MarioSabino

O Natal do desprezo

24.12.20

Como esta será a última edição regular de 2020 da Crusoé, uma vez que teremos na próxima semana a coletânea de artigos com as perspectivas para o ano que vem, decidi interromper o meu repouso forçado para escrever algumas linhas. Não, eu não estava de férias, mas no hospital, por questões literalmente de coração. Agradeço aos leitores que me desejaram um bom descanso, induzidos pelo título enganoso da coluna ausente (seria difícil publicar um “colunista no hospital”, convenha-se). Até prova em contrário, agora está tudo bem comigo.

Em geral, no final do ano, nós nos tornamos mais sentimentais, as lembranças familiares incorporando aquela suave melancolia do espírito de Natal. Eu já tive Natais com muita gente ao meu lado, enquanto outros foram absolutamente solitários, acompanhado apenas dos meus fantasmas camaradas. Um dos mais estranhos que passei foi o de 2015, quando fui à Missa do Galo, em Saint-Sulpice, em Paris, logo depois dos atentados de novembro. Havia revista na entrada, feita por soldados do exército francês, e toda a liturgia desenrolou-se sob os olhares vigilantes daqueles anjos de farda e metralhadora, uma coorte singular para outro anjo, o de Delacroix, retratado na sua luta com Jacó, na capela próxima à entrada da igreja.

Eu ia dizendo que ficamos mais sentimentais no Natal, mas neste de 2020 estou imune à festa. Não pela química dos remédios que me vi obrigado a tomar, e sim pela do desprezo, sentimento antinatalino. A repulsão que eu sentia pelos nossos políticos aumentou em escala incomensurável e cancelou toda e qualquer reminiscência individual, boa ou má, que eu pudesse ter desta época do ano. Chegamos ao final de nove meses de pandemia com a prova definitiva de que esses safados que nos governam são também desprovidos de qualquer sentimento de comiseração e solidariedade pelo próximo, bem como de competência administrativa.

O primeiro fato é sobejamente constatável pela sociopatia transbordante do presidente da República e os seus asseclas governamentais ou não. O que dizer de um invertebrado moral que afirma que a melhor vacina é o próprio vírus? Também está comprovado pela falta de pudor do governador João Doria, que se mandou para Miami depois de fechar o comércio no estado de São Paulo, em mais uma quarentena que consegue ser tão fajuta quanto estorvante. Voltou correndo porque pegou mal. O quadro repugnante se completa com o descaramento de ministros do STF e STJ que querem furar a fila da vacina contra a Covid-19, logo que houver uma à disposição no Brasil. Estou sendo breve, porque um relato mais longo do que ocorreu ao longo do ano, além de desnecessário, seria mais nauseabundo.

Enquanto diversos países já começaram a vacinação, depois de apostar numa cesta dos imunizantes desenvolvidos a toque de caixa durante 2020, os sacripantas que nos governam ficaram basicamente com duas opções, enquanto se engalfinham binariamente pelo butim eleitoral de 2022: a vacina da AstraZeneca/Oxford, cujos testes clínicos tiveram de ser estendidos porque houve erro na dosagem aplicada em voluntários, e a Coronavac, sobre a qual ainda há dúvidas sobre o seu real grau de eficácia. Em nome do quê? Da idiotice da “transferência de tecnologia”. No altar do nacionalismo, mais existências serão sacrificadas no Brasil, enquanto outras serão poupadas no Chile e México, que compraram a vacina da Pfizer, sem querer nada em contrapartida. Agora dependemos da importação de insumos.

A patifaria e a inépcia governamentais em relação ao combate à Covid-19 deveriam servir para que os empresários brasileiros agissem e demostrassem aos cidadãos como o capitalismo pode ser a nossa salvação. As entidades que reúnem banqueiros, industriais e comerciantes de peso poderiam unir-se para comprar dezenas de milhões de doses das vacinas mais eficazes, assim que os laboratórios tiverem quantidade suficiente para vendê-las a quem não seja governo — o que, pelo jeito, começará a ocorrer antes que os cretinos do Poder Executivo consigam ter um plano de verdade de imunização em massa e concretizá-lo. As milhares de farmácias serviriam como postos de vacinação para a população, o que aliás já foi oferecido pela associação que as congrega. Apesar da precariedade da nossa infraestrutura, temos especialistas em logística na iniciativa privada capazes de organizar rapidamente o transporte e a distribuição de vacinas. Ninguém precisa de um bronco como Eduardo Pazuello.

Mesmo com os fabricantes de vacinas vendendo apenas para governos, os grandes capitalistas deveriam intervir para dar um basta imediato a esses estultos desonestos que nos distanciam do final do túnel — que comprem as vacinas logo, para que possamos distribuí-las e aplicá-las, ou ninguém mais terá contribuição nenhuma no caixa um, dois ou três. A lógica não é apenas da benemerência, mas da necessidade econômica. Um único mês faz diferença. Um único dia faz diferença. O país precisa urgentemente salvar vidas e empregos. O pessoal do dinheiro tem de falar grosso com esses gorilas de Brasília e dos governos estaduais. Eles ouvirão como animais amestrados. E não esqueçamos que teve banco dando bilhão de reais para minorar os efeitos da quarentena. Que seja gasto outro tanto para vacinar. Bilhão é o que não falta no capitalismo nacional.

Se banqueiros, industriais e comerciantes de peso tomassem as rédeas do processo de imunização em massa, mortes seriam evitadas, o Brasil sairia mais rapidamente do atoleiro pandêmico e quem sabe os cidadãos finalmente reconhecessem no capitalismo a via real de progresso para este país sufocado pelo estado. Com sorte, até os próprios banqueiros, industriais e comerciantes de peso chegassem à mesma conclusão.

Não é necessário somente desprezar essa escumalha instalada nos nossos palácios esquálidos. É urgente escapar da incompetência dela. Essa é a minha mensagem de Natal. A única poesia natalina que me ocorre agora é a de Carlos Drummond de Andrade, autor que não está entre as minhas preferências: “Menino, peço-te a graça / de não fazer mais poema / de Natal. / Uns dois ou três, inda passa… / Industrializar  o tema. / eis o mal.”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Força, fé, esperança e uma rápida recuperação, para continuar a luta contra esses executivos, legislativos e judiciários corruptos.

  2. Acho incrível como a Crusoé não investigou DE FATO o poder da Invermectina como preventivo da covid-19. Vocês só falam em vacina quando a solução simples e muito barata está na prevenção ou na eliminação do vírus em sua fase Inicial pela ivermectina. Será que vocês também estão em disputa - neste caso, jornalística - com Alexandre Garcia? Será que vai demorar muito ainda para vocês descobrirem por que a AfrIca praticamente não teve epidemia de covid-19? Gosto muito da Crusoé, mas ACORDEM, ok?

  3. Mario, cuide-se, rapaz! Se não você acaba indo e a bandidagem corrupta fica aí rindo de você. Dá mole não! Não dá esse gostinho pra ela não. Estamos com vocês também em 2021. PROSIT NEUJAHR!

  4. Mário,desejo-te pronto restabelecimento. Feliz 2021, acalme teu coração, mais do que a maioria fizeste tua parte pela nação. Grande abraço

  5. Mario, Se resguarde, tome fôlego, fortaleça-se mental e fisicamente até onde puder e vamos juntos em 2021. Obrigado pelo seu trabalho e de sua equipe na Crusoé. Em frente!

  6. Mário, continue cuidando da saúde e melhore. Ao contrário do que poderíamos esperar, esse capitão-presidente, mais capitão do que presidente, é contra a vacinação. Ou eu que estou errado, pois deveríamos esperar? Uma das páginas negras da nossa História foi a tal revolta da vacina. Parecia extemporânea já em seu tempo. Eis que, em pleno 2020, nossos políticos estão divididos quanto à oportunidade da vacinação, tendo à frente, na corrida da insensatez quem? Quem? Sim o capitão que nos desgoverna.

  7. Compartilho de suas ideias da mensagem de Natal também. Espero que dessa tragédia possamos, pelo menos banir grande parte dessa escória que nos governa

  8. Melhoras, Mário Sabido Sabino! Texto verdadeiro! Não existem adjetivos a (des)qualificar nossos políticos, gente sem empatia, mirando no próprio umbigo, se lixando pra dor da gente.

  9. O texto é impecável. Obrigada! Gostaria de fazer meus os muitos comentários favoráveis e inteligentes que o seguem. E, claro, melhoras!! O que seria de nós se as cabeças pensantes da Crusoé deixassem de pensar e só sobrassem as cabeças conflitantes e ignorantes de Brasília? Soçobraríamos...

  10. Melhoras! E se cuida! E que, se existe a Justiça Divina, que a faça, pois a dos homens (principalmente a brasileira) não acredito mais. Abraços

  11. Geralmente leio ansiosamente suas crônicas porque gosto do seu estilo e, principalmente, do seu conteúdo! Hoje, mais especificamente me identifiquei com o tema. Concordo que o Natal não é mais um evento alegre pra mim! Tenho ótimas lembranças mas só isso! Empresários!! Acordem!!! Vcs vão ganhar muito se ajudarem!!!

  12. Esse texto deveria servir para tudo, ou seja, vamos esquecer que existe Brasília e lembrar que existe Brasil. Menos Bsb, mais Brasil!!!Chega de ouvir essa gente esquisita de Brasília. Eles não produzem nada além de ideias estranhas e estúpidas. Basta!!!!

  13. Mário Sabino, vc é meu guru! Sou leitor fiel de Crusoé e O Antagonista desde o primeiro post, seus textos jogam luz nessa escuridão de burrice e canalhice, mas precisamos de vc com saúde e força. Se cuide!!!

  14. Compartilho com você, Sabino, o desprezo total pelo bando que nos governa e pelos idiotas que continuam elegendo os Centrões, ano após ano. Quem é pior, governantes ou governados?

  15. >> Uma 'mensagem de Natal' cheia de lucidez, Mario. ..Cutucando os diabos com vara curta .. ... A idiotice de "transferência de tecnologia" nos deu um Bento Carneiro - o vampiro brasileiro - um maltrapilho. .. Uma anomalia, visto que os 'originais' eram nobres, viviam em castelos e só traçavam belas mulheres ... 'brasilidade' Tabajara gerou a COBRA - Computadores do Brasil - nossa IBM. ... Também temos um invertebrado moral "gripezinha" .. Compremos Tecnologia. .. Reinventar a roda ??

  16. Nossa, Sabino! Que susto ao ler que você estava hospitalizado. Por favor cuide do seu coração! Um ano horrível, um Natal estranho, muitos motivos pra adoecer mesmo, mas temos que acreditar num amanhã melhor, apesar deste desgoverno. Saúde e Fé, meu querido. Precisamos de você.

  17. desejo à você Mário Sabino muita saúde e vida longa.Pediria que se cuidasse pois mais do que nunca precisamos de você como reporter.Feliz 2021

  18. Somente nos resta o desprezo, pois a manifestação na rua é inviável por questões sanitárias. Talvez por isso o sacripanta não investe em vacina. A população que pensa está presa em casa.

  19. Excelente análise! Ao meu ver, o povo brasileiro não se revolta por não se conscientizar que „o poder emana do povo“, o que leva à acomodação e apatia, provocada por falta de educação básica/cívica. Afinal, o desinstruído é facilmente manipulado pelo mal intensionado, ainda com obrigação eleitoral imposta. E os Generais que já salvaram o país da subservência comunista, se escondem? (Ou são coniventes com esta situação lastimável?)

  20. Caro Mário Sabino, não sabia de sua internação, estimo suas melhoras! Compartilho de seu sentimento e me sinto desamparada. O q podemos fazer?!?! A cada dia sinto-me mais impotente para enfrentar essa gentalha instalada no poder. às vezes sinto vontade de nem ler a Crusoé, para não estragar meu humor. Enfim, continuo sua leitora e admiradora, torcendo para q fique bem logo. Obrigada por compartilhar sua visão com tanta lucidez. E um melhor 2021 no q for possível...

  21. Sua ideia só seria viável, se houvesse no Brasil um ícone empresarial, talvez como o foi Antônio Eminio de Morais... Nesse país de banqueiros, comerciantes e industriais, também carecem tal como os políticos, de uma verdadeira liderança... A lava-jato mostrou o timbre desse nosso empresariado, que aí está... Sua idéia é mais uma utopia... Cuide-se...

  22. Cuide-se. Essa política faz mal à saúde. Enquanto a gente se contorce de revolta, eles fazem mais e mais conchavos para perpetuarem no poder e ficarem impunes.

  23. O sentimento é recíproco, esses políticos são os mais caros e piores funcionários do mundo! Incompetentes! O imposto financia, cada mercadoria comprada financia , sinto-me cúmplice é isso me deixa muito mal. Deve fazer mal ao coração ! Cuide muito bem só seu coração ! Melhoras

    1. obrigada Mario ! infelizmente os políticos e os ministros desse país de M....... só pensar neles mesmo , infelizmente o Corona vírus devia ter feito uma limpeza total em Brasília , mais tem que ser feito por nós mesmo! tantas gente boa foi embora . lena

  24. Essa corja desestrutura qualquer máquina. Cuide da sua , Mario. Ela é muito cara a nós. Quanto aos políticos , a vontade é de esganar um por um. Não sairemos desse pântano imundo sem isso.

  25. Mário Sabino é um dos poucos articulistas que respeito, em toda a imprensa, e aqui demostra a razão disso: põe a nu a pequenez de nossos políticos, ao mesmo tempo que sugere ações factíveis para que vacinas sejam disponibilizadas em maior quantidade e mais rapidamente. Um abraço, meu caro!

  26. Lamentável a consciência do homem,sempre querendo se dar bem em tudo o quefaz ou que lhe surge a frente sempre com a intenção de levar a melhor; que pena!

    1. Contra a bandidagem da Seita Demoníaca Bozofascista? Moro Presidente!

  27. Sem contar a covardia do governador de não estar na coletiva onde não se demonstrou a eficácia e o tapa na cara do prefeito e seu aumento assombroso de salários quando muitos tiveram redução. Bizarro.

  28. Meu presente neste Natal foi a prisão do Marcelo Crivella. Já preparei um rojão de vara para comemorar em 2022 a defenestração, com um pé no traseiro, do Clã Bolsonaro.

  29. Dá pra compreender a dor do articulista que não é menor que a de muitos brasileiros. Porém, se é verdade que a doação dos empresários foi essa enormidade , de parte da "escumalha, nem do Fundo partidário abriram mão e ainda,querer que o empresariado banque a vacinação enquanto os incapazes se festelem e até continuem roubando? É de doer essa situação!

  30. Caramba Marião, pensei que estivesse de férias aproveitando para descansar...se cuida hein! Parabéns pelo grande trabalho, tb estamos indignados com a destruição do país pelo TRAIDOR DA PÁTRIA mas não podemos desistir nunca, o mal nunca vence! Muita saúde Marião!

  31. Mário, cuide-se! Ótima recuperação! Não é fácil ter de acompanhar a política asquerosa desse país, como dever de ofício. A indignação é tanta que ataca o coração, o estômago.

  32. Cuide-se Mário! Concordo que a esperança agora é a iniciativa privada. Se o governo não atrapalhar já será um grande feito, considerando os vermes que temos no poder.

  33. Tb acho que já passou da hora de ter vacinas, o governo se mostrou altamente incapaz neste assunto. que os empresários se unam e resolvam isso. precisamos de gente competente, atualmente só temos incompetentes em todas as áreas do governo sem exceção.

  34. Excelente artigo! Se depender apenas do logístico de quartel, não teremos vacinas para todos. Com 76 anos e com netos e filhos de todas as idades, aguardo vacina para todos eles. Que possamos nos encontrar, nos abraçar em 2021!

  35. Muita saúde para você Mário! Confesso que sou uma pessoa otimista, alegre, sempre vejo o lado bom das coisas, mas quando se trata do nosso governo, da nossa política e do nosso sistema de justiça, me sinto como você, fico horrorizada, completamente desesperançosa!

  36. Saúde e vida longa , Mário. Precisamos da tua inteligência e habilidade de colocar em palavras toda a indignação de um povo enganado.Sem expurgar grande parte desses inescrupulosos políticos , seremos condenados ao eterno sub-desenvolvimento.

    1. Silvana, já há muito nosso inigualável Nelson Rodrigues disse que o Brasil é o único país que so cresce a noite, quando os políticos estão dormindo.PQP.

  37. REPÚBLIA x MONARQUIA nós somos uma republica em que qualquer mocó moral tem nome de palacio, assim temos: palacio da policia ,palacio da justiça, palacio do alvorada etc.etc enfim uma republica que gostaria de ser REINO. No mundo empresarial somos uma ENRON....fraudando tudo pela frente.

  38. você com todo seu conhecimento e cultura adoece imagina uma pobre leitora que busca alento exatamente no grande Mario Sabino. melhoras amigo. cuide-se

  39. Feliz Ano Novo Mário...venho notando há meses sua carinha meio triste...me sinto como você...sem esperança alguma...com vontade de xingar nossos políticos...foi

  40. Estou ficando doente de ver tanta patifaria, incompetência e absurdos nesta República das Bananas triste e ignorante! Ministro da saúde general Pau mandado, presidente psicopata e miliciano juntamente com a quadrilha de seus filhos. Uma coisa horripilante onde nós estamos neste momento! Atrás de todas as nações que pensam em seus cidadãos.

    1. A situacao so melhora tirando esses politicos corruptos. O problema è que no Brasil o voto è obrigatorio e a grande parte da populacao nao sabe votar. Nos Estados Unidos, onde o voto nao é obrigatorio, o povo é mais consciente e na hora da crise, como nesse ano, o povo votou em massa. Nunca na historia do país tantos eleitores foram às urnas.

  41. Que sua saúde seja perfeita e longa sua vida! Que dure para sempre sua capacidade de dizer as coisas como gostaríamos de dizer, usando com coragem as palavras certas, sejam elas refinadas ou chulas, com destemor e firmeza, declarando todo o profundo desprezo que nossos governantes despertam na gente...

  42. Mario, desejo a você pronta recuperação, que seu 2021 seja repleto de conquistas. Faço da sua revolta a minha revolta. Vindo dos políticos brasileiros, com raras exceções, nada, por pior que seja, surpreende. Cargos públicos, benefícios privados.

  43. Obrigada Mário, por traduzir-nos. O Brasil cada dia mais , nos espanta e assusta. Até quando ficaremos calados? Te desejo muita saúde, te cuida! Feliz Natal!!!

  44. Infelizmente é a verdade nua. Essa corja de políticos/Adm., só o tempo será capaz de extirpá-los, levá-los à ruina existencial. Porque a moral/caráter já foram. Mas vamos ao que interessa; muita saúde, harmonia com a família, cuide da máquina bem, faça meditação e sorria. gde abç.

  45. Somos um povo não temido, por que será?Os representantes dos tres poderes desfazem da Carta Magna como fosse lixo. roubam os nossos impostos como fosse um dever lícito---Assistimos tudo isso sem mover uma palha -TEMOS QUE AGIR ---E TAMBÉM NÃO ACEITAR PLACEBO NO SEU BRAÇO COMO FOSSE VACINA ,A 66,00 A DOSE ENQUANTO PFIZER É 19,00 A DOSE---ACORDA BRASIL COVARDE

  46. Leio seu artigo antes de qualquer matéria na Crusoé. Primeiro, pela escrita primorosa e, em segundo lugar, pq você consegue expressar exatamente o que penso e sinto. Melhoras, cuide-se com carinho.

  47. Parabenizo e invejo a todos que ainda têm forças para externar descontentamento.Sinto-me num deserto sem ninguém a nos ouvir. Saúde, Mário.

  48. Parabéns, foi maestral suas palavras sobre o que acontece hoje em nosso país. Infelizmente a única saída possível é esperar o retorno dos voos internacionais, ou seja, a saída mais próxima. Sumir deste PAÍS TUPINIQUIM, saudades da personagem Odete Rootman, quantas verdades ela já dizia a décadas atrás.

  49. Esses nossos governantes, esses nossos representantes no legislativo e a parte podre da magistratura, são uma decepção aos que lutam a favor das instituições que eles representam. Pobre país!

  50. Sabino, sua solidão em Paris, indo a missa do galo, você poderia ter substituido a igreja pelo opio.Ópio por Ópio! Soa prá mim o mesmo que me sentir solitária em Brasília e ir assistir uma sessão do STF! Nada mais enfadonho, concorda? O saudoso Abujamra perguntava aos seus entrevistados sobre quem fez mais mal ao mundo: igreja, políticos ou banco. Fico com os dois primeiros.

    1. Sempre haverão imbecís a acreditar naqueles que lhes subjugam!

    2. Pessoal, essa tal aí de cima é de uma ignorância crassa, uma infeliz que rumina em mal traçadas linhas todo o peso da sua (dela) mesquinha prosopopéia. Incomodar-se, por quê, pra quê? Uma perda de tempo, como agora fiz com o meu. Fazer o quê? Quaquaqua.. apscosta/df

    3. És de uma cegueira bolsonarista monstruosa. Perdes o teu tempo a ler esta coluna. Estás prejudicada das faculdades mentais. Tenho dó de tu.

    4. Deves ser uma pessoa que apenas consegue enxergar 30 graus a frente. São pessoas como você que realmente me fazem crer que não existe futuro algum a este país.

    5. com este nome,Isabelina!! es de uma burrice monumental.Nao reconhecer a inteligência e intectualidade de Mário Sabino é de uma estultice avassaladora.Esqueci: você pertence a caterva!!!

    6. Nossa, inacreditável existir pessoas como tu O pior cego é o que não quer ver

    7. Só hoje ele pisou na bola. Normalmente ele é sensato. Bem sensato.

    8. Não é possível esconder que você é apaixonada pelo imbecil que colocamos, com voto de iludidos, na cadeira presidencial já desmoralizada deste país. Só apaixonados perdem a capacidade de perceber o óbvio. O que Sabino escreve vem não apenas de um cérebro privilegiado, mas de de um coração golpeado pelas loucuras de teu miliciano amado.

  51. Fico muito feliz com tua recuperação. Meu Natal foi igual o teu , me recusei a sair com medo do contágio e também a tristeza das famílias enlutadas . Já perdi uma filha e sei o tamanho da dor .

  52. Cuide bem do coração, Sabino! Além da genuína consideração por ti, precisamos muito dele para seguir contato com sua sagacidade! Força! E que não percamos a esperança...

  53. Excelente Mário. Desejo sua rápida recuperação. Parabéns. Você tocou fundo na ferida. Concordo plenamente com você e sinceramente espero que grandes empresas e o capitalismo mostre sua força. O Brasil precisa acabar com esse estado inflado de incompetentes.

    1. Eu também,! Minha indignação é a mesma de Mário Sabino

  54. Tenha uma boa recuperação Sabino. Grandes banqueiros, grandes industriais e grandes comerciantes já fazem a parte deles pois são eles que sempre mandam no Brasil. Grandes corporações dominam o mundo. Fique calmo Sabino...

  55. Não deve ser fácil pra vc lidar com todo o lixo de ideias ou o total vazio intelectual produzidos no Brasil, mesmo sendo remunerado para tal. O coração não aguenta mesmo. Torço pela sua pronta recuperação. Ah, vc deveria ter um adicional de insalubridade ao seu salário. Converse com o Diogo e o Cláudio.

  56. Faço minha a sua indignação, você não poderia ser mais preciso em suas colocações. Força Mário, precisamos de você, fique bem rapidamente.

  57. Até agora, só vi dois artigos falando a Verdade sobre João Dória sobre sua viagem a Miami: O Sakamoto no UOL e você aqui na Crusoé (sobre Bolsonaro, dispenso comentários). O resto dos articulistas dos outros grandes órgãos de imprensa estão quietinhos. Parabéns por tocar na ferida! E que você tenha uma excelente recuperação. E em 2021 tenha muita saúde, porque as outras coisas nós conseguimos com saúde.

  58. Parabéns pelo texto! Colocou em palavras o sentimento de todos nós! Melhoras para vc! O problema é que nossa elite empresarial só está interessada nos Refis da vida e nos contratos milionários e cheio de aditivos com o governo!

  59. Mário, sua sugestão é brilhante! Cuide-se ! Precisaremos de vc em 2021 com energia e disposição para continuarmos a lutar contra essa escumalha que diz nos governar.

  60. Concordo que a solução pode vir da iniciativa privada, mas existem dois pontos que impedem! Primeiro, está proibida a venda de vacina, então alguém deveria provocar o STF para a possibilidade da compra, diante da inércia do poder público. E em segundo, a pfizer ou a moderna ainda não pediram o registro de emergência na anvisa! Estamos fu...

    1. Eu acrescentaria que não vejo, na nossa elite empresarial/banqueira/industrial, nenhum tipo de preocupação com a população. Não temos os dirigentes que temos por acaso, nem este povo que dá 37% de aprovação a um sociopata. Tudo isto é parte de uma realidade única, que poderíamos esmiuçar em conversas para o resto da vida. Só Jesus na causa, como diz o povão!

  61. Não existe essa condição da iniciativa privada comprar vacinas e doá-las a população. Seriam bilhões de reais. A vacina particular será cara é poucos terão condições de pagá-la, ainda mais que certamente serão duas ou mais doses no ano. Quanto ao desânimo com os que estão no poder, comungamos do mesmo sentimento. Reificamos que os três poderes estão mancomunados em usar o estado em causa própria. Só nos resta torcer para que as FAs interfiram e estabeleçam uma nova ordem democrática (sic).

    1. Forças Armadas?!? Depois de vermos como foi fácil o governo cooptá-las em troca de cargos?!?

    1. Pois é, Karina. Depois de tudo que vimos no passado e estamos vendo no presente, é muita ingenuidade ainda acreditar no suposto "patriotismo " dos militares. E não esqueçamos que o ídolo do [maçônico] general Morão e Bolsonaro é o mesmo: o arqui-torturador Brilhante Ustra.

  62. Mario, que vc esteja 100% recuperado. E pronto para continuar mostrando a sua e a nossa indignação por tantos e tantos absurdos nesse pedaço de planeta que pretendemos chamar de Nação.

  63. É mprescindível que o Brasil se livre da quadrilha ramificada nos três poderes, com destaque para a corja do Palácio do Planalto. Infelizmente, os "capitalistas" a quem Sabino apena fazem parte desse sispema corrupto. Apesar dos vagabundos, bandidos e quadrilheiros, feliz Natal!

  64. Em primeiro lugar estimo que sua saúde seja plenamente recuperada, e que seu coração fique cada dia mais forte, porque não é fácil lidar todo dia com o que há de mais desprezível nesse miserável país. Em segundo lugar seu texto é expressão clara de parte do que se passa em meus pensamentos, e ao menos posso desejar que haja rapidamente alguma ação efetiva que nos possa fazer a esperança, a que todos temos mínimo direito, possa não esmorecer diante da situação calamitosa que vivemos atualmente.

  65. Dois assuntos : 1. Excelente texto, parabéns. 2. Você é muito feio para morrer tão jovem. Não se preocupe, seu coração vai bater muito tempo, ainda.

  66. Compartilho do seu sentimento. Que sina, meu Deus, esse país tem! Que escória de governantes! Seu texto é irretocável, perfeito!

  67. Me solidarizo a você , Mário, no sentimento melancólico de Natais passados festivos celebrando a alegria e união com parentes e amigos, a alegria das crianças envolvidas pela magia da fantasia... Nste Natal isolado , introspectivo e cheio de um sentimento de abandono e solidão , tristeza por tantas perdas de vidas , insegurança , revolta por nossa deplorável situação política e nosso sentimento de impotência frente à tanta negatividade , resgatemos a nossa companheira perdida... ESPERANÇA !

  68. Desejo um pronto restabelecimento ao Mário e um 2021 melhor para todos nós. Tenho esperanças de que não há como ser pior do que 2020. Força Antagonistas, contamos com vocês! Obrigada por mais um ano de excelente trabalho jornalístico.

  69. Parabéns pelo texto!!! Dá tristeza ao ler por verdadeiro que é. Nesse País mta ou pouca cultura não faz diferença, são ou tornam-se o q há de pior no Ser Humano. 🇧🇷😥

  70. Mário Sabino,que seu precioso coração siga batendo forte.Você é muito importante para nós.faço minhas suas palavras de indignação, assim como seu sábio conselho para os multimilionários. .Tomem a dianteira...ajudem a nós brasileiros! Que que este presidente genocida pague pelos crimes que custaram e continuam custando nossas vidas!

  71. você colocou o dedo na ferida.Como um bronco como Pazuello pode comandar uma campanha de vacinação,da qual foram alijados médicos e cientistas,quem manda é um energúmeno que diz que o vírus é a melhor vacina e o bronco obedece.

  72. Parabéns Mário, pela Crusoé e pelo O Antagonista, vocês são os Melhores, sou sua fã, te desejo um Feliz Natal, saúde, força, e muitas alegrias a vc e toda a familia. Obrigada sempre pelo Jornalismo e por mostrarem sempre a verdade. Sou Antagonista, Crusoésista, Lavajatista do fio de cabelo à planta do pé.

  73. Gostaria de ter feito está comentário. Você colocou com maestria a situação em que estamos. Cegos e loucos no Estado conduzindo vidas humanas como num carro que transporta gado para o abatedouro. Tenha saúde, precisamos de gente contundente como você.

  74. Excelente texto Mario. Também não morro de amores pelo Natal,mpois vejo mais o comércio do q o signicado. Espero sinceramente q esteja bem!!!

  75. Sabe por que admiro as pessoas inteligentes? Por que elas me inspiram. Perfeito. Mario Sabino, sua provocação ao "capitalismo" foi perfeita. Desejo tudo de bom para você.

  76. Estimo que estejas recuperando tua saúde. . A vida nos apronta surpresas. "O que ela quer de nós é coragem". Porém, sinto-te triste. Como não estar? Também estou. A vida parou. Tudo está em suspenso, esperando um Godot que tarda a chegar. Não cessou, no entanto, a crueldade daqueles que se aproveitam de nossa inércia para impetrar o retrocesso, a ignomínia, a espoliação de qualquer esperança que porventura tivemos a ingenuidade de um dia vislumbrar. Nada a comemorar. Tudo a lastimar.

  77. Mario,desejo saúde e sossego,é o que estou desejando a todos amigos,apesar de saber que as duas estão em jogo no Brasil . A causa disso tudo,são os políticos que você tão elegantemente defenestrou. Obrigada por tudo.

  78. Excelente, Mario. Há alguns dias sugeri algo parecido ao nosso governador. Fui mais egoísta. O clima está mais para cada um por si. Seja a forma que for estou solidário com esse espírito de luta por algo essencial para todos nós. De resto não prevejo coisa boa. Quanto à tua saúde, pelas tuas palavras, te considero curado. Aprendi com amigo cardiologista: procedimento feito, alta curado, retorno imediato à vida normal. Mãos à obra. Bom Natal.

    1. P. S. A quem possa interessar o que escrevi foi: @EduardoLeite_ Caro Governador: vou lhe fazer uma sugestão. Reúna-se com nossos empresários. Somos a maior colônia alemã aqui do sul. Façam uma empreitada e tragam o Vacina da Pfizer-BionTech (Mainz, Alemanha) para nosso estado. Ouse Governador. Ouse!

  79. Sabino, a única coisa que se salva no teu texto é a crítica ao "stf" em relação a "furar a fila"da vacina. Embora justa, vc deveria apoiar a iniciativa desses canalhas vagabundos. Deixe-os tomar a vaChina. Quem sabe essa é a melhor forma de nos vermos livres deles.

  80. Que o nobre jornalista se recupere o mais rápido possível para nos ajudar a entender esse país através de suas brilhantes crônicas!

  81. Graças a Deus vc está bem ! Chuva de bençãos a vc e familiares 🙏 gratidão pelo profissionalismo em nos proporcionar reflexões nesses tempos das trevas. Vida longa ao bom jornalismo !

  82. ... Olá, Mario. ... É a segunda vez que vejo você usar a expressão 'invertebrado moral'. .. A primeira foi em reunião de pauta com o Diogo, falando sobre certo "invertebrado moral" que eu também admirei por bastante tempo, por acreditar que o mesmo era moral e intelectualmente honesto. ... Mostrou-se despudorado. ... o sr. que está à frente do executivo é um caso patológico. ... Tudo de bom pra você e seus entes queridos. ...

    1. Mario, os ricos já pagaram o aviaozinho particular e foram a Miami ou a Londres se vacinar, o Doria tb fez isso. Liga não, deixa seu coração em paz !

    2. To na mesma, viu? Mas como disse Diogo, não elegemos bem, mas derrubamos bem! Democraticamente, vamos à luta.

    3. Welinger, imagine o meu desalento: votei em Lula, Dilma e Bolsonaro. Para o mundo que eu quero descer. Quanto ao Sabino, desejo completo restabelecimento para que continue a fazer o que um boa parte da população não consegue mais: protestar contra as idiossincrasias dos donos do poder.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO