Mandetta e o plano

03.04.20

Nesta semana, o ministro Luiz Henrique Mandetta teceu críticas públicas ao “modelo de negócios” da Prevent Senior, que oferece planos de saúde voltados para idosos. A declaração chamou atenção no meio médico. Por mais que o ministro tenha razão ao chamar atenção para um problemão — 58% das mortes por coronavírus em São Paulo ocorreram em hospitais da seguradora —, não faltou quem lembrasse que, antes de entrar para a política, Mandetta foi presidente da sucursal sul-matogrossense da Unimed, concorrente da Prevent Senior. A ligação da família com a empresa, aliás, segue firme até hoje. A filha do ministro advoga para a Unimed no Rio de Janeiro.

Marcello Casal Jr/ Agência BrasilReproduçãoMandetta teceu críticas a plano para aposentados

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Situação delicada. Cada vez mais difícil de encontrar isenção, imparcialidade em tudo: entre pessoas, instituições, organizações... que sistema cruel.

    1. Parabéns pela percepção. É simplesmente isso! Decepcionante. ...

  2. É maneta ... eheheheh...a máscara agora caiu né? A gente já sabia ....mas com esta riqueza de detalhes ajuda a explicar (e desenhar?) para os otários que ficam assistindo os seus pronunciamentos e dizem: que abnegado... que dedicação! E ainda não tinham enxergado... político, do demo, mesmo de botafogo e cent(r)o$$$ em geral, concorrente da Prevent, por isso criticou o uso da cloroquina com unhas e dentes...son of a bitch! Fora maneta!

  3. Mandetta é um político, que está mirando eleição como qualquer politico. E o povo que se dane. Os políticos estão acabando com o pais, roubando mais que nunca com a desculpa do virus e este milhões todos. Para quem precisa, não chega.

    1. O mesmo se pode dizer do pai do Zero 1 e amigão do Queiroz!

    1. Último e novo inimigo n° 1 do JB. Quem será o próximo ??????

  4. E o que a Crusoé não informou é que o plano de saúde está sendo investigado devido ao fato de ter colocado idosos contaminados com coronavírus, na UTI, junto com outros idosos que não estavam contaminados. Propagando o vírus entre uma das populações mais frágeis. Além de contaminar diversos profissionais de saúde. Ainda sub notificado as secretarias de saúde de São Paulo. É um jornalismo abusivo e sem a verificação real dos fatos.

  5. Qual o problema de planos de saúde para idosos? O problema é se dentro das instalações da Prevent, há algo que tenha acelerado tais mortes, como a falta de utilização dos métodos protocolares que definem as boas práticas hospitalares a serem seguidas... Isso sim, é que deve ser investigado e auditado pelo MS...

  6. Complicado a essas alturas do campeonato admirar Mandetta e ao mesmo saber que ele e Rodrigo Maia bebem água da mesma fonte . Quem nessa podridão que caracteriza a política brasileira está isento de afinidades com corruptos para realmente nos passar idoneidade?

  7. Comentário infeliz. A Prevent Senior permitiu que centenas de milhares de idosos conseguissem continuar possuindo plano de saúde, quando não até dando acesso a quem nunca teve. Pelo perfil do público que atende, deveria era receber o apoio do Ministro para lidar com a situação

  8. Engraçado, o destaque noticioso é para a posição do ministro e não o "problemão". O ponto principal é o "problemão", porque não disse nada, não informou?

  9. Aqui cabe uma correção, a Unimed não tem nada a ver com o sistema de saúde da Prevent, são objetivos diferentes. A Prevent cuida de idosos e a Unimed cuida da saúde de grupos empresariais e de planos familiates. sem distinção de faixa etária.

  10. O ministro tem razão. Concentrar todos os idosos em um único hospital é o caminho mais fácil para infectar e matar a todos mais rapidamente. Assim o plano livra-se das futuras despesas médicas, pois acham que velho é igual bandido, tem mais é que morrer.

    1. Oh imbecil. Se o tal velho morrer, não tem mais prestações mensais.

  11. Hummm. Isso eu não sabia. Mas não é de surpreender. Claro que ele vai negar qualquer má intenção, que está sendo puramente "técnico".

  12. O que ninguém lembra que a Prevent é o único convênio que acolheu idosos com mensalidades possíveis de serem pagas prestando serviço a uma parcela da população economicamente excluída de outros planos de saúde.

    1. Achei que o Mandetta foi muito infeliz ao jogar no ar um vírus contra a Prevent Sênior, que a pouco entrou no RJ oferecendo aos idosos os melhores hospitais, como Vitória e o Samaritano, a um preço bem em conta. Foi muito infeliz, deve sim confirmar suas suspeitas ou pedir desculpas aos idosos que tem na Prevent Sênior um único Plano pra morrer com dignidade.

    2. A Prevent, com uso adequado da hodroxicloroquina nos primeiros dias dos sintomas, já estancou as mortes por covid-19! Atualmente só tem 1 paciente de covid em sua UTI! Vejam publicação da Brasil sem Medo! Cabe agora à Mandetta suas desculpas à Prevent!

    3. Concordo contigo Maria. Só classe média alta pra cima consegue pagar mensalidade dos idosos nos outros planos, isso se conseguir que o idoso seja aceito. Óbvio, será preciso esclarecer os fatos e a responsabilidade de cada um nesse episódio, mais até então só tinha escutado elogios ao atendimento.

  13. Tenho parentes e amigos idosos no Prevent Senior, todos satisfeitos com o atendimento. O acesso a outros planos para idosos, incluindo a UNIMED, é proibitivo, enquanto o Prevent possibilita com custos acessíveis.

  14. Me parece que estão com falta de assunto e , através de jogo de palavras,tentam minar o ministro. Ele reportou alguma inverdade? Existe conflito de interesse direto? Assino Crusoe,na expectativa de jornalismo de qualidade,não sensacionalismo...

  15. Meio descabido comparar Unimed com prevent sênior. Unimed é uma cooperativa, lucros e prejuízo são decididos entre os cooperados. Mas é sabido que a Prevent sênior vem despejando dinheiro nos meios de comunicação depois que seu nome ficou arranhado.

    1. ta de brincadeira tecio. lucros e prejuizos??? nananinnanao.. so divide com os associados o prejuizo. bonus so pra diretoria.

    1. Só que nessa conta só entram pessoas acima dos 60 anos portanto a letalidade será maior.

  16. Pois eu não duvido de nada que venha desses abutres de planos de saúde. Associados só são bons enquanto não geram despesas.

  17. Saúde e educação até o fim do ensino médio são deveres do Estado!! Governo não tem q gerir empresas. Universidades devem ser pagas, inclusive pelo próprio estudante, que trabalha em horários flexíveis, como em qualquer país civilizado. Enquanto o brasileiro não entender isso é cobrar dos governantes, não haverá progresso.

  18. Aqui a Crusoé se transforma em FolhaSP. Mandetta não pode ter um passado de ... médico. Já está no paredão da pauta precipitada.

  19. 58% das mortes por coronavírus ocorreram nos hospitais da Prevent pelo simples fato que 60% dos idosos são clientes dela. Ademais, esses óbitos ocorreram em um hospital que só atende pacientes acometidos pela Covid-19. Ou seja, ou o ministro não sabe o que está falando e, portanto, é incompetente, ou sabe, caso em que é venal. Seja qual for a alternativa, perdi completamente a confiança que tinha nele.

    1. Concordo com voce. O ministor foi leviano falando daquele modo da Prevent. É o unico plano em Sao Paulo, que tem plano exclusivo para idosos a preços razoaveis. O meu plano que pago 800 reais, custaria na Sul America 2.000,00. O atendimento sempre foi exemplar nas consultas e exames que precisei fazer. O ministro é amiguinho do dono da Dasa e até ja contratou esta empresa para serviços na era do corona.

  20. Precisa é de uma mudança radical na ANS. A máfia das seguradoras de saúde, existente há décadas, é poderosíssima nos meios dos tais três poderes.

    1. Pois é, LuisR, as agências foram criadas para eliminar influências políticas e para regular os setores, em prol da coletividade. Hoje trabalham para o setor privado. A influência do poder econômico é inexorável.

  21. Mandetta faz um “bom trabalho” por pura obrigação. Não tem nada de santo. Vemos agora que o MS é uma zona e há denúncias de que o ministro captaria clientela para sua filha, que advoga junto às empresas de saúde pública. Nossa mídia endeusa picaretas com muita facilidade e demora para admitir que errou. Vide Paulo Guedes.

  22. Falta ressaltar que quando todos os Planos não gostavam de ficar nos idosos a Prevent Senior focou nesse segmento e tem tido excelente sucesso, incomodando os concorentes e o Ministro Unimed

  23. Faltou ressaltar que as Unimeds são cooperativas de médicos. Algumas muito boas, outras, mal geridas. Pode ter sido o bom e velho corporativismo falando mais alto. No entanto, ao contrário do que sugere o artigo, é bem provável que a Unimed-MS não tenha qualquer relação com a Unimed-RJ. As cooperativas locais e/ou estaduais podem e atuam de forma independente.

    1. De que você gosta? Você não precisa ir com a cara para reconhecer um trabalho respeitado. Brasileiro adora um fuxico,ainda mais que está sem ter o que fazer. Vai ajudar sua mulher na cozinha

    1. A UNIMED é uma cooperativa de trabalho médico ! Como qualquer outra cooperativa obedece às normas estabelecidas pelo governo para poder atuar . Nela todo lucro ou prejuízo que ocorrer é rateado ( dividido) entre os cooperados. Também , como plano de saúde , obedece as normas da ANS. Tem entre seus clientes pessoas de todas as faixas etárias , inclusive idosos. Cada UNIMED tem sua diretoria e seus cooperados , existe uma federação para que os clientes possam ser atendidos em todo o país .

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO