FelipeMoura Brasil

A “afinidade” de Jair Bolsonaro e Kassio Nunes Marques

18.12.20

“Trump, pelo menos, indicou três juízes realmente conservadores à Suprema Corte dos EUA – Neil Gorsuch (2017), Brett Kavanaugh (2018) e Amy Coney Barrett (2020)”, escrevi semanas atrás. E o que eles fizeram? Votaram pela rejeição da ação do Texas que pretendia reverter a vitória de Joe Biden, depois confirmada pelo Colégio Eleitoral. John Roberts, indicado pelo também republicano George W. Bush, fez o mesmo.

Conservadores de verdade agem conforme a lei, não interesses de padrinhos políticos, muito menos narrativas fantasiosas de militantes de rede social.

Kassio Nunes Marques, o ministro do STF indicado por Jair Bolsonaro, agiu inteiramente de acordo com os interesses do presidente da República ao votar a favor da reeleição de Davi Alcolumbre à presidência do Senado e contra a de Rodrigo Maia à da Câmara – ambas vedadas pela Constituição, como reiterou a maioria do Supremo. Bolsonaro queria a permanência de Alcolumbre, que empregou na Diretoria-Geral da Casa, com um salário de 21,4 mil reais, o primo dos filhos do presidente. Léo Índio havia deixado sua boquinha no gabinete do senador Chico Rodrigues depois que o então vice-líder do governo foi encontrado com dinheiro entre as nádegas. Já Maia, Bolsonaro queria despachar do cargo. Seu candidato à sucessão do desafeto é Arthur Lira, do Centrão: réu por corrupção e improbidade administrativa, mas, quiçá, de cueca limpa.

Nunes Marques também votou pelo arquivamento do inquérito sobre Eunício Oliveira (MDB-CE), acusado de receber 2 milhões de reais da Odebrecht para facilitar a aprovação de medidas provisórias de interesse da construtora, a mesma que pagou 7,3 milhões de reais de propina a Ciro Nogueira, conforme denúncia da PGR. Desde junho de 2019, o senador do Centrão é padrinho da indicação de Nunes Marques: “Nosso Kassio é uma figura respeitadíssima no mundo jurídico hoje, tenho certeza que vai chegar a tribunais superiores, ou STJ ou Supremo”, declarou Ciro na ocasião.

O “nosso Kassio” ainda votou a favor de Lula, rejeitando recurso da PGR que pedia manutenção da colaboração de Antônio Palocci nos autos do processo em que o petista é acusado de receber 12,5 milhões de reais de propina da Odebrecht, referente à compra de imóvel para abrigar o Instituto Lula. Assim como no caso de Eunício, o ministro formou maioria com Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski na Segunda Turma, que já havia indicado “parcialidade” do ex-juiz Sergio Moro na juntada dos depoimentos.

O bolsopetismo segue a todo vapor, tanto na blindagem dos nomes do Centrão e do PT listados no departamento de propina da Odebrecht quanto no ataque a Moro, atualmente em empate técnico com Jair Bolsonaro nas projeções para o segundo turno de 2022.

“Você, fedelho que está me criticando, eu não tenho ascendência sobre o ministro Kassio”, defendeu-se o presidente, dois dias após alegar que eram para ele próprio os 89 mil reais depositados na conta de sua esposa Michelle por Fabrício Queiroz e Márcia Aguiar, e que o valor médio dos depósitos é baixo para configurar propina. “Eu indiquei para lá por aquilo que eu tenho de afinidade com ele. No momento, nada de errado.”

No momento, a afinidade de Bolsonaro com Nunes Marques é a luta pela conservação da impunidade. Por isso, ele está bem mais satisfeito que Trump com a sua indicação.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Prezado Felipe, boa tarde! Parabéns pelo excelente jornalismo ! Considere por favor chamar, para abrir o leque do debate econômico, o Prof. André Lara Rezende! Segue algumas das palestras dele: https://youtu.be/zagShN872dY https://youtu.be/rizARHGUyJg

  2. Felipe Moura Brasil. Infelizmente já fui tua fã. Na Veja e nos Pingos nos Is. Mas que decadência a tua, hein? Não passas de um canhoto enrustido. Asco!

  3. A gente já esperava isso. Se ele ainda estiver no cargo na próxima substituição, fará igual ou pior. É extremamente necessário que seja impichado antes e logo! O impeachment é urgente, ele está esfarelando o país! Ainda tentará de tudo pra permanecer no poder. Se demorarem, certamente será tarde.

  4. - Felipe Moura Brasil, já foi discípulo dedicado de Olavo de Carvalho. - Organizou o livro "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota", do guru, Olavo de Carvalho. - Foi colaborador da Prager University, mídia conservadora estadunidense. - Foi despedido da Veja. - Foi desligado da Jovem Pan e acabou no limbo aqui junto com os ANTAS. - Conclusão: - Não tem moral nenhuma para falar mal diariamente do PR. da República.

    1. Foi desligado da jovem pan por não concordar com o teu genocida bozo. Repórteres bons são os que ficaram por lá, como o Zé bozo trindade e aquele, como é mesmo o nome, hamm! hamm!

    2. De tempos em tempos nasce um oligofrênico por aqui, mas igual a Nyco PiNyco, está por nascer. Parabéns, NYCO PINYCO, ganhaste o prêmio de OLIGOFRÊNICO MOR!!!

  5. E esse psicopata ainda tem uma indicação para o STF antes de terminar o mandato. Isso precisa ser alterado para que estas indicações sejam pelos próprios magistrados.

  6. O JB gosta de Cavalos de Tróia, esse indicado, vai atender a vontade de quem indicou, e não é o JB. As nossas leis são passivas de várias interpretações, o que em algumas situações é muito bom, não vejo KNM um protagonista de mudanças, e sim um plantonista sem autonomia decisória, se não andar pra trás estaremos no lucro.

  7. Até hoje, todos os nomeados pelo BOLSONERO Psicopata para “cargos chaves” são da mesma laia do FAMILICIA, apedeutas capachos da mesma Escola do “mau militar “-o mestre das rachadinhas e lavagem de dinheiro público

    1. Esse individuo foi efetivamente nomeado pelo Flavinho rachadinha em um acordo pra se livrar das investigações do MP do Rio, papai só ratificou a nomeação! E o sujeito não passa de ajudante de ordens do GM, vai seguir certinho suas orientações na busca de proteção aos políticos/empresários corruptos. E eventualmente votará nas pautas favoráveis ao Bolsonaro; isso enquanto o chefe permitir!

  8. Felipe,quero fazer um comentário sobre "narrativas fantasiosas", citada no texto. Eu mesma, muitas vezes, me expresso com este tipo de narrativa. Este tipo de comunicação possui um valor especial: "Levar o JORNALISTA, muitas vezes, à UMA NOVA INVESTIGAÇÃO, anteriormente não prevista.

  9. Bozo farsante e estelionatário do voto dos 57 milhões de bobos, que nele votaram. Igual àqueles que criticava, quer estabelecer uma "Nomenclatura" familiar impune e totalmente blindada contra qualquer mau feito. Vide o que vem fazendo para livrar o rei do Rachid e chocolate...

  10. Parabéns Felipe, o seu texto está impecável! Acho que a parcela esclarecida da nossa sociedade compartilha com as suas colocações.

  11. Mas ele foi plantado no STF para ser subserviente aos desejos de Bolsonaro. Faz tempo que os requisitos de notável saber jurídico e reputação ilibada ficou para trás, letra morta na CF.

  12. Três nomes têm grandes chances de derrotar Bolsonaro em 2022. Kassio Marques, Arthur Lira e Flavio Bolsonaro, ao lado das vacinas claro! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  13. O Governo trata a povo como se tivesse um retardo mental , não percebesse o que está por traz de sua atitude de obter "ajuda".no atendimento seus propósitos particulares ,quando nomeia um nome importante

  14. É exatamente isso! Enquanto isso na República das Bananas... um pouquinho mais do mesmo. ...um pouco pior, devo acrescentar!

  15. As analogias do Felipe não deixam por menos,vem amplamente llustradas! No assunto em questão é impossível não entender as diferenças entre os juízes da Suprema côrte americana e o nosso último indicado ao STF,indicado pelo presidente da República. Agiu até agora de forma subserviente aos interesses da pessoa que o indicou. O que só nos dá a certeza,de que mais uma vez o "controle" está sendo feito de forma gradativa em várias frentes... Graças a este tipo de jornalismo corajoso temos acesso!

  16. O STF se transformou numa grande vidraça.Perdeu a confiança popular. Se prostituiu com a política. Faz o serviço de cafetão, defendendo a corrupção dos colarinhos brancos, clientes famosos que habitam esse ambiente.

  17. Escárnio ! Estamos no caminho da Venezuela. Por isso a negação do covid e a demora para compras as vacinas. Bolsonaro sabe q o povo vacinado contra o covid irá para as ruas Exigir o seu impeachment.

  18. Torcida do povo decente do Brasil: QUE JB NÃO MAIS SEJA PRESIDENTE QUANDO MARCO AURÉLIO APOSENTAR... seria insustentável mais um da categoria capacho explícito no STF!

    1. , por mais desinformado que seja, não seria capaz de agrupar, por partido, os atuais ministros no STF.

  19. Um conservador verdadeiro tem em si, as verdades morais impregnadas. Além de se comportar, refletir e decidir de acordo com os bons costumes, de forma harmônica e com a prudência necessária.

  20. Existem juristas do lado de Bolsonaro e do lado do Lula. Mesmo vomitando, aceita-se; mas, esse Kassio (mentiroso, por sinal), advoga nos dois lados. É repugnante ter um serciçal da roubalheira em nossa corte suprema (com minúsculas). Felipe, queria saber por que seus antigos companheiros (A.Nunes e JM Trindade), se negam "comentar" sobre essas tramoias do Clã Bolsonaro... será subserviência?

    1. Eu também fico intrigada quando ouço os "pingos nos is", a baboseira dos argumentos , não falam sobre o Bolsonaro e suas mentiras. Fiquei muito decepcionada cpm o J M T , gostava de ouví-lo.

    1. Mas o trump tmbm não o é..rs... A diferença é que lá a democracia tem muito mais força que aqui na nossa republiqueta de políticos e juízes corruptos. Politicamente falando, no Brasil ainda não existe conservadorismo e a honestidade pode ser contada nos dedos de uma mão.

  21. Belo artigo!!! pena que os poderes estão sendo armados com apoiadores do Hugo Chaves tupiniquim...PGR...ABIN...STF...Centrão (Câmara) ...Senado...etc...já sabemos o final disso.

  22. Parabéns pelo artigo!De fato,aqui no Brasil,os indicados seguem à risca os interesses dos padrinhos.Eles não tem ética,nem moral,apenas são “capachos”!

  23. Eh um absurdo como o rumo do pais mudou de direcao. Na campanha eleitoral o Mito soh jogava para a plateia ate que o verdadeiro Minto entrou em cena, colou no centrao, acabou com a Lava Jato, nao tem limites na hora de proteger os filhotes e aparelhou tudo igual ao PT, acreditava que o Bolsonaro iria terminar o mandato, agora ja nao sei mais, vai ter que gastar muito dinheiro publico com esses politicos para ficar como tudo esta e perpetuar a impunidade. As orcrims, corruptos e oab festejam.

    1. Um tipo como o Cássio não está nem aí se o Brasil vai falir. ele tem um bom salário com muita mais muita mordomia mesmo. quando se aposentar terá uma aposentadoria de rei(menúsculo porque ele é lacaio do débito mental) Para essas autoridades que vivem com muitas mordomias tanto faz se o Brasil entre numa receção ou se saia de uma. A vida boa deles está garantida. E nós pagamos tudo.

  24. Estou indignado com a atuação desse senhor no STF, seus votos até aqui são vergonhosos e nada indica que será diferente nos próximos! Triste Brasil que tem um juiz com tão poucas qualificações, profissionais e morais, em sua mais alta Corte de Justiça!

  25. Esse é outro juiz de merd........ assim como o substituído Celso de Melo. Jair, que vergonha Jair. Você, como militar, deveria honrar a farda que vestiu. Aprendeu o Hino e esqueceu a letra. Vou lembrá-lo. Porém se a pátria amada for um dia ultrajada, lutaremos com fervor. Militar da a vida pela pátria. Você está acabando com a pátria em favor de seus filhos.

  26. Cássio você e seu patrão me dão nojo.você ,Cássio, envergonha e diminui o STJ..que ainda tem alguns muito bons que não se vendem. Ver sua cara e a de seu patrão me dá ânsia de vômito.

  27. Bem, Felipe, vocês os Antagonistas desempenharam o irretocável papel de informar a verdade com a relação explicita e pecaminosa contra os interesses da República, armada a nível de poderes da mesma (eleitos “pelo Povo e Para o Povo”). O senado mostrou a sua pequenez e abençoou a tramoia. A mídia em geral fez cara de paisagem. E Sociedade Brasileira vai ter que tolerar essa desfaçatez ate que “o diabo os carregue” como os americanos fizeram bem feito com o Tramp.

  28. Sabe quando teremos representantes dos 3 Poderes dignos dos cargos que ocupam? Sabe quando o Brasil começará a ser um País confiável, probo, incorruptível? Quando os 40% da população desassistida, marginalizada, esquecida for instruída, tiver acesso à educação e, por conseguinte, aprender a votar.

  29. O corrupto não se deve medir pelo valor, mas, pelo ato em si. Que continuamos a ter corrupção, quanto a isso, não resta a menor dúvida, continuamos. E o aparelhamento das instituições. como vem ocorrendo, serve para encobrir isso. Também, não resta a menor dúvida.

  30. O mentiroso pobre de espírito é pequeno até para receber propina, mais propina não depende do valor sim do ato de receber em benefício próprio.

  31. A pergunta que fica é: vamos deixar o bozo emplacar mais um fdp no stf?? O congresso vai continuar cúmplice disso??? Só uma guerra civil salva essa bagaça!

  32. Muito bom! Mas creio que nos EUA os republicanos, em geral, não estão arrependidos das nomeações conservadoras (já Trump não sei).

  33. Acompanho o Papo Antagonista diariamente. Acho que o Felipe tem extrapolado em sua retórica antibolsonarista, coberto de razão, mas cansativo e repetitivo. Nota-se uma certa impaciência do Diogo e do Mario, como se a repetição fosse inócua. Bolsonaro está ganhando, mesmo estando fora do comando. Penso que um bom jornalismo investigativo seja difícil de ser feito, e mais ainda fazer sua veiculação informar com eficiência. Somente uma observação construtiva. Abraços à equipe A+/Crusoé .

    1. Paulo, eu não consigo perceber/enxergar sensatez alguma do Bolsonaro. Vejo atitudes de auto preservação em detrimento a tudo e todos. Concordo, só virando a página, mas temos de reescrever muita coisa.

    2. Tíndaro será que isso não é o efeito de uma causa? Bolsonaro começa a ser um pouco mais sensato. Daqui a pouco volta a ser o Bolsonaro de novo. Realmente o ideal seria sairmos desse ciclo vicioso e cansativo. E para acabar com isso só virarando a página do bolsonarismo.

  34. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE” é nossa resposta ao ACORDÃO de BOLSONARO com o ESTABLISHMENT! Não seremos LUDIBRIADOS com o “velho plano de MELHORAS NA ECONOMIA!” Triunfaremos!

  35. Conserva-a-dor de milhões o clã que apresenta como referência mais próxima sobre o assunto a pretensão de iniciar a leitura daquele livro "da capa branquinha" ......

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO