

    2. Perdão, Claudio,mas Jamais seremos uma nação.O Brasil foi desenhado para as castas endinheiradas.Nós somos o resto,a boiada que paga as contas.

  24. escárnio, uma vergonha! Parcela significativa da responsabilidade é do congresso, que não muda leis penais e constituição

    1. Só no Fuzil Tio !! Chama os milicos .. mas os com bolas de verdade ; nao milicianos de merda

    2. Não vão mudar nunca, todos tem o rabo preso. As leis foram feitas exatamente para protege-los!

  25. Parabéns pela reportagem. Mas o q me deixa indignado é esse Ministro não comentar o pq libertou o traficante,e aí da ficou brabo devido o colega mandar prender novamente o perigosissimo traficante.

    1. Isso é o mecanismo em ação.O Brasil de sempre.A única novidade são os nomes dos bois.Por isso odeiam a Lava Jato.

  26. Jornalismo assim, com artigos como esse é o que espero da Crusoe. Parabéns, infelizmente a realidade deletéria do judiciário supremo do Brasil.

  27. Suprema podridão!! Os bandidos de toga não reagem a uma reportagem dessas! Qualquer juiz decente tentaria desmentir a narrativa......Conclusão : são corruptos mesmo!!

    1. Concordo. Ou não respondem ou mandam censurar reportagem. Estamos muito bem servidos!

  28. Reportagem muito oportuna, revela as ramificações subterrâneas para contornar a regra e assim liberar traficantes perigosos. Parabéns, continuem publicando questões relevantes e vocês vão continuar à crescer - Total apoio à Crusoé-OAntagonista.

  29. Excelente reportagem. Parabéns. Nosso stf é podre. A CF88 é um valhacouto de bandidos de toda a ordem. A OAB é um covil de criminosos. Simples assim.

  30. Excelência está adquirindo novos sinônimos que ainda não constam no dicionário. Não são bons significados nos 3 poderes, com as devidas exceções.

  31. Todos os podres poderes de nosso país, Federal, Estaduais e Municipais, com raríssimas exceções, estão nas mãos desta gentalha ordinária que não vale o ar que respiram. A única arma que possuímos é o voto. Chega de sermos traídos.

  32. Desde a soltura do rapaz eu estava aguardando que algum veículo fosse atrás da teia. Só pra variar, foram vocês. Grande trabalho.

  33. Se metade do que está escrito nessa reportagem é verdadeiro e comprovável, alguns de nossos Ministros dessa casa só merecem ser chamados de SINISTROS. Meu Deus, onde fomos parar? Parem o Planeta que eu quero descer!!!

    1. Bem assim! Como pode, depois disso, tudo continuar como está???????

  34. Como veem, está TUDO DOMINADO! Executivo, câmara, senado, STF e seus ministros. Isso só mudará, gostemos ou não, quando puserem os tanques nas ruas. Esse papo de "democracia", voto, nunca livrará o Brasil desses criminosos.

    1. Caio os tanques estão com altos salários , como Hugo fez na Venezuela, esqueça. Tudo é nossa culpa.

    1. Sim, o Rei está nu, mas com um monte de dinheiro enfiado no rabo...

  35. Parabéns pelo excelente trabalho jornalístico. Eu, na qualidade de cidadão, esperarei sentado as respostas necessárias do Ministro. Ou à sua renúncia ao augusto posto que ocupa no STF. Me compraz aguardar e não me custa, pois já estou aguardando também alguma explicação sobre os 89 mil reais, depositados por um miliciano, na conta da Exma Sra. Primeira Dama do Brasil. Brasil acima de tudo. Deixe Deus fora disso. A Familia (B) acima do Brasil.

  36. Parabéns pelo criterioso trabalho de investigação jornalística. De tudo o que li e que venho em Crusoe & Antagonista fica sempre em mim ao final uma sensação de nojo, de indignação. Imagino sempre que aquilo que os une é o mesmo que unem os vermes em torno de um cadáver.

  37. Viva a Crusoé... 👏Ninguém perde a moral por pouco, não é mesmo? Não sei quem é o criminoso maior, os que estão dentro ou fora?? É assustador!

  38. COM A PALAVRA O CONGRESSO NACIONAL, QUE JÁ CASSOU PRESIDENTES CORRUPTOS OU INCOMPETENTES, MAS ATÉ AGORA NENHUM MINISTRO DO SUPREMO.

  39. Mais uma excelente reportagem, já seria bastante, sozinha, para justificar a abertura de uma correição, ou de uma processo no CNJ ou até mesmo de uma CPI do STF! por reportagens assim é que assino esta revista!

  40. Isso comprova que existe uma máfia dentro dos escritórios dos ministros do STF. Resta saber se os próprios estão envolvidos nisso. Alguém tem que seguir a grana!

  41. Parabéns pela matéria! Coitados dos brasileiros humildes, honestos, sem poder aquisitivo, que não tem relações com esse tipo de gente, casta privilegiada. Lamentável!

  42. Certa vez O conversar com um juiz experiente ele disse: as pessoas mais poderosas para derrubar um magistrado são escrivães e assessores. Hoje , os assessores de desembargadores e ministros praticamente julgam de acordo com seus o teresses e ainda praticam advocacia indireta com escritórios. Pelo visto o ministro foi envolvido por tais profissionais enquistsdos no seu gabinete.

    1. Para causas pequenas, envolvendo cidadãos comuns, até pode ser. Em se tratando de bandido milionário, a conversa é outra.

    2. Deixe de ingenuidades. Não se consegue enganar um Ministro do STF. São águias! (ou chupins)

  43. Excelente matéria! Não só o Congresso tem nas partes íntimas valores sob suspeição como tb os togados irrigam sob suas vestes suspeitas nada republicanas! Haja coração pra não infartar de ódio!!

  44. A ironia dessa rede, atuando para soltar traficantes, é que sempre me lembro da preocupação expressa por Gilmar Mendes com o risco de que a bandidagem conseguisse penetrar nas instituições via eleições. Será que vai se preocupar com essa outra possibilidade de penetração via STF?

  45. Parabéns Vassalo pela matéria! Muito estranho, um policial civil ter orientado o Ministro nesse caso... A "engrenagem" de alguns advogados em Brasília é surreal e vexatória.

  46. Com esse supremo, parece muito difícil à justiça ser feita. Do ponto de vista humano não acredito em nenhum homem que possa ser comprado estar isento em um julgamento!! Mas não tenham dúvidas, não escaparão da justiça divina.

  47. Incrível o grau de relações escusas entre os vestais do notável saber jurídico e da reputação ilibada com membros da advocacia chicaneira, que abarca desde recém formados até "ilustres causídicos". Como o padrão moral não de altera rapidamente, melhor seria estabelecer mandato para ministros do STF. Enquanto isto continuam a nos fazer de imbecis, sob a fala de que processo não tem capa. Patético!!

  48. Marco Aurelio Melo envergonha a justiça brasileira! Não olha a capa do processo e nem seu conteúdo, a depender de quem assina a petição!

    1. Apesar de todas as críticas que a OAB possa vir a merecer, no presente caso, nada poderia fazer. À podridão está na mão infectada que assinou o HC, por alguém que alega não ver capa, mas também não deve ver conteúdo. Mas se ver, deve enxergar algo além, como talvez um rabo atolado de dinheiro até o início do intestino reto...

  49. ESSAS PERGUNTAS QUE A CRUSOÉ FEZ, SÃO AS MESMAS QUE NÓS CIDADÃOS MERECÍAMOS O RESPEITO DE TER ESSAS RESPOSTAS. É MUITA HUMILHAÇÃO POLÍTICA COM OS PAGADORES DE IMPOSTOS, DA ONDE SAI O PAGAMENTO DESSES MINISTROS!!!

  50. É patente o tráfico de influência de certas bancas de advogados junto a Tribunais Superiores. No STF (hoje a mais odiada Instituição do País) então, é um escândalo. E o Senado - que é quem poderia "impichar" alguns desses "morcegos" lamentáveis, é apaniguado e conivente. A OAB, que é presidida por um boquirroto ativista político, cala-se diante de todas as aberrações, francamente interesseiras. Do que se conclui que a Sociedade civil está inerme, assitindo, pasma, todo esse quadro de horrores.

  51. Gostaria de ser informado se a ordem dos advogados do Brasil já tomou providências em relação aos advogados citados, bem como a polícia civil do DF com eventual participação do delegado em advocacia administrativa.

    1. Com o devido respeito, smj; os advogados usaram da capacidade postulatoria para fazerem um pedido. Tecnicamente, a OAB, só por isso, nada poderia fazer. Agora, quem concedeu o HC e alega não ver capa, talvez não veja nem o conteúdo... O que será qu$ ele vê???

  52. Cadeia nos amigos.... e MAM devia, no mínimo, arcar com as custas das buscas para recaptura do bandido, como bem disse João Dória, e, no limite, cumprir a pena no lugar dele.

  53. Imploro aos meus filhos que saiam dessa imundície de país, mas eles insistem em continuar, na esperança de que um dia melhore. Vã esperança, pois essa corrupção não tem cura.

  54. Esse Marco Aurélio vive dizendo, como se fosse a coisa mais genial do mundo, que ao julgar alguém nunca olha a capa do processo. Se fosse um juiz do Supremo digno de estar ali saberia que, sim, antes de proferir uma sentença deve olhar a capa do processo. Se tivesse olhado teria tido a cautela de não devolver ao convívio da sociedade um sujeito tão perigoso. Alguém consegue imaginar um ministro da Suprema Corte dos EUA libertando um líder de facção criminosa via um HC tão porcamente redigido?

    1. Com certeza ele olhou a capa. Devia ter cara bem verdinha...

  55. A respostas todos nós sabemos. Essa é a nossa justiça. Cidadãos comuns, sendo tolidos de seus direitos básicos tipo, aposentadoria, pensões, direitos trabalhistas, ... e os que possuem DINHEIRO, inclusive oriundo do tráfico, tem uma atenção exemplar do STF.

  56. O problema é sempre a promiscuidade do "jeitinho brasileiro" presente nas filas das repartições públicas ou do setor privado, onde quem pede faz toda a diferença, não importando quão "distinto" e "honesto" deveria ser o local. No Brasil a rede de conexões profissionais toma seu pior sentido.

  57. Na porca justiça brasileira, o dinheiro fala mais alto. Quadrilheiros tipo Kakay ganham todas porque têm livre trânsito no STF.

  58. A postura de alguns ministros do stf dão o mau exemplo que prolifera em todo o ambiente do stf ( assessores, advogados ), o resultado é essa esbórnia que o caso colocou à luz. Vaidade, incompetência, conivência e assim se denigre uma instituição tão cara ao país.

  59. Crusoé, libere mais esta matéria, para que possamos espalhar para nossa rede de contato. Temos que pressionar o congresso, para solicitar o impeachment desta corja do STF.

  60. E todos pagos com dinheiro público para o "trabalho em equipe", que parecia ter dado "certíssimo" e dentro da lei, não fosse Fux ter colocado o pau na mesa! E como filho feio não tem pai, nenhum ASPONE assume a paternidade!!! A pergunta é: Para que um Ministro precisa de tantos assessores para fazer uma única m...?

    1. Boa pergunta. Podia até entrar na lista das que Crusoé enviou ao semi-deus de fala esquisita. Se puxarem com jeitinho a ponta do novelo irão descobrir gente bem graúda na folha de pagamento do tal André do Rap.

  61. O crime organizado continua mandando. O país se consolidou como uma cleptocracia. Isso não seria possível sem a abrangência dos tentáculos destas organizações nas instituições.

  62. Muito "técnica" esta decisão, do ser supremo Marco Aurélio de Mello, posto no STF pelo extremo saber de ser ligado ao ex-presidente FC Mello.

    1. Não existe mecanismo para tirar esses incompetentes do STF olha o que faz Gilmar Mendes e Lewandovsky? Estamos sem rumo, a tendência é piorar esse país

    1. É amigo! Parece que a madame Justiça resolveu tirar uma férias deste país. Longas férias!!!

  63. Os DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! No EXECUTIVO e no LEGISLATIVO promoveremos a RENOVAÇÃO com as URNAS! E com este JUDICIÁRIO? O QUE FAZEMOS? Temos de ALTERAR a CONSTITUIÇÃO, exigir CONCURSO PÚBLICO para TODOS MINISTROS de TRIBUNAIS SUPERIORES e estabelecer MANDATO de 10 ANOS! Exigimos MERITOCRACIA, INDEPENDÊNCIA e ALTERNÂNCIA! SÉRGIO MORO em 2022 será nosso “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos!

    1. Deus te ouça, meu amigo! Deus te ouça. É o que todos nós queremos( Com Exceção dos alienados), Gosto do seu entusiasmo, mas acho que esse caminha já foi percorrido em 2018. E o que vimos? Um pouco(ou muito) mais do mesmo. Se era pra ficar desse jeito era melhor continuar com a Dilmanta. Não vislumbro outra alternativa senão a REVOL. POPULAR. Tomar o que é nosso por DIREITO:O poder!Seria legítimo. Daí poderíamos expurgar os impostores que ocupam os 3 poderes. Precisaríamos de gente, muita gente

  64. Se Marco Aurélio nada sabe sobre a quadrilha que opera no seu gabinete, é um idiota. Se sabe, é cúmplice. De qualquer forma não pode ser ministro do STF. Deve ser posto pra fora.

    1. Como? A gente não pode nem exercer o direito de opinião sobre ministros da Suprema Vergonha que já estão com pitibulls na nossa porta pra nos quebrar a espinha!!

  65. Isso corrobora o que eu falei na semana passada, que o Marco Aurélio provavelmente nem sabia quem era o André do Rap, e que soltou por causa de quem entrou com o HC, um parça dele.

  66. Prendam o ministro MAM! Cabe afastamento e preventiva uma vez que sua excelência pode atrapalhar as investigações enquanto no exercício do caso!

  67. Ninguém sabe, ninguém viu. Embromeichon a parte, não vai dar em nada. Se amarrar a ponta da corda em um dos envolvidos e puxar não vai sobrar um dentro desse prédio, tudo interligado. Deus nos livre dessa quadrilha. Salve o país. Fique em casa. Não vote!

  68. SIMPLESMENTE VERGONHOSO...o Brasil não é um pais SÉRIO ...quem sofre é seu povo que não consegue enxergar um futuro melhor... pelo que parece pelo excelente trabalho. jornalístico ..jovens operadores do direito se valendo de práticas antigas e nocivas à sociedade brasileira ..

  69. Como assinala Crusoé nesta brilhante reportagem, o mistério a ser desvendado é saber como o integrante do PCC chegou à essa recém-formada advogada de 24 anos, depois de ter sido defendido por advogados muito experientes na área criminal como o Dr. Delmanto. Das ligações de membros do STF com a bandidagem de colarinho branco - políticos e empresários - todos estamos carecas de saber. Mas ligações com PCC é demais, né não?

    1. Como se diz na política ela foi a laranja usada pelos colegas. Grande máfia isso sim.

    2. Como na política foi a laranja escolhida pelos próprios colegas. Grande máfia. Coitado do Brasil!!

  70. A máfia jurídica sai da obscuridade. Brilhante reportagem d Crusoé. Q venham mais assim, pondo a nu a podridão das instituições q deviam zelar pela correção

    1. Os assessores, assistentes. O PCC já botou gente dele em.todos os escalões...pobre Brasil. Que o IDP continue " ajudando" a colocar mais filhotes de bandidos nos tribunais superiores. Viva GM!!! Viva o amigo do amigo.!!! Ninguém.tá sozinho no esseteefe.

Mais notícias
Assine
TOPO